Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cine Especial: JEDICON RS 2012: FINAL


No dia 1º de dezembro, irá acontecer Jedicon RS 2012 na Usina do Gasômetro. Uma convenção para reunir os fãs de carteirinha e aproveitar as atrações sobre a saga cinematográfica de George Lucas entre elas palestra, apresentações, oficinas, estandes, concursos, jogos, exposições e exibições de filmes e documentários. Mais informações, vocês conferem no site do evento clicando aqui. 

Enquanto o grande dia não chega, recordamos um pouco sobre cada filme dessa grande saga intergaláctica. 

Star Wars: Episódio V: o Imperio Contra Ataca
  
Sinopse: As forças imperais comandadas por Darth Vader (David Prowse) lançam um ataque contra os membros da resistência, que são obrigados a fugir. Enquanto isso Luke Skywalker (Mark Hamill) tenta encontrar o Mestre Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a "Força" e torná-lo um cavaleiro jedi. No entanto, Darth Vader planeja levá-lo para o lado negro da "Força".

De longe, o melhor capitulo de toda saga Star Wars. Embora ainda seja um produto de Jorge  Lucas, o cineasta (que na época já era produtor), deu toda a liberdade criativa para o diretor   Irvin Kershner (Os Olhos de Laura Mars), que por sua vez injetou um tom mais humano nos personagens, nos quais poderia explorar mais as suas personalidades e ao mesmo tempo colocando-os em situações muito mais sombrias que no filme anterior. Embora seja o filme em que mais tenha dialogo entre os personagens, não faltam inúmeras seqüências de ação impressionantes, como o ataque do Império contra o esconderijo da aliança rebelde num planeta gelado ou então quando o Império tenta capturar a todo o custo a milênio Falcon.
Mas o grande trunfo do filme está no treinamento de Luke para ser um jedi, sob a direção do mestre Yoda, que de longe é o melhor personagem de toda a série. É com Yoda que tanto Luke como o espectador, fica sabendo mais e mais sobre os significados da força e sobre o seu lado sombrio, no qual Luke passa por um teste enigmático dentro de uma floresta sombria.
Embora seja um boneco, Yoda passa vida para aqueles que assistem e isso graças ao ator  e diretor Frank Oz, que conseguiu a proeza de controlar a marionete e passar uma verossimilhança surpreendente, que supera até mesmo o Yoda versão digital na nova trilogia.  
O filme atinge momentos imprevisíveis, nos quais deixa qualquer fã que se preze grudado na cadeira, desde os heróis tombados e revelações que os deixam desconcertados. Pode-se dizer que a grande revelação vinda das palavras do vilão Darth Vader durante o confronto com Luke no ato final, é sem sombra de duvida um dos melhores e mais inesquecíveis momentos da historia do cinema, pois pegou todo mundo desprevenido e se tornou exemplo de como uma revelação chave bem guardada pode acabar se tornando marcante.
Com um final, que mais era um gancho para a inevitável seqüência, Império Contra Ataca permaneceu por vários anos como ótimo exemplo de seqüência que supera o original.   

Star Wars: Episódio VI O Retorno de Jedi

Sinopse: O imperador (Ian McDiarmid) está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso Luke Skywalker (Mark Hamill) liberta Hans Solo (Harrison Ford) e a Princesa Leia (Carrie Fisher) das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias. Luke só se tornará um cavaleiro jedi quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da "Força". No entanto a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.

Embora esse terceiro filme não seja superior ao anterior, foi mais do que suficiente para que a trilogia fechasse com chave de ouro e encerrasse um circulo do gênero aventura e ficção na história do cinema. O inicio da trama já nos brinda com uma das melhores seqüências de ação, que é os heróis enfrentando Jaba e seus capangas, após terem resgatado Han Solo. Novos segredos são revelados, pondo Luke em direção  ao seu pai Vader e ao mesmo tempo ter que encarar o Imperador Darth Sidios.
O terceiro ato é um caminho sem volta, onde colocam todos os heróis contra os seus inimigos, mas não sem ajuda de uns simpáticos ursinhos chamados  Ewoks. Tai uma coisa interessante, pois antes de ver O Retorno de Jedi, eu já conhecia esses simpáticos alienígenas, pelo desenho animado que dava no show da Xuxa e pelo filme Caravana da Coragem. Quando vi que eles estavam no filme, foi então uma grande surpresa e uma prova que como o universo de Lucas pode ser ainda mais expandido.  
Com um ato final emocionante, onde o vilão tem sua redenção, o final nada mais é do que uma celebração do bem após terem derrotado um grande mal. No final das contas, o final possui a mensagem que, nada melhor do que possuir a liberdade para ter o direito de ir e vir e sem possuir a sombra de um governo intolerante que tenta nos prender. É uma mensagem que sempre irá funcionar, seja ontem, hoje ou amanhã.


Leia também: Partes 1,2 e 3.

Me Sigam no Facebook e Twitter:

Um comentário:

Bússola do Terror disse...

Foi um bom encerramento pra história, sem dúvida. Nenhum personagem foi esquecido nem teve o destino ignorado.
Só o que eu acho estranho nesse imério formado pelo Darth Sidios é que é um ´clube do bolinha`, né? Só tem integrantes masculinos! Aliás, que eu me lembre, nenhum dos 6 filmes da série nos apresenta uma vilã feminina.