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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Cine Dicas: Estreias do final de semana (21/10/16)



Loucura Entre Nós

Sinopse: Através dos corredores e grades de um hospital psiquiátrico, busca-se personagens e histórias que revelem as fronteiras do que é considerado loucura. Por meio de, principalmente, personagens femininos, o documentário exala as contradições da razão nos fazendo refletir nossos próprios conflitos, desejos e erros.


A Nona Vida de Louis Drax
Sinopse: Peter  (Aaron Paul) é pai do menino Louis Drax. O filho já sofreu diversos acidentes e depois de uma queda quase morreu. Abalada emocionalmente, a criança começa um tratamento com o psiquiatra Allan Pascal (Jamie Dornan), que fica intrigado com o caso, passando a ter dificuldades para discernir o que é verdade e o que é fantasia.

  Demônio de Neon

Sinopse: Em mundo em que a beleza é a coisa mais importante e também viciante, uma jovem (Elle Fanning) cresce com o sonho de ser uma modelo badalada. Mas nesse universo em que a aparência é tudo, o sonho pode ganhar contornos sombrios.

  O Mestre dos Gênios

Sinopse: Cinebiografia conta a história do editor Max Perkins (Colin Firth), que trabalhou na editora Scribner com alguns dos maiores gênios da literatura, como Ernest Hemingway (Dominic West), F. Scott Fitzgerald (Guy Pearce) e Thomas Wolfe (Jude Law).   

O Contador

Sinopse: Um contador comum e educado (Ben Affleck) segue uma rotina aparentemente tranquila. O que as pessoas ao seu redor nem imaginam é que ele leva uma vida dupla, quando sai pelas ruas para agir como assassino de aluguel.
 
Ouija - Origem do Mal

Sinopse: Nos anos 60, uma viúva é capaz de se comunicar com espíritos por meio do tabuleiro de Ouija. Ela faz isso para tirar dinheiro de pessoas céticas. Certa noite, a mulher usa o tabuleiro e acaba convocando, sem querer, uma entidade maligna que possui o corpo de sua filha caçula. 
Romance à Francesa

Sinopse: Clément (Emmanuel Mouret) é um professor que deveria estar feliz, pois finalmente conquistou o coração de Alicia (Virginie Efira), uma atriz famosa. Mas tudo muda quando ele encontra Caprice (Anaïs Demoustier), uma jovem extrovertida que quer sair com ele, e não se importa em ser sua amante. Enquanto o professor corre o risco de perder a namorada, o melhor amigo dele, Thomas, começa a ficar muito interessado na atriz.


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quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cine Especial: Cinema Explícito: Êxtase, censura e transgressão: Parte 6



Nos dias 22 e 23 de outubro eu estarei participando do curso Cinema Explícito: Êxtase, censura e transgressão, criado pelo Cine Um e ministrado pelo escritor e crítico de cinema Rodrigo Gerace. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu irei relembrar um pouco dos principais filmes do cinema explicito, dos quais não só nos excita como também nos provoca e nos faz pensar.




As cores e o sexo quente de Almodóvar


Sendo mundialmente conhecido como o melhor cineasta que sabe traduzir para a tela sobre o universo feminino, Almodóvar também não se intimida quando o assunto é com relação ao sexo. Abaixo, cito cinco filmes, dos quais o sexo é uma peça essencial para o desenvolvimento de tramas incríveis dentro do universo pessoal desse cineasta autoral.  



 1º) A Lei do Desejo (1987)

Lançado no Brasil, quase dez anos depois de seu lançamento, este é o filme mais radical, ousado e pessoal de Almodóvar. Ele quebra quase todos os tabus, sexuais, religiosos e morais, realizando mais uma de suas assumidas odes á estética kitsch. O filme é ácido e combina em doses equilibradas de tragédia e humor rasgado. Amantes de Almodóvar consideram este o seu melhor filme. Já os demais espectadores podem se divertir com o universo surreal e hedonista do roteiro.  
 

2º) Ata-me!  (1989)


Embora menos mordaz do que seus sete filmes anteriores da época, Almodóvar trata com ironia assuntos sérios como paixão, drogas, menores abandonados e o próprio cinema. Fotografado em cores berrantes, é simpático e interessante. Musica de Ennio Morricone, que por vezes, soa soberba e eficaz. Apesar de poucas cenas de sexo, curiosamente foi classificado com “X” (pornô) nos EUA.   


 

3º) De Salto Alto (1991)

Nono filme do cineasta que deixa levar para territórios até então pouco explorados em seu cinema. A narrativa eletrizada se atenua um pouco, os momentos melodramáticos superam os cômicos, os personagens parecem ganhar mais relevo, desenhados em seus mínimos detalhes. Embora seja uma produção antes de outros clássicos do diretor como Carne Tremula, Fale com Ela e Tudo sobre Minha Mãe, é de se espantar de como o filme era muito a frente de seu tempo, em termos de história, que dificilmente se via algo parecido naquele tempo.
Em De Salto Alto, como na maior parte de seus filmes, Almodóvar cria um universo de drama queens, paixões fulminantes, personagens que precisam desesperadamente de atenção, egoísmos, traições e lutas pelo poder. Pode não ser um dos melhores da carreira do cineasta, mas é um dos mais gostosos e interessantes de se assistir.



 4º) Kika (1993)


O filme tem um começo vertiginoso, com habitual humor corrosivo do diretor, algumas sequências kitsch e cenas de sexo que beiram o explicito. O resultado de tudo isso é muita diversão com o toque dramático, polêmico e surreal no melhor estilo do cineasta. Fourque Abril e Rossy de Palma estão deliciosamente engraçadas, sendo que Abril, no papel de uma jornalista sensacionalista (Andrea Caracortada), veste figurinos de Jean Paul Gaultier.  



5º) Carne Trêmula (1997)

Baseado no livro da Inglesa Ruth Rendell (como profícua autora de policiais), Almodóvar faz aqui sua obra prima de comédia dramática. Ação e erotismo se mesclam formando um estranho e fascinante encadeamento em diversas situações. Político melodramático ao mesmo tempo, o filme tem um belo epílogo algo cíclico. Excelentes atuações de todo o elenco, com destaque para Barden como o policial David. A controlada visualização beneficiou-se com a fotografia do brasileiro Afonso Beato.
 
O sexo sedutor a lá francesa

Se alguns países ainda retratam o sexo no cinema com um teor conservador, por sua vez, a frança não se intimida nem um pouco com relação a esse assunto. Pode-se dizer que na última década o berço do cinema lançou inúmeros títulos, ao retrata o sexo não como tabu, mas sim como algo comum do dia a dia das pessoas. Pensando nisso, posto abaixo três títulos que sintetizam bem isso o que ocorre por lá.   



AZUL É A COR MAIS QUENTE (2013) 


Num determinado momento da primeira hora de Azul é a cor mais quente, Adele (Adle Exarchopoulos) esta tendo um sonho erótico com relação à garota que ela havia cruzado na rua, Emma (Adele Exarchopoulos). No principio, o travesseiro que ela usava era todo branco, mas bastou ela começar a ter o sonho, que ele começou a ficar manchado de azul, ao ponto dele ficar diferente da primeira cena em que ele surgiu. Essa sequência representa muito bem inúmeros momentos do filme, em que objetos de cena, assim como o fundo do cenário, possuem a cor azul, mas que talvez não estejam exatamente desta cor, mas estão assim devido aos pensamentos de Adele que transbordam na tela, principalmente com relação à pessoa que ela busca para amar. Leia mais da minha crítica escrita na época do lançamento do filme clicando aqui.
 

UM ESTRANHO NO LAGO (2014)
Colocado como o melhor filme de 2013 pela revista Cahiers du Cinema, Um Estranho no Lago é um  filme que retrata as relações e os riscos que elas podem trazer para a pessoa. Na trama, Franck (Pierre Deladonchamps) é um jovem que vai todo dia num lago rodeado por um bosque, aonde homens vão para se relacionar sem compromisso com outros homens. Enquanto curtia a água do lago, Franck da de encontro com um homem solitário, Henri (Patrick d'Assunçao) numa  parte do lago e vai conversar, se tornando apenas amigos e conhece também Michel (Christophe Paou), um homem com atitudes ambíguas por qual Franck se apaixona e inicia uma relação, mal sabendo o que está prestes a se meter. Leia mais da minha crítica escrita na época do lançamento do filme clicando aqui.




LOVE (2015)
Em 1979, o diretor Tinto Brass (A Pervertida) realizou o que foi considerado na época como o maior épico pornô da história do cinema, Calígula. No filme, acompanhamos todas as loucuras e perversões do insano Imperador Romano (interpretado pelo genial Malcolm McDowell) que, além de oferecer as filhas e esposas dos senadores para uma orgia, tinha um caso de amor e incesto com a própria irmã. Com inúmeras cenas de sexo explicito (com direito a penetrações filmadas, lesbianismo e sexo oral), o filme chocou o mundo na época, mas é considerado hoje como o filme que melhor soube retratar o que era realmente o Império Romano, seja com relação à política, seja com relação ao sexo dos romanos da época entre quatro paredes.
A meu ver, Tinto Brass queria retratar uma época que o sexo era algo comum no dia a dia e não como uma espécie de tabu em que os conservadores de hoje tanto tentam moldurar. Vivemos numa época hipócrita em que pessoas rotulam as outras devido as suas atitudes e opiniões com relação ao sexo, quando na verdade, aquele que dá lição de moral, é o que na realidade mais gosta de uma boa sacanagem. Nesse cenário hipócrita do politicamente correto, cabe o cinema de vez em quando lançar uma obra que mexa com os pensamentos (e hormônios) daqueles que somente houve lições de moral com relação ao assunto e coube Gaspar Noé (Irreversível) lançar Love para nós dizer que o amor sem sexo não é amor, mas algo frio e sem sentido. Leia mais da minha crítica escrita na época do lançamento do filme clicando aqui.


Mais informações e inscrições para o curso você clica aqui. 

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