Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cine Especial: Steven Spielberg: Parte 3

Nos dias 22 e 23 de outubro, estarei participando do curso O FANTASTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG, na Rua General da Câmera 424 – Porto Alegre/RS. Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme que esse fantástico diretor criou e que foi um dos primeiros que fez nascer o conceito “blockbuster”.



CONTATOS IMEDIATOS DE 3º GRAU
Sinopse: Roy Neary (Richard Dreyfuss) é um chefe de família que, ao presentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Como ele diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave.
Apesar do filme ter sido lançado no mesmo ano do arrasa quarteirão do amigo George Lucas (Star Wars) e por focar a historia num lado menos aventureiro da ficção cientifica, o filme se tornou um dos grandes sucessos da carreira do diretor, que se estabeleceu de uma vez por todas como um dos melhores diretores que surgiram na década de 70. Com um toque especial de Spielberg, clima envolvente, efeitos especiais competentes, que mesmos nos dias de hoje, não envelheceram, e uma antológica seqüencial final que se tornou magistral de tão mágica e envolvente. Alias, vale salientar que (assim como em Tubarão) John Willians foi encarregado da trilha sonora do filme, mas não foi só isso, já que seu talento foi usado para a criação da famosa cinco notas musicais que servia de uma forma de contato com os Ets, e com isso, novamente sua trilha serviu de papel fundamental para a trama.
Com um excelente elenco (com a presença do meu diretor Frances favorito François Truffaut, num papel de um cientista), a produção ainda foi agraciada com Oscar de melhor fotografia. Atualmente, se encontra o DVD da produção em três versões, uma do lançamento da época, outra em uma edição especial (com a famosa cena do protagonista dentro da nave mãe) e uma versão definitiva, segundo as próprias palavras do diretor.

Curiosidade: Para realizar a cena em que o garoto Barry Guiller se surpreende com os extraterrestres, o diretor Steven Spielberg usou um truque inusitado. A fim de captar exatamente as emoções que queria do garoto, Spielberg pediu a dois integrantes da equipe que se fantasiassem, um de palhaço e outro de gorila, e se escondessem em grandes caixas que estavam no set de filmagens. Quando a cena começou a ser rodada os dois deixaram repentinamente as caixas a fim de assustar o menino, com o integrante fantasiado de gorila segurando uma câmera e registrando tudo. Logo após Spielberg ordenou que fosse retirada a máscara de gorila, o que fez com que o garoto abrisse um grande sorriso.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: