Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Cine Especial: O MELHOR DE 2014

Cinema, cursos, HQ e reconhecimento. Foi um ano recompensador onde novas portas se abriram para mim e que podem me ajudar em ir mais longe. Gostaria de agradecer O Antonio da Silva Junior que, além de ter me dado a chance de publicar as minhas criticas de cinema no seu site A Hora do Cinema, me deu a chance de participar na divulgação e criação de pelo menos dois festivais de curtas metragens exibidos no  Santander Cultural de Porto Alegre. Agradecer também ao João Colombo que, é dono do site Cinema Sem Frescura  e me deu a oportunidade de expandir e melhorar as minhas criticas.
Agradeço também ao Jorge Ghiorzi que, tem criado novos cursos dentro do Cena Um (agora será Cine Um),o que fez me tornar o maior participante das atividades (43 cursos no total) e tem feito eu ter um conhecimento maior sobre essa arte que tanto amo. Agradeço ao Cinebancários, Usina do Gasômetro, Casa de Cultura Mario Quintana, Santander Cultural e Sala da Redenção por serem espaços culturais que nos brindam com um cinema mais autoral e alternativo. Não posso deixar de citar os festivais de cinema que, deram espaços á filmes que quase não são exibidos no circuito comercial, como o genial Fantaspoa.
Em termos de HQ, foi um ano que novamente tive a oportunidade de pegar para ler incríveis historias indispensáveis. Agradeço ao meu amigo Leo Radd que, é dono da pagina Submundo HQ e que sempre dá dicas certeiras para um publico interessado em boa historia. Não posso deixar de citar sobre Fernanda B Paiva que, de uma forma descontraída e nostálgica, criou um divertido blog (Arca de Rabiscos), onde desenterrou diversas HQ antigas e que me fizeram relembrar uma época mais dourada. 
Antes que me esqueça, lanço aqui o Top 10 do Cinema Nacional, Estrangeiro e as melhores HQ lançadas nesse ano.
Nota: As criticas dos filmes se encontram nos seus títulos. 

Cinema Estrangeiro:





5º) Ela




9º) Sob a Pele

10º) Interestelar 

Não esta na lista, mas não descarto de forma alguma: Capitão America 2: Soldado Invernal, Guardiões da Galaxia, X-Mem: Dias de Um Futuro Esquecido, Malévola, Godzilla, No Limite do Amanhã,  O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, ABUTRE,  Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, Se Nada Der Certo, Era Uma Vez em Nova York, Bem-Vindo a Nova York, MAGIA AO LUAR, PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO, Lucy,Ninfomaníaca (volume 1 e 2), Clube de Compras Dallas, Nebraska,  A grande beleza.

Não  recomendo de forma alguma: Drácula: A Historia não Contada.

 Cinema Nacional: 









9º) De Menor

10º) Tim Maia

Não esta na lista, mas não descarto de forma alguma: Getúlio, As aventuras do avião vermelho, Meninos de Kichute, Ao Oeste do Fim do Mundo, Educação Sentimental, Quando eu era Vivo.

Não  recomendo de forma alguma: A Noite da Virada

Melhores HQ
DO INFERNO
Maus 

ZDM: Sangue em jogo

Invisíveis 

Monstro do Pantano (De Alan Moore)

Fabulas

OldBoy

Vertigo Especial ( Atire)

Vertigo Especial (Fantasmas e Viagem no Tempo)

DEMOLIDOR
É isso, para todos boas festas, um feliz final de ano e que 2015 tenhamos novamente ótimos filmes e boas leituras. Abraços a todos. 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

4 comentários:

LEO disse...

Excelente postagem, Marcelo....

Obrigado por citar o "submundo", e anotei várias dicas de filmes q vc listou entre seus favoritos do ano (mta coisa boa pra asssistir nas férias, rs)!

Abs!

Marcelo Castro Moraes disse...

Vc faz parte da tribo Leo. Boa festas e um feliz ano novo. abração

Isabel Batista disse...

Ai que bom, não vi nada da lista ainda, apenas vi os não descartáveis e gostei : Malévola, Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO, Lucy, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.
Então o melhor esta por vir! Vou assistir todos.
Ótimo post amigão! Obrigada!
E um maravilhoso ano novo pra você!

Marcelo Castro Moraes disse...

Obrigado minha amiga Isabel e novamente seja bem vinda e que não suma mais kkkk.