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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 6 de abril de 2010

CINE ESPECIAL: ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS

LOCAIS DE INSPIRAÇÃO



Na Grã-Bretanha existe muitos lugares aonde o escritor Lewis Carroll usou como inspiração para a criação de seu maior conto. Atualmente muitos desses lugares estão se tornando em pontos turisticos, confiram:




 Antony House
Que integra a The National Trust (fundação nacional de locais de interesse historico), é uma mansão clássica do século 18, situada na Cornualha, proxima a Plymouth e foi a unica locação real para as filmagens de Alice.
Para comemorar o filme a National Trust está tranformando a Antony House na terra de fantasias imaginada por Lewis Carrol criando um espetaculo teatral atualmente.



A igreja Croft Church

Igreja que o pai do escritor era pastor, dizem que boa parte de Alice no Pais das Maravilhas foi criada dentro e nas imediações da paróquia e da igreja. Alguns historiadores dizem que o famoso gato do conto foi inspirado numa escultura que se localiiza dentro da igreja.



OXFORD
Foi onde o escritor estudou e posteriormente lecionou e onde provavelmente tambem serviu de fontes de idéias para o seu conto.



O Mount Cemetery
Se encontra em Guildford, é a ultima morada de Carroll, Guilford també abriga Chestnuts, a casa alugada pelo autor e os jardins de Alice onde se encontra a estatua de Alice e a St, Mary Church, que é a construção mais antiga do vilarejo e local do funeral de Carroll.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Cine Clássicos: FOME DE VIVER

FILME DE HORROR A FRENTE DO SEU TEMPO
sinopse:
Manhattan, Nova York. Miriam Blaylock (Catherine Deneuve) é uma vampira que consegue se manter "viva" e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem, até Miriam ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente seu atual parceiro, John (David Bowie), está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts (Susan Sarandon), que é especialista em envelhecimento prematuro. Inicialmente ela não crê na história de John, mas pede para esperá-la. Ao voltar, 2 horas depois, vê que ele envelheceu décadas naquele curto espaço de tempo. Ela pensa em tentar fazer alguma coisa, mas John deixa o local bem irritado e frustrado, pois sabe que para ele seu tempo acabou. Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Sarah vai até a casa dele e acaba conhecendo Miriam. Após uma conversa e uma bebida elas acabam indo para cama e logo Sarah descobre que sua vida tomou um rumo totalmente inesperado.
Filme a frente do seu tempo que acabou rapidamente se tornando um grande Cult. Dirigido na época por Tony Scott (Nevoeiro) o filme apresenta uma nova abordagem sobre o vampirismo nunca antes vista. Fotografia, montagem, trilha e maquiagem na medida certa, retratando o mundo gótico que os 80 vivia e que na época era pura moda. Mas o destaque mesmo vai pelo ótimo elenco formado por David Bowie, Catherine Deneuve e Susan Sarandon, essas duas alias protagonizam uma alucinante cena de sexo que chocou as platéias naquela época.

Cine Clássicos: CONDE DRÁCULA

O MAIS VIOLENTO FILME DOS ESTÚDIOS HAMMER 
SINOPSE:
Uma vez de volta à vida, o eterno "Príncipe das Trevas" Drácula (Christopher Lee) continua a matar as belas jovens do vilarejo vizinho de seu imponente castelo gótico, sugando-lhe o sangue pelo pescoço. Revoltados, os aldeões se reúnem.

O sexto filme da série e o quinto estrelado pelo eterno Christopher Lee. O filme pertence a fase que os estúdios Hammer infelizmente já não estava nos seus melhores tempos, mesmo assim o filme é mais um otimo exemplo do bom e velho filme de horror, com castelo fantasmagórico, camponeses amedrontados, e viajantes que acabam se metendo no lugar errado e na hora errada. Vale nota que esse é o mais violento filme de toda a série, não falta cenas fortes, como Drácula matando a punhaladas uma de suas servas, ou numa chacina dentro de uma igreja, onde várias mulheres foram mortas por morcegos a serviço do conde. Tudo para dar mais audiência e atrair mais o publico que o estúdio estava começando a perder e uma pequena mostra do que os filmes de terror iriam apresentar no restante da década de 70.

Cine Clássicos: Drácula: O Principe das trevas

Filme que somente provou uma coisa: Christopher Lee sempre será lembrado como Drácula
Sinopse
Jovens casais viajando em férias são aconselhados por moradores de um pequeno vilarejo na região das Montanhas Carpathians a desistir de seus planos. Segundo os habitantes da região uma maldição vive escondida no interior da floresta. Julgando tratar-se de mera superstição dos moradores locais, os viajantes ignoram o aviso e partem em direção ao desconhecido. Abandonados pelo cocheiro em pleno interior da floresta, eles caminham até um castelo onde poderão contar apenas com a hospitalidade do Conde Drácula.
Seqüência do clássico O Vampiro na noite e novamente estrelado pelo eterno Drácula Christopher Lee. O filme apesar de ser inferior em laguns aspectos (a ausencia do otimo Van Helsing (Peter Cushing) é sentida) o filme é um otimo exemplar da boa e velha experiência de se assistir um bom filme de horror do pioneiro estúdios Hammer. Curiosamente neste filme Drácula não fala nenhuma palavra, isso porque Lee não gostou do roteiro que foi escrito por Jimmy Sangster (creditado como John Sansom), a partir de uma história do produtor Anthony Hinds (sob o pseudônimo de John Elder). Tanto que para evitar a possibilidade de uma repercussão insatisfatória de seu personagem, ele pediu que sua participação fosse silenciosa, ou seja, o vampiro não diz uma única palavra no filme inteiro, apenas atuando com expressões faciais, e somente entrou em cena após quase cinqüenta minutos de história. Mesmo não falando nada, a presença de Christopher Lee é sempre marcante.

Cine Clássicos: O VAMPIRO DA NOITE

Filme que fez de Christopher Lee um dos melhores Dráculas de todos os tempos
Sinopse:
Jonathan Harker ataca Drácula no seu castelo, e o vampiro resolver se vingar atacando a família da noiva dele. Harker pede ajuda do dr. Van Helsing, estudioso de vampiros determinado a destruir Drácula.
Com a direção de Terence Fisher (A Maldição de Frankenstein) o filme foi o sucesso definitivo dos estúdios Hammer que acabou se tornando o melhor estúdio na época para se fazer filmes de terror e suspense. Christopher Lee encarnou pela primeira vez Conde Drácula nesta película e acabou entrando para historia como um dos melhores Drácula de todos os tempos. Com poucas palavras mas com uma presença marcante, Lee simplesmente criou um Drácula assustador, com seus caninos afiados e seus olhos vermelhos que ainda hoje assusta. O filme também tem como grande destaque o personagem caçador de vampiros dr. Van Helsing interpretado com elegância pelo ator Peter Cushing se tornando a versão Van Helsing definitiva do cinema. O embate dos dois protagonistas é marcante e ambos os atores sempre contracenariam em outros filmes de horror do estúdio.

Cine Dicas: VAMPIRAS INVADEM USINA DO GASÔMETRO

Como esta maravilhoso curtir cinema, principalmente quando existe cinematecas como essa localizada na Usina do Gasômetro (Sala P.F GASTAL) por estar apresentando filmes raros como de terror.
Na segunda semana da mostra Gosto de Sangue: Os Vampiros de cinema, dessa vez são as vampiras as protagonistas dos filmes que serão exibidos ao longo da semana. E eu como fã de carteirinha estarei na área conferindo essas obras e vocês claro vão lá assistir pois vale a pena, confiram:


Fome de Viver (The Hunger), de Tony Scott (Inglaterra, 1983, 97 minutos)
A elegante vampira Miriam Blaylock (Catherine Deneuve), após perder seu parceiro (David Bowie), envolve-se com uma sensual médica (Susan Sarandon). Filme de culto dos anos 80, que surpreendeu o público com as cenas de lesbianismo entre Deneuve e Sarandon. Exibição em 35mm.

Carmilla, a Vampira de Karnstein (The Vampire Lovers), de Roy Ward Baker (Inglaterra, 1970, 90 minutos)
Militar hospeda em sua casa a jovem Carmilla, filha de uma misteriosa condessa. Em pouco tempo, irá descobrir que sua hóspede é a reencarnação de uma terrível vampira. Primeiro filme da Trilogia Karnstein, inspirada na obra de Sheridan LeFanu. Exibição em DVD.

Luxúria de Vampiros (Lust for a Vampire) de Jimmy Sangster (Inglaterra, 1971, 95 minutos)
Após reencarnar no corpo de uma linda jovem durante um ritual de magia negra, Carmila Karnstein dá início a uma sequência de depravações em uma escola para moças. Segundo filme da Trilogia Karnstein, inspirada na obra de Sheridan LeFanu. Exibição em DVD.

As Filhas de Drácula (Twins of Evil) de John Hough (Inglaterra, 1971, 83 minutos)
As gêmeas órfãs Maria e Frieda vão viver sob a tutela de seu tio Gustav e terminam se envolvendo com o sedutor Conde Karnstein e a misteriosa Condessa Mircalla. Último filme da Trilogia Karnstein, inspirada na obra de Sheridan LeFanu. O diretor John Hough é autor do clássico A Casa da Noite Eterna (1973), um dos mais apavorantes filmes da história do cinema.

A Condessa Drácula (Countess Dracula) de Peter Sasdy (Inglaterra, 1971, 93 minutos)
Versão dos estúdios Hammer da história da Condessa Erzsébet Báthory (1560-1614), a nobre húngara que tinha o hábito de se banhar em sangue de garotas virgens para manter sua juventude.

Escravas do Desejo (Les Lèvres Rouges), de Harry Kümel (Bélgica/França/Alemanha, 1971, 100 minutos)
Atualização da história da Condessa Báthory, aqui interpretada por Delphine Seyrig, pelo mesmo diretor de Malpertuis, o belga Harry Kümel. Lesbianismo, cenários e figurinos requintados e a hipnótica presença de Seyrig fazem deste um dos melhores títulos sobre vampirismo já realizados.

As Sete Vampiras, de Ivan Cardoso (Brasil, 1986, 86 minutos)
Na década de 50, um cientista importa uma planta carnívora da África. Logo a seguir, uma série de crimes inexplicáveis, em que as vítimas ficam totalmente sem sangue, começa a acontecer. Rara incursão do cinema brasileiro na seara vampiresca, dirigida pelo mestre do “terrir” (uma original e brasileiríssima mistura de comédia e terror) Ivan Cardoso. O elenco reúne estrelas da pornochanchada (Nicole Puzzi, Alvamar Taddei), ícones da chanchada (Zezé Macedo, Wilson Grey, Ivon Cury) e celebridades dos anos 80 (Neuzinha Brizola, Miquinhos Amestrados, Daniele Daumeri).


Semana de 30 de março a 4 de abril de 2010


As Vampiras

30 de março (terça-feira)
15:00 – Carmilla, a Vampira de Karnstein, de Roy Ward Baker (1970)
15:00 – Luxúria de Vampiros, de Jimmy Sangster (1971)
19:00 – As Filhas de Drácula, de John Hough (1971)

31 de março (quarta-feira)
15:00 – Escravas do Desejo, de Harry Kümel (1971)
17:00 – A Condessa Drácula, de Peter Sasdy (1971)
19:00 – Fome de Viver, de Tony Scott (1983)

1º de abril (quinta-feira)
15:00 – As Sete Vampiras, de Ivan Cardoso (1986)
17:00 – Fome de Viver, de Tony Scott (1983)
19:00 – Escravas do Desejo, de Harry Kümel (1971)

2 de abril (sexta-feira)
15:00 – A Condessa Drácula, de Peter Sasdy (1971)
17:00 – As Sete Vampiras, de Ivan Cardoso (1986)
19:00 – Fome de Viver, de Tony Scott (1983)

3 de abril (sábado)
15:00 – Carmilla, a Vampira de Karnstein, de Roy Ward Baker (1970)
15:00 – Luxúria de Vampiros, de Jimmy Sangster (1971)
19:00 – As Filhas de Drácula, de John Hough (1971)


4 de abril (domingo)
15:00 – Escravas do Desejo, de Harry Kümel (1971)
17:00 – Fome de Viver, de Tony Scott (1983)
19:00 – As Sete Vampiras, de Ivan Cardoso (1986)

Cine Curiosidades: FOX sacaneia consumidor com DVD de AVATAR

Quero deixar minha insatisfação com relação a distribuidora da FOX com relação ao DVD/Blu Ray de Avatar. O filme será lançado em ambos os formatos mas sem nenhum extra sequer o que acho uma verdadeira falta de respeito para aqueles que queriam ver inúmeros extras desse filme que acabou se tornando a maior bilheteria de todos os tempos. A boatos que uma edição com vários extras será lançada mas somente em novembro. Não tem como explicar isso.