Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cine Dica: O MOVIMENTO TROPICALISTA EM ELOGIADO DOCUMENTÁRIO NO CINEBANCÁRIOS



O CineBancários estreia na terça-feira, 4 de dezembro, o documentário Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!, de Ninho Moraes e Francisco César Filho. Um dos integrantes da competição oficial do Festival de Gramado de 2012, onde foi muito bem recebido, esta original releitura do legado tropicalista na cultura brasileira agora chega aos cinemas, permitindo ao público entrar em contato com a visão dos diretores sobre este movimento que marcou época na música e nos costumes do Brasil. 
Um olhar, a partir do século XXI, para um dos movimentos culturais mais importantes da história brasileira, isto é o que Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now! se propõe a fazer e o que o diferencia de Tropicália, de Marcelo Machado, outra produção nacional sobre o tema lançada este ano, ainda em cartaz na cidade. Para tanto, os diretores Ninho Moraes e Francisco César Filho (que também é o curador da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul) constroem seu filme a partir de um criativo mix de entrevistas, shows, intervenções artísticas e atores em pequenos esquetes, o que possibilita uma intersecção dos contextos social e artístico de 1967-68-69 (período de eclosão do Tropicalismo) com o momento atual.
No emblemático espaço do Teatro Oficina, de Zé Celso Martinez Corrêa, o músico André Abujamra promove uma releitura das músicas do Tropicalismo, intercaladas com depoimentos de personalidades como Gilberto Gil, José Miguel Wisnik, Laymert Garcia dos Santos, Claudio Prado, Celso Favaretto, entre outros, além de esquetes interpretados pelos atores Alice Braga (que encarna a emblemática personagem Lindonéia, um dos ícones tropicalistas), Gero Camilo, Helena Alberagia e Carlos Meceni. Ao optar por este formato híbrido, Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now! consegue oferecer uma visão a partir da era digital para as ousadas propostas dos artistas que revolucionaram a arte e a cultura brasileira no final dos anos 1960, influenciando gerações no Brasil e no mundo.



Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!, de Ninho Moraes e Francisco César Filho. Brasil, 2012. Documentário. Com Alice Braga, Gero Camilo, Helena Alberagia e Carlos Meceni. Duração: 76 minutos.


 Mais informações e horários das sessões vocês conferem na pagina da sala clicando aqui.

Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: