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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 3 de maio de 2017

Cine Dica: Em Cartaz: Elon não acredita na morte



Sinopse: Após o desaparecimento de sua esposa Madalena, Elon imerge em uma jornada insone pelos cantos mais sombrios da cidade, buscando entender o que pode ter acontecido com ela, na tentativa de não perder sua sanidade pelo caminho.


O plano sequência (tomadas em movimento e sem cortes) não é novidade para aqueles que acompanham a história do cinema desde sempre, onde câmera se torna os nossos olhos e fazendo a gente se tornar parte da trama. Martin Scorsese, por exemplo, usou esse artifício desde o princípio em seus clássicos e mais recentemente László Nemes fez com que adentrássemos no inferno ao lado do protagonista num campo de concentração no filme O Filho de Saul. Em sua estreia como diretor, Ricardo Alves Jr cria em Elon não acredita na morte uma espécie de pesadelo filmado, onde o protagonista vai numa cruzada de busca, mas que acaba encontrando algo, por vezes, inexplicável.
Na trama, acompanhamos a cruzada de Elon (Rômulo Braga de Sangue Azul) em meio a uma cidade claustrofóbica e sombria. Ele procura a sua esposa Madalena (Clara Choveaux, ótima) da qual, aparentemente, está desaparecida e ninguém sabe ao certo onde ela está. Aos poucos, situações corriqueiras dão lugar a momentos peculiares e dos quais colocam a sanidade de Elon em cheque.
Com a câmera quase sempre atrás do protagonista, o filme já começa com ele indo a uma busca desenfreada, onde praticamente nos convida a ser o segundo ou terceiro personagem em cena e ficarmos sempre na expectativa do que acontecerá em seguida. No decorrer do tempo percebemos uma persistência, até mesmo doentia, vinda do protagonista e fazendo a gente se perguntar o que realmente aconteceu a sua esposa. Porém, o clima soturno, além de personagens ainda mais peculiares surgindo em cena, nos dá entender que não seja exatamente a esposa dele que esteja perdida nessa metrópole peculiar.
Aos poucos, percebemos que o cineasta faz referencias a inúmeros temas dentro da trama, desde ao clássico da mitologia Grega Orfeu, como também criar uma representação de um Brasil desconstruído e se encaminhando cada vez mais para o precipício. Elon seria então uma espécie Orfeu contemporâneo, que desce ao inferno em busca de sua amada, mas que acaba sofrendo uma trapaça e da qual lhe custa a sua sanidade. Por outro lado, Elon seria também o cidadão brasileiro de hoje, cada vez mais afogados em mentiras, falsas promessas e criando para dentro de si uma paranoia e uma falta de fé explicita.
Não é uma trama que nos passe soluções fáceis, sendo que cada um tem uma interpretação sobre que assiste na tela. Quando a gente acha que as pontas soltas se enlaçam, principalmente quando surge rapidamente do nada Madalena numa passagem da trama, eis que tudo que acreditamos naquele momento cai por terra e reacendendo novas interpretações sobre o que virá a seguir. É neste ponto que Elon cada vez mais se adentra aquele submundo sombrio e desconexo e se entregando as consequências dos seus atos que se iniciaram a partir de sua busca. 
Como participação de nomes importantes, como do autor, cartunista e ator Lourenço Mutarelli de (Que horas ela Volta?), Elon não acredita na morte é uma pequena e sombria experiência fictícia, mas da qual não está muito distante de nossa própria realidade atual.


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terça-feira, 2 de maio de 2017

Agradecimentos



Ao Cine Um e a Robledo Milani (do site Papo de Cinema) pela realização de mais um curso (Martin Scorsese: O Lobo de Hollywood) do qual participei, sendo a minha 67ª participação e com orgulho. E que venha mais 67 cursos cinematográficos em Porto Alegre.   

  
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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 27 DE ABRIL A 3 DE MAIO DE 2017

A Criada de de Park Chan-Wook

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h – OS BELOS DIAS DE ARANJUEZ
(Les Beaux Jours d'Aranjuez - França/Alemanha, 100min, 2017). Direção de Wim Wenders, com Reda Kateb, Sophie Semin, Jens Harzer. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Baseado na peça teatral do mesmo nome, de autoria de Peter Hanke, o longa acompanha o encontro entre um casal que conversa sobre temas diversos, das lembranças de infância às viagens, do sexo à filosofia. Tudo vai se transformando em livro na casa ao lado, conforme a imaginação do seu autor.

17h – INSUBSTITUÍVEL
(Médecin de Campagne - França, 2017, 100min). Direção de Thomas Lilti, com François Cluzet e Marianne Denicourt. CineArt Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Jean-Pierre é um médico dedicado que trabalha há anos numa região do interior da França. A comunidade acredita que ele é insubstituível e o médico se sente bem com o respeito das pessoas. Mas esta relação começa a mudar com chegada de Natalie, uma jovem recém-formada que vem de Paris para tentar ajudar o médico veterano.

19h – IMPREVISTOS DE UMA NOITE EM PARIS
(Ouvert la Nuit - França, 100min, 2016). Direção de Édouard Baer, com Édouard Baer, Audrey Tautou, Sabrina Ouazani. Imovision Filmes, 16 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Às vésperas da estreia de uma montagem da peça “A Mulher e o Macaco”, no Teatro da Estrela, em Paris, o produtor Luigi se vê no pior dos mundos. Ele tem apenas um dia para resolver vários problemas, como conseguir dinheiro para pagar o elenco, reconquistar patrocinadores e encontrar um macaco de verdade para colocar em cena.

PROGRAMAÇÃO DE 27 DE ABRIL A 3 DE MAIO DE 2017
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ
 
15h30 – GAGA: O AMOR PELA DANÇA
(Mr. Gaga – Israel/Alemanha/Holanda, 2017, 100min). Documentário de Tomer Heymann. Vitrine Filmes, Livre.
Sinopse: Ohad Naharin, mais conhecido como Mr. Gaga, é diretor artístico da Batsheva Dance Company, em Israel. O filme mergulha no processo criativo do artista de 60 anos, considerado um dos coreógrafos mais importantes do mundo e responsável pela redefinição da linguagem da dança contemporânea. O projeto durou oito anos e mistura ensaios e sequências de dança impressionantes.
17h30 – ERA O HOTEL CAMBRIDGE
(Brasil, 2017, 100min). Direção de Eliane Caffé, com José Dumont, Suely Franco. Vitrine filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: O filme mistura ficção e documentário para mostrar o cotidiano dos moradores do Hotel Cambridge, um hotel tradicional em São Paulo e que foi fechado em 2011. Desde então, vem sendo ocupado por pessoas sem-teto, incluindo muitos refugiados.
19h30 – NOJOOM – 10 ANOS, DIVORCIADA
(Nojoom - Iemen, 95min, 2017). Direção de Khadija al-Salami, com Reham Mohammed. Esfera Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: O filme é baseado na história real de Nujood Ali, que pediu o divórcio aos dez anos. O casamento de meninas ainda crianças é algo comum e aceito no Iêmen - mas este caso chocou o mundo por causa das brutalidades do marido. Com o auxílio da jornalista francesa Delphine Minoui, a jovem transformou sua experiência em livro, que depois foi transposto para o cinema por uma das primeiras mulheres cineastas do Iêmen.

PROGRAMAÇÃO DE 27 DE ABRIL A 3 DE MAIO DE 2017
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
 
15h15 – A HISTÓRIA DE UM HOMEM DE VERDADE
(URSS, 1948, 90min). Direção de Aleksandr Stolper, com Pavel Kadoshnikov e Nikolay Okhlopkov. MosFilm, 14 anos. Drama.

Sinopse: Alexey Maresyev foi piloto de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, reconhecido pelos ataques precisos às aeronaves alemãs. Durante um combate, em 1942, seu avião caiu e ele teve as duas pernas amputadas - mesmo assim, voltou a voar um ano depois, graças a um par de pernas mecânicas. O soldado russo protagonizou 86 missões de combate, feito contado em livro por Boris Polevoi. O longa integra a Série Cinema Soviético, com títulos do famoso estúdio MosFilm.
 17h15 – A CRIADA
(Agassi - Coréia do Sul, 2016, 160min). Direção de Park Chan-Wook, com Kim Min-Hee, Kim Tae-Ri e Ha Jung-Woo. Mares Filmes, 18 anos. Drama e suspense.
Sinopse:  Durante a ocupação japonesa na Coréia do Sul, na década de 1930, a jovem orfã Hideko vive sob a proteção de um tio autoritário. Ela está prestes a herdar uma grande fortuna, o que atrai a cobiça de dois vigaristas: Sookee, que vai trabalhar na casa como empregada, e Fujiwara, um conde fajuto que tenta seduzir a orfã rica. Este jogo de intrigas tem vários pontos de vista e é temperado por histórias eróticas, um dos passatempos preferidos do tio da protagonista.
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segunda-feira, 1 de maio de 2017

Cine Dica: É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários volta a Porto Alegre

É Tudo Verdade volta a Porto Alegre

Cinemateca Capitólio Petrobras exibe premiados e destaques
* “Quem É Primavera das Neves” abre a itinerância
* De 3 a 7 de maio, com entrada franca

Porto Alegre abre o circuito de itinerâncias 2017 do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. De 3 a 7 de maio, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta destaques da 22a edição do festival em treze sessões, incluindo os vencedores das competições de longas e médias brasileiros, internacionais e latino-americanos. A entrada é franca.
A mostra será aberta pela pré-estreia gaúcha de “Quem É Primavera das Neves”, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, em sessão aberta ao público.
“Retornar a Porto Alegre é um privilégio e uma alegria”, afirma Amir Labaki, fundador e diretor do festival. “A volta se torna ainda mais especial tendo por sede a Cinemateca Capitólio Petrobras”.
Na programação destaca-se a pré-estreia no Rio Grande do Sul de “No Intenso Agora”, de João Moreira Salles, marcando seu retorno ao cinema dez anos depois do lançamento de “Santiago”. Da retrospectiva internacional do ano, “100: De Volta à URSS”, será apresentado ”O Poder de Solovkí”, de Marina Goldovskaya. Criado em 1923 e ativo até 1939, Solovkí foi um dos primeiros campos de trabalhos forçados na URSS.
Fundado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, a 22a edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários conta com patrocínio do BNDES, OI, ITAÚ e PETROBRAS; copatrocínio da SABESP e SPCINE. Conta também com o apoio do Ministério da Cultura - Secretaria do Audiovisual, através da lei 8.313/91 (Lei Rouanet) e da Secretaria de Estado da Culturade São Paulo – Programa de Ação Cultural/PROAC ICMS.

SERVIÇO -  Porto Alegre
Período:  3 a 7/5/2017
Local: Cinemateca Capitólio Petrobras
R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro
(164 lugares)
Ingressos são retirados na bilheteria 1h antes da sessão

Sinopses
Abacus: Pequeno o Bastante para Condenar (Dir.: Steve James, EUA, 2016, 88 min.)
Competição Internacional: Longas ou Médias-Metragens
Diretor do premiado “Basquete Blues” (1994), Steve James mergulha no singular processo da família Sung de imigrantes chineses, donos do banco Abacus Federal Savings, acusados de fraude hipotecária em 2012 pelo procurador-geral de Nova York, Cyrus Vance Jr., na esteira da grave crise financeira de 2008. 

Cidades Fantasmas (Dir.: Tyrell Spencer, Brasil, 2017, 70 min.)
Competição Brasileira: Longas ou Médias-Metragens
Em Humberstone (Chile), pouco restou da prosperidade do salitre. Perto da antiga Fordlândia (PA), casas de posseiros são os últimos sinais da cidade construída por Henry Ford. Armero (Colômbia), teve a população dizimada pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz, em 1985. Vinte e cinco anos depois de uma inundação, ruínas da Villa Epecuén (Argentina) expõem os restos da velha estação de águas.

Eu, Um Negro (Dir.: Jean Rouch, França, 1958, 80 min.)
Programas Especiais
Atendendo a uma proposta do cineasta Jean Rouch, jovens imigrantes que vivem de biscates no bairro de Treichville, em Abidjan, Costa do Marfim, representam diante das câmeras personagens de uma vida ideal. Contrapondo a pobreza de suas condições reais de sobrevivência, assumem nomes tirados do cinema, como Edward G. Robinson, Dorothy Lamour e Tarzan. Homenagem ao centenário de nascimento de Jean Rouch (1917-2004).

No Intenso Agora (Dir.: João Moreira Salles, Brasil, 2017, 127 min.)
Programas Especiais
Imagens recolhidas por sua mãe numa viagem à China em 1966 dão ao cineasta João Moreira Salles o fio inicial para este documentário. Colocando em paralelo estas imagens e outras de diversas origens e arquivos, ele capta não só aspectos de sua vida familiar como os movimentos que atravessaram alguns dos momentos políticos mais transformadores do século XX.

O Poder de Solovkí (Dir.: Marina Goldovskaya, Rússia, 1988, 93 min.)
Retrospectiva Internacional – 100: De Volta à URSS
Criado em 1923 e funcionando até 1939, Solovkí foi um dos primeiros campos soviéticos de trabalhos forçados. Mais de sessenta anos depois de suas detenções, antigos prisioneiros políticos relembram suas experiências e o cotidiano do campo onde imperava, como diziam os guardas do local, não o poder soviético, mas o “poder soloviético”.

Permanecer Vivo – Um Método (Dir.: Erik Lieshout, Países Baixos/ Bélgica, 2016, 70 min.)
O Estado das Coisas
Em 1991, inspirado pelas histórias de vida de algumas pessoas com distúrbios psiquiátricos, o escritor francês Michel Houellebecq escreveu seu provocativo ensaio “Rester Vivant” (Permanecer vivo). Vinte e cinco anos depois, o roqueiro norte-americano Iggy Pop extrai do ensaio trechos que correspondem a alguns de seus próprios desafios pessoais.


Perón, Meu Pai e Eu (Dir.: Blas Eloy Martínez, Argentina, 2017, 80 min.)
Competição Internacional: Longas ou Médias-Metragens e Competição Latino-Americana
Autor de livros como “Santa Evita” (1996), o escritor e jornalista argentino Tomás Eloy Martinez realizou, há 45 anos, uma mítica entrevista com o ex-presidente Juan Domingo Perón. Depois da morte do autor, em 2010, seu filho Blas Martinez recupera as gravações. Inicia, então, um mergulho não só na história de seu país como em sua própria vivência pessoal.

Quem é Primavera das Neves (Dir.: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, Brasil, 2017, 75 min.)
Competição Brasileira: Longas ou Médias-Metragens
Em março de 2010, o cineasta Jorge Furtado escreve uma postagem em seu blog, indagando quem pode ter notícias sobre a tradutora Primavera das Neves, cujo nome o fascina. A busca o leva ao encontro deste documentário, em que é guiado por amigas de infância da tradutora, Eulalie Ligneul, e a artista plástica Anna Bella Geiger. 

Sal para a Svanécia (Dir.: Mikhail Kalatôzov, Geórgia, 1930, 62 min.)
Retrospectiva Internacional – 100: De Volta à URSS
Neste retrato etnográfico nada convencional da vida de uma isolada comunidade camponesa no Cáucaso, o cineasta georgiano Mikhail Kalatôzov incorporou materiais filmados originalmente para uma ficção que realizou no local, mas que não foi acabada. O resultado é um filme híbrido, com roteiro do escritor Serguei Tretiakóv, frequente colaborador da revista LEF.

PROGRAMAÇÃO
03/05 – Quarta-Feira
20h00 - Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado

04/05 – Quinta-Feira
16h30 – Eu, Um Negro, de Jean Rouch
18h00 - Sal para a Svanécia, de Mikhail Kalatôzov
20h00 – No Intenso Agora, de João Moreira Salles

05/05 – Sexta-Feira
16h30 - Perón, Mi Padre y Yo, de Eloy Martínez
18h00 - Permanecer Vivo: Um Método, de Erik Lieshout
20h00 - Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer

06/05 – Sábado
16h30 – Vencedor da Competição Latino-Americana
18h00 – Vencedor da Competição Internacional
20h00 – Vencedor da Competição Brasileira

07/05 – Domingo
16h30 – Abacus:  Pequeno o Bastante para Condenar, de Steve James
18h00 – Permanecer Vivo: Um Método, de Erik Lieshout
20h00 – O Poder de Solovkí, de Marina Goldovskaya


É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários
Fundador e Diretor: Amir Labaki
It’s All True – International Documentary Film Festival

Informações para a Imprensa

ProCultura
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