Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Cine Dica: Cinema contemporâneo brasileiro em exibição

NOVÍSSIMO CINEMA BRASILEIRO NA CINEMATECA CAPITÓLIO
A partir de 22 de novembro, a Cinemateca Capitólio exibe em parceria com a distribuidora Vitrine Filmes uma seleção de obras do Novíssimo Cinema Brasileiro. Na primeira semana, serão projetados Eles Voltam (2014), de Marcelo Lordello, Girimunho (2012), de Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr. e Histórias que Só Existem Quando Lembradas (2012), de Julia Murat. O valor do ingresso é R$ 10,00.   
 Colocado em debate no final da década de 2000, a partir de textos e discussões pautadas por críticos e pesquisadores como Marcelo Ikeda, Eduardo Valente e José Geraldo Couto, o rótulo “novíssimo cinema brasileiro” ganhou adesões e agressões imediatas e calorosas. Por mais que pairasse a dúvida sobre a validade da reunião de obras díspares, notou-se muitas vezes a necessidade de aproximar tais realizações dentro de um contexto de transformação da produção cinematográfica brasileira.
Mais do que reviver um debate sobre conceitos que parece adormecido nos últimos anos, a mostra oferece ao espectador porto-alegrense a oportunidade de rever e descobrir as proposições estéticas e narrativas de realizações contemporâneas brasileiras em conjunto. Resgatando filmes que tiveram vida curta no circuito comercial, em muitas cópias 35mm inéditas na cidade (boa parte foi exibida apenas em digital), a mostra reúne obras de diferentes realizadores possibilitando um olhar panorâmico e crítico da instigante produção da nova geração brasileira.
 Referências:
 O “novíssimo cinema brasileiro”. Sinais de uma renovação, artigo de Marcelo Ikeda. https://cinelatino.revues.org/597
 'Novíssimo' cinema brasileiro: práticas, representações e circuitos de independência, Tese de Doutorado de Maria Carolina de Vasconcelos e Oliveira. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-19032015-172224/pt-br.php

FILMES
 GIRIMUNHO
(2012, 88min)
Direção: Helvécio Marins Jr., Clarissa Campolina
Elenco: Maria Sebastiana

Esta é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com seus sons.

HISTÓRIAS QUE SÓ EXISTEM QUANDO LEMBRADAS
(2012, 98min)
Direção: Julia Murat
Elenco: Sonia Guedes, Lisa E. Favero, Luiz Serra

Jotuomba fica localizada no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Nos anos 30 as até então ricas fazendas de café foram à falência, derrubando a economia local. Madalena (Sônia Guedes), uma velha padeira, continua vivendo na cidade. Ela é muito ligada à memória de seu marido morto, que está enterrado no único cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E. Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega na cidade.


ELES VOLTAM
(2014, 100min)
Direção: Marcelo Lordello
Elenco: Maria Luiza Tavares, Georgio Kokkosi, Elayne de Moura

Cris (Maria Luíza Tavares) e Peu (Georgio Kokkosi), seu irmão mais velho, são deixados na beira de uma estrada pelos próprios pais. Os irmãos foram castigados por brigar constantemente durante uma viagem à praia. Após algumas horas, percebendo que os pais não retornaram, Peu parte em busca de um posto de gasolina. Cris permanece no local por um dia inteiro e, sem notícias dos pais ou do irmão, decide percorrer ela mesma o caminho de volta para casa.

GRADE DE HORÁRIOS
22 a 27 de novembro de 2016

22 de novembro (terça)
20h – Eles Voltam

23 de novembro (quarta)
16h – Eles Voltam
18h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
20h – Girimunho
  
24 de novembro (quinta)
16h – Girimunho
18h – Eles Voltam
20h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas

25 de novembro (sexta)
16h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
18h – Girimunho
20h – Eles Voltam 

26 de novembro (sábado)
16h – Amor Maldito
18h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas
20h – Girimunho

27 de novembro (domingo)
16h – Amor Maldito
18h – Eles Voltam
20h – Histórias que Só Existem Quando Lembradas

Nenhum comentário: