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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Cine Dicas: Estreias do final de semana (03/09/15)

A Entidade 2
Sinopse: Courtney (Shannyn Sossamon), uma jovem mãe solteira e superprotetora de dois gêmeos de 9 anos, se muda com os filhos para uma casa em uma área rural de uma pequena cidade. Logo, ela descobre que o local foi palco de estranhos acontecimentos e que sua família está marcada para morrer.



A Lição
Sinopse: Uma honesta professora (Margita Gosheva) de uma pequena cidade búlgara descobre que um de seus alunos roubou uma pequena quantia em dinheiro. Agora, ela precisa descobrir quem foi para ensinar o que é certo ou errado. Ao mesmo tempo, a mulher precisa tomar medidas desesperadas para evitar a ruína financeira de sua família.



Diário de uma Camareira
Sinopse: 1900. Célestine (Léa Seydoux), uma jovem camareira que é muito cobiçada por sua beleza, acaba de chegar de Paris para trabalhar para a família Lanlaire. Enquanto foge dos flertes de seu patrão, ela deve lidar com a rigorosa personalidade de Madame Lanlaire (Clotilde Mollet), que governa o lar com punho de ferro. Ao mesmo tempo, Célestine conhece Joseph, um misterioso jardineiro com ideias políticas subversivas.



Entrando Numa Roubada
Sinopse: Quando ganha um concurso de roteiros e como prêmio R$ 100 mil para produzir um filme, Vitor (Bruno Torres), um ator mal sucedido, busca seus antigos e fracassados colegas. Laura (Deborah Secco) e Eric (Júlio Andrade), atores e Walter (Lúcio Mauro Filho), que é diretor, topam participar do filme “Aceleração Máxima”, que se passa na estrada e tem assaltos a postos de gasolina, tiros e perseguições no enredo.



O Agente da U.N.C.L.E.
Sinopse:Na década de 1960 os até então inimigos mortais Napoleon Solo (Henry Cavill), agente da CIA, e Illya Kuriakin (Armie Hammer), espião da KGB, são obrigados a cooperarem. A grande missão da improvável dupla EUA-Rússia é combater a terrível organização T.H.R.U.S.H., que desenvolve armas nucleares.



Ricki and the Flash – De Volta pra Casa
Sinopse: Com mais de 50 anos de idade, Ricki (Meryl Streep) é uma cantora de rock, que sempre se apresenta com a banda The Flash em um pequeno bar. A situação financeira é precária, e ela não vê os filhos adultos há décadas. Um dia, o ex-marido Pete (Kevin Kline) liga para Ricki, avisando que a filha Julie (Mamie Gummer) foi abandonada pelo marido, e pedindo ajuda para tirá-la de um estado depressivo. Reticente, a mãe retorna ao lar, e descobre que tanto Julie quanto seus dois irmãos têm muito ressentimento por causa do abandono quando eram crianças. Essa é a oportunidade para Ricki fazer as pazes e tentar ser mais presente na vida deles.



Shaun, o Carneiro
Sinopse: Shaun é um carneiro que, um belo dia, resolve tirar um dia de folga com os outros animais, para sair da rotina da fazenda. Só que, acidentalmente, ele acaba mandando o carinhoso fazendeiro para a cidade grande, onde o homem perde a memória. Os animais, então, comandados por Shaun, vão aprontar altas confusões no caos urbano para trazer o dono de volta para casa.



Você Acredita?
 Sinopse: Um pastor encontra por acaso um mendigo que prega a palavra de Deus pelas ruas e decide colocar a sua fé em ação, ajudando diversas pessoas. Logo a vida de uma dezena de indivíduos se cruza, fazendo com que todos descubram o poder da cruz de Cristo.


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quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: CORRENTE DO MAL


Sinopse: A jovem Jay (Maika Monroe) leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa, o garoto com quem passou a noite explica que ele carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas apenas pelo sexo. Enquanto vive o dilema de carregar a sina ou passá-la adiante, a jovem começa a ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la e não são vistas por mais ninguém.



Em 1975, David Cronenberg (A Mosca) filmou, no Canadá, o seu filme Calafrios, onde usava o sexo como metáfora. Lá, os personagens transavam e começavam agir de forma estranha, ao ponto de violentamente desejar a todo custo transar com outras pessoas e assim passando esse desejo incontrolável para os demais. Quem revê, não há duvida que o cineasta esteja então profetizando o que viria acontecer no início dos anos 80, quando doenças venéreas começaram a surgir e se tornando um grande problema para a população.
Estamos no século 21, às doenças venéreas são (até certo ponto) controláveis e o sexo passou do tabu para um momento rotineiro ou até mesmo esportivo para determinadas pessoas. Claro que, ainda existe temor das doenças, assim como se teme a morte, fazendo com que algumas pessoas se travem para não cair na libertinagem.  Em Corrente do Mal, não só o sexo é usado como metáfora para a criação da história, como também o próprio temor da morte é incrementado de uma forma até que original. 
Jay (Maika Monroe) leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa casual, ela passa a ser atormentada por estranhas visões e sente estar sendo constantemente perseguida. O interessante que, só haverá uma chance das visões pararem, se ela for transar com outra pessoa, sendo que essa ultima terá que transar com outra para se livrar das visões e assim por diante.
Mais do que visões de pessoas se aproximando, elas na verdade machucam a protagonista e as pessoas em volta dela. Ela poderia transar com qualquer um para se livrar disso, mas fica o dilema de passar esse fardo pesadelo adiante. No decorrer do filme, a trama se torna cada vez mais angustiante, uma vez que as visões se tornam mais constantes.
O sexo é usado como metáfora para libertinagem? Sim, mas de uma forma que representa o desejo de qualquer mero mortal de hoje em dia de transar a hora que quiser. Porém, as visões de pessoas estranhas que assombram os protagonistas é uma metáfora da própria morte, que veio devido o ato sexual que se aflorou entre eles. Mas a morte aqui não é usada como alavanca de freio, mas sim como uma forma de aviso de que, independente do que você faça, ela irá lhe alcançar, não importa aonde e quando.
Sendo assim os protagonistas se ajudam, até mesmo para colocar para fora os desejos que sentem um pelos outros, mesmo com a ideia inevitável da morte vinda ao encalço deles. Tudo isso logicamente poderia render um filme previsível, ou até mesmo ridículo em alguns momentos. Porém, o cineasta  David Robert Mitchell prova exatamente ao contrário.
Habilidoso como ninguém, ele usa e abusa do uso de sua câmera, sendo que, ele explora não somente bons movimentos com ela (atenção para a cena do condomínio abandonado), como também as cenas com espaços abertos, dando destaques aos pequenos detalhes ao fundo, que vão gradualmente se tornando algo que contradiz o que a gente pensava no início da cena. São velhas formulas já usadas a exaustão no gênero de horror, mas graças à boa direção de Mitchell, o filme não cai em nenhuma vala comum. 
Sucesso de público e critica nos EUA, sendo até mesmo elogiado em festivais pelo mundo como Cannes, Corrente do Mal é uma prova que o gênero de horror ainda pode nos assustar. Desde que, sua mensagem e fórmulas de causar medo, sejam dirigidas por alguém que não esteja pensando em apenas dirigir no piloto automático, mas sim criar algo criativo.
 

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Cine Curiosidade: “O LOBO ATRAS DA PORTA” CONQUISTA O TROFÉU GRANDE OTELO DE MELHOR LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO NO 14º GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO

Tony Ramos e Babu Santana dividiram o prêmio de Melhor Ator. Homenagens ao diretor Roberto Farias e ao centenário de Grande Otelo, com a presença de seus familiares, foram um dos destaques da cerimônia realizada no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
A décima quarta edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro reuniu os principais nomes do cinema nacional no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia, nessa terça-feira (1º de setembro). O filme “O Lobo Atrás da Porta” se sagrou vencedor, com sete troféus Grande Otelo, incluindo as categorias Melhor longa-metragem Ficção, Melhor Direção e Melhor Atriz. “Este filme foi feito com o coração. Um trabalho feito com orçamento pequeno, mas com uma paixão enorme”, agradeceu o diretor Fernando Coimbra, ao lado das premiadas Leandra Leal e Thalita Carauta (Melhor Atriz Coadjuvante). A noite foi de muita emoção, com homenagem ao cineasta Roberto Farias e ao centenário do ator Grande Otelo, que dá nome ao troféu, que este ano ganhou novo desenho de Ziraldo. O filho de Otelo, José Prata, também esteve presente.
Os atores Marcelo Faria, Miguel Thiré, Saulo Rodrigues e Cristina Lago foram os anfitriões da noite, que encenaram personagens em um set de filmagem montado no palco, além de anunciar os indicados de cada categoria. No total, foram 30 troféus Grande Otelo distribuídos entre atrizes, atores, diretores e outros profissionais da indústria do cinema nacional – 23 escolhidos pelos membros da Academia Brasileira de Cinema e três categorias escolhidas pelo público: “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” em Longa-metragem Ficção, ”Dominguinhos” em Melhor Longa-metragem Documentário e Melhor Longa-metragem Estrangeiro, vencido por “Boyhood – Da Infância a Juventude”.
Em um inesperado empate técnico dos votos do júri, Tony Ramos e Babu Santana dividiram o premio de Melhor Ator por suas atuações nos filmes Getulio e Tim Maia. “Jamais imaginaria estar neste lugar ao lado de Tony Ramos” vibrou Babu, ao que Tony Ramos declarou “Não existe ator de teatro, ator de cinema ou ator de televisão. Existe o ator!” e concluiu dizendo “A gente não compete, a gente concorre”.
Grande homenageado da noite, o diretor Roberto Farias viu sua longa e importante trajetória do cinema ser contada no palco, através da encenação do seu sobrinho, o também ator, Marcelo Faria. Diversos filmes realizados pelo cineasta foram exibidos no telão, como “Assalto ao trem pagador” e “Pra frente, Brasil”. Ao final das apresentações, Marcelo e seu pai Reginaldo Faria, irmão do homenageado, chamaram Roberto Farias ao palco. “Graças a Deus os brinquedos que produzi quando pequeno viraram meu trabalho. Não poderia ser outra a minha vida” agradeceu o cineasta que já rodou 13 filmes que, juntos, levaram mais de 26 milhões de espectadores aos cinemas do Brasil.
A cerimônia teve direção artística e roteiro de Ivan Sugahara, um dos profissionais mais requisitados e criativos da atualidade (vencedor na categoria melhor espetáculo do Prêmio Cesgranrio de Teatro 2015 com ‘Fala Comigo como a Chuva e me Deixa Ouvir’), com cenografia de Sérgio Marimba e iluminação de Paulo César Medeiros. A noite foi uma celebração do cinema brasileiro, do centenário do nascimento do Grande Otelo artista que, desde 2002, dá nome à estatueta do Grande Prêmio de Cinema que este ano, ganhou novo desenho assinado por Ziraldo, além da homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é realizado pela Academia Brasileira de Cinema e pela Espaço/Z e conta com o patrocínio da TV Globo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da RioFilme, do Telecine, Cinemark e Hotéis Othon. Os apoiadores são: Globo Filmes, Paramount, Universal, Sony Pictures, Lereby, FOX, Warner Bros Pictures, Kinoplex, Paris Filmes, Exibidor, Stella Artois, Chandon, CiaRio, O2 Filmes, UCI, Associação Brasileira Cinematográfica, Donna, Link Digital, Adorocinema, Telequality, Foto na Cabine, Fotosfera Rio, KL Digital, Filme B, além da apuração da PWC.
Descrição: http://i0.wp.com/academiabrasileiradecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/09/IMG_55121.jpg?resize=365%2C243


VENCEDORES – GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2015

MELHOR LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO
·         O LOBO ATRAS DA PORTA de Fernando Coimbra. Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Debora Ivanov e Gabriel Lacerda por Gullane e Rodrigo Castellar e Pablo Torrecillas por TC Filmes

MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
·         BRINCANTE de Walter Carvalho. Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane e Debora Ivanov por Gullane

MELHOR DIREÇÃO
·         FERNANDO COIMBRA por O lobo atrás da porta

MELHOR ATRIZ
·         LEANDRA LEAL COMO ROSA por O lobo atrás da porta

MELHOR ATOR
·         BABU SANTANA COMO TIM MAIA por Tim Maia 2º fase
·         TONY RAMOS COMO GETÚLIO VARGAS por Getúlio

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
·         THALITA CARAUTA COMO BETTY por O lobo atrás da porta

MELHOR ATOR COADJUVANTE
·         JESUÍTA BARBOSA COMO AYRTON por Praia do futuro

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
·         LULA CARVALHO por O lobo atrás da porta

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
·         TIAGO MARQUES por Getúlio

MELHOR FIGURINO
·         KIKA LOPES por Trinta

MELHOR MAQUIAGEM
·         MARTÍN MACIAS TRUJILLO por Getúlio

MELHOR EFEITO VISUAL
·         ADAM ROWLAND por Trash – a esperança vem do lixo

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
·         FERNANDO COIMBRA por O lobo atrás da porta

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
·         JORGE FURTADO E PEDRO FURTADO – adaptado da obra “ Frontal com Fanta” de Jorge Furtado por Boa sorte

MELHOR MONTAGEM FICÇÃO
·         KAREN AKERMAN por O lobo atrás da porta

MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO
·         PEDRO BRONZ por A Farra do Circo

MELHOR SOM
·         GEORGE SALDANHA, FRANÇOIS WOLF E ARMANDO TORRES JR. por Tim Maia

MELHOR TRILHA SONORA
·         BERNA CEPPAS E MAURO LIMA por Tim Maia

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
·         ANDRÉ ABUJAMRA por Trinta

MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA
·         OS HOMENS SÃO DE MARTE… É PRA LÁ QUE EU VOU Marcus Baldini Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho por Biônica Filmes

MELHOR LONGA METRAGEM ANIMAÇÃO
·         O MENINO E O MUNDO de Alê Abreu. Produção: Fernanda Carvalho e Tita Tessler por Filme de Papel

MELHOR LONGA METRAGEM INFANTIL
·         O MENINO E O MUNDO de Alê Abreu. Produção: Fernanda Carvalho e Tita Tessler por Filme de Papel

MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
·         O CAMINHÃO DO MEU PAI de Maurício Osaki

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
·         EFEITO CASIMIRO de Clarice Saliby

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
·         A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFORO de Kyoko Yamashita

MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO
·         RELATOS SELVAGENS (Relatos Selvajes, ficção, Argentina) – dirigido por Damián Szifron. Distribuição: Warner Bros

VOTO POPULAR- GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2015
MELHOR LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO
·         HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO de Daniel Ribeiro. Produção: Daniel Ribeiro e Diana Almeida por Lacuna Filmes.
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
·         DOMINGUINHOS
MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO
·         BOYHOOD – DA INFANCIA A JUVENTUDE


Fonte:
assinaturaEZ-poa-lisi