Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cine Especial: Steven Spielberg: Parte 4

Nos dias 22 e 23 de outubro, estarei participando do curso O FANTASTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG, na Rua General da Câmera 424 – Porto Alegre/RS. Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme que esse fantástico diretor criou e que foi um dos primeiros que fez nascer o conceito “blockbuster”.

OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
Sinopse: Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras conteria "Os Dez Mandamentos" que Moisés trouxe do Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.
Projeto dos sonhos de George Lucas (junto com Star Wars), cuja historia é toda dele. Contudo, como estava ocupado com a trilogia espacial, Lucas decidiu dar o trabalho de direção para seu colega e amigo Steven Spielberg, que na época, estava interessado em fazer um filme de 007. Lucas o persuadiu, e o convenceu que Indiana Jones seria um filme muito melhor. Com a escolha de Harrison Ford como protagonista, a produção seguiu adiante de vento e poupa. O resultado é um dos melhores filmes de aventura de todos os tempos. O filme diverte com um ritmo vertiginoso com as constantes reviravoltas inspirado nos antigos seriados apresentados nas matines antes ou depois do filme principal. Vencedor de 4 Oscar.


Curiosidade: Nos hieróglifos encontrados por Indiana Jones no Poço das Almas, podem ser vistos, direita de Indy, inscrições com as palavras R2-D2 e C-3PO, outra homenagem saga Guerra nas Estrelas.



INDIANA JONES:
 E O TEMPLO DA PERDIÇÃO
Sinopse: O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) tem agora que resgatar as pedras roubadas por um feiticeiro, para libertar crianças escravizadas. Para tanto, enfrenta os poderes mágicos e o fanatismo de um culto que sacrifica seres humanos.
O heróico personagem da fabulosa aventura anterior volta a agir desta vez, numa aventura situada em tempo anterior. Contem cenas inesquecíveis que garantiram o Oscar de efeitos visuais. As seqüências são marcantes como o musical de abertura (Anything Goes, “Vale Tudo”), a dança da morte no cabaré em polvorosa, a pane do avião, o ritual satânico e a luta da ponte Pênsil.

Curiosidade: O clube que aparece logo no início do filme chama-se "Club Obi-Wan", uma referência à saga Guerra nas Estrelas, elaborada por George Lucas.

 

INDIANA JONES:
 E A ULTIMA CRUZADA
Sinopse: O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) desta vez enfrenta os nazistas para salvar seu pai (Sean Connery) e encontrar o Santo Graal, o cálice sagrado.
Conclusão da trilogia de aventura iniciada com Os Caçadores da Arca Perdida. O grande destaque dessa terceira aventura esta no duelo de interpretação entre Ford e Connery, cuja química de ambos é prazeroso de assistir e juntos, protagonizam momentos de grande emoção e humor acavalar, como na cena hilária em que a dupla tenta escapar de um avião nazista dentro de um túnel. A ótima seqüência de abertura estrelada por River Phonix deu origem a elogiada (e curta) serie do Jovem Indiana Jones. A decifração do enigma da caverna e os heróis partindo embora durante o por sol (embalado pela inesquecível trilha de John Willians) fechou com chave de ouro essa inesquecível trilogia. Oscar de efeitos sonoros.

Curiosidade: O diretor Steven Spielberg incluiu na cena de abertura um tributo pessoal à sua experiência como escoteiro, quando garoto.

INDIANA JONES:
 E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL
Sinopse: 1957. Indiana Jones (Harrison Ford) e seu ajudante Mac (Ray Winstone) escapam por pouco de um encontro com agentes soviéticos, em um campo de pouso remoto. Agora Indiana está de volta à sua casa na Universidade Marshall, mas seu amigo e reitor da escola, Dean Stanforth (Jim Broadbent), explica que suas ações recentes o tornaram alvo de suspeita e que o governo está pressionando para que o demita. Ao deixar a cidade Indiana conhece o rebelde jovem Mutt Williams (Shia LaBeouf), que tem uma proposta: caso o ajude em uma missão Indiana pode deparar-se com a caveira de cristal de Akator. Agentes soviéticos também estão em busca do artefato, entre eles a fria e bela Irina Spalko (Cate Blanchett), cujo esquadrão de elite está cruzando o globo atrás da Caveira de Cristal.Sinopse: O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) desta vez enfrenta os nazistas para salvar seu pai (Sean Connery) e encontrar o Santo Graal, o cálice sagrado.
Filme que retorna (depois de vários anos) as aventuras do corajoso arqueólogo. Com a idade já um tanto avançada, o filme explora as dificuldades do personagem perante a um mundo diferente se comparado da época de suas primeiras aventuras. O filme aproveita homenagear os filmes de ficção cientifica B dos anos cinqüenta, ao mesmo tempo, busca um tempinho para explorar as paranóias da guerra fria.
Se comparada aos filmes anteriores, (principalmente ao terceiro e melhor filme do cine serie) essa nova aventura é um tanto que inferior, mas não menos divertida, e que retorna com elementos e personagens que fizeram sucesso nas aventuras anteriores.

Curiosidade: Harrison Ford passou 3 horas por dia na academia e fez uma dieta composta principalmente de peixe e vegetais, para voltar a interpretar Indiana Jones. Steven Spielberg declarou que ficou tão impressionado com a forma física de Ford que não conseguia perceber diferenças entre as cenas por ele rodadas para o 3º e o 4º filme da série.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: