Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2018

Cine Dica: Stromboli e Ernst Lubitsch (29 de março a 4 de abril)



CÓPIA RESTAURADA DE STROMBOLI DE ROBERTO ROSSELLINI EM CARTAZ
    MOSTRA O TOQUE LUBITSCH APRESENTA OBRAS-PRIMAS DA COMÉDIA
STROMBOLI DE ROSSELLINI

A partir de 29 de março, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta duas novidades na programação: a exibição da cópia restaurada de Stromboli, obra-prima do italiano Roberto Rossellini, um dos pais do cinema moderno, e a mostra O Toque Lubitsch, com dez filmes de Ernst Lubitsch, um dos grandes mestres da comédia clássica. O longa alemão Western, de Valeska Grisebach, segue em exibição até o dia 4 de abril. O valor do ingresso para os filmes em cartaz (Stromboli e Western) é R$ 16,00. O valor para as sessões da mostra O Toque Lubitsch é R$ 10,00. Estudantes e idosos pagam meia entrada. A Cinemateca Capitólio Petrobras aceita todos os comprovantes de matrícula.

STROMBOLI DE ROSSELLINI
Stromboli
um filme de Roberto Rossellini
107 min., 1950, Itália, DCP
Distribuição: Zeta Filmes
sinopse Karen é uma refugiada. Para conseguir permanecer na Itália, ela se casa com um marinheiro da ilha Stromboli, na Sicília. Pouco tempo depois, as diferentes mentalidades e o duro estilo de vida da ilha começam a prejudicar o casal. Odiada pelos moradores locais e praticamente indiferente ao marido, Karen foge e chega ao topo do vulcão, onde pede a Deus força para sobreviver.
Roberto Rossellini foi um dos principais realizadores do Neorrealismo, considerado a era de ouro do cinema italiano no pós-guerra. Se no início de sua carreira produziu filmes ligados à ditadura de Mussolini, a partir de Roma cidade aberta, em 1945, seu cinema expôs as condições morais e a dificuldade econômica na Itália após a Segunda Guerra Mundial. Faleceu em 1977.

O TOQUE LUBITSCH
Alguém já disse: “dê um casal para Ernst Lubitsch e ele fará o melhor filme do mundo”. Não é exagero, mas entre tantos melhores filmes do mundo, ele especialmente deixará à vista, de forma escancarada e sutil (é o grande paradoxo lubitschiano, um dos segredos de seu “toque”), um elemento que a Hollywood clássica muitas vezes precisou esconder entre códigos e receitas morais: o tesão. Os personagens de Lubitsch desejam-se aos montes e muitas vezes farão de tudo, até mesmo derrubar reinos e causar incidentes diplomáticos, para que a cama receba um pouco de ação. E se os amantes vão aos céus, a nobreza decadente europeia é sempre observada em seu aspecto mais mesquinho e ridículo. Como todo grande homem da comédia, Lubitsch não sabia apenas rir. Sabia de quem rir.  
Durante o mês de abril, a mostra O Toque Lubitsch apresenta dez títulos representativos da fase hollywoodiana do cineasta. A programação tem apoio da distribuidora MPLC.

O Leque de Lady Margarida
(Lady Windermere’s Fan)
Estados Unidos, 1925, 89 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Comédia de costumes escrita por Oscar Wilde, em 1892. A história apresenta situações que envolvem calúnias e intrigas, amor e adultério, retratando a elegância e a superficialidade da sociedade vitoriana. Exibição digital.

O Tenente Sedutor
(The Smiling Lieutenant)
Estados Unidos, 1931, 90 minutos)
Direção: Ernst Lubitsch
Adaptação apimentada da opereta Ein Walzertraum, de 1907. O Tenente Niki, da Guarda Real austríaca, está de serviço na Viena do século XIX. Um grande acidente acontece numa parada militar que saúda o Rei Adolf e a Princesa Anna, sua filha, do vizinho reino de Flausenshaum: Niki sorri e pisca para a violinista Franzi, sua nova namorada, que estava no meio da multidão. Todavia, a Princesa Anna julga ser a destinatária da piscadela e se apaixona pelo tenente, que se vê obrigado a casar-se com ela para evitar um incidente internacional. Exibição digital.

Sócios no Amor
(Design for Living)
Estados Unidos, 1933, 91 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Dois americanos partilham um apartamento em Paris, o dramaturgo Tom Chambers e o pintor George Curtis, e ambos possuem uma queda amorosa por Gilda Farrell. Quando ela não consegue decidir-se sobre qual deles prefere, ela propõe um "acordo de cavalheiros": ela vai morar com eles, mas eles nunca terão relações sexuais. Exibição em HD

A Viúva Alegre
(The Merry Widow)
Estados Unidos, 1934, 99 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
O filme conta a história da linda e rica viúva americana Crystal Radek que vai ao reino da Marshovia a convite do rei. A Sra. Radek não imaginava que o reino de Marshovia estava endividado e que o convite real fazia parte de um plano para fazer o casamento entre ela e um embaixador, salvando o país da bancarrota. Exibição digital.

Anjo
(Angel)
Estados Unidos, 1937, 91 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Negligenciada pelo marido, o diplomata Sir Frederick Barker, Maria embarca para Paris, onde vive a Grã-Duquesa Anna Dmitrievna, sua amiga e dona de um bordel. Lá, sem revelar sua identidade, ela se envolve com Anthony Halton, turista americano que se encanta com ela e que a trata por "Anjo". Exibição digital. Exibição digital.

A Oitava Esposa do Barba Azul
(Bluebeard's Eighth Wife)
Estados Unidos, 1938, 85 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
O multimilionário americano Michael Brandon casa-se com a sua oitava esposa, Nicole, filha de um falido marquês francês. Mas ela não quer ser apenas mais um número na fila de ex-mulheres e começa sua própria estratégia para moldar o novo marido. Exibição digital.

Ninotchka
Estados Unidos, 1938, 108 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Nina "Ninotchka" Ivanovna, uma diplomata russa, é enviada a Paris numa missão de negócios oficial. Lá, ela se apaixona pelo guardião das joias de uma grã-duquesa, o conde Leon, um homem que representa tudo que ela deveria odiar. Exibição em HD

Ser ou Não Ser
(To Be or Not To Be)
Estados Unidos, 1942, 99 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Na Polônia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de atores canastrões cai nas graças dos Nazistas. Eles ficam sabendo que terão de impedir um espião de entregar aos Nazistas uma mensagem danosa para a resistência. Exibição em HD.

A Loja da Esquina
(The Shop Around Corner)
Estados Unidos, 1940, 99 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Em Budapeste vive Alfred (James Stewart), o empregado de uma pequena loja de confecções, que se apaixona por Klara (Margaret Sullavan), uma garota com quem se corresponde sem nunca tê-la visto. Por coincidência Klara se emprega na loja em que Alfred trabalha e passa a hostilizá-lo, sem saber que ele é a pessoa com quem troca correspondências. Exibição digital.

Ladrão de Alcova
(Trouble in Paradise)
Estados Unidos, 1932, 83 minutos
Direção: Ernst Lubitsch

Gaston Monesque e Lily formam uma dupla de trambiqueiros de alta classe que escolheu viver a vida roubando. Tudo vai bem até que eles se deparam com uma herdeira com uma gorda conta bancária, e logo pensam num jeito de botar as mãos no dinheiro. Exibição digital.

GRADE DE HORÁRIOS
29 de março a 4 de abril de 2018

29 de março (quinta)
14h – Ninotchka
16h – Western
18h10 – Sócios no Amor
20h – Stromboli

30 de março (sexta)
14h – Anjo
16h – Western
18h10 – Ser ou Não Ser
20h – Stromboli

31 de março (sábado)
14h – A Oitava Esposa do Barba Azul
16h – Western
18h10 - Ninotchka
20h – Stromboli

1º de abril (domingo)
14h – A Viúva Alegre
16h – Western
18h10 – A Loja da Esquina
20h – Stromboli

3 de abril (terça)
14h – O Tenente Sedutor
16h – Western
18h10 – O Leque de Lady Margarida
20h – Stromboli

4 de abril (quarta)
14h – Sócios no Amor
16h – Western
18h10 – Ladrão de Alcova
19h30 – Sessão Abraccine – Quarto Camarim (divulgação em breve)

Nenhum comentário: