Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Cine Dica: Streaming: 'O que Ficou Para Trás'

 Sinopse: A trama segue um casal que deixa o Sudão e passa a viver no Reino Unido. Porém, a vida não é fácil no novo país. 

Em meio a tantos problemas traumatizantes do nosso mundo atual, seja eles vindos da pandemia ou de questões políticas, faz com que os monstros clássicos do cinema de horror se tornem apenas uma brincadeira para ser curtida em uma tarde descompromissada. Há, porém, aqueles filmes que transitam entre a realidade e a fantasia e nascendo assim uma obra que assusta, mas que dialoga com o que acontece no nosso mundo a fora. "O que Ficou Para Trás" parece em um primeiro momento aquela típica trama de casa mal assombrada, mas a questão se encontra muito mais embaixo e surpreendendo os nossos olhos.

Dirigido pelo estreante Remi Weekes, o filme conta a história de um casal de refugiados, que faz uma fuga angustiante do Sudão do Sul, devastado pela guerra, lutando para se ajustar à sua nova vida em uma cidade inglesa. O que eles não contavam é que essa cidade possui um terrível mal escondido sob a superfície, esperando apenas o momento certo para ascender.

Embora seja vendido como uma obra de terror, o filme se inicia com questões familiarmente dramáticas que testemunhamos nos nossos telejornais do dia a dia, que vai desde aos refugiados que fogem de seus países devido as guerras, como também da maneira como os donos das terras estrangeiras os tratam no momento em que pisam o pé no novo mundo. Aliás, o cenário principal da trama nada mais é do que o descaso do estado perante a essas pessoas que precisam de ajuda, mas cujo os mesmos são jogados a própria sorte e tendo que enfrentar uma nova realidade.

Gradualmente, o filme vai adentrando ao cenário típico dos filmes de terror, desde aos jogos de luz e sombras, como também os famigerados vultos que se misturam com o escuro tenebroso. Porém, na medida em que trama avança, o realizador Remi Weekes coloca em nós a semente da dúvida, pois a trama transita por momentos tanto verossímeis, para situações Fantasmagórica, mas que podem ser vindas de uma mente fragmentada devido ao passado cheio de horror e angustia. Por conta disso, o filme entra facilmente para a lista do subgênero "pós-terror" e cuja as obras dialogam muito bem com os nossos principais temores do mundo real.

O casal central, interpretados pelos atores Wunmi Mosaku e Sope Dirisu se saem muito bem em cena, sendo que esse último protagoniza os momentos de maior tensão dentro da trama. Com efeitos visuais práticos para construir um clima de pura tensão claustrofóbica, o filme gira em torno principalmente da questão da culpa, de como ela nos corrói e de como ela então faz criar fantasmas que tentam nos assombrar. Atenção para cena em que um dos protagonistas dá de encontro com o seu passado traumático e se tornando o melhor momento da história como um todo.

Desde já, "O Que Ficou Para Trás" é o melhor filme de terror do ano, cuja a sua proposta e simplicidade se tornam os principais ingredientes para se tornar uma obra indispensável para os nossos olhos. 

Onde Assistir: NETFLIX 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: