Cine Caramelo
Ponto zero é um dos destaques deste mês
A terceira edição do Cine Caramelo – Festival Infantojuvenil de cinema de Porto Alegre.
O Cine Caramelo é um festival para crianças, adolescentes e adultos, que visa proporcionar
momentos de fruição artístico-cultural de qualidade e reflexão sobre temas da infância e juventude.
De
1 a 8 de novembro teremos uma intensa programação acontecendo na Sala
Redenção. Nas
sessões infantis, diversão, fantasia e aventura abrem espaço para
questões como divesidade cultural, cuidados com o meio ambiente,
valorização da amizade, afeto e amor a família.
A
programação para adultos traz filmes de ficção e documentários que
lançam olhares sobre
a importância da primeira infância na formação de cada pessoa, os
desafios da passagem da adolescência para a vida adulta, o drama da
alienação parental, e uma série de filmes sobre a cultura da infância, o
brincar e o espírito lúdico.
Teremos sessões comentadas com convidados especiais, contação de histórias e um Encontro
Brincante para adultos. A programação está doce e imperdível!
Realização
Bureau de Cinema e Artes Visuais em parceria com a Fecomércio-RS/SESC;
Apoio
Sala Redenção e Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”
(UFRGS/FACED); Financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (PRÓ-CULTURA
RS FAC), Lei nº 13.490/10.
Andreia Vigo, Curadoria e Direção Geral
Piconzé
(Brasil, 1972, 80 min) Dir. Ypê Nakashima
01 de novembro- terça-feira – 14h15min
Primeiro
longa-metragem de animação brasileiro, narra a história de Piconzé, que
tenta salvar sua namorada Maria do bandido Gustavo Bigodão.
O Mundo de Ulim e Oilut
(Brasil, 2011, 13 min) Dir. Carú Alves de Souza
01 de novembro- terça-feira – 16h
Duas crianças se conhecem e começam a brincar e, aos poucos, suas fantasias começam a tomar conta da realidade que os cerca.
Após
a sessão, encontro brincante para adultos com Adelsin, brincante,
autor, ilustrador e integrante da Casa das 5 Pedrinhas. Através de um
mergulho
nas memórias de infância dos participantes, a atividade proporciona,
dentre outras coisas, troca de histórias, brincadeiras e construção de
brinquedos com materiais da natureza ou recicláveis.
Território do Brincar
(Brasil, 2015, 90 min) Dir. David Reeks e Renata Meirelles
01 de novembro- terça-feira – 19h
Percorrendo várias regiões do país, a revelação do Brasil através do olhar das crianças.
Após
a sessão, debate com Tânia Ramos Fontoura, doutora em educação,
professora de psicologia da educação na UFRGS, coordenadora do programa
“Quem
quer Brincar?” e criadora da Brinquedoteca Universitária.
Contos da Noite
(Les Contes de la Nuit, França, 2011, 84 min) Dir. Michel Ocelot
03 de novembro- quinta-feira – 14h15min
Todas as noites, duas crianças e um velho técnico se encontram em um pequeno cinema para criar histórias e fantasias.
O Mundo dos Pequeninos
(Kari-gurashi no Arietti, Japão, 2010, 94 min) Dir. Hiromasa Yonebayashi
03 de novembro- quinta-feira – 16h
08 de novembro- terça-feira – 14h15min
Um
garoto, após se mudar para uma nova casa, faz amizade com Arietti e sua
família de pequenas pessoas que vivem debaixo do assoalho de lá.
Jonas e o Circo sem Lona
(Brasil, 2016, 82 min) Dir. Paula Gomes e Ernesto Molinero
03 de novembro- quinta-feira – 19h
Enquanto luta para manter o circo que criou na sua casa, um menino de 13 anos lida com os desafios do crescimento.
As Aventuras do Pequeno Colombo
(Brasil, 2015, 80 min)
04 de novembro- sexta-feira – 14h15min
O
jovem Cristóvão Colombo, com seus amigos Leo da Vinci e Monalisa, vai
para Hi Brazil, uma terra com tesouros cobiçados por piratas, a fim de
salvar
sua família da falência.
A Morte Inventada – Alienação Parental
(Brasil, 2009, 80 min) Dir. Alan Minas
04 de novembro- sexta-feira – 16h
Documentário sobre pais e filhos que romperam seus elos por uma separação conjugal mal-conduzida.
Tarja Branca – A Revolução que Faltava
(Brasil, 2014, 80 min) Dir. Cacau Rhoden
04 de novembro- sexta-feira – 19h
A
partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões
diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de
brincar.
Mostra Curta Saci
Juro que vi – Saci
(Brasil, 2004, 13 min) Dir. Humberto Avelar
7 de novembro- segunda-feira – 14h15min
Saci ensina um velho fazendeiro que nunca é tarde para recomeçar.
+
Juro que vi – Curupira
(Brasil, 2003, 12 min) Dir. Humberto Avelar
Um caçador e seu ajudante se perdem na mata e devem enfrentar o Curupira.
+
Juro que vi – Matinta
(Brasil, 2004, 14 min) Dir. Humberto Avelar
Uma menina faz amizade com a bruxa Matinta Perera, mostrando que o afeto é a melhor arma contra o medo.
+
As Icamiabas
(Brasil, 2013, 3 min) Dir. Renato Leôncio
Lendárias guereiras amazonas, as Icamiabas, utilizam todo o seu poder para conter monstros folclóricos soltos pela cidade.
+
Somos Todos Saci
(Brasil, 2013, 2 min) Dir. Renato Leôncio
Saci tenta entrar no Olimpo dos deuses e monstros antigos, mas o guardião não permite.
Após
a sessão, contação de histórias com Andriolli Costa, jornalista,
pesquisador de cultura popular, narrador e organizador da Mostra Curta
Saci.
A Alma da Gente
(Brasil, 2013, 82 min) Dir. Helena Solberg e David Meyer
7 de novembro- segunda-feira – 16h
Um
grupo de jovens ensaia o último espetáculo do Corpo de Dança da Maré.
Filmado em dois tempos, com um intervalo de 10 anos, o filme mostra os
diferentes
destinos dos personagens.
Brincante – O Filme
(Brasil, 2014, 93 min) Dir. Walter Carvalho
7 de novembro- segunda-feira – 19h
Uma
viagem musical na obra de Antonio Nóbrega. O filme registra diversas
expressões culturais mostrando como esse artista faz parte do imaginário
cultural brasileiro.
O Começo da Vida
(Brasil, 2016, 97 min) Dir. Estela Renner
8 de novembro- terça-feira – 16h
Documentário que traz uma reflexão sobre os cuidados com os primeiros anos da infância.
Ponto Zero
(Brasil, 2014, 94 min) Dir. José Pedro Goulart
8 de novembro- terça-feira – 19h
Ao
tentar escapar de uma claustrofóbica cena familiar, Ênio, 14 anos,
desafia uma noite tempestuosa que o levará a um choque brutal com o
destino.
Após a sessão, debate com José Pedro Goulart, cineasta, diretor de Ponto Zero; e Sandro Aliprandini, ator em Ponto Zero.
Encontro com o Cinema Alemão
Sala
Redenção - Cinema Universirário, em parceria com Sesc/RS e
Goethe-Institut, apresenta Encontro
com Cinema Alemão. Na mostra serão exibidos sete filmes contemporâneos
que retratam questões importantes da história e da cultura da Alemanha,
como o período da Segunda Guerra Mundial, a vida antes e logo após a
queda do muro de Berlim, com a reunificação
da Alemanha.
A Vida é um Canteiro de Obras
(Das Leben Ist Eine Baustelle, Alemanha, 1997, 118 min) Dir. Wolfgang Becker
10 de novembro- quinta-feira – 16h
22 de novembro- terça-feira – 19h
24 de novembro- quinta-feira – 16h
29 de novembro- terça-feira – 19h
Um jovem, após ser preso e demitido, encontra em uma garota esperança de voltar a ser feliz.
Berlin is in Germany (Berlin is in Germany, Alemanha, 2001,
99 min) Dir. Hannes Stöhr
09 de novembro- quarta-feira – 16h
11 de novembro- sexta-feira – 16h
24 de novembro- quinta-feira – 19h
Após a reunificação da Alemanha, um ex-membro da Alemanha Oriental se defronta com a nova realidade
de seu país ao ser solto da prisão.
Nenhum Lugar Para Ir (Die Unberührbare, Alemanha, 2000, 104 min) Dir. Oskar Roehler
11 de novembro- sexta-feira – 19h
14 de novembro- segunda-feira – 16h
25 de novembro- sexta-feira – 16h
Uma famosa escritora comunista da Alemanha Oriental não encontra seu espaço no país pós-unificação.
Sonnenallee
(Sonnenallee, Alemanha, 1999, 101 min) Dir. Leander Haußmann
14 de novembro- segunda-feira – 19h
15 de novembro- terça-feira – 16h
25 de novembro- sexta-feira – 19h
30 de novembro- quarta-feira – 16h
O dia-a-dia de um grupo de amigos na Alameda do Sol, uma das poucas ruas berlinenses que são divididas pelo Muro.
4 Dias em Maio (4 Tage im Mai, Alemanha/Rússia/Ucrânia, 2011, 95 min) Dir. Achem
von Borries
15 de novembro- terça-feira – 19h
16 de novembro- quarta-feira – 16h
18 de novembro- sexta-feira – 16h
28 de novembro- segunda-feira – 16h
Quatro dias antes do fim da Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados russo se instala em um
orfanato na costa do mar Báltico enquanto soldados alemães ocupam a praia.
Bem-vindo à Alemanha
(Almanya - Willkommen in Deutschland, Alemanha, 2011, 101 min) Dir. Yasemin Samdereli
18 de novembro- sexta-feira – 19h
21 de novembro- segunda-feira – 16h
28 de novembro- segunda-feira – 19h
A história de três gerações de uma família de imigrantes turcos na Alemanha pós-Segunda Guerra
Mundial.
O que Permanece (Was Bleibt, Alemanha, 2012, 88 min) Dir. Hans-Christian Schmid
17 de novembro – quinta-feira – 19h
21 de novembro- segunda-feira – 19h
22 de novembro- terça-feira – 16h
29 de novembro- terça-feira – 16h
Cinemas em Rede
A Sala Redenção – Cinema Universitário convida para a exibição de
O Homem que não Dormia (2011), o mais recente longa do premiado cineasta baiano Edgard Navarro. Diretor de filmes premiados como
Superoutro (1987) e Eu Me Lembro (2005), Navarro traz, em
seu novo longa, elementos que marcaram sua obra desde os filmes em super
8 que realizou nos anos 70. O filme teve passagens de sucesso pelo
Festival de Brasília, 35ª Mostra Internacional
de São Paulo e Festival de Tiradentes.
Cinemas
em Rede é um projeto inovador de compartilhamento e difusão de
conteúdos audiovisuais, pela internet de alta capacidade, via CiPê,
coordenado
pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa- RNP em parceria com os
Ministérios da Cultura (MinC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
12 Instituições participam do Projeto: Cinemateca Brasileira (SP), a
UFRGS (Sala Redenção - Cinema Universitário); USP (CINUSP
e Escola de Comunicação e Artes-ECA); UFBA (Saladearte Cinema da UFBA);
a Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, em Recife; a UFG (Cinema da UFG); a
UFES (Cine Metrópolis); a UFSCAR (CineUFSCar); a UFPB (Cinema da UFPB);
a UFPel (Cinema UFPel); a UFOP (Cine Vila
Rica) e a UFF (Cinema da UFF).
O Homem que não Dormia
(Brasil, 2011, 98 min) Dir. Edgard Navarro
10 de novembro- quinta-feira – 19h
Alguns
habitantes de um lugarejo remoto são acometidos pelo mesmo pesadelo. A
chegada de um peregrino de origem misteriosa irá revelar o conflito
interno em que vivem, deflagrando uma ruptura radical em suas vidas.
Em um final de semana com a família, Gitta anuncia que se curara e parara de tomar remédios para
depressão, o que impacta as relações entre os presentes.Parceiros da Sala Redenção
Mostra Tela Indígena
A
Mostra Tela Indígena propõe divulgar filmes feitos por indígenas ou que
tratam desta temática. Nossa intenção é divulgar a pluralidade
das culturas indígenas, essa multidão de 246 povos no Brasil, que fala
mais de 150 línguas. São diferentes maneiras de ver o mundo - e de ser
visto por ele. Nossa “Tela Indígena” é uma tela para este outro
universo, que muitas vezes passa despercebido do cotidiano
do resto dos brasileiros. O audiovisual aqui está transformado em uma
ferramenta de diálogo entre essas experiências de vida, uma ponte entre
espectador e os outros modos de perceber o mundo que esses povos têm.
Propomos, além disso, continuar esse diálogo
com os espectadores de forma ainda mais próxima: a Mostra traz
convidados indígenas, antropólogos, diretores dos filmes e
especialistas, que ajudam o espectador a compreender melhor esse outro
universo cultural.
A
Mostra Tela Indígena é fruto de uma parceria entre o NIT (Núcleo de
Antropologia de Sociedades Indígenas e Tradicionais), que
faz parte do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da UFRGS,
e a Sala Redenção – Cinema Universitário. Na programação, contamos com
filmes da atualidade sobre a questão indígena, tanto produzidos por
diretores indígenas como em parceria com estes.
Escolhemos transitar entre várias experiências de ser indígena.
Ressaltamos, por fim, que a Mostra Tela Indígena é uma proposta de
diálogo. Diálogo intercultural, diálogo visual. Diálogo entre modos de
ver.
ETE Londres – Londres como uma Aldeia
(Brasil, 2016, 30 min) Dir. Tukumã Kuikuro
16 de novembro- quarta-feira – 19h
A
viagem feita pelo cineasta indígena Tukumã Kuikuro a Londres afim de
explorar as diferenças e similaridades entre a sua cultura
e a dos hiper-brancos, termo usado pelos Kuikuro para designar os
não-brasileiros.
+
As Hiper Mulheres
(Brasil, 2011, 80 min) Dir. Carlos Fausto, Leonardo Sette
Temendo
a morte da esposa, um idoso pede que seu sobrinho realize o
Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para
que ela possa cantar pela última vez. As mulheres do grupo começam os
ensaios enquanto a única cantora que conhece todas as músicas
encontra-se gravemente doente.
Após
a sessão, debate com Tukumã Kuikuro, diretor de ETE Londres – Londres
como uma Aldeia; Carlos Fausto, doutor em antropologia
social e pesquisador de povos indígenas; e Maria Paula Prates, doutora
em antropologia social e professora da UFCSPA.
Cinema e Meio Ambiente
A
temática ambiental não é mais um assunto periférico, considerado apenas
como preocupação de países ricos e desenvolvidos, mas, sim, uma questão
de toda a sociedade. Tal temática foi freqüentemente abordada no cinema
na forma de documentários, muitas vezes considerados “alarmistas”, e
com uma visão fragmentada, sem explicitar o caráter sistémico da
degradação ambiental. A proposta do cíclo é justamente
revelar o caráter sistémico dela, examinando as conexões entre as
diversas crises que se sobrepõem atualmente – crises existencial,
social, econômica, e ambiental. Colocar na luz esse sistema complexo,
por fim, convida a pensar a relação que os seres humanos
desenvolveram entre si e com a natureza. O objetivo, meramente, é
questionar a ideia de modernidade e de progresso a partir das realidades
que cada um pode observar no dia a dia, para imaginar futuros
possíveis.
Após
cada sessão, Eléonore Pierrat, estudante de engenharia ambiental da
UFRGS e organizadora do Ciclo Cinema e Meio Ambiente, comentará cada
um dos filmes.
Em Busca de Sentido
(En Quête de Sens, França, 2015, 87 min) Dir. Nathanaël Coste e Marc de la Ménardière
9 de novembro- quarta-feira – 19h
Um
recém formado, após trabalhar no setor financeiro de Wall Street,
adquire consciência ambiental e começa uma viagem em busca de um
entendimento
maior.
Amanhã
(Demain, França, 2015, 88 min) Dir. Mélanie Laurent e Cyril Dion
23 de novembro- quarta-feira – 19h
Documentário
sobre a ligação entre as crises energética, da agricultura, econômica,
democrática e da educação, através de encontros com diferentes
atores de mudanças de paradigma.
O Planeta Verde
(La Belle Verte, França, 1996, 93 min) Dir. Coline Serreau
30 de novembro- quarta-feira – 19h
Através
do olhar de um extraterrestre que decide visitar o planeta Terra, essa
fábula denuncia as aberrações dos modos modernos de ser e viver.
Sessão com debate do Simpósio Internacional de Saúde da População Negra
O
Simpósio Internacional de Saúde da População Negra visa estabelecer
subsídios para fortalecimento da implementação da Política Nacional da
Saúde da População Negra, constituindo-se
como espaço de interação de saberes e diálogos sobre a temática em
âmbito internacional, como ação estratégica da Década dos
Afrodescendentes.
A
programação do evento procura contemplar a diversidade de abordagens
sobre a temática, bem como agregar atividades relacionadas a cultura
afro-brasileira. Exibiremos na Sala Redenção
o documentário Cuidar nos Terreiros (2012). Filmado em São Luis,
Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, aborda os modelos de cuidados
nos terreiros que podem infuenciar políticas públicas de saúde. Mostra a
pluralidade cultural das religiões de matriz
africana e o importante legado cultural preservado pelos terreiros para
a preservação da saúde.
Elaine Oliveira Soares,
organizadora do Simpósio Internacional de Saúde da População Negra.Cuidar nos Terreiros
(Brasil, 2012, 28 min) Dir. Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde
17 de novembro- quinta-feira – 16h
O documentário apresenta os terreiros como espaços promotores de saúde e importantes parceiros do SUS.
Após
a sessão, debate com José Marno da Silva, dentista, integrante do
Comité Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde e
secretário-executivo da Rede Nacional de
Religiões Afro-brasileiras e Saúde.
Contos da noite
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