Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

Cine Dica: FILME COLETIVO SOBRE A PACIFICAÇÃO DAS FAVELAS CARIOCAS ENTRA EM CARTAZ NO CINEBANCÁRIOS



O CineBancários lança com exclusividade a partir de 12 de março o documentário 5x Pacificação, produção coletiva assinada pelos mesmos diretores que realizaram o projeto de ficção 5x Favela – Agora por Nós Mesmos (2010), coordenado pelo cineasta Cacá Diegues, no qual um grupo de cineastas oriundos de favelas do Rio de Janeiro fez uma releitura contemporânea do clássico do Cinema Novo Cinco Vezes Favela (1962).5x Pacificação permanece em exibição no CineBancários de 12 a 24 de março, em três sessões diárias, às 15h, 17h e 19h.

Ingressos: R$ 6,00 para público geral e R$ 3,00 para bancários e jornalistas sindicalizados, idosos, estudantes e clientes do Banrisul

Como seu título indica, 5x Pacificação está dividido em cinco episódios. Em"Morro" os habitantes de comunidades que já possuem Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas entram em confronto com pessoas que vivem em comunidades ainda não atendidas por elas. Em "Polícia" é abordada a preparação de novos policiais para que possam trabalhar nas UPPs e prestar apoio à população local. Em "Bandidos" vários ex-traficantes contam suas histórias e a tentativa de reintegração à sociedade, a partir de um programa de empregabilidade realizado pela sociedade civil. Em "Asfalto" os vizinhos de comunidades pacificadas expressam sua opinião, analisando também as consequências da implementa&cce dil;ão das UPPs para o Rio de Janeiro como um todo. Em "Complexo" é abordado o processo da invasão do Complexo do Alemão, realizado pelo BOPE e a polícia em 2010.
Um fato curioso a respeito de 5x Pacificação é que originalmente o projeto previa a realização de apenas quatro episódios. Entretanto, durante a produção do longa-metragem aconteceu a invasão do Complexo do Alemão, o que fez com que os diretores se reunissem e rodassem um novo episódio sobre o tema. Entre os diretores envolvidos no projeto, Cadu Barcellos era o único que não morava em uma comunidade pacificada durante as filmagens.

Mais informações e horários das sessões, vocês conferem na pagina da sala clicando aqui. 

Me Sigam no Facebook e Twitter: 

Nenhum comentário: