Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cine Especial: JAMES BOND - 50 ANOS DE CINEMA: Parte 1


Nos dias 25 e 26 de Agosto, haverá o curso sobre James Bond: 50 anos de Cinema, criado pelo CENA UM e ministrado pelo critico de cinema Roberto Sadovski (ex editor da saudosa SET). Minha presença na atividade é incerta (pois os filmes com Roger Moore me dava dor de cabeça), mas isso não me impede de voltar no tempo e relembrar um pouco dos primeiros e últimos grandes filmes desse ícone da sétima arte.   

007: CONTRA O SATANICO Dr. NO

Sinopse: A primeira aventura do agente secreto mais conhecido do mundo James Bond (Sean Connery) mostra sua investigação do desaparecimento de um agente britânico. Ele acaba descobrindo o esconderijo do Dr. No (Joseph Wiseman), na Jamaica, um homem que utiliza sua genialidade a serviço do mal, e fará de tudo para impedir que seus piores planos se concretizem.

1962: nove anos da primeira publicação de Ian Fleming com o personagem James Bond, mais conhecido como 007; quatro anos depois da publicação do livro Dr. No, o sétimo da série e dois anos antes do falecimento do autor por complicações causadas por um ataque cardíaco. Assim nasceu a franquia mais duradoura do cinema, com 22 filmes canônicos até agora, com mais um a ser lançado em novembro desse ano e dois filmes não-canônicos. Mas diferente do que muitos imaginam, esse primeiro filme não é sobre a origem do personagem, pois o seu passado nem sequer é mencionado.
Portanto já vemos o protagonista partindo para a sua missão como veterano, dando a entender que já teve inúmeras aventuras durante a guerra fria e que essa era apenas mais uma de muitas.  Sean Connery foi o primeiro, e para muitos (comigo incluído), o melhor 007 de todos os tempos, mesmo tendo havido outros atores, que embora alguns com suas qualidades, jamais superaram o lado sínico, frio e sedutor que o ator transmitiu com o personagem. Nesta primeira aventura, destaque para a beleza magistral de Ursula Andrews (a cena dela saindo da água se tornou clássica), que mesmo restando quarenta minutos para acabar a historia, ela simplesmente rouba o filme e se torna a primeira e grande bond girls da cine série. Até aquele ponto, fica difícil imaginar, se os produtores soubessem que 007 iria tão longe e durar até hoje, como uma das franquias mais lucrativas da historia do cinema.              


MOSCOU CONTRA 007

Sinopse: James Bond (Sean Connery) é encarregado de ajudar uma agente russa a fugir de seu país, sem saber que, na verdade, isso é um plano dos grandes nomes da terrível organização Spectre para executá-lo. Neste filme é a primeira vez que aparece a personagem M na série.

Para muitos, é o mais bem realizado filme da série inspirada nos romances de Lan Fleming e com o titulo mais corajoso de todos os títulos da cine-serie, pois naquele tempo, Russia, Inglaterra e EUA ainda estavam em grande conflito de egos. Divertido, perseguições, violência e fugas mirabolantes. O grande ponto alto da trama fica pelo embate entre 007 e o agente Spectre (Robert Shaw) num vagão do expresso oriente, sendo que a luta e a forma de filmá-la, acabou servindo de base para os filmes em que se exigiam cenas bastante físicas. Destaques para a atriz Lotte lenya, cuja sua personagem seria satirizada anos mais tarde na cine série Austin Powers e para a musica de John Barry, dando apoio preciso as imagens         

007 Contra Goldfinger

Sinopse: James Bond (Sean Connery) é encarregado de investigar um milionário, mas acaba capturado. Bond descobre que o plano de Goldfinger (Gert Fröbe) é muito mais complexo do que imaginava: ele pretende roubar toda a reserva de ouro dos EUA! Oscar de Melhores Efeitos Sonoros.

Embora o filme anterior seja o mais próximo das raízes literárias do personagem, essa terceira aventura é uma das mais queridas dos fãs do agente inglês. É o mais movimentado dos filmes estrelados por Connery, onde exigiu o máximo do seu físico na época, sendo que seu personagem assume as características de cinismo (em abundancia), cavalheirismo, inteligência e charme. Pela primeira vez, Bond usa seu carro Aston Martin, super equipado e acabou se tornando objeto de desejo para os amantes desse tipo de veiculo.
Atenção para a cena do raio laser cortando a mesa de aço em direção ao corpo do herói, que imediatamente se tornou clássica e bastante imitada. Dentre outros atrativos, o vilão Goldfinger esta entre os melhores vilões da enorme galeria vilanesca que o herói já enfrentou e da explosiva canção titulo, interpretada por Shirley Bassey.         

Me  Sigam no Facebook e Twitter

Nenhum comentário: