Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Cine Especial: O MELHOR DE 2014

Cinema, cursos, HQ e reconhecimento. Foi um ano recompensador onde novas portas se abriram para mim e que podem me ajudar em ir mais longe. Gostaria de agradecer O Antonio da Silva Junior que, além de ter me dado a chance de publicar as minhas criticas de cinema no seu site A Hora do Cinema, me deu a chance de participar na divulgação e criação de pelo menos dois festivais de curtas metragens exibidos no  Santander Cultural de Porto Alegre. Agradecer também ao João Colombo que, é dono do site Cinema Sem Frescura  e me deu a oportunidade de expandir e melhorar as minhas criticas.
Agradeço também ao Jorge Ghiorzi que, tem criado novos cursos dentro do Cena Um (agora será Cine Um),o que fez me tornar o maior participante das atividades (43 cursos no total) e tem feito eu ter um conhecimento maior sobre essa arte que tanto amo. Agradeço ao Cinebancários, Usina do Gasômetro, Casa de Cultura Mario Quintana, Santander Cultural e Sala da Redenção por serem espaços culturais que nos brindam com um cinema mais autoral e alternativo. Não posso deixar de citar os festivais de cinema que, deram espaços á filmes que quase não são exibidos no circuito comercial, como o genial Fantaspoa.
Em termos de HQ, foi um ano que novamente tive a oportunidade de pegar para ler incríveis historias indispensáveis. Agradeço ao meu amigo Leo Radd que, é dono da pagina Submundo HQ e que sempre dá dicas certeiras para um publico interessado em boa historia. Não posso deixar de citar sobre Fernanda B Paiva que, de uma forma descontraída e nostálgica, criou um divertido blog (Arca de Rabiscos), onde desenterrou diversas HQ antigas e que me fizeram relembrar uma época mais dourada. 
Antes que me esqueça, lanço aqui o Top 10 do Cinema Nacional, Estrangeiro e as melhores HQ lançadas nesse ano.
Nota: As criticas dos filmes se encontram nos seus títulos. 

Cinema Estrangeiro:





5º) Ela




9º) Sob a Pele

10º) Interestelar 

Não esta na lista, mas não descarto de forma alguma: Capitão America 2: Soldado Invernal, Guardiões da Galaxia, X-Mem: Dias de Um Futuro Esquecido, Malévola, Godzilla, No Limite do Amanhã,  O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, ABUTRE,  Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, Se Nada Der Certo, Era Uma Vez em Nova York, Bem-Vindo a Nova York, MAGIA AO LUAR, PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO, Lucy,Ninfomaníaca (volume 1 e 2), Clube de Compras Dallas, Nebraska,  A grande beleza.

Não  recomendo de forma alguma: Drácula: A Historia não Contada.

 Cinema Nacional: 









9º) De Menor

10º) Tim Maia

Não esta na lista, mas não descarto de forma alguma: Getúlio, As aventuras do avião vermelho, Meninos de Kichute, Ao Oeste do Fim do Mundo, Educação Sentimental, Quando eu era Vivo.

Não  recomendo de forma alguma: A Noite da Virada

Melhores HQ
DO INFERNO
Maus 

ZDM: Sangue em jogo

Invisíveis 

Monstro do Pantano (De Alan Moore)

Fabulas

OldBoy

Vertigo Especial ( Atire)

Vertigo Especial (Fantasmas e Viagem no Tempo)

DEMOLIDOR
É isso, para todos boas festas, um feliz final de ano e que 2015 tenhamos novamente ótimos filmes e boas leituras. Abraços a todos. 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

4 comentários:

LEO disse...

Excelente postagem, Marcelo....

Obrigado por citar o "submundo", e anotei várias dicas de filmes q vc listou entre seus favoritos do ano (mta coisa boa pra asssistir nas férias, rs)!

Abs!

Marcelo Castro Moraes disse...

Vc faz parte da tribo Leo. Boa festas e um feliz ano novo. abração

Isabel Batista disse...

Ai que bom, não vi nada da lista ainda, apenas vi os não descartáveis e gostei : Malévola, Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO, Lucy, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.
Então o melhor esta por vir! Vou assistir todos.
Ótimo post amigão! Obrigada!
E um maravilhoso ano novo pra você!

Marcelo Castro Moraes disse...

Obrigado minha amiga Isabel e novamente seja bem vinda e que não suma mais kkkk.