Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Cine Especial: Oscar 2024 - 'Das Lehrerzimmer'

Sinopse: Quando determinadas coisas começam a sumir na escola professora assume a investigação. Porém, os eventos desencadeiam consequências irreversíveis.   

O ambiente de trabalho requer um jogo de cintura, onde nós precisamos saber dançar conforme o tipo de música que é tocada. No caso do ambiente escolar a situação se torna ainda mais desafiadora, pois além das regras do local é preciso lidar com alunos que, por vezes, se tornam mais imprevisíveis do que os próprios adultos que cometem erros. "Das Lehrerzimmer" (2023) é um verdadeiro jogo de gato e rato em pleno ambiente escolar, onde o aprendizado fica em segundo plano e fazendo a gente testemunhar momentos de puro suspense psicológico.

Dirigido por İlker Çatak,  o filme conta a história de Carla (Leonie Benesch), uma professora de matemática e que faz pouco tempo que ingressou na nova escola. Porém, logo após a sua chegada, tem início alguns roubos nas salas de aula e nas salas de reunião dos professores. Ao investigar o caso, Carla obtém provas contra uma funcionária, mas sendo justamente a mãe de seu melhor aluno Oskar (Leonard Stettnisch).

O filme não perde tempo com relação a temática principal da trama, sobre até que ponto devemos julgar uma pessoa sem ao menos tenhamos cem porcento de certeza. Além disso, o filme toca em assuntos espinhosos, pois nos coloca de frente com a protagonista e fazendo com que ela e nós questionemos sobre até que ponto devemos nos entregar ao sistema do nosso ambiente de trabalho e quanto isso pode nos custar para dizer o mínimo. No caso aqui, uma vez se entregando ao sistema para demonstrar bom serviços, acaba tendo que enfrentar as consequências, pois a maneira que as pessoas agem, principalmente quando são acusadas, podem gerar situações sem volta.

O cineasta  İlker Çatak, por sua vez, constrói um cenário de suspense digno de nota, principalmente quando faz com que a câmera se torne o nosso olhar com relação aos eventos que estão acontecendo e fazendo com que caminhemos ao lado da protagonista o tempo todo. Leonie Benesch nos brinda com uma atuação espetacular, sendo que em um primeiro momento o olhar de sua personagem nos passa total controle, para logo em seguida nos transmitir uma confusão mental e da qual ela começa a se desequilibrar em momentos em que ela é colocada na parede, seja pelos seus superiores, pela acusada ou pelos próprios alunos que se veem invadidos pela investigação árdua da escola.

Aliás, é neste ponto que o filme cresce ainda mais, ao apresentar crianças aparentemente inocentes, mas que uma vez sendo coagidas se veem dispostas a enfrentarem o próprio sistema escolar. Curiosamente, o filme adentra em questões que são discutidas hoje em dia, desde a fake news, racismo estrutural e até onde a verdade é o suficiente para satisfazer ambas as partes. Se o ambiente escolar é a base preparatória para a criação de um mundo melhor o nosso futuro, portanto, se torna uma incógnita.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, "Das Lehrerzimmer" é um retrato pesado do ambiente escolar de hoje em dia, onde um passo em falso pode desencadear eventos em que todos podem ser julgados de uma forma precipitada. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário: