Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sábado, 16 de março de 2013

Cine Dica: Em Cartaz: COLEGAS



Sinopse: Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa "brincadeira". Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.

Os filmes de estrada normalmente colocam os protagonistas para se redescobrirem na vida, terem uma reflexão, ou simplesmente ter uma pequena aventura que jamais teve. No caso do trio de protagonistas deste filme, eles querem unicamente realizar alguns sonhos, como visitar o mar e voar, sendo que isso já basta para eles colocarem o pé na estrada e sem olharem para traz. Mas o que diferencia essa aventura de estrada com os outros filmes do mesmo gênero, está no fato dos três protagonistas serem portadores da síndrome de Down, mas que isso acaba se tornando um mero detalhe, pois nada impede dessa turma em acalcar os seus objetivos.    
A grande bola dentro do diretor e roteirista  Marcelo Galvão, foi inserir inúmeros momentos de humor, que embora possam ser um tanto que politicamente incorretos em alguns momentos, eles jamais ofendem a inteligência de ninguém, tão pouco para aqueles que tem a síndrome de Down. O que se vê na tela, são pessoas inocentes (embora o Marcio do trio seja o mais esperto do que aparenta ser), que graças a sua pureza perante o mundo em que eles vivem, acabam por serem levados para lugares que jamais imaginavam que um dia iriam. É claro que para os cinéfilos de plantão, o grande lance ao assistir o filme é catar as inúmeras referencias de inúmeros filmes clássicos que surgem no decorrer da trama, desde a Psicose (numa cena hilária) há Pulp Fiction, Taxi Driver, Blade Runner, Cães de Aluguel, Cidade de Deus,Tropa de Elite e Thelma & Louise,
Narrado por Lima Duarte, que interpreta o jardineiro da instituição que os personagens vivem, em números momentos, Colegas soa por vezes um conto de fadas contemporâneo em que todos os sonhos podem sim serem realizados. Despretensioso, divertido e ao mesmo tempo corajoso, Colegas é uma prova que uma idéia nova, mais um turbilhão de referencias de que todo mundo sabe de onde saiu, pode sim render algo original, desde que seja rodado de uma forma bem humorada, mas ao mesmo tempo com determinação.    


Me Sigam no Facebook e Twitter:

2 comentários:

renatocinema disse...

Colegas é uma prova que merece ser vista......

Estou ansioso para assistir.

abs

Marcelo Castro Moraes disse...

Assista que vale a pena.