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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 18 de julho de 2016

Cine Especial: BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA - VERSÃO ESTENDIDA



Sinopse: Clark Kent (Henry Cavill) tenta levar uma vida tranquila como jornalista, mas a todo o momento é forçado a deixar o emprego para salvar o mundo como o Superman. No entanto, quando um grande evento acontece, Clark encontra-se com Bruce Wayne (Ben Affleck), mas esse encontro não será para selar uma amizade, mas um combate nunca antes visto!
 
CUIDADO: Se você ainda não assistiu ao filme não prossiga.

Quando Blade Runner foi lançado em 1982 nos cinemas, foi um filme que não era a versão que o cineasta Ridley Scott queria, pois era um corte final exigido do estúdio, com cenas faltando, uma narração off do protagonista e uma no final para deixar o filme mais reconfortante para o público assistir. Quem acompanhou ao longo dos anos essa novela, soube a partir de 1991 (com a versão do diretor) que a versão original filmada pelo cineasta era mais pessimista, mas ao mesmo tempo mais rica e levantando mais perguntas do que respostas com relação ao que foi visto na trama. Pelo visto, a Warner não aprende com os erros do passado e deveria ter tido um pouco mais de fé com relação à versão definitiva de Batman Vs Superman que o cineasta  Zack Snyder queria lançar nos cinemas e que somente agora chega em blu-ray.
De 2h30min, o filme passou para 3horas cravados, mas se antes havia a sensação de que faltava alguma coisa no roteiro, eis que nessa versão há cenas estendidas de momentos que foram vistos no cinema, além de algumas inéditas para melhor compreender a trama. Já no princípio, na cena onde Lois (Amy Adams) testemunha um atentado terrorista no norte da África, são inseridos elementos do qual fazem a gente entender melhor porque o governo norte americano decidiu acusar o Superman (Henry Cavill) de ter provocado as possíveis mortes na região. Aliás, muita coisa boa foi inserida, até mesmo com relação ao lado investigativo de Clark como repórter, já que é através de sua profissão que ele descobre as histórias que o fazem desejar querer ir à caça de Batman (Ben Affleck), e suas motivações acabam soando bem mais coerentes.
Outro ponto que muita gente não entendeu é o porquê do Superman não ter usado seus poderes (como a super audição) e ter percebido que havia uma bomba no capitólio durante o seu julgamento. Na versão estendida, é mostrado lois investigando o atentando e descobrindo o que realmente aconteceu. Vale destacar que a personagem acaba tendo uma importância muito maior para a trama e se já estava boa ficou melhor ainda.
Até aqui, se percebe que as cenas adicionais ou as estendidas foram para melhorar a imagem e as motivações do Superman, pois é um personagem que sempre terá certa dificuldade para as pessoas se identificarem com ele e, portanto torná-lo mais humano na trama foi algo muito bem vindo. Pouco foi inserido para melhorar a trama com relação ao Batman, pois já estava mais do que perfeito. Porém, sua cena final com Lex Luthor (Jesse Eisenberg) acaba se tornando melhor e interligando ela com o filme Esquadrão Suicida que chegará ao próximo dia 5 de agosto.  
Mas independente de tudo que eu já falei acima, o filme acabou tendo mais cara de cinema autoral de Zack Snyder, pois algumas sequências deixaram de serem rápidas demais na tela e podendo então a gente apreciar a sua bela fotografia. Se ela já era boa, aqui ela se torna melhor, principalmente os minutos finais onde testemunhamos o funeral do Superman. Aqui tudo é mais detalhado, poético e acentuando muito mais o lado sombrio e triste do filme.
Com versão estendida, o filme se torna ainda mais maduro, principalmente em algumas cenas de violência e dialogo adulto. Na realidade isso é algo que foi muito comparado aos filmes de Marvel, já que a “casa das idéias” sempre optou por inserir mais humor em seus filmes. Mesmo com as suas qualidades, e com essa versão melhorada para se assistir em casa, Batman Vs Superman talvez venha a ser a última produção sombria dos super heróis do estúdio Warner, pois eu acredito que os engravatados do estúdio pensem que, tendo um conteúdo similar ao estúdio rival, eles possam então chegar as casas de um bilhão de dólares por cada filme que eles venham a lançar.
Isso na realidade possa a vir a ser um perigo, pois os filmes perderiam a sua personalidade e seriam sempre uma copia de outra copia. Ainda é cedo para eu adiantar isso e tudo agora pode acontecer. Resta apenas à gente esperar como virá a ser Liga da Justiça que será lançado num futuro próximo.          
Batman Vs Superman: A Origem da Justiça – Versão estendida talvez venha ser lembrado, não somente pelas suas qualidades melhoradas se comparadas a sua versão do cinema, mas também pelo fato dos estúdios sempre subestimarem a resposta final do público
Leia a minha crítica com relação a versão do filme no cinema  clicando aqui.


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Cine Dica: Sessões de Parceiros da Sala Redenção

CineDHebate em Direitos Humanos
A série Cinedhebate: Documentários é um excelente meio para chamar a atenção quanto às violações cometidas aos direitos humanos, e para dar visibilidade a pessoas esquecidas ou à margem da sociedade. Como se originaram, então, os documentários? Como eles ganharam esse poder universalmente difundido e reconhecido? O impacto da imagem cinematográfica é maior porque mostra uma situação do mundo ao invés de descrevê-la. O Cinedhebate; Documentários oferecerá uma seleção quintaessencial sobre o documentarismo cinematográfico com filmes mudos da década de 20, do período do segundo cinema (1916-1930). O ciclo será uma verdadeira experiência cinematográfica, porque possibilitaremos "todo o prazer de se ver a imagem sem som [...] a imagem pura" (De Faria, ano, p. 59). Exibiremos filmes silenciosos, que não foram produzidos originalmente com trilha sonora.
Giancarla Brunetto e Nykolas Friedrich Von Peters Correia Motta
Coordenação e curadoria
*FARIA, Otavio de. Significação do Far-West. Ministério da Educação e Saúde: Rio de Janeiro, 1952.

Um Homem com uma Câmera (Chelovek s kinoapparatom, URSS, 1929, 68 min) dir. Dziga Vertov
27 de julho- quarta-feira – 19h
Um homem anda pela cidade com uma câmera no ombro, registando a vida urbana com uma montagem visionária.

Tânia Cardoso de Cardoso
Departamento de Difusão Cultural
Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário
tania.cardoso@difusaocultural.ufrgs.br

www.difusaocultural.ufrgs.br
www.salaredencao.com

(51) 3308-3933

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: GERALDINOS


Sinopse: Em 1950 era inaugurado o maior estádio do Brasil, o Maracanã, no Rio de Janeiro. Junto com sua história veio a do setor conhecido como Geral, espaço para os torcedores expressarem a paixão nacional pelo futebol. Mas com a reforma do complexo veio abaixo o espaço, mostrando o reflexo do processo de elitização do esporte.


Quando me perguntam qual é o time que eu torço eu respondo que, com a maior sinceridade do mundo, para nenhum, mas curto o futebol de uma forma esportiva e curtindo cada lance na boa. Talvez essa seja a essência principal desse esporte, do qual os torcedores curtem, se emocionam e testemunham inúmeras histórias. Em Geraldinos, testemunhamos uma parte dessa história, mais especificamente numa parte do estádio do Maracanã, conhecido como Geral, onde inúmeros torcedores ficavam de pé perto do gramado e torciam pelo seu time com a maior paixão do mundo. 
Dirigido pelos cineastas Pedro Asbeg e Renato Martins, o filme possui inúmeras imagens de arquivos, onde testemunhamos clássicos jogos que entraram para a história no gigante estágio. Porém, o documentário foca as reações dos torcedores, mais especificamente os Geraldinos, apelido carinhoso para aqueles que ficavam nessa parte clássica do estágio. Através de depoimentos de veteranos Geraldinos, ficamos conhecendo inúmeras histórias, desde as mais simplórias, para as mais imprevisíveis e que somente poderia acontecer devido à paixão pelo futebol.
Curiosamente, todas essas pessoas começaram até mesmo a se fantasiar no decorrer dos anos, desde Mister M, Seu Madruga, Homem Aranha e por assim adiante. Tudo para animar cada vez mais cada ocasião do jogo e transformar o momento num verdadeiro espetáculo. Pode até parecer algo simples, mas para essas pessoas significa muito, mesmo quando times adversários ganhavam na ocasião.
Um dos pontos interessantes da obra são os depoimentos de ex-jogadores e torcedores que, numa ou outra ocasião, acabaram se encontrando em determinados jogos. O ápice desses depoimentos é quando um torcedor do Fluminense invadiu o campo e segurou a perna de Zico (na época jogador do Flamengo) e implorando para que parassem de dar gols contra o seu time. É um momento engraçado, mas ao mesmo tempo emocionante e que ilustra com perfeição esse vicio que é o esporte.
Infelizmente todo o começo tem um fim e foi isso que aconteceu com essa parte do Maracanã no início do século 21. Para se criar mais segurança, conforto e receber os principais eventos esportivos (como a Copa do Mundo), o Maracanã passou para uma reforma geral, do qual ofereceu conforto e tecnologia de ponta, mas tirou do povo a parte Geral do estádio. Isso custou à ida de pessoas de classes mais baixas e forçando elas a terem que pagar ingressos mais caros ou pagarem por TV a cabo para se assistir na TV.
O ato final é de pura melancolia, mas ao mesmo tempo sintetizando uma aura de nostalgia e fazendo com que muitos desejassem que essa parte importante da história do futebol retornasse. O filme também é um exemplo da dominação da classe mais rica, da qual está interessada em ganhar somente dinheiro e pouco se importando com uma geração inteira que saiu prejudicada devido a essas mudanças. O filme também não deixa de ser uma representação do clima político dos últimos tempos, mas somente assistindo aos minutos finais do filme para compreender melhor com o que eu estou dizendo.
Para os torcedores do futebol, Geraldinos é aquele tipo de filme do qual faz a pessoa se recordar de um passado mais dourado e fazendo se esquecer por uns momentos de um futuro cada vez mais obscuro. 

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Cine Dicas: Estréias do final de semana (15/07/16)



Agnus Dei


Sinopse:Polônia, 1945. Mathilde Beaulieu (Lou de Lâage) trabalha na Cruz Vermelha para cuidar de franceses repatriados que sobreviveram aos campos de concentração na Alemanha. Certo dia, ela recebe a visita de uma freira aflita que a pede para ir ao convento e lá Mathilde descobre que várias freiras estão grávidas.
  

A Última Premonição

Sinopse: Uma mulher grávida sofre um acidente de carro com o marido e fica traumatizada. Os dois resolvem se mudar para uma casa num lugar tranquilo para se recuperarem, mas ela (Isla Fisher) começa a ter estranhas visões e tem medo disso afetar o filho.

 

Caça-Fantasmas


Sinopse: Na Universidade de Columbia, um grupo de estudantes de física realiza experiências avançadas sobre as dimensões da existência. Mas quando os testes dão errado, um grupo de caça-fantasmas formado por Erin (Kristen Wiig), Abby (Melissa McCarthy), Jillian (Kate McKinnon) e Patty (Leslie Jones) precisa solucionar este caso.

 

Carrossel 2 - O Sumiço de Maria Joaquina

Sinopse: As crianças da Escola Mundial criaram no último verão a música Panapaná, que se tornou viral. Uma das fãs da canção é a estrela pop Didi Mel (Miá Mello), que convida o pessoal para fazer um show. Mas a alegria do grupo é interrompida quando Gonzales (Paulo Miklos) e Gonzalito (Oscar Filho) planejam se vingar ao saírem da prisão. Os dois sequestram Maria Joaquina (Larissa Manoela) e, agora, os amigos precisam bolar um plano para salvá-la.

 

Geraldinos


Sinopse: Em 1950 era inaugurado o maior estádio do Brasil, o Maracanã, no Rio de Janeiro. Junto com sua história veio a do setor conhecido como Geral, espaço para os torcedores expressarem a paixão nacional pelo futebol. Mas com a reforma do complexo veio abaixo o espaço, mostrando o reflexo do processo de elitização do esporte.

 

La Vanité

Sinopse:David Miller (Patrick Lapp) não quer passar seus últimos dias sofrendo. Por isso, ele prefere morrer por meio da eutanásia, planejando tudo nos mínimos detalhes. No entanto, nada sai como ele gostaria e acaba passando sua última noite de vida na companhia de estranhos.  


Um Belo Verão


Sinopse:França, 1971, o feminismo vem ganhando força. A ativista Carole (Cécile De France) conhece Delphine (Izïa Higelin), uma professora de espanhol. As duas se unem pelos ideais e acabam se apaixonando, mas será que as pessoas ao seu redor estão prontas para aceitarem essa relação?




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quinta-feira, 14 de julho de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: Janis: Little Girl Blue


Sinopse: Documentário relembra a história da rainha do rock, Janis Joplin. Ela começa a carreira em bares de música folk e ganha projeção, liderando a banda Big Brother and the Holding Company. Seu cabelão e a voz rouca a levou para grandes festivais ao redor do mundo, cantando hits, como “Me and Bobby McGee” e “Piece of My Heart”, até que morre em 1970, aos 27 anos, por overdose de heroína.


Sempre tem aquela música da qual você escutou alguma vez na vida, curtia, mas nunca soube exatamente quem cantava ela. São tantos artistas que vem e vão ao longo da história que fica bem difícil você conhecer ou decorar o seu nome. Janis Joplin foi uma dessas grandes musas da música americana, entre os anos 60 e 70, da qual eu ouvi as suas músicas ao longo da vida, porém, nunca sabia o seu nome, mas nada que um documentário não repare isso.
Dirigido por Amy Berg, o documentário investiga os dois lados da personalidade da cantora. De uma personalidade forte e opinião independente em cima dos palcos, mas que não esconde uma mulher doce e com marcas vindas do passado. Janis Joplin surgiu justamente num momento em que os EUA e o mundo estavam clamando por mais socialismo, liberdade de expressão e sem preconceito com o próximo. 
Janis fez a sua parte proclamando mais tolerância e paz e amor através de sua música e pela qual percorreu por todo o país. Através de depoimentos de amigos, colegas de trabalho e familiares, o filme destrincha todos os altos e baixos da artista, da qual tinha os seus objetivos concretos, mas que, por vezes, não sabia administrá-los. Isso causou o desmantelamento de suas primeiras bandas, assim como o declínio e cair na tentação das drogas. 
Janis também era uma pessoa normal, com o desejo de paz interior e a conquista de um amor do qual lhe protegesse. Curiosamente, um desses amores que ela veio a conhecer, foi justamente em Ipanema no Rio de Janeiro, onde podemos ver uma Janis descontraída na praia carioca e vivendo, mesmo que em poucos momentos, uma vida tranquila longe dos holofotes. Grande fã de Bob Dylan, Janis sempre procurou inspiração para a criação de suas músicas, mas ao mesmo tempo uma paz interior nunca alcançada.
Um dos ápices do documentário é sem duvida sua apresentação no evento Woodstock, da qual a sua imagem, mais a sua obra cantada em alto bom som, sintetizavam o clima descontraído daquele evento que entrou para a história. Infelizmente foi um período de muita bebida e drogas pesadas para aqueles que buscavam a liberdade e ficarem longe da guerra e da opressão. Janis Joplin, por mais que ela fugia, não escapava de um mundo cada vez mais pesando em suas costas e se escondendo através de muita droga e bebida. 
Isso fez com que partisse precocemente numa cama de hotel, mas não sem deixar de lançar o seu último álbum, arrecadando mais de 4 milhões de copias e se tornado um recorde para época. Janis partiu e deixando um legado jamais esquecido e sendo ouvida por diversas vezes durante a década de 70, 80 e agora sendo relembrada com louvor por esse documentário. Janis: Little Girl Blue é um pequeno, mas delicioso documentário de um grande mito da música e que merece ser redescoberto.  




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