Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cine Especial: Clássicos Disney: As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo

Dia oito de dezembro chega as lojas a versão em DVD e Blu-Ray da edição especial de Fantasia a obra máxima de Al Disney. E enquanto o filme não vem, publico curte aqui, matérias de cada um dos clássicos que surgiram ao longo dos anos no estúdio.
Sinopse: O filme é composto de dois segmentos, ambos baseados em obras literárias populares nos Estados Unidos:
The adventures of Mr. Toad de Kenneth Grahame (narrado por Basil Rathbone).Um sapo chamado J.T. sapo é louco por manias e seus amigos tentam parar essa moda de ser dele.Mas ele fica louco pelo carro a motor e por conta disso vai para prisão.Mas ele foge e vai provar que é inocente numa arriscada aventura
A história de Ichabod Crane e o Cavaleiro Sem-Cabeça baseia-se na obra "The Legend of Sleepy Hollow", de Washington Irving. Ichabod é um professor muito esquisito.Ele fica apaixonado por Katrina e ganha um inimigo, Broom.Mas é muito difícil vencer Ichabod nessa briga para ficar com Katrina e Broom sabe uma coisa que Ichabod acredita muito:fantasmas!

Um clássico, produzido pelos estúdios Disney em 1949 e encerrou a série de longas-metragens compostos por histórias curtas, que marcaram suas produções nos anos 1940, com a falta de recursos provocada pela II Guerra Mundial, e que no ano seguinte teria a retomada dos grandes desenhos, com Cinderela.
Dos dois segmentos, sou muito fã Ichabod Crane e o Cavaleiro Sem-Cabeça pois o filme segue um caminho bem inverso de seus antesessores. Ao começar pelos protagonistas, nenhum deles, inclusive Crane é um bom moço, pois ele alias, tem o desejo de se casar com a personagem Catrina unicamente por causa de sua herança, já Catrina é apresentada como uma tipica rica orgulhosa que faz os homens cairem ao seus pés e ela se diverti com isso.
O filme se divide em dois atos, o segundo alias é o que guarda a tão famosa aparição do Cavaleiro sem cabeça onde tenta cortar a cabeça de Lchabod Crane em uma persseguição assustadora e alucinante.
Tudo feito em um clima tipico de filmes de terror, mas feito em uma animação Disney em alta qualidade, mesmo com a falta de recursos que os estudio tinha na época.


Curiosidades: O título original, na versão brasileira, era Dois sujeitos fabulosos.
O filme não foi relançado por muitos anos, depois de sua estréia inicial. As duas seções foram, porém, exibidas separadamente na televisão e em vídeos caseiros. A versão integral, porém, foi relançada em DVD.
A seqüência da perseguição, no segmento de "Ichabod" é considerada por muitos dos críticos de cinema como uma das mais apavorantes e eletrizantes já feitas pelos estúdios Disney. Com seu ritmo frenético e fundo demoníaco, é freqüentemente citado como exemplo do elemento horror que se faz presente em muitos dos filmes Disney. 



Nenhum comentário: