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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 5 de março de 2018

Cine Curiosidade: Vencedores do Oscar 2018



 A Forma da Água: Melhor filme 

Até a noite de ontem se dizia que essa edição do Oscar seria uma das mais imprevisíveis dos últimos tempos. Embora em parte isso seja verdade, é preciso salientar que Guilherme Del Toro fez o seu dever de casa com o seu filme A Forma da Água, ao não abandonar o gênero fantástico que ele tanto explora, mas moldá-lo com ingredientes que os membros da academia sempre gostam. Portanto meus votos foram para ele desde o princípio, mesmo com o fundo de dúvida até o ápice da premiação.
De previsível, era mais do que óbvio que, pelo menos, Corra levaria o Oscar de melhor roteiro original, pois em termos de originalidade, não havia outro concorrente de peso que batesse o seu favoritíssimo. Ainda na categoria de roteiro, embora no fundo torcesse por Logan, a vitória de Me Chame Pelo Seu Nome na categoria de roteiro adaptado era outra barbada. Na área de interpretação tudo foi previsível, mesmo torcendo cegamente pela vitória para Willem Dafoe pela sua maravilhosa atuação pelo pequeno grande filme Projeto Flórida, mas que acabou não se concretizando.
E se a vitória de Blade Runner 2049 na categoria efeitos visuais foi, para mim pelo menos, uma surpresa, a vitória do Chinelo Mulher Fantástica na categoria de melhor filme estrangeiro foi sem sombra de dúvida a principal grande surpresa da noite. Num tempo em que a diversidade fala mais alto, essa vitória é bem vista, não somente pela comunidade LGBT, como também demonstra a força do cinema latino cada vez mais crescendo no decorrer do tempo.

Abaixo confira a lista de todos os vencedores;  

   

Melhor Filme



    Me Chame Pelo Seu Nome
    O Destino de Uma Nação
    Dunkirk
    Corra!
    Lady Bird - A Hora de Voar
    Trama Fantasma
    The Post - A Guerra Secreta 
    A Forma da Água (VENCEDOR) 
    Três Anúncios Para um Crime



Melhor Direção



    Dunkirk - Christopher Nolan
    Corra! - Jordan Peele
    Lady Bird - A Hora de Voar - Greta Gerwig
    Trama Fantasma - Paul Thomas Anderson 
    A Forma da Água - Guillermo del Toro (VENCEDOR)



Melhor Atriz

    Sally Hawkins - A Forma da Água 
    Frances McDormand - Três Anúncios Para um Crime (VENCEDORA) 
    Margot Robbie - Eu, Tonya
    Saoirse Ronan - Lady Bird - A Hora de Voar
    Meryl Streep - The Post - A Guerra Secreta




Melhor Ator

    Timotheé Chalamet - Me Chame Pelo Seu Nome
    Daniel Day Lewis - Trama Fantasma
    Daniel Kaluuya - Corra! 
    Gary Oldman - O Destino de Uma Nação (VENCEDOR) 
    Denzel Washington - Roman J. Israel, Esq.



Melhor Ator Coadjuvante

    Willem Dafoe - Projeto Flórida
    Woody Harrelson - Três Anúncios Para um Crime
    Richard Jenkins - A Forma da Água
    Christopher Plummer - Todo o Dinheiro do Mundo 
    Sam Rockwell - Três Anúncios Para um Crime (VENCEDOR)



Melhor Atriz Coadjuvante

    Mary J. Blige - Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi 
    Allison Janney - Eu, Tonya (VENCEDORA) 
    Laurie Metcalf - Lady Bird - A Hora de Voar
    Octavia Spencer - A Forma da Água
    Lesley Manville - Trama Fantasma

Melhor Roteiro Original

 

    Doentes de Amor 
    Corra! (VENCEDOR) 
    Lady Bird - A Hora de Voar
    A Forma da Água
    Três Anúncios Para um Crime




Melhor Roteiro Adaptado

  
 Artista do Desastre 
 Me Chame Pelo Seu Nome (VENCEDOR) 
 Logan
A Grande Jogada
Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi
Melhor Animação

O Poderoso Chefinho 
Viva - A Vida é uma Festa (VENCEDOR) 
O Touro Ferdinando
Com Amor, Van Gogh
The Breadwinner

Melhor Documentário em Curta-Metragem

  
Edith+Eddie 
Heaven is a Traffic Jam on the 405 (VENCEDOR) 
Heroin(e)
Kayayo: The Living Shopping Baskets
Knife Skills
Traffic Stop



Melhor Documentário em Longa-Metragem


Abacus: Pequeno o Bastante Para Condenar
Visages villages 
Ícaro (VENCEDOR) 
Últimos Homens em Aleppo
Strong Island



Melhor Filme Estrangeiro

Uma Mulher Fantástica (Chile) (VENCEDOR)
O Insulto (Líbano)
Sem Amor (Rússia)
The Square - A Arte da Discórdia (Suécia)
Corpo e Alma (Hungria)




Melhor Curta-Metragem

  
DeKalb Elementary
The Eleven O’Clock
My Nephew Emmett 
The Silent Child (VENCEDOR) 
Watu Wote/All of Us



Melhor Curta em Animação

Dear Basketball - Glen Keane e Kobe Bryant (VENCEDOR)

Garden Party - Victor Caire e Gabriel Grapperon
Lou - Dave Mullins e Dana Murray
Negative Space - Max Porter e Ru Kuwahata
Revolting Rhymes - Jakob Schuh e Jan Lachauer



Melhor Canção Original


"Remember Me" - Viva - A Vida é uma Festa - Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez (VENCEDOR) 
 "This is Me" - O Rei do Show - Benj Pasek e Justin Paul
 "Mighty River" - Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi - Mary J. Blige, Raphael Saadiq e Taura Stinson
 "Mystery of Love" - Me Chame Pelo Seu Nome - Sufjan Stevens
 "Stand Up for Something" - Marshall - Diane Warren e Lonnie R. Lynn



Melhor Fotografia

Blade Runner 2049 - Roger Deakins (VENCEDOR) 
O Destino de Uma Nação - Bruno Delbonnel
Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi - Rachel Morrison
 Dunkirk - Hoyte van Hoytema
A Forma da Água - Dan Laustsen



Melhor Figurino



    A Bela e a Fera

    O Destino de Uma Nação

    Trama Fantasma (VENCEDOR)

    A Forma da Água

    Victoria e Abdul - o Confidente da Rainha



Melhor Maquiagem e Cabelo



    O Destino de Uma Nação (VENCEDOR)

    Extraordinário

    Victoria e Abdul - o Confidente da Rainha



Melhor Mixagem de Som



    Em Ritmo de Fuga

    Blade Runner 2049

    Dunkirk (VENCEDOR)

    A Forma da Água

    Star Wars - Os Últimos Jedi



Melhor Edição de Som



    Em Ritmo de Fuga

    Blade Runner 2049

    Dunkirk (VENCEDOR)

    A Forma da Água

    Star Wars - Os Últimos Jedi



Melhores Efeitos Visuais



 Blade Runner 2049 (VENCEDOR)

 Guardiões da Galáxia Vol.2

 Kong - A Ilha da Caveira

 Star Wars - Os Últimos Jedi

 Planeta dos Macacos - A Guerra



Melhor Design de Produção



 A Bela e a Fera

 Blade Runner 2049

 O Destino de Uma Nação

 Dunkirk

 A Forma da Água (VENCEDOR)



Melhor Montagem



Em Ritmo de Fuga

Dunkirk (VENCEDOR)

Eu, Tonya

A Forma da Água

Três Anúncios Para um Crime



Melhor Trilha Sonora Original 

Dunkirk - Hans Zimmer
 Trama Fantasma - Jonny Greenwood 
A Forma da Água - Alexandre Desplat (VENCEDOR) 
Star Wars - Os Últimos Jedi - John Williams 
Três Anúncios Para um Crime - Carter Burwell


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sexta-feira, 2 de março de 2018

Cine Dicas: Estreias do final de semana (02/03/18)


Red Sparrow

 Sinopse:Outrora talentosa bailarina, Dominika Egorova é convencida a se tornar uma Sparrow, ou seja, uma sedutora treinada na melhor escola de espionagem russa. Após passar pelo árduo processo de aprendizagem, ela se torna a mais talentosa espiã do país e precisa lidar com o agente da CIA Nathaniel Nash. Os dois, no entanto, acabam desenvolvendo uma paixão proibida que ameaça não só suas vidas, mas também as de outras pessoas.


A Maldição da Casa Wincheste

Sinopse: Sarah Winchester é herdeira de uma empresa de armas de fogo e acredita ser assombrada por almas que foram mortas pelo rifle criado por sua família, os Winchester. Após as repentinas mortes do marido e filho, ela decide construir uma mansão para afastar os espíritos. Quando o psiquiatra Eric Price parte para avaliar o estado psicológico de Sarah, ele percebe que talvez a obsessão dela não seja tão insana assim.

  
Duda e os Gnomos

Sinopse: Uma adolescente se muda para uma nova casa em uma nova cidade e descobre que o local está sob ataque de criaturas subterrâneas. Após esta descoberta, ela acaba descobrindo que ela e os gnomos de sua casa são a única proteção que existe na cidade.



Motorrad

Sinopse: Motoqueiros em busca de aventura acabam fazendo uma trilha em um local proibido e cercado por belezas naturais. Mas a atmosfera de tranquilidade é transformada em medo e morte.
 
O Filho Uruguaio


Sinopse: O filho da francesa Sylvie Felipe foi sequestrado pelo pai, Pablo, logo após do divórcio do casal. A polícia francesa consegue localizá-los, mas deixa ambos escaparem. Decepcionada, ela decide assumir o caso, procurar o filho e fazer justiça com as próprias mãos.



Piripkura

Sinopse: Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica.



Projeto Flórida

Sinopse: Moonee, uma agitada garotinha, faz novas amizades nas redondezas dos parques Disney. Ela vive com a mãe em uma hospedagem de beira de estrada e as duas contam com a proteção do gerente Bobby na batalha diária pela sobrevivência.

 

Todas As Razões Para Esquecer

Sinopse: Ao terminar um relacionamento, Antonio acreditava que não teria dificuldades em superar a ex-namorada. No entanto, seus sentimentos não condizem com sua postura, pois à medida que o tempo passa, a dor da perda se acentua e paliativos como calmantes, bebidas e aplicativos de pegação se mostram incapazes de diminuí-la.
 

Cine Dica: Homenagem a Idrissa Oueadraogo



CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS REALIZA HOMENAGEM A MESTRE DO CINEMA DE BURKINA FASO

Neste sábado, 03 de março, às 19h30, a Cinemateca Capitólio Petrobras realiza uma homenagem a Idrissa Oueadraogo, um dos pioneiros do cinema de Burkina Faso, morto em fevereiro deste ano, com a exibição de Yaaba (1989, 85 minutos) e um debate com Pedro Henrique Gomes, pesquisador do cinema realizado em países africanos. A sessão tem entrada franca.

YAABA

Burkina Faso / Suíça / França
Duração: 90 minutos
Diretor: Idrissa Ouedraogo
Exibição digital com legenda em português
Bila, um menino de dez anos, observa a vida de sua vila More. Ele faz amizade com uma anciã que a comunidade acusa de feitiçaria. Pouco a pouco, nasce uma cumplicidade entre eles. Enquanto isso, uma série de sub-tramas se desenrolam, vistas sob o olhar do garoto.

GRADE DE HORÁRIOS
1º a 7 de março de 2018

1º de março (quinta)
14h - Acossado
16h – Bom Comportamento
18h - Porco Rosso: O Último Herói Romântico
20h - Vidas ao Vento

2 de março (sexta)
14h - Acossado
16h – Bom Comportamento
18h - O Serviço de Entregas da Kiki
20h - O Conto da Princesa Kaguya

3 de março (sábado)
14h - Acossado
16h - Bom Comportamento
18h - Túmulo dos Vagalumes
19h30 – Homenagem a Idrissa Ouedraogo (+ debate com Pedro Henrique Gomes)

4 de março (domingo)
14h - Acossado
16h - Bom Comportamento
18h - Princesa Mononoke
20h30 - Meu Amigo Totoro

6 de março (terça)
14h - Acossado
16h - Bom Comportamento
18h – Túmulo dos Vagalumes
20h - O Castelo no Céu

7 de março (quarta)
14h – Acossado
16h - Bom Comportamento
18h - Meu Amigo Totoro
20h - Vidas ao Vento

quinta-feira, 1 de março de 2018

Cine Dica: Curtas Metragens: Gildíssima / Rito Sumário

 Gildíssima (2014)



Sinopse: Referência em sua época, Gilda Marinho foi uma mulher moderna, um mito, e persiste até hoje na memória coletiva de Porto Alegre. Traz em seu legado de vida e obra a história do jornalismo, da militância e da sociedade de uma época. Na contramão de costumes tradicionais, e um tanto conservadores, Gilda Marinho mostra a uma Porto Alegre ainda provinciana, mas que se pretendia moderna, um novo olhar, uma nova forma de vida, pois sabia o real significado de “viver a vida”. Gilda era uma mulher exuberante, alegre, profissional, independente, que rompeu tabus e sempre esteve “a frente de seu tempo”.

Dirigido por Alexandre Derlan, Gildíssima reconta os passos de Gilda Marinho, mulher a frente do seu tempo e que não se intimou por tempos difíceis dos tempos de chumbo. Embora seja uma de inúmeras pessoas que não se intimidaram perante o governo golpista da época, Derlan cria uma narrativa que se difere de outras cinebiografias. Para começar, o filme é protagonizado por três atrizes, das quais cada uma interpreta uma fase distinta da vida de Gilda, sendo elas Deborah Finocchiano, Graça Garcia e Sinara Robin. 
Curiosamente, o filme transita entre a reconstituição dos fatos, mas ao mesmo tempo com requintes de documentários, já que, além dos depoimentos de pessoas próximas de Gilda, há também a palavra das próprias interpretes que dão vida a ela e nos passando o quão é significativo para as três encarnarem a personagem nesse pequeno projeto. Além de arquivos e fotos da época, Derlan consegue fazer uma pequena reconstituição de Porto Alegre, mesmo de uma forma discreta, porém, eficaz. Destaco para a cena do Viaduto da Otavio Rocha da Avenida Borges de Medeiros e que sintetiza, não somente o tempo de Gilda, como também tempos dourados em meio às represálias.   





Rito Sumário (2015)



Sinopse: Num dia comum da cidade de Porto Alegre, um homem com problemas físicos tenta sacar certa quantia de dinheiro num banco. Contudo, as aparências enganam, pois isso pode ser apenas uma cortina de fumaça para encobrir uma grande armação.


Dirigido por Alexandre Derlan, o filme nos surpreende já nos segundos iniciais, já que o movimento da câmera, além de uma fotografia granulada e da qual transita entre o preto e branco e colorido, fazem com que enxerguemos uma Porto Alegre que até então não nos déssemos conta, ou que não quiséssemos prestar atenção nela. A partir dali, a trama foca um homem (Carlos Azevedo) se preparando para sair e cuidando de uns curativos que se encontram em seu pescoço. A partir do momento em que ele vai ao banco, aos poucos, percebemos que não é exatamente um saque comum de dinheiro, principalmente a partir dos jogos de olhares entre o protagonista e o caixa do banco (Fernando Waschburcer). Porém, Alexandre Derlan tem o excito de nunca jogar óbvio na tela e fazer com que levantemos mais perguntas do que respostas, principalmente quando em poucos segundos a trama transita entre o presente e o (aparentemente) passado.
Escrito a quatro mãos por Derlam e Jânio Alves, o roteiro tem uma abordagem que nos intriga mesmo com o seu pouco tempo de duração. “É uma reação a tantas notícias sobre estelionatários, corruptos, bandidos e quadrilhas. Todos apontamos o dedo para os grandes golpes. Mas há os pequenos também. E nosso filme versa sobre eles”, disse o cineasta na época quando o curta foi exibido no festival de Gramado. Os minutos finais me fez lembrar do já clássico filme Os Suspeitos de Brian Singer, mesmo tendo uma temática completamente diferente.
Um curta engenhoso, precioso e que merece ser conferido.

 
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