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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 17 de novembro de 2024

Cine Dica: 'A Última Estrada da Praia' no Cineclube Torres.

 "A Última Estrada da Praia" de Fabiano de Souza será a próxima sessão do Cineclube Torres, segunda-feira dia 18, às 20h.

Mais um road movie em direção ao litoral no ciclo "Um Certo Cinema de Porto Alegre em Torres", na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo. Dos mesmos diretores do filme exibido na segunda passada, "Beira Mar", o Cineclube Torres vai apresentar "Tinta Bruta", um filme de 2018, que recebeu uma atenção favorável por parte da crítica brasileira e internacional.

Exibido no Festival de Berlim daquele ano, o longa conquistou ali o importante prêmio Teddy Award como melhor filme Queer de ficção, e o Art Cinema Award. No mesmo ano, no Festival do Rio, o filme obteve os prêmios de Melhor Filme, pela escolha do júri oficial, Melhor Ator Coadjuvante (Bruno Fernandes) e Melhor Roteiro. Em uma Porto Alegre soturna, o jovem Pedro, enquanto responde a um processo criminal, é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.

"O personagem de Tinta Bruta é emoldurado por uma Porto Alegre sem alegria, cinza, quadrada, cujos habitantes se mostram anônimas silhuetas por detrás de grade e janelas. Tudo isso constitui uma moldura não apenas espacial, mas também emocional da cidade. Aqui é inevitável a lembrança de outro filme montado na capital, igualmente realista e poderoso: Cão sem dono (2007), dirigido pela dupla Beto Brant e Renato Ciasca" (Gustavo T. Diaz).

A sessão, com entrada franca, integra a programação continuada realizada na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.


Projeto realizado com recursos da Lei Complementar n.195/23 - Lei Paulo Gustavo.

Serviço:

O que: Exibição de "A Última Estrada da Praia", de Fabiano de Souza, ficção, 93min., 2010

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Sexta-feira, dia 18/11, às 20h.

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).

Projeto realizado com recursos da Lei Complementar n.195/23 - Lei Paulo Gustavo.


Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Cine Especial: Revisitando 'Gladiador'


Quando eu era criança assistia muitos filmes clássicos do gênero épico capa e espada, onde na maioria delas eram tramas que se passavam na Roma Antiga. Na maioria das vezes eram sessões ao sábado, seja no SBT ou na Globo e sendo que uma das exibições que mais me lembro na época foi do clássico "Quo Vadis?" (1951). Vários anos depois eu retornei a rever essas super produções graças a escola, pois a minha professora de História insistia para ver mais filmes e tive o privilégio de então rever "Cleópatra" (1963) e "A Queda do Império Romano" (1964).

Esse, por sua vez, foi o responsável pelo fim da era de ouro desse gênero em Hollywood, pois a produção de Anthony Mann custou caríssima para época e sendo um fracasso de público mesmo com todas as suas qualidades. Com o decorrer do tempo o filme foi sendo revisitado, assim como os demais títulos como a obra prima "Ben Hur" (1959) e do qual possui uma das melhores cenas de ação de todos os tempos. Durante mais de três décadas Hollywood não se arriscou mais na realização de épicos devido aos seus orçamentos astronômicos, mas tudo mudou quando entrou em cena Ridley Scott.

Não acho ele exatamente um diretor autoral, do qual assistimos determinada cena e podemos dizer que é dele, sendo que ao longo da carreira o realizador nunca ficou preso a um gênero e sempre experimentando novos desafios. Porém, é mais do que notório que um realizador perfeccionista, fazendo com que diversas cenas de seus clássicos possuam tantos detalhes que sempre quando a gente revisita sempre há algo novo a ser descoberto. Essa sensação eu sempre senti quando revejo "Blade Runner" (1982) e o mesmo se pode dizer de seu "Gladiador" (2000), filme que trouxe de volta os épicos romanos ao cinema e cuja sua grandeza é ainda bastante sentida.

A trama é basicamente uma reinterpretação do que foi visto no clássico "A Queda do Império Romano". Marcus Aurelius (Richard Harris) está em seus dias finais como Imperador, mas a sua decisão desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública o seu desejo em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Desejando o poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, além da execução de sua mulher e filho. Porém, ele consegue fugir antes de ser morto e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.

O filme estreou em maio no Brasil no ano 2000, sendo que foi uma época que, por alguma razão, tinha poucas informações sobre as produções em andamento em Hollywood, mesmo tendo revistas como a SET. Ao saber sobre o filme eu fiquei espantado, pois a sensação que me dava que eu voltei ao passado, quando o cinema norte americano prezava por um filme como esse e, portanto, foi questão de tempo ao testemunhá-lo no cinema. Nunca me esquecerei da sessão no Cine Vitória de Porto Alegre, onde as pessoas saíram caladas e sintetizando a forma como o filme havia tocado elas.

Ridley Scott não poupou esforços em criar um filme grandioso, ao ponto de fazer uma grande batalha campal no início da trama e revelando a sua magnitude através de diversos figurantes em cena. Com uma montagem de cortes bruscos, alinhado com uma bela fotografia e edição de arte, os dez minutos iniciais já nos brindam com um verdadeiro espetáculo e cuja cereja do bolo é a trilha sonora composta pelo mestre Hans Zimmer. Porém, o trunfo já se revela no minuto inicial da trama, sendo ele Maximus e interpretado por Russell Crowe.

Conhecido na época por atuações como "Los Angeles - Cidade Proibida" (1997) e "Informante"(1999), Crowe quase não aceitou o papel por achar nada desafiador e somente aceitando devido à insistência do cineasta. O ator, por sua vez, optou em criar momentos significativos para o personagem e torná-lo mais interessante, como no caso nas ocasiões em que o mesmo pega a terra para passar em suas mãos antes do combate. Hoje é difícil imaginar outro ator para o personagem e tendo ganhado merecidamente o seu primeiro e único Oscar da carreira.

O filme também marcaria a consagração do até então jovem ator Joaquin Phoenix, que na época era mais conhecido por ser o irmão do falecido ator River Phoenix do que em suas atuações em filmes como "Um Sonho Sem Limites" (1995) e "8 Milímetros" (1999). Porém, isso foi mais do que o suficiente para Scott procurá-lo, dando a chance para que o jovem intérprete conseguisse construir um personagem que nos passasse pena, raiva e ao mesmo tempo roubando a cena toda vez que aparecia. Uma das maiores revelações do ano 2000 e fazendo com que a sua carreira tivesse novas conquistas e que futuramente nos brindaria com uma atuação assombrosa em "Coringa" (2019).

Revisto hoje, é interessante como o filme envelheceu bem nas questões de jogos políticos, sendo algo corriqueiro no nosso mundo real e cuja dança das cadeiras já ocorria nos tempos do Império Romano. Commodus é a representação do extremismo, mas que alimenta o povo através dos jogos entre a vida e morte dos gladiadores na arena e fazendo disso tudo uma verdadeira cortina de fumaça para entreter a massa. Uma forma para esconder a sua fraqueza e o seu desprezo perante uma República estabelecida sonhada pelo seu falecido pai.

Tecnicamente o filme pertence a uma época que o CGI ainda era usado para colaborar para o desenvolvimento da trama ao invés de polui-la. A reconstituição do Coliseu ainda hoje impressiona, sendo que a entrada dos gladiadores na arena, com giro da câmera em 360º, me encheu os olhos na época. Não é a toa que o filme viria ganhar um Oscar na categoria de Efeitos Visuais, além do cobiçado prêmio de Melhor Filme.

Após "Gladiador" teríamos o privilégio de outros épicos como a trilogia de "O Senhor dos Anéis (2001 - 2003), sendo que o próprio Ridley Scott se arriscaria novamente em outros grandes projetos como "Cruzada" (2005), mas não obtendo o mesmo grande feito. Embora historiadores contestam o lado mais fictício da trama, Scott nos mostrava como era necessário dosar um alto grau de verossimilhança em uma produção como essa para que nos convencesse que estávamos diante de tempos em que guerreiros lutavam pela sua honra, lealdade e cujo seus feitos eram ecoados pela eternidade.

Com minutos finais emocionantes, cuja trilha era embalada pela voz da cantora Lisa Gerrard, "Gladiador" é um daqueles casos em que os Deuses do cinema sorriam para um determinado projeto e culminando em um verdadeiro espetáculo diante dos nossos olhos. 

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quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Cine Especial: Próximo Clube de Cinema - 'Na Praia à Noite Sozinha'

Imagine um filme que acompanha alguém mergulhado em sua introspecção à beira-mar, ao cair da noite. Neste sábado, o Clube de Cinema exibe Na Praia à Noite Sozinha, do cineasta sul-coreano Hong Sang-soo, com essa premissa: seguimos a atriz Younghee (interpretada por Kim Min-hee) enquanto ela enfrenta questões existenciais em diálogos profundos e desajeitados. Vem com a gente?


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico)

Data: 16/11/2024, sábado, às 10:15 da manhã

Na Praia à Noite Sozinha (Bamui haebyun-eoseo honja)

Coreia do Sul / Alemanha, 2017, 101 min, 12 anos

Direção: Hong Sang-soo

Elenco: Kim Min-hee, Seo Young-hwa, Jeong Jae-yeong

Sinopse: Após viver um relacionamento com um homem casado, a famosa atriz Younghee parte para uma temporada na cidade de Hamburgo, onde reflete sobre seus sentimentos e busca respostas. De volta à Coreia, em meio a reencontros, diálogos intensos e revelações dolorosas, ela tenta compreender o impacto do amor e as verdades que ele desencadeia. 


Sobre o Filme: 

Aos poucos que vou conhecendo a filmografia de Hong Sang-soo (A Visitante Francesa) percebo que o cineasta gosta de se repetir, mas não para cair na previsibilidade, mas sim para alcançar um novo nível com relação ao seu perfeccionismo que ele tanto injeta em suas obras. Além disso, percebesse que seus pensamentos, sejam eles inventados ou verídicos, são moldados em seus filmes para que então ele consiga nos dizer algo que talvez nem ele mesmo consiga dizer para consigo mesmo. "Na Praia à Noite Sozinha" testemunhamos um novo degrau com relação aos pensamentos íntimos do cineasta e dos quais ele tenta exorcizá-los no outro lado da tela.

O filme acompanha a cruzada da atriz Young Hee (Kim Min-hee, prêmio de melhor atriz no último festival de Berlim) que, após se envolver com um homem casado, decide retornar as suas raízes. Ao retornar em sua cidade natal, Young reencontra velhos amigos, alguns deles até mesmo do ramo do cinema e decide então colocar a conversa em dia com todos. Não demora muito para que ela comece a por para fora tudo o que sente em meio a uma conversa e com muita bebida.

Confira a minha crítica completa já publicada clicando aqui. 

 

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Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (14/11/24)

 GLADIADOR II

Sinopse: ‘Gladiador II’ continua a saga épica de poder, intriga e vingança ambientada na Roma Antiga. Anos depois de testemunhar a morte do venerado herói Maximus nas mãos de seu tio, Lucius (Paul Mescal) é forçado a entrar no Coliseu depois que seu lar é conquistado pelos imperadores tirânicos que agora comandam Roma com mão de ferro. 


APENAS ALGUNS DIAS

Sinopse: Arthur Berthier, um crítico de rock relegado às reportagens gerais após destruir um quarto de hotel, é ferido por um policial enquanto cobre a desocupação de um campo de migrantes. Nessa ocasião, ele se apaixona por Mathilde, a líder da associação Solidariedade Exilados. Querendo ajudar e agradá-la, ele concorda em abrigar Daoud, um jovem afegão, pensando que será por apenas alguns dias.

HEREGE

Sinopse: Em HEREGE, duas jovens missionárias devotas acabam presas na casa de um homem misterioso (Hugh Grant). Elas são forçadas a participar de um jogo perturbador que desafia sua fé e põe em xeque tudo o que acreditam.


Pássaro Branco - Uma História de Extraordinário

Sinopse: De R.J. Palacio, autora do best-seller "Extraordinário" - o livro que desencadeou o movimento "escolha ser gentil" -, vem o próximo capítulo inspirador. Em Pássaro Branco - Uma História De Extraordinário, seguimos Julian, um menino que tenta se reencontrar desde que foi expulso de sua antiga escola pelo tratamento que teve com Auggie Pullman.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 14 A 20 DE NOVEMBRO DE 2024 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

O VAZIO DE DOMINGO À TARDE

A cinesemana de 14 a 20 de novembro destaca a estreia do longa BANEL & ADAMA, uma produção do Senegal com direção da franco-senegalesa Ramata-Toulaye Sy. Outra novidade é o longa brasileiro O VAZIO DE DOMINGO À TARDE, de Gustavo Galvão. A semana também é de reflexão com a Mostra de Cinema e Direitos Humanos, apresentada pelo Ministério da Cultura e Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania. Segue em cartaz o Festival Varilux de Cinema Francês, que reúne títulos inéditos e faz uma homenagem ao ator Alain Delon e ao cineasta François Truffaut.

Na continuação da Mostra Frapa Acessível, teremos as exibições do longa gaúcho A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO e da animação BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS.

Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – MEGALÓPOLIS (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 20) Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos, 2024, 138min). Direção de Francis Ford Coppola, com Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia Labeouf. O2 Play, 18 anos. Drama.

Sinopse: A cidade de Nova Roma é o cenário de um grande conflito entre Cesar Catilina, um arquiteto visionário, e seu rival, o ganancioso prefeito Franklin Cicero. Ambos têm visões distintas sobre o futuro e sobre como deve ser uma cidade ideal.  No meio deles está Julia Cicero, que ama Cesar mas também apoia seu pai. Considerado o filme mais ambicioso do diretor, o projeto existe desde os anos 1980 e foi financiado pelo próprio Coppola, a um custo de US$ 120 milhões.


17h15 – BANEL & ADAMA – AMOR OU TRADIÇÃO (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 20) Assista o trailer aqui.

(Banel & Adama – França/Mali/Senegal, 2023, 90min). Direção de Ramata-Toulaye Sy, com Khady Mane, Mamadou Diallo, Binta Racine Sy. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Banel e Adama vivem em uma aldeia no norte do Senegal e estão apaixonados. Para eles, nada mais importa e tudo o que interessa são seus sonhos juntos. Mas este amor eterno e perfeito entra em rota de colisão com os costumes da comunidade, que não aceita tantas demonstrações de afeto. O filme, que competiu no Festival de Cannes, foi o indicado pelo Senegal ao Oscar de filme internacional.


19h15 – CONTINENTE (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA E QUARTA, DIAS 19 E 20) Assista o trailer aqui.

(Brasil/França/Argentina, 2023, 115min). Direção de Davi Pretto, com Olivia Torres, Ana Flavia Cavalcanti, Corentin Fila. Vitrine Filmes, 18 anos. Terror.

Sinopse: Depois de 15 anos fora do país, Amanda volta ao sul do Brasil, na fazenda onde cresceu, para rever seu pai, que está em coma. Helô é a única médica que atende no lugarejo e acompanha uma crescente tensão entre os trabalhadores da terra. Quando o pai de Amanda morre, um antigo acordo gera uma perturbadora reação coletiva da população.


14ª MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS

Programação de filmes brasileiros apresentada pelo Ministério da Cultura e Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania.


PROGRAMAÇÃO DE 19 A 22 DE NOVEMBRO - ENTRADA FRANCA.


Dia 19 (terça-feira)

18h

Cerimônia + Sessão Homenagem de Abertura seguida de debate 66 min | Classificação livre 

Abá – Documentário | 4′ | SP | 1992 | Classificação: livre

Belos Carnavais – Drama musical | 16′ | SP | 2020 | Classificação: livre

Sem Asas – Drama | 20′ | SP | 2019 | Classificação: livre

Confluências – Documentário | 26’ | DF | 2024 | Classificação: livre


Dia 20 (quarta-feira)

16h

Sessão Territórios e Dignidade seguida de debate 86 min | Classificação 12 anos

Maré Braba – Animação | 8′ | BA | 2023 | Classificação: livre

Água Rasa – Ficção documental | 20′ | MG | 2023 | Classificação: livre

Mansos – Ficção | 20′ | PE | 2024 | Classificação: 12 anos

Somos Terra – Documentário | 8′ | RO | 2020 | Classificação: livre

Máquinas de Lazer – Documentário | 10′ | SC | 2023 | Classificação: livre

Pulmão de Pedra – Documentário | 14′ | PB | 2023 | Classificação: livre

Marés da Noite – Animação | 7′ | SP | 2024 | Classificação: livre


19h

Sessão de Homenagem 2 seguida de debate

Curtas Jornadas Noite Adentro – Drama musical | 102′ | 2021 | Classificação: 16 anos


Dia 21 (quinta-feira)

14h

Sessão Infantil 1 seguida de debate

Garoto Cósmico – Animação | 76′ | 2007 | Classificação: livre


16h

Sessão Depois do Expediente seguida de debate 101 min | Classificação 12 anos

Big Bang – Ficção | 15′ | RN | 2022 | Classificação: livre

Habito – Híbrido | 18′ | AL | 2023 | Classificação: livre

Mborayhu Ñemoheñoi: A Luta das Mulheres Avá Guarani – Documentário | 20′ | PR | 2022 | Classificação: 12 anos

Sobre a Cabeça os Aviões – Documentário | 19′ | GO | 2022 | Classificação: 10 anos

Pássaro Memória –  Drama, Musical | 15′ | RJ | 2023 | Classificação: livre

Fluxo – O Filme – Drama | 14′ | SP | 2023 | Classificação: 12 anos


19h

Sessão de Homenagem 1 seguida de debate

Cidade; Campo – Ficção, Drama, Suspense | 120′ | 2024 | Classificação: 14 anos


Dia 22 (sexta-feira)

14h

Sessão Infantil 2 seguida de debate

Garoto Cósmico – Animação | 76′ | 2007 | Classificação: livre


16h

Sessão Jovens Curadores seguida de debate 68 min | Classificação 10 anos

Possa Poder – Ficção | 19′ | RS | 2022 | Classificação: 10 anos

Marina Não Vai à Praia – Ficção | 17′ | MG | 2014 | Classificação: livre

Lapso –  Ficção | 20′ | MG | 2023 | Classificação: 10 anos

Sobre Amizade e Bicicletas – Ficção | 12′ | PR | 2022 | Classificação: livre


SALA EDUARDO HIRTZ


MOSTRA FRAPA ACESSÍVEL – ENTRADA FRANCA

As exibições serão com acessibilidades abertas, incluindo legendas, audiodescrição e Libras. Distribuição de ingressos uma hora antes da exibição.

16/11 - 14h - " A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO" - de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho.

20/11 – 10h – “BIZARROS PEIXAS DAS FOSSAS ABISSAIS”, de Marcelo Marão

15h – O VAZIO DE DOMINGO À TARDE – ESTREIA (NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DIA 16) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 94min). Direção de Gustavo Galvão, com Gisele Frade, Ana Eliza Chaves, Erom Cordeiro, Larissa Mauro. Lança Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Mônica é uma atriz em crise com a superexposição da vida de celebridade ao mesmo tempo em que enfrenta problemas familiares. No interior de Goiás, a adolescente Kelly sonha em ser como Mônica e levar uma vida glamourosa. Durante uma filmagem o caminho das duas se cruza, o que vai transformar a vida de várias pessoas.


FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2024

Programação completa em www.cinematecapauloamorim.com.br


PROGRAMAÇÃO:


QUINTA, DIA 14

 17h - BOLERO, A MELODIA ETERNA

 19h15 – O SUCESSOR


SEXTA, DIA 15

 17h - O BOM PROFESSOR

 19h – A FAVORITA DO REI


SÁBADO, DIA 16

 17h - MEGA CENA

 19h – A FANFARRA


DOMINGO, DIA 17

 17h - SELVAGENS

 19h – DAAAAAALI!


TERÇA, DIA 19

 17h - DIAMANTE BRUTO

 19h – O SUCESSOR


QUARTA, DIA 20

 17h – A HISTÓRIA DE SOULEYMANE

 19h – O SOL POR TESTEMUNHA


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Terra Deu, Terra Come'

Nota: Filme exibido para os associados no dia 12/11/24.

Sinopse: Memória e ficção se misturam na história do garimpeiro Pedro de Almeida, um dos últimos conhecedores dos vissungos, cantigas em dialeto cantadas durante os rituais fúnebres do interior de Minas Gerais.

Grande vencedor do festival de documentários É Tudo Verdade em 2010, "Terra Deu, Terra Come" nos leva para um sertão mágico, reflexivo e da qual a fé que faz os homens de lá se tornarem firmes perante as adversidades. Rodrigo Siqueira nos leva para um universo romântico e poético, onde Deus e o Diabo podem se cruzar a qualquer momento. O documentário revela os ritos fúnebres prestados a João Batista, homem bom, casado e sem filhos que morreu aos 120 anos.

Seu velho amigo, Pedro de Alexina, é o responsável pelas homenagens. Garimpeiro, ele é uma figura inesquecível e carismática, que domina o documentário do início ao fim e cuja suas histórias transitam entre fatos verossímeis para o folclore. Siqueira se enturma com Pedro e com a sua família de tal forma que parece que esquecem por um momento que há uma câmera filmando esses momentos. Em meio a isso eles se despedem de João Batista em meio a cantos, rezas, velas e crenças.

O longa funciona de tal forma que faz com que nos esqueçamos que estamos diante de um documentário, pois ele é puramente realista mesmo quando se oscila para o lado místico do sertão. A bela fotografia de Pierre de Kerchove nos passa imagens de pessoas que se misturam com as paisagens do cenário principal dos eventos. Já a montagem é realizada pelo próprio diretor, onde consegue acrescentar camadas subliminares que aos poucos revelam uma realidade distante da nossa, porém, sedutora e cheia de vida.

Curiosamente, é um ambiente que nos remete um pouco do Cinema Novo, sendo que em alguns casos o sertão era o palco para o retrato entre disputas entre cangaceiros e pistoleiros como no caso do clássico "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964). Aqui, porém, é um verdadeiro mergulho para um universo peculiar que é destrinchado pela câmera e ganhando luz através de suas pessoas com as suas histórias. "Terra Deu, Terra Come" é um retrato universal sobre o ser humano em meio a natureza cheia de misticismo e ao mesmo tempo cheia de significados a serem explorados.  

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 14 a 20 de NOVEMBRO DE 2024

 ESTREIAS:

BLACK RIO BLACK POWER

Brasil/Documentário/75min.

Direção: Emilio Domingos

Sinopse:O filme revela o impacto dos bailes soul e do movimento Black Rio na música, na cultura e na luta por justiça racial no Brasil dos anos 70. 

Entrevistados: Dom Filó, Agenor Neto, Carlos Dafé, Carlos Alberto Medeiros, Virgilane Dutra, Salvador Gomes, DJ Nennén, Neia Souza, José Reinaldo Marques, Rômulo Costa e Marquinhos de Oswaldo Cruz



MAPUTO NAKUZANDZA

Brasil-Moçambique/ ficção/ 92min.

Direção: Ariadine Zampaulo

Sinopse: Amanhece na capital de Moçambique. Jovens saem de uma festa e nos quintais senhoras iniciam o dia. Um homem corre, uma mulher chega de viagem, um turista passeia, um trabalhador apanha o transporte público e a rádio Maputo Nakuzandza anuncia o desaparecimento de uma noiva.


EM CARTAZ:

A FESTA DE LÉO

Brasil/Drama/ 86 min.

Direção: Luciana Bezerra e Gustavo Melo

Sinopse: Moradora do morro do Vidigal, uma das favelas mais famosas do Rio, Rita é uma vendedora ambulante que trabalha na praia e há meses vem economizando dinheiro para dar ao seu filho Léo uma festa de aniversário. Até que descobre que todo o dinheiro foi roubado pelo seu próprio marido, Dudu, que contraiu uma dívida perigosa com os moradores locais e precisa pagar de maneira urgente para preservar sua vida. A partir dessa desilusão, Rita precisa correr contra o tempo para descobrir formas de viabilizar o dinheiro para salvar A vida do pai de seu filho e finalmente poder comemorar o aniversário de Léo.

Elenco:Cíntia Rosa, Jonathan Haagensen, Arthur Ferreira, Mary Sheyla, Neusa Borges, Babu Santana,Jonathan Azevedo,Luciano Vidigal,Márcio Vito,Roberta Rodrigues,Thiago Martins


HORÁRIOS DE 14 A 20 DE NOVEMBRO(não há sessões nas segundas):

15h: MAPUTO NAKUZANDZA

17h: A FESTA DE LÉO

19h: BLACK RIO BLACK POWER


Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas. EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.


CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br

C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405