Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Cine Dica: Sam Peckinpah - O Rebelde Implacável

Um dos mais controversos e revolucionários autores do cinema americano, Sam Peckinpah  (1925-1984) trilhou um caminho de aventura e autodestruição. Dono de um temperamento forte, aliado a uma visão político-social ousada, ele chocou público e crítica. Em sua carreira relativamente curta, viveu uma guerra pessoal interminável contra estúdios, produtores e a moral vigente. Tantas vezes comparado ao escritor Ernest Hemingway, Peckinpah foi o cronista de uma era agonizante, redefinindo as tradições do Western com muito chumbo e sangue. Porém, debaixo da aparente truculência, havia um artista sensível e nostálgico.

Realizou clássicos absolutos como Meu Ódio Será Sua Herança  (The Wild Bunch - 1969), Pat Garrett e Billy the Kid (Pat Garrett and Billy the Kid - 1973) e Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (Bring Me the Head of Alfredo Garcia - 1974), tornando-se um cineasta influente e cultuado até os dias de hoje.

Objetivos

O Curso de Férias SAM PECKINPAH: REBELDE IMPLACÁVEL, ministrado por Cesar Almeida. tem como objetivo analisar a obra deste grande mestre filme a filme, além de mergulhar nas histórias reais e lendárias de sua vida pessoal atribulada, combustível para os conflitos que exibiu nas telas.

Ministrante: CESAR ALMEIDA

Pesquisa e escreve sobre cinema. É o autor do livro Cemitério Perdido dos Filmes B . Também atua como tradutor e editor, além de escrever ficção policial com o pseudônimo Cesar Alcázar. Foi um dos criadores e organizadores do Porto Alegre Noir. Já ministrou os cursos “Mestres & Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema”; “À Queima-Roupa – A Literatura Policial Americana no Cinema”; “Blaxploitation – O Cinema Negro Americano dos Anos 70”; “Zumbis no Cinema – Eterno Retorno” e “Era Uma Vez o Spaghetti Western” pela Cine UM.


Curso de Férias

SAM PECKINPAH: O REBELDE IMPLACÁVEL 

de Cesar Almeida


* Datas

24 e 25 de Fevereiro

(sábado e domingo)


* Horário

14h30 às 17h30


* Local

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)

INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2024/02/sam-peckinpah-o-rebelde-implacavel.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural


Apoio

Cinemateca Capitólio


Nenhum comentário: