SALA P. F. GASTAL EXIBE FILMES ARGENTINOS INÉDITOS EM PORTO ALEGRE
A programação especial da
57ª
Semana de Porto Alegre da Sala P. F. Gastal apresenta a mostra
Nuevos Cines – Cinema Argentino Contemporâneo. Entre os dias 29
de março e 10 de abril, o cinema da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe
onze longas-metragens argentinos inéditos na cidade. Com curadoria do
Giovani Borba e Leonardo Bomfim, produção da
Livre Associação e apoio do Consulado Geral da República Argentina em
Porto Alegre, a mostra também celebra o bicentenário do movimento que
deu início ao processo de emancipação política da Argentina. O valor do
ingresso é R$ 4,00 – a exceção é a sesão de
abertura e o Projeto Raros, ambos com entrada franca.
NUEVOS CINES – CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO
A mostra
Nuevos Cines – Cinema Argentino Contemporâneo apresenta uma
seleção de longas-metragens realizados na Argentina que não têm
distribuição comercial no país. Bastante diversificada entre temáticas e
olhares, o ciclo propõe um retrato da geração que escreve
neste momento uma parte importante da história do cinema de invenção do
país, com produções independentes que se destacaram em festivais e
mostras ao redor do mundo.
A sessão de abertura exibe
Dois Disparos, o mais recente longa-metragem de Martín Rejtman, nome decisivo do cinema independente argentino desde o início da década de 1990, época em que lançou o cultuado Rapado.
O filme é citado como o outro lado da moeda recordista
Relatos Selvagens pelo crítico Martín Alomar na Revista Teorema.
Representam, segundo o crítico, “duas visões completamente oblíquas,
maneiristas e necessárias do que a ‘argentinidade’ significa
no imaginário dentro e fora de nossas fronteiras (termo anacrônico, se
eles existem), construindo identidade, mas também a questionando”.
Repleto de digressões e ousadias narrativas, Dois Disparos busca um
desconcertante retrato da classe média argentina e
da convivência familiar, pontuado por um humor de viés absurdista e
pela vontade de lançar um olhar afetuoso às inconstâncias juvenis.
A mostra dedica uma parte da programação à admirável produtora
El Pampero Cine, que surge em 2002 com a proposta de experimentar
e renovar as práticas cinematográficas do país. Resgatamos dentro de
seu catálogo um filme incontornável do cinema contemporâneo,
Histórias Extraordinárias, de 2008, uma coleção ficções com mais de 4 horas de duração do diretor, roteirista e produtor
Mariano Llinás, um dos principais mentores da nova geração argentina. Em
O Escaravelho de Ouro, Alejo Moguillansky aproveita a parceria com a cineasta sueca
Fia-Stina Sandlund e a inspiração de Edgar Allan Poe e Robert
Louis Stevenson para colocar em debate várias tensões, como as relações
entre latino-americanos e europeus, entre mulheres e homens e entre os
cinemas independentes e aqueles bancados por
fundos internacionais. O contraponto ao gosto alucinado pela fantasia e
pelos jogos narrativos dos dois filmes é o minimalismo sereno de
A Mulher dos Cachorros, de Laura Citarella e Verónica Llinás, sobre uma mulher (interpretada pela própria Llinás) soberana e solitária que vive acompanhada pelos seus companheiros caninos.
Outro nome de destaque do jovem cinema é
Matías Piñeiro, diretor de Viola, exibido em Porto Alegre na Sessão Plataforma em 2014. Trouxemos seu último longa-metragem,
A Princesa da França, uma ode ao teatro e aos encontros e
desencontros amorosos. O quarto longa-metragem de Piñeiro reforça o
lugar do cineasta dentro do cenário contemporâneo: é um dos poucos que
ainda instiga as possibilidades da mise en scène e da
dramaturgia cinematográfica.
O Movimento é o novo filme de
Benjamin Naishtat, diretor que teve sucesso no circuito comercial
porto-alegrense com seu primeiro longa-metragem, Bem Perto de Buenos
Aires, lido como uma espécie de O Som ao Redor argentino, por revelar as
tensões entre as classes sociais dentro de
um condomínio fechado. Na nova obra, o cineasta embarca em outro
contexto e, trabalhado de forma extremamente estilizada, investiga as
conspirações políticas que aconteceram na primeira metade do século
dezenove, um período histórico bastante delicado da Argentina.
Aos 64 anos,
Raúl Perrone é o nome mais radical e prolífico do nuevo cine
argentino. Muitas vezes inclassificáveis, seus filmes conseguem ao mesmo
tempo assumir inspirações do período silencioso, aproveitando a janela
reduzida da imagem e a pequena quantidade de
diálogos, e documentar um estado de espírito contemporâneo, através da
presença da música pop e de sonoridades eletrônicas. Extremamente
audacioso, P3ND3JO5
resume bem a obra do diretor, unindo a pulsação juvenil dos
melhores filmes do norte-americano Gus Van Sant à busca pelo sublime
visual de mestres como o dinamarquês Carl Theodor Dreyer.
Para além da Capital, também marcam presença destacados filmes produzidos em Córdoba, da geração conhecida como
el nuevo cine cordobés. Exibido na Forum, a seção mais transgressora do Festival de Berlim, a estreia de
Mariano Luque, Salsipuedes, introduz uma atmosfera de estranhamento nas longas crises de um casal em um cenário bucólico.
Atlântida, primeiro longa-metragem de Inés María
Barrionuevo, aborda com sutileza as descobertas amorosas e a relação
turbulenta entre duas irmãs adolescentes.
Yatasto, de Herme Paraluello, documenta com um olhar livre o cotidiano juvenil de Villa Urquiza, bairro pobre da periferia da cidade.
A mostra ainda apresenta uma edição especial do
Projeto Raros com a exibição do documentário Uma Importante Pré-Estreia, de
Santiago Calori, um apaixonante retrato da cinefilia argentina e dos saudosos cinemas de rua das décadas de 1960, 70 e 80.
PROGRAMAÇÃO
Histórias Extraordinárias
Direção: Mariano Llinás
(Historias extraordinárias, 2008, 245 minutos)
Nos
Pampas Argentinos, três homens anônimos, X, H e Z, enfrentam seus
medos, obsessões e idiossincrasias. X, única testemunha de um
assassinato, foge e se esconde com receio
de que os assassinos o tenham visto. Z consegue um trabalho enfadonho
em uma pequena cidade rural, e, para espantar o tédio, decide investigar
o misterioso passado de seu antecessor no emprego. Já H ocupa-se de uma
estranha tarefa: percorrer todo o Rio Salado
a bordo de um pequeno barco em busca dos monolitos de um projeto de
clube aquático abandonado. Exibição digital.
Salsipuedes
Direção: Mariano Luque
(Salsipuedes, 2012, 66 minutos)
Eles
tiveram sorte: o camping para onde viajaram fica em uma floresta com
uma linda paisagem. O canto dos pássaros é suave e por sorte não há
muitos turistas. No entanto, Carmen
e o seu marido Rafa não conseguem aproveitar o feriado. Exibição em HD.
O Movimento
Direção: Benjamin Naishtat
(El Movimento, 2015, 70 minutos)
O
filme revisita e reconstrói de maneira apocalíptica a história da
Argentina. O caos reina no país, em 1835, e os Pampas se tornam uma
terra sem lei e sem líder, constantemente
em guerra. O ambicioso Señor vê no caos uma oportunidade para se erguer
como líder e ditador do território e para atingir seus objetivos usa a
força e o assassinato. Exibição em HD.
P3ND3JO5
Direção: Raúl Perrone
(P3ND3JO5, 2013, 150 minutos)
Um musical sobre adolescentes em um subúrbio de Buenos Aires. Exibição em HD.
A Mulher dos Cachorros
Direção: Laura Citarella e Veronica Llinás
(La Mujer de los Pejos, 2015, 98 minutos)
Llinás
sobrevive em uma borda selvagem da cidade, cercada por cães e por
pouco. Pouco abrigo, poucos humanos. Uma história sobre a solidão em seu
modo majestoso, misterioso
e triste. Exibição em blu-ray.
Dois Disparos
Direção: Martín Rejtman
(Dos Disparos, 2014, 95 minutos)
Em
um dia de verão particularmente quente, Mariano, um adolescente de 16
anos, encontra uma arma de fogo ao procurar ferramentas em sua casa, e
acaba disparando contra si mesmo.
Mas, para a surpresa de todos, inclusive dos médicos, Mariano sobrevive
com a bala dentro de algum lugar de seu corpo. Seu único efeito
colateral parece ser a misteriosa nota breve que emite ao tocar com seus
amigos. Mas o ato impulsivo de Mariano terá outras
consequências sobre as pessoas que o rodeiam. Exibição em HD.
O Escaravelho de Ouro
Direção: Alejo Moguillansky e Fia-Stina Sandlund
(El Escarabajo de Oro, 2014, 102 minutos)
Todos
lutam: cineastas europeus contra cineastas latino-americanos; cinema
independente contra fundos de financiamento para os países emergentes;
civilização contra a barbárie;
Norte contra o Sul; piratas contra piratas; um velho político do século
XIX contra uma antiga poeta feminista do século XIX; produtores contra
diretores; Poe contra Stevenson; Long John Silver contra o Capitão
Smollett; aventura contra dinheiro; beleza contra
a ganância; busca pela Verdade e Sabedoria contra a
Hipocrisia e a Crueldade; ricos contra pobres; homens contra mulheres;
ficção vs. realidade. Todos lutam, mas apenas um ganha. Exibição em
blu-ray.
A Princesa da França
Direção: Matias Piñeiro
(La princesa de Francia, 2014, 66 minutos)
Victor
retorna a Buenos Aires após a morte de seu pai e decide realizar um
novo projeto para sua antiga companhia de teatro. Mas essa se mostra uma
tarefa difícil, pois Victor
deve reunir seu grande elenco feminino, ligado ao diretor por uma série
de laços românticos do passado. O filme é o resultado de uma imersão de
oito anos com o mesmo grupo de atores. Inspirado pela peça de
Shakespeare, Trabalhos de Amor Perdidos. Exibição
em blu-ray.
Uma Importante Pré-Estreia
Direção: Santiago Calori
(Un importante preestreno, 2015, 72 minutos)
O
documentário conta a história por trás da história da cinefilia de
Buenos Aires nos anos sessenta, setenta e oitenta. Como o espectador
argentino conseguiu assistir filmes
censurados ou banidos durante certos períodos históricos do país, e
como certos distribuidores de filmes fizeram jogadas loucas de
publicidade para lançar filmes. Exibição em HD.
Atlântida
Direção: Inés María Barrionuevo
(Atlantida, 2014, 88 minutos)
Argentina,
1987. É um dia quente de verão e uma tempestade lentamente se aproxima
da cidade. Lucia e sua irmã Elena lutam contra o calor na piscina local,
onde a fofoca é o
principal esporte. Elena conhece Ignacio, um médico com o dobro de sua
idade, Lúcia encontra-se com Ana, uma amiga de sua irmã, e juntos eles
vão para a periferia da cidade. As duas irmãs vivem um momento de
iniciação, que começa e termina nessa tarde de tempestade
– e onde nada mais será o mesmo para elas. Exibição em blu-ray.
Yatasto
Direção: Hermes Paralluelo
(Yatasto, 2011, 95 minutos)
O
documentário de estreia do diretor tem como cenário Villa Urquiza,
bairro pobre da periferia de Córdoba (Argentina). Nele, três garotos são
aprendizes de carroceiro. O filme
acompanha sua rotina, a transmissão dos conhecimentos que precisam
adquirir com os mais velhos, seu falar próprio e visão de mundo.
Exibição em blu-ray.
GRADE DE HORÁRIOS
PRIMEIRA SEMANA
29 de março a 3 de abril de 2016
29 de março (terça)
19h – Coquetel
20h30 – Sessão de abertura com o filme Dois Disparos
30 de março (quarta)
20h – O Movimento
31 de março (quinta)
20h – P3ND3JO5
1 de abril (sexta)
20h – Projeto Raros:
Uma Importante Pré-Estreia
2 de abril (sábado)
15h – A Princesa da França
16h30 – O Escaravelho de Ouro
18h30 – Histórias Extraordinárias
3 de abril (domingo)
15h – Salsipuedes
16h30 – A Mulher dos Cachorros
18h30 – Atlântida
GRADE DE HORÁRIOS
SEGUNDA SEMANA
5 a 10 abril de 2016
5 de abril (terça)
20h – Salsipuedes + Yatasto
6 de abril (quarta)
20h – O Escaravelho de Ouro
7 de abril (quinta)
20h – Atlântida
8 de abril (sexta)
20h – A Mulher dos Cachorros
9 de abril (sábado)
15h – Histórias Extraordinárias
19h30 – P3ND3JO5 + debate com os curadores
10 de abril (domingo)
15h – Dois Disparos
16h45 – A Princesa da França
18h – O Movimento
19h15 – Yatasto
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário