Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cine Especial: Steven Spielberg: Parte 1

Nos dias 22 e 23 de outubro, estarei participando do curso O FANTASTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG, na Rua General da Câmera 424 – Porto Alegre/RS. Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme que esse fantástico diretor criou e que foi um dos primeiros que fez nascer o conceito “blockbuster”.  

ENCURRALADO

Feito para a tv, primeiro grande sucesso da carreira de Steven Spielberg, provou que o jovem diretor na época iria longe
Sinopse: Homem de negócios dirigindo sozinho em uma estrada secundária de repente se vê perseguido por motorista de caminhão. Depois de algum tempo, ele chega a conclusão de que aquele motorista pretende matá-lo.
A primeira impressão é a que fica, e realmente Steven Spielberg impressionou super positivamente em seu primeiro filme, feito para a tv, onde ele cria uma trama aparentemente simples, mas eficaz nos momentos de pura tensão e medo. Mesmo com um orçamento modesto para época Steven usa e abusa da câmera e cria tomadas mirabolantes que até hoje impressionam, principalmente se levarmos em conta a época que o filme foi feito (1971). O motorista do caminhão em si não aparece em nenhum momento (somente as botas e uma parte do braço) o que torna o caminhão um verdadeiro mostro assassino perseguindo o pobre motorista (Dennis Weaver, ótimo). Com esse filme Steven Spielberg ganhou sinal verde para embarcar como diretor de cinema com seu primeiro grande sucesso na telona tubarão, e o resto é historia.

Curiosidade: O som de um grito de um dinossauro ouvido no final do filme, foi posteriormente usado também em Tubarão.


Nenhum comentário: