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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 4 de maio de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (04/05/2023)

GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 3

Sinopse: Agora já conhecidos como os Guardiões da Galáxia, os guerreiros viajam ao longo do cosmos e lutam para manter sua nova família unida. Enquanto isso tentam desvendar os mistérios da verdadeira paternidade de Peter Quill (Chris Pratt).


DANÇANDO NO SILÊNCIO

Sinopse: Uma jovem apaixonada por balé passa por um trauma, conhece outras mulheres que passaram por situações semelhantes e encontraram uma forma criativa de perseguir sua paixão.


DEIXADOS PARA TRÁS: O INÍCIO DO FIM

Sinopse: Seis meses atrás, milhões de pessoas desapareceram sem deixar vestígios e o caos tomou conta do mundo. Muitos acreditam que o governo está por trás de tudo, outros defendem que a Bíblia já havia previsto os desaparecimentos há milhares de anos. Desesperado por respostas em um mundo cheio de medo e mentiras, o jornalista Buck Williams (Greg Perrow) decide ir até o fim em busca da verdade e de salvação.


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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 4 A 10 DE MAIO DE 2023

PROGRAMAÇÃO DE 4 A 10 DE MAIO DE 2023

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES


A semana de 4 a 10 de maio destaca a estreia do longa gaúcho A PRIMEIRA MORTE DE JOANA, segundo filme da diretora Cristiane Oliveira. O Brasil também está representado em duas outras produções que chegam às nossas salas: o documentário DOS 3 AOS 3, de Pablo Lobato, e a coprodução com Argentina BEM-VINDA, VIOLETA, de Fernando Fraiha. A dobradinha música e cinema continua com três filmes em cartaz: o drama russo A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY, o documentário sobre JAIR RODRIGUES e o sucesso BELCHIOR - APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM, que chega à sua décima semana de exibição.

Até o dia 17 de maio, segue na Sala Paulo Amorim o Festival Filmelier no Cinema, com duas dezenas de filmes inéditos e representativos da produção de vários países. 


SALA PAULO AMORIM

FESTIVAL FILMELIER NO CINEMA

Programação com 20 filmes inéditos, de vários países, apresentado por distribuidoras independentes.


QUINTA, DIA 4

15h – QUERIDA ZOE

(Dear Zoe, Estados Unidos, 2022, 94 min.) Direção de Gren Wells, com Sadie Sink, Theo Rossi, Jessica Capshaw. Drama. 16 anos.

Sinopse: Quando Tess e sua família sofrem uma perda inimaginável, ela encontra apoio de onde menos esperava: seu pai biológico, que sempre está do lado errado dos trilhos, e o jovem delinquente que mora na casa ao lado.


16h45 – A SINDICALISTA

(La syndicaliste, França, 2022, 121 min.) Direção de Jean-Paul Salomé, com Isabelle Huppert, Grégory Gadebois, François-Xavier Demaison. Drama.

Sinopse: A história real de Maureen Kearney, uma representante sindical que denunciou acordos secretos e abalou a indústria nuclear francesa. Quando ela é violentamente agredida em casa, a investigação a transforma de vítima em suspeita.


19h30 – UMA NOVA PAIXÃO

(Dirt music, Austrália, Reino Unido, 2019, 105 min.) Direção de Gregor Jordan, com Kelly Macdonald, Garrett Hedlund. Drama, Romance. 14 anos.

Sinopse: Presa em um casamento e uma vida vazia, uma mulher se entrega a um intenso romance com um músico misterioso recém-chegado a uma pequena cidade australiana.


SEXTA, DIA 5

15h – OS FILHOS DOS OUTROS

(Les enfants des autres, França, 2022, 103 min.) Direção de Rebecca Zlotowski, com Virginie Efira, Roschdy Zem, Chiara Mastroianni, Roschdy Zem, Frederick Wiseman. Comédia dramática. 16 anos.

Sinopse: Quando a professora de 40 anos Rachel conhece seu namorado, não imagina que entrará também em sua vida a pequena Leila, filha dele. As duas criam um profundo laço e isso desperta em Rachel um já esquecido desejo pela maternidade. Únicas exibições em cinemas no Brasil durante o Festival Filmelier.


17h – TESLA – O HOMEM ELÉTRICO

(Tesla, Estados Unidos, 2020, 102 min.) Direção de Michael Almereyda, com Ethan Hawke, Eve Hewson, Eli A. Smith. Biografia, Drama. 14 anos.

Sinopse: O roteiro é baseado na história do inventor e cientista Nikola Tesla, mostrando sua rivalidade com Thomas Edison, seus experimentos com a eletricidade e a criação de um novo sistema mundial de transmissão de energia sem fio.


19h - A NOITE DO DIA 12

(La nuit du 12, França, 2020, 105 min.) Direção de Dominik Moll, com Bastien Bouillon, Bouli Lanners, Théo Cholbi. Comédia dramática. 16 anos.

Sinopse: Existe um ditado que diz que todo investigador tem um crime que o persegue por mais tempo, um caso que o machuca mais do que os outros, sem que ele necessariamente saiba o motivo disso. Para o detetive Yohan, este é o caso do assassinato da jovem Clara Royer.


SÁBADO, DIA 6

15h - SEM URSOS

(Khers nist, Irã, 2022, 106 min.) Direção de Jafar Panahi, com Jafar Panahi, Naser Hashemi, Vahid Mobasheri. Drama. 12 anos.

Sinopse: Duas histórias de amor paralelas nas quais os parceiros são frustrados por obstáculos ocultos e inevitáveis, a força da superstição e a mecânica do poder. Este é o quarto filme que Panahi dirige clandestinamente, já que foi condenado à prisão e impedido de sair do Irã por conta de seu posicionamento político contra o governo.


17h – HERÓI DE SANGUE

(Tirailleurs, França, Senegal, 2022, 98 min.) Direção de Mathieu Vadepied, com Omar Sy, Alassane Diong, Jonas Bloquet. Drama histórico. 14 anos.

Sinopse: Baseado no passado que a França gostaria de esquecer, um pai senegalês fará de tudo para salvar seu filho de 17 anos, que foi recrutado à força para lutar pelos franceses na Primeira Guerra Mundial. Ele, inclusive, se oferece para lutar no mesmo pelotão do garoto.


19h - QUERIDA ZOE

(Dear Zoe, Estados Unidos, 2022, 94 min.) Direção de Gren Wells, com Sadie Sink, Theo Rossi, Jessica Capshaw. Drama. 16 anos.

Sinopse: Quando Tess e sua família sofrem uma perda inimaginável, ela encontra apoio de onde menos esperava: seu pai biológico, que sempre está do lado errado dos trilhos, e o jovem delinquente que mora na casa ao lado.


DOMINGO, DIA 7

14h50 - A SINDICALISTA

(La syndicaliste, França, 2022, 121 min.) Direção de Jean-Paul Salomé, com Isabelle Huppert, Grégory Gadebois, François-Xavier Demaison. Drama. 16 anos.

Sinopse: A história real de Maureen Kearney, uma representante sindical que denunciou acordos secretos e abalou a indústria nuclear francesa. Quando ela é violentamente agredida em casa, a investigação a transforma de vítima em suspeita.


17h05 – UMA NOVA PAIXÃO

(Dirt music, Austrália, Reino Unido, 2019, 105 min.) Direção de Gregor Jordan, com Kelly Macdonald, Garrett Hedlund. Romance. 14 anos.

Sinopse: Presa em um casamento e uma vida vazia, uma mulher se entrega a um intenso romance com um músico misterioso recém-chegado a uma pequena cidade australiana.


19h - UMA NOITE EM HAIFA

(Laila in Haifa, Israel, França, 2020, 99 min.) Direção de Amos Gitai, com Maria Zreik, Khawla Ibraheem, Bahira Ablassi. 14 anos.

Sinopse: O premiado diretor israelense Amos Gitaï nos leva em uma noite pelas ruas agitadas de Haifa, onde testemunhamos as histórias entrelaçadas de cinco mulheres desafiando rótulos em seus relacionamentos e identidades pessoais. Únicas exibições em cinemas no Brasil durante o Festival Filmelier.


TERÇA, DIA 9

15h - TESLA – O HOMEM ELÉTRICO

(Tesla, Estados Unidos, 2020, 102 min.) Direção de Michael Almereyda, com Ethan Hawke, Eve Hewson, Eli A. Smith. Drama biográfico. 14 anos.

Sinopse: O roteiro é baseado na história do inventor e cientista Nikola Tesla, mostrando sua rivalidade com Thomas Edison, seus experimentos com a eletricidade e a criação de um novo sistema mundial de transmissão de energia sem fio.


16h55 – O FALSIFICADOR

(Der Passfälscher, Alemanha, Luxemburgo, 2022, 116 min.) Direção de Maggie Peren, com Louis Hofmann, Jonathan Berlin. Drama biográfico. 14 anos.

Sinopse: Cioma Schönhaus é um jovem judeu em Berlim nos anos 1940. Como os melhores lugares para se esconder parecem óbvios demais, ele decide se expor para escapar à deportação pelos nazistas. Usando a identidade de um oficial da marinha criado por ele mesmo, Cioma falsifica identidades com apenas um pincel, um pouco de tinta e uma mão precisa — e acaba salvando a vida de muitas pessoas.


19h - OS FILHOS DOS OUTROS

(Les enfants des autres, França, 2022, 103 min.) Direção de Rebecca Zlotowski, com Virginie Efira, Roschdy Zem, Chiara Mastroianni, Roschdy Zem, Frederick Wiseman. Comédia dramática. 16 anos.

Sinopse: Quando a professora de 40 anos Rachel conhece seu namorado, não imagina que entrará também em sua vida a pequena Leila, filha dele. As duas criam um profundo laço e isso desperta em Rachel um já esquecido desejo pela maternidade. Únicas exibições em cinemas no Brasil durante o Festival Filmelier.


QUARTA, DIA 10

15h – 99 LUAS DE PAIXÃO

(99 Moons, Suíça, 2022, 110 min.) Direção de Jan Gassmann, com Dominik Fellmann, Danny Exnar, Katerina Stoykova. Drama erótico. 18 anos.

Sinopse: Neste retrato do amor atual, um casal com vidas muito diferentes luta contra uma atração obsessiva, tão forte que abala suas convicções e destrói a imagem dos relacionamentos que eles imaginaram para si mesmos. Únicas exibições em cinemas no Brasil durante o Festival Filmelier.


17h – BARRACO DE FAMÍLIA

(Brasil, 2023, 85 min.) Direção de Maurício Eça, com Cacau Protásio, Lellê, Péricles, Jenifer Nascimento, Nany People. Comédia. Livre.

Sinopse: Depois de ser cancelada por causa de um vídeo vazado, uma funkeira famosa arma o maior barraco ao tentar voltar às suas origens e precisará da ajuda da mãe para desenrolar sua carreira.


19h – ALÉM DO TEMPO

(Zee Van Tijd, Holanda, 2022, 116 min.) Direção de Theu Boermans, com Sallie Harmsen, Elsie de Brauw, Gijs Scholten van Aschat. Drama. 14 anos.

Sinopse: Lucas e Johanna vivem nos anos 1970 e 80, perdidamente apaixonados, em um mundo cheio de sonhos e ideais – mas um acidente os separa. Trinta e cinco anos depois, os dois se reencontram e seu amor profundamente enraizado ainda é muito forte. Vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Festival de Milão 2021.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY Assista o trailer aqui.

(Zhena Chaikovskogo – Rússia/ França/ Suíça, 2022, 143min). Direção de Kirill Serebrennikov, com Alyona Mikhailova, Odin Lund Biron e Miron Fedorov. Imovision, 16 anos. Drama.

Sinopse: Antonina Miliukova é uma jovem bonita e inteligente que pertence a uma família da aristocracia russa. Apesar de ter o mundo a seus pés, seu maior sonho é se casar com o compositor Pyotr Tchaikovsky (1840 – 1893). O músico aceita o casamento para acabar com os rumores sobre sua sexualidade, mas, à medida em que o tempo passa, a relação fica insustentável. O filme é baseado no livro “Antonina Tchaikovsky: História de uma Vida Esquecida”, de Valeri Sokolov, e destaca o trabalho de Serebrennikov - que também é diretor de ópera e teatro – à frente de um filme de época.


17h15 – BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Documentário de Natália Dias e Camilo Cavalcanti. Clariô Filmes. 14 anos.

Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946 – 2017), mais conhecido como Belchior, ganha um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense. Com suas canções geniais e suas ideias cortantes, ele marcou e ainda marca a vida de muita gente.


19h15 – A PRIMEIRA MORTE DE JOANA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 91min). Direção de Cristiane Oliveira, com Letícia Kacperski, Isabela Bressane, Joana Vieira, Lisa Gertum Becker. Lança Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Joana, de 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó morreu sem nunca ter namorado ninguém. Os questionamentos e descobertas da adolescente mexem com a comunidade tradicional onde ela vive, no sul do Brasil, ao mesmo tempo em que o lugarejo acompanha a construção de uma usina eólica nas proximidades. Com locações nas cidades de Osório e Santo Antônio da Patrulha, este é o segundo longa da diretora gaúcha e foi visto em mais de dez festivais internacionais.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h30 - JAIR RODRIGUES – DEIXA QUE DIGAM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 100min). Documentário de Rubens Rewald, com as participações de Hermeto Pascoal, Jair Oliveira, Jairo Rodrigues, Lady Lu, Luciana Mello. Elo Filmes, 10 anos.

Sinopse: A trajetória musical de Jair Rodrigues (1939 – 2014) é revista por meio de imagens que marcaram a música brasileira, como a parceria com Elis Regina no programa “O Fino da Bossa” nos anos 1960 ou a interpretação da vitoriosa “Disparada”, no Festival da TV Record. Mas é nos depoimentos de amigos e familiares que se revela a alma deste paulista sorridente, que trabalhou na roça até os 10 anos, foi alfaiate e engraxate e soube marcar posição como artista nos anos da ditadura militar.


16h15 – BEM VINDA, VIOLETA - ESTREIA Assista o trailer .aqui

(Brasil/Argentina, 2023, 110min). Direção de Fernando Fraiha, com Débora Falabella e Darío Grandinetti. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Para escrever seu próximo romance, que vai se chamar “Violeta”, a escritora Ana ingressa em um famoso laboratório literário na Cordilheira dos Andes. Lá ela conhece Holden, criador de um método no qual os escritores abandonam suas próprias vidas para viver como seus personagens. O roteiro foi inspirado na novela “Cordilheira", de Daniel Galera, e as locações foram em Ushuaia, na Patagônia argentina.


18h15 – DOS 3 AOS 3 - ESTREIA Assista o trailer aqui.

Documentário de Pablo Lobato. Embaúba Filmes, Livre.

Sinopse: O documentário acompanha o crescimento de Ravi dos três meses aos três anos de vida, período em que sua mãe coloca em prática os ensinamentos da pediatra vienense Emmi Pikler. Ela prega o respeito à individualidade dos bebês, a promoção da autonomia através do livre brincar e a presença amorosa nos momentos de cuidados como estímulo ao desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança.


19h30 – CLOSE Assista o trailer aqui.

(Bélgica/França/Holanda, 2022, 105min). Direção de Lukas Dhont, com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne. O2 Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Léo e Rémi, de 13 anos, são inseparáveis - melhores amigos e próximos como irmãos. Mas, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência desafiam este vínculo tão fraterno, gerando consequências inesperadas e de longo alcance. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor longa internacional.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUINTA, DIA 4)


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 3 de maio de 2023

Cine Especial: 'As Bestas'

Sinopse: Depois de se mudar para uma vila na Galícia, comunidade autônoma no noroeste da Espanha, um casal francês leva uma vida sossegada, ainda que não tenha boa relação com os vizinhos. É então que as animosidades se acentuam. 

O ser humano é um animal evoluído, mas que nos últimos tempos tem regredido para o lado da bestialidade e revelando o pior do seu ser na medida em que não é detido. Independente de qual patamar se encontra o ser humano revela o pior do seu ser na medida em que é contrariado, ou quando as suas ideias são dispensadas e não aceitando nenhuma justificativa. "As Bestas" (2022) é a síntese do lado selvagem do ser humano quando o mesmo se acha no direito de pisar no seu semelhante.

Dirigido por Rodrigo Sorogoyen, o filme conta a história de Antoine (Denis Ménochet) e Olga (Marina Foïs), um casal francês que vive em uma aldeia no interior da Galícia. Lá, eles levam uma vida tranquila, cultivam vegetais e reabilitam casas abandonadas, embora sua convivência com os moradores locais não seja tão amistosa quanto desejam. Sua recusa em concordar com a implementação de um parque eólico acentuará os desentendimentos com os vizinhos, especialmente com os irmãos Xan (Luis Zahera) e Loren (Diego Anido).

A cena de abertura já nos avisa sobre o que iremos presenciar ao longo da projeção, onde vemos determinados personagens domando um cavalo até ele não ter força alguma para poder escapar. Logo em seguida a história é jogada no cenário de um bar, onde determinados personagens ficam jogando conversa fora e começam a fazer comentários preconceituosos com relação aos franceses. Imediatamente percebemos que não é somente um caso de xenofobia ocorrendo naquele momento, como também uma forma de ameaça contra o protagonista Antoine e do qual o mesmo não aceita as mudanças que poderiam acontecer naquelas terras.

Se em "Aquarios" (2016) ali havia uma representação da elite em querer tomar um pequeno terreno para transformar em um imenso arranha céu, aqui vemos os dois lados da mesma classe se digladiando por interesses próprios. Se Antoine e Olga querem somente viver tranquilamente com o que tem, por outro lado, os irmãos Xan Loren começam a usar jogos de intimidação contra o casal, ao ponto que cada movimento se torna momentos de pura tensão. Para piorar eles são vizinhos, onde o perigo mora ao lado e fazendo com que cada saída dos personagens em seu terreno se torne um temor na medida em que vão caminhando.

Rodrigo Sorogoyen procura criar um cenário claustrofóbico mesmo em planos abertos, pois os dois irmãos vão se tornando cada vez mais ameaçadores e se distanciando cada vez mais da lógica e se entregando a bestialidade. Já Antoine possui uma força de vontade que o fará não desistir do lar em que vive, mesmo que para isso lhe custe muito. Desde "Bastardos Inglórios" (2009) o ator Denis Ménochet tem me surpreendido com a sua atuação, cujo a sua expressão ele consegue nos passar os mais diversos sentimentos e usando isso na construção dos seus respectivos personagens que ele vai abraçando.

Porém, Luis Zahera não fica muito atrás, ao entregar o que talvez seja a melhor atuação de sua carreira, ao criar para si um ser bestial movido por sonhos nunca alcançáveis e que acredita que uma fatia de dinheiro pode mudar a sua vida. já Marina Foïs cresce na medida em que a trama avança, ao ponto de se tornar a protagonista da metade para o final da trama e protagonizando diversos momentos tensos e que tememos pela sua vida. Falando nisso, pode-se dizer que o filme possui dois atos e cujo final do primeiro é um dos mais angustiantes do ano.

O filme chega em um momento em que o cinema não se sustenta mais através dos monstros clássicos, pois no mundo real o que nos dá mais medo é o próprio lado sombrio do ser humano. Portanto, uma vez que os homens se entregam a besta selvagem dentro de si tudo que nos resta é não recuar, mas sim tratá-los como cães raivosos que muito em breve serão abatidos e sem que tenhamos que fazer muito esforço, pois eles já perderam as suas almas há muito tempo. O filme termina em aberto, mas nós o levamos conosco, pois a luta continua perante horror vinda do próprio ser humano.

Vencedor de nove prêmios Goya, incluindo melhor filme, "As Bestas" é desde já um dos filmes mais impactantes do ano, ao nos jogar de frente com o comportamento selvagem do homem e nos ensinando a termos que o enfrentar de frente.   

Nota: Filme exibido no último Fantaspoa de Porto Alegre.  

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 04 a 10 DE MAIO

ESTREIAS:

BEM-VINDA VIOLETA

Brasil/ Drama/ 107min

Direção: Fernando Fraiha

Classificação Indicativa:

Sinopse:Ana (Débora Falabella) é uma escritora que, ansiosa em busca de inspiração para escrever "Violeta", seu próximo romance, ingressa em um conhecido laboratório literário na Cordilheira dos Andes. Nessa viagem, ela se envolve com Holden (Darío Grandinetti), criador de um método no qual os escritores abandonam suas próprias vidas para viverem como seus personagens. O líder carismático cativa a escritora e Ana mergulha em uma intensa investigação artística, vivendo, segundo o método orienta, como sua personagem Violeta - até que a ficção sai do controle. O longa é inspirado no romance “Cordilheira", de Daniel Galera.

Elenco: Débora Falabella,Dario Grandinetti,Germán De Silva



A PRIMEIRA MORTE DE JOANA

Brasil/ Drama/2021/100 min.

Direção: Cristiane Oliveira

Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse: Joana, 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado alguém. Ao encarar os valores da comunidade em que vive no Sul do Brasil, ela percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos, o que traz à tona algo escondido nela mesma.

Elenco: Letícia Kacperski, Isabela Bressane, Joana Vieira, Lisa Gertum Becker, Pedro Nambuco, Graciela Caputti, Rosa Campos Velho e Emílio Speck.


EM CARTAZ:

JAIR RODRIGUES – DEIXA QUE DIGAM

Brasil/ Documentário /90 min.

Direção: Rubens Rewald

Classificação Indicativa: 10 anos

Sinopse:A história de Jair Rodrigues, um dos mais conhecidos e influentes cantores brasileiros. Com um sorriso franco e versatilidade sem igual, cantou samba, MPB, rap, sertanejo e fez história revolucionando os palcos com apresentações anárquicas e irreverentes. A figura de Jair faz emergir um Brasil presente no imaginário popular, um país marcado pela simplicidade, alegria e otimismo. Onde foi parar esse Brasil? É possível reencontrá-lo?

Elenco: Armando Pittigliani, Bruno Baronetti, Carlinhos Creck, Claudine Mello Rodrigues, Cristiane Paoli Quito, Giba Favery, Hermeto Pascoal, Jair Oliveira, Jairo Rodrigues, Lady Lu, Luciana Mello, Marat Descartes, Marcelo Maita, Mister Sam, Moises da Rocha, Padre Pedro (falta sobrenome), Paulinho Daflin, Pedro Mello, Rappin' Hood, Raul Gil, Roberta Miranda, Salloma Salomão, Solano Ribeiro, Theo de Barros, Wilson Simoninha, Zuza Homem de Mello.



HORÁRIOS DE 04 A 10 DE MAIO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: A PRIMEIRA MORTE DE JOANA

17h: JAIR RODRIGUES – DEIXA QUE DIGAM

19h: BEM-VINDA VIOLETA


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios.org.br

terça-feira, 2 de maio de 2023

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Terceira Guerra Mundial'

 Nota: Filme exibido para os associados no dia 22/04/23

Sinopse: Depois de ter perdido a mulher e o filho num terramoto, Shakib (Mohsen Tanabandeh) sobrevive como pode com o parco dinheiro que ganha a trabalhar na construção civil. Sem lugar para morar, dorme onde calha. A única coisa que o prende à vida é Ladan (Mahsa Hejazi), uma prostituta surda. 

Até uns quinze anos atrás o cinema Iraniano era um tanto que restrito para os olhares do restante do mundo, sendo que quando a gente falava sobre os filmes de lá pensávamos somente em cineastas autorais ilustres como Abbas Kiarostami ou Jafar Panahi. Porém, nos últimos anos, cada vez mais realizadores tem chamado atenção do público e tendo os seus títulos distribuídos ao redor do mundo e sendo premiados em diversos festivais. "Terceira Guerra Mundial" (2022) possui uma trama emblemática da qual poderia ser criada em qualquer outro país, mas o cinema iraniano provou que deseja diversificar.

Dirigido por Houman Seyyedi, o filme conta a história de um sem-teto chamado Shakib (Mohsen Tanabandeh) que sobrevive com o que tem e tenta obter uma relação com Ladan (Mahsa Hejazi), uma prostituta surda. Em certa ocasião ele consegue um emprego em uma determinada construção. Logo se percebe que estão filmando e fazendo uma reconstituição dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.

Se você vai assistir ao filme com pouca informação isso faz com que se surpreenda com a obra como um todo, principalmente pelo fato de o título fazer com que tenhamos outro pensamento com relação ao conteúdo. O trabalho em que o protagonista se envolve, por exemplo, vai somente aos poucos sendo revelado, sendo que achamos em um primeiro momento de que se trata de um canteiro de obras, mas quando é revelado de que se trata de uma filmagem ela vem de surpresa. Curiosamente, chegamos até mesmo ficar tensos no início, já que o modo como tratam os figurantes é um tanto que bruto para dizer o mínimo.

A meu ver, o filme é uma crítica ácida aos tempos de hoje em que estamos vivendo, onde não temos exatamente uma nova guerra mundial, pois já convivemos com ela, seja na questão de sobrevivermos para obtermos o nosso pão do dia a dia, como também ao enfrentarmos um sistema cheio de regras e dos quais nos afeta de forma imediata. Embora a gente tenha poucas informações sobre o seu passado, Shakib nos passa através do seu olhar alguém que já havia obtido tudo, mas que perdeu por razões que os demais em cena não se importam, desde que ele trabalhe para que a máquina continue funcionando. Portanto, não podemos julgá-lo ao se apresentar como inocente demais com relação a personagem Ladan, pois a sua situação lhe dá o direito de sonhar mesmo quando os seus desejos sempre beiram a definhar.

No decorrer do tempo a situação fica cada vez mais tensa, principalmente quando ele esconde Ladan em um dos sets de filmagens e ao mesmo tempo um gigolo começa ameaçar ele e o extorquindo. Esses momentos acabam se tornando uma espécie de parábola com relação quando os Judeus se escondiam para não serem mortos pelos nazistas enlouquecidos nos tempos de campo de concentração. Aqui a guerra é outra, onde retrata o ser humano tentando obter o lucro através da violência, ou através de promessas das quais nunca serão compridas.

Na reta final, vemos o protagonista em um beco sem saída, onde tudo fica fora de controle e algumas verdades são expostas de uma forma jamais vista. Houman Seyyedi brinca com as nossas expectativas até o limite, ao ponto que nunca temos uma ideia precisa de como terminará a cruzada do protagonista. No final, a resposta vem de forma imediata, onde a imagem de Hitler se torna o símbolo do lado sombrio do ser humano e que pode despertar em qualquer um se não tomarmos cuidado com as nossas ações e com a do próximo.

"Terceira Guerra Mundial" testa a nossa tensão, ao fazer com que as filmagens de um filme se tornem um pesadelo psicológico e não devendo nada as verdadeiras grandes guerras do passado. 

Nota: O filme foi também exibido no último Fantaspoa de Porto Alegre. 

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Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 2 a 7 de maio de 2023

CARLOS SAURA EM DESTAQUE

De 2 a 12 de maio, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Carlos Saura, com sete filmes do consagrado realizador espanhol, morto em fevereiro de 2023. Destacando clássicos como A Caça, Cria Cuervos e Bodas de Sangue, a programação é uma realização do Instituto Cervantes de Porto Alegre, com apoio da Academia de Cine e do Ministerio de Asuntos Exteriores, Unión Europea y Cooperación. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6212/carlos-saura/


20 ANOS DE PROJETO RAROS!

A Cinemateca Capitólio celebra os 20 anos do Projeto Raros com uma edição especial da sessão na sexta-feira, 5 de maio, às 19h30. Na noite de comemoração, serão exibidos o curta-metragem Ne Pas Projeter, de Cristian Verardi, rodado na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, sala de cinema que sediou a programação entre 2003 e 2017, e o longa-metragem O Paraíso Proibido, do saudoso Carlos Reichenbach, um dos grandes entusiastas do projeto, que participou na inesquecível noite do Raros 100, em 2009. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6217/projeto-raros-20-anos/


GRADE DE HORÁRIOS

2 a 7 de maio de 2023


2 de maio (terça-feira)

17h – Cria Cuervos

19h – Elisa, Vida Minha


3 de maio (quarta-feira)

17h – Goya

19h30 – O Terceiro Híbrido


4 de maio (quinta-feira)

15h – Elisa, Vida Minha 

17h – Cria Cuervos

19h – Mamãe Faz 100 Anos


5 de maio (sexta-feira)

15h – Goya

17h – Mamãe Faz 100 Anos

19h30 – Projeto Raros 20 anos: Ne Pas Projeter + O Paraíso Proibido


6 de maio (sábado)

15h – Sessão Vagalume: Frankenweenie

17h – Ibéria

19h – A Caça


7 de maio (domingo)

15h – Sessão Vagalume: Frankenweenie

17h – Cria Cuervos

19h – Bodas de Sangue

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segunda-feira, 1 de maio de 2023

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'O Cântico dos Nomes'

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, Martin ganha um irmão judeu adotado. A época é difícil para todos, mas a família tenta suportar os obstáculos e permite que os garotos estudem música. Um deles desaparece, e as pistas surgem 45 anos depois. 

A música é uma arte que energiza o ser humano por dentro e por fora e que faz com que exorcize os seus demônios interiores. Já a religião, talvez, tenha sido criada para que o homem possa acreditar em algo maior do que ele, quando na verdade existe a possibilidade de que nós mesmos possamos fazer o nosso próprio milagre. "O Cântico dos Nomes" (2019) transita entre a arte, a razão e a fé e das quais podem se alinhar dependendo da jornada de cada um venha a trilhar.

Dirigido por François Girard, o filme começa em meio à Segunda Guerra Mundial, na Europa, Martin (Misha Handley), um menino de 9 anos de idade estreita laços com seu mais novo irmão de consideração, Dovidl (Jonah Hauer-King), um judeu refugiado em Londres. A admiração de Martin com relação a Dovidl fica ainda maior quando ele descobre que seu irmão é um prodígio do violino. Anos depois, justamente no dia de um grande concerto de música, Dovidl foge sem deixar nenhuma pista, causando uma enorme insatisfação na família. Porém, mesmo com um cenário tão caótico, Martin mostra que somente a música pode ser capaz de resolver as mais difíceis situações.

Não faltam filmes em que a trama explora as motivações que levam uma pessoa desistir de tudo e embarcar em uma nova encruzilhada, pois basta pegarmos como exemplo o clássico "O Selvagem da Motocicleta" (1983) de Francis Ford Coppola. Porém, enquanto naquele filme não há uma explicação plausível qui a situação é inversa, principalmente pelos inúmeros flashbacks que moldam a trama e fazendo com que tenhamos uma ideia das motivações e sobre o que incomoda Dovidl. O diretor François Girard procura não deixar essas passagens complexas, pois deseja que o espectador siga o fio narrativo e alinhado com os seus respectivos atores e que se parecem com as suas contrapartes de três épocas diferentes.

Neste último caso o veterano Tim Roth é que se sai melhor em cena, pois ele consegue transmitir para nós toda a confusão mental que o seu personagem traz consigo por vários anos, pois busca de todas as formas compreender as motivações que levaram o seu irmão de criação em desistir de tudo. Por outro lado, é preciso reconhecer que os atores que interpretam as três fases da vida de Dovidl não ficam muito atrás, principalmente quando Clive Owen surge em cena mesmo na reta final da trama. Aliás, só acho uma pena vê-lo tão pouco no cinema e tendo se dedicado mais em produções para a tv nos últimos tempos.

Voltando ao filme, a trama transita por uma questão delicada com relação ao talento e a fé do homem que carrega consigo. Se por um lado o mundo da música é o que fez de Dovidl ser o que ele é, por outro lado, a religião é um território que o fez transitar entre a fé e a descrença, principalmente com relação as tragédias cometidas pela insanidade do homem em tempos de Segunda Guerra. Portanto, ao fazer da religião uma espécie corrente que puxa o protagonista para novos rumos isso faz com que a trama soe forçada em alguns momentos, principalmente em tempos em que o papel da religião anda corroendo os principais poderes do mundo.

Porém, há de se reconhecer que a cena que representa o título do filme como um todo é digno de nota, sendo muito bem filmada, possuindo um peso significativo e que que somente o povo Judeu reconhece o seu verdadeiro significado. Ao final, talvez a religião esteja em nossas vidas para dar um empurrão para sermos mais virtuosos em vida, mesmo tendo que sacrificar algo que estava sendo planejado ao longo de nossa estrada. No final das contas, independente de qual religião, todos iremos para o mesmo caminho, a diferença é qual será o seu tipo de percurso.

"O Cântico dos Nomes" é a busca pela verdade sobre as motivações do protagonista e do qual transita entre a razão, fé, descrença e loucura.  


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