Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Cine Dica: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo: O PREDESTINADO

COMO PROMETIDO, INICIO 2015 ESCREVENDO SOBRE UM DOS MELHORES FILMES DO ANO QUE PASSOU.    

Sinopse: Um agente temporal (Ethan Hawke) encara sua última missão após anos de viagens no tempo caçando criminosos e executando a lei. O desafio final será finalmente capturar seu inimigo mais desafiador, o homem que há muito o intriga e ludibria.

Nos últimos dias de 2014, muitos críticos lançaram as suas listas sobre os melhores filmes do ano, sendo que houve inúmeros títulos indispensáveis que foram lembrados merecidamente, mas que infelizmente alguns ficaram de fora dessas listas. Alguns que são realmente bons nem passaram nos cinemas, o que torna uma verdadeira injustiça, pois a qualidade de alguns títulos merecia ser vista na tela grande. O Predestinado infelizmente não chegou aos nossos cinemas, indo direto para locação, mas merece ser descoberto, pois possui uma das tramas mais surpreendentes dos últimos anos.
Dirigido pelos irmãos Michael Spierig e Peter Spierig (2019: O Ano da Extinção)  o filme acompanha as missões de um agente temporal (Ethan Hawke), cuja a missão é viajar no tempo e impedir que um terrorista continue viajando na linha temporal e matando pessoas. Ao mesmo tempo, o mesmo agente começa a ter uma inusitada conversa com um homem estranho chamado John (Sarah Snook, espetacular), que começa a contar a sua intrigante origem. A conversa do bar é ponto de ignição para muitos eventos que irão prosseguir ao longo da trama.
Falar mais sobre a história seria estragar inúmeras surpresas que irão ocorrer durante a projeção. Se muitos ficam confusos com certas tramas de viagem do tempo (vide De Volta para o Futuro ou O Exterminador do Futuro) é porque vocês ainda não viram nada. Os irmãos Spierig levantam na trama inúmeras questões: quem nasceu primeiro? A galinha ou ovo? Por incrível que pareça a resposta se encontra nesse filme!
Ao mesmo tempo que é uma mirabolante trama de ficção, o filme também é uma metáfora sobre o ego, ou melhor dizendo, sobre se sentir sempre superior perante as pessoas e não permitir uma aproximação com relação ao próximo. O que leva a pessoa ao individualismo e até mesmo o desejo a si próprio. Entenderão a charada?
Os cineastas foram incríveis ao criar um filme onde quase não há efeitos visuais, mesmo numa trama que poderia exigir muito de pirotecnia. Em vez disso, tecnicamente é tudo feito de uma forma simples, sendo que o roteiro é a principal fonte de energia para o filme como um todo. Porém, os irmãos Spierig se empenharam em fazer belas reconstituições de época em que os personagens viajam no tempo (dos anos 40 até os anos 70) e criaram um estilo que remete muito bem ao gênero noir.
O Predestinado é aquele tipo de filme que merece ser visto e revisto inúmeras vezes, pois uma ou duas vezes jamais será o suficiente. Na primeira vez que assiste você fica confuso, mas na segunda começa a fazer sentido e na terceira em diante você se maravilha cada vez mais. É claro que nem tudo é perfeito, pois se for um cinéfilo mais atento (ou entendedor sobre o paradoxo) irá reparar um furo ou outro, mas nada que denegrida o resultado final. 
Com uma cena final que representa exatamente o que a gente sente após ter assistido a trama, coloco a mão no fogo em dizer que O Predestinado será um filme a ser debatido, questionado e cultuado nos próximos meses.  

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

8 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Cara, eu estava com esse filme há 1 mês mais ou menos... Estava esperando um tempo para assistir, pois curto filmes com viagens no tempo... o último que assisti e gostei foi Loopers. Assisti este filme na semana do natal, 2 vezes... ele é incrível, um dos melhores do gênero. Quando terminei de assistir, fui procurar na internet comentários sobre, e vim parar aqui. Realmente, quando você diz que é um filme que precisa ser revisto não é exagero nenhum. Porém, creio que é possível obter um entendimento mais completo da trama do que, por exemplo, quando se assiste Donnie Darko (minha opinião). Parabéns pelo artigo, e pelo blog.

Abraços.

Marcelo Castro Moraes disse...

Obrigado pela sua opinião Bruno Mendes e se puder passe adiante sobre esse filme.

Bússola do Terror disse...

Oi!
Tô passando pra desejar um feliz 2015!
Abração!

Marcelo Castro Moraes disse...

Abração para vc também Bússola. Espero que tenha gostado da dica.

Santiagothecity disse...

otimo, site eu não li a critica ainda pois eu não assisti o filme , eu queria saber aonde baixar ele ?

Santiagothecity disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Castro Moraes disse...

Ja foi advertido a não divulgar sites que de para baixar filmes. Mas ele pode ser locado e em breve estará a venda.