Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cine Dica: Em Cartaz: Thor: O Mundo Sombrio

MELHOR QUE O ANTERIOR, MARVEL NOVAMENTE ACERTA EM SUA FORMULA DE SUCESSO.  

Sinopse: Enquanto Thor (Chris Hemsworth) liderava as últimas batalhas para conquistar a paz entre os Nove Reinos, o maldito elfo negro Malekith (Christopher Eccleston) acordava de um longo sono, sedento de vingança e louco para levar todos para a escuridão eterna. Alertado do perigo por Odin (Anthony Hopkins), o herói precisa contar com a ajuda dos companheiros Volstagg (Ray Stevenson), Sif (Jaimie Alexander), entre outros, e até de seu irmão, o traiçoeiro Loki (Tom Hiddleston), em um plano audacioso para salvar o universo do grande mal. Mas os caminhos de Thor e da amada Jane Foster (Natalie Portman) se cruzam novamente e, dessa vez, a vida dela está realmente em perigo.
  
Muitos se perguntam qual é a formula do sucesso da Marvel no cinema, principalmente nos filmes nos quais eles próprios comandam e que atualmente existe uma forte interligação entre as produções. A meu ver o estúdio não está a fim de mudar a vida de ninguém, tão pouco mudar a linguagem das adaptações de HQ para o cinema, mas sim criar boas histórias, nas quais tanto pode entreter os pequenos como também o publico mais maduro e que cresceu lendo boas HQ. Thor – O Mundo Sombrio é mais ou menos isso: supera o seu antecessor, mas mantém o mesmo ritmo apresentado nos outros filmes solos da casa de idéia e dando a entender que o melhor sempre ficara para depois (em Vingadores 2?).
Praticamente a trama é uma continuação dos eventos vistos em Vingadores, começando com a prisão perpetua de Loki (Tom Hiddleston, ótimo), mas se concentrando no retorno dos Elfos negros, liderados pelo tirano Malekith (Christopher Eccleston), cujo objetivo é conquistar uma energia escura, que acaba possuindo Jane Foster (Natalie Portman) e levar os nove reinos a escuridão eterna. Diferente do filme anterior, o filme se concentra mais nos nove reinos e fazendo com que o filme se torne muito mais grandioso e épico. Mas isso já era o esperado, pois a direção ficou a cargo de Alan Taylor,  responsável por seis dos melhores episódios da série Game of Thrones e ter então injetado um tom mais sombrio na trama.
Mas embora Taylor esteja no comando, não espere uma produção séria, pois o filme é direcionado a todas as idades. Embora isso possa soar um tanto que perigoso, por outro se mostrou eficaz, pois O Mundo Sombrio se alterna em momentos dramáticos, para logo em seguida surgir momentos de humor certeiros, principalmente protagonizados pela personagem Darcy (Kat Dennings) e por um amalucado Dr. Selvig (Stellan Skarsgård). Contudo, são os momentos de emoção que me conquistaram, pois o filme possui passagens emocionantes, principalmente na seqüência de um funeral após o ataque dos Elfos negros e que com certeza é disparado um dos momentos mais tristes e bonitos dos filmes comandados pela Marvel até agora.
Diferente do filme anterior, alguns personagens ganharam mais tempo na tela: mesmo em pouco tempo, Jaimie Alexander novamente nos conquista com sua guerreira Sif e nos faz torcer para que ela seja a Mulher Maravilha do cinema futuramente. Heimdall (Idris Elba) larga por um tempo a sua tarefa de porteiro de Asgard e demonstra que o seu poder vai muito além. Mas é Frigga (Rene Russo), que se comparado ao filme anterior, é a personagem que ganha mais importância e se torna protagonista de um dos momentos mais dramáticos da trama.     
Com relação aos piões principais, Chris Hemsworth está mais a vontade do que nunca como Thor e prova que tão cedo não largará o martelo do personagem. Mas se por um lado Anthony Hopkins está “mais do mesmo” como Odin, Christopher Eccleston infelizmente acaba se tornando uma decepção como Malekith, pois embora o visual e poder do personagem seja ameaçador, ele não transmite nada com que faça com que o publico tenha simpatia por ele. Felizmente a galeria de vilões é muito bem representada novamente pela presença de Loki e muito se deve a contagiante interpretação de Tom Hiddleston, que cada vez mais está encarnando melhor o personagem e fazendo com que o cinéfilo sempre torça para ele surgir em cena, pois com ele presente tudo pode acontecer, rendendo tanto em momentos de tensão como também de puro humor.    
Embora ainda ache que as melhores cenas de ação da Marvel estejam no filme dos Vingadores, Thor - O Mundo Sombrio chegou perto de superar, tanto na seqüência do ataque contra Asgard, como também no ato final da luta do herói contra o vilão elfo. Essa seqüência, aliás, é uma verdadeira montanha russa, pois os personagens se confrontam de corpo a corpo, mas ao mesmo tempo seus corpos voam e soltam no espaço tempo e sendo jogados em diversos lugares, proporcionando momentos inesperados, mas ao mesmo tempo muito engraçados. Com começo, meio, fim bem amarrados e deixando as irregularidades do filme anterior de lado, Thor – O Mundo Sombrio surpreende principalmente nos minutos finais da historia, onde deixa duvida com relação ao destino de um dos personagens e principalmente sobre qual caminho esse gancho inesperado irá ser finalizado: será em Vingadores 2? Guardiões das Galáxias? Thor 3? Só a Marvel (ou não) sabe!  

NOTA: Assim como nos seus filmes anteriores, a Marvel novamente lança uma pequena cena pós créditos, que além de ser curiosa, quem é fã de HQ já tem uma idéia do que pode vir no futuro.   

Leia também: sobre o primeiro filme de Thor e sua participação no filme Vingadores clicando aqui e aqui. 

    
Me Sigam no Facebook e Twitter:  

4 comentários:

LEO disse...

Show de bola, Marcelo....

eu já imaginava q esse filme fosse superar de longe o 1º (q bom q era verdade mesmo)!!!

torço pro sucesso contínuo dos próximos filmes da Marvel tbm.... q pelo visto, veio pra ficar de vez nos cinemas!!!

Abs!

Marcelo Castro Moraes disse...

Se essa segunda fase da Marvel for tão boa quanto a anterior, podemos ter certeza que essa leva de adaptações tão cedo não irá terminar e nos só temos que agradecer.

Gilberto Carlos disse...

Tenho que ver o 1º filme do Thor para depois acompanhar este, mas gostei do personagem em Os vingadores. Fiquei curioso.

Abraços.

Marcelo Castro Moraes disse...

O legal mesmo Gilberto é acompanhar todos os filmes comandados pela propia Marvel, pois todos eles tem interligação. Comece por: Homem De Ferro, O Incrivel Hulk, Homem de Ferro 2, Thor, Capitão America, Vingadores, Homem de Ferro 3 e agora esse Thor - Mundo Sombrio.