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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cine Dica: Curso: PIONEIROS DO CINEMA


Apresentação

Já se falou muito a respeito do começo do Cinema, em abordagens diversas, contrastantes e, por vezes, polêmicas. O fato é que encontramos a gênese do Cinema em todo o lugar: na caverna de Platão; no teatro de sombras chinês; na lanterna mágica; nas locomotivas; nos panoramas; na pintura; nos circos; na fotografia; no teatro; até mesmo na costela de Adão, como assinalou o cineasta brasileiro Rogério Sganzerla. Certamente muitos dos pioneiros astuciosos do final do século XIX, homens que carregavam ao mesmo tempo o dom da alquimia e o da ciência, tinham essas (e outras) referências na cabeça quando desenvolveram, cada um a sua maneira, uma forma de eternizar os movimentos do mundo. Como destaca o escritor e crítico de cinema Mark Cousins "a invenção dessa maravilha ocidental foi complicada, uma espécie de corrida caótica".


Como um marco inicial, entretanto, fixou-se a noite de 28 de dezembro de 1895, quando os irmãos Lumière realizaram a célebre sessão no Grand Café em Paris com algumas de suas primeiras obras-primas. Não é difícil entender por que essa noite é tão importante, afinal, o que conhecemos hoje por Cinema, apesar das telas espalhadas em todos os lugares, ainda guarda muito da estrutura oferecida àqueles privilegiados espectadores. No entanto, seria um erro pensar na noite de estreia dos Lumière apenas em termos de espaço de projeção / exibição. É preciso pensar nos filmes, no que brilhava na tela e deixava os espectadores perplexos.










No trem da história, apesar de ser citado muitas vezes como o inventor que deu o primeiro passo e depois abandonou sua criatura, sem deixar muitas heranças estéticas e narrativas, Louis Lumière é dono de uma obra que deixou marcas profundas em todo o Cinema, sendo uma espécie de fundador da obsessão com o real que vai reger o Cinema até hoje, também inspirando outras rupturas em relação à sétima arte.











Georges Méliès, em contrapartida, é tido por muitos como aquele que realmente encontrou uma finalidade artística para o Cinema: o de contar histórias - determinando especialmente o modo como essas narrativas deveriam ser contadas. É o que diz o crítico e pesquisador francês Georges Sadoul: "no alvorecer do século XX, Georges Méliès salvou o cinema ao inventar a mise en scène". Ainda segundo Sadoul, o triunfo inicial do realismo de Lumiére conduziu, em poucos anos, o Cinema a um beco sem saída. Não somente pela introdução da fantasia e da trucagem, Méliès é colocado como o primeiro a salvar o Cinema de sua morte por ter estabelecido os laços com o teatro, iniciando assim uma definição rigorosa de encenação que vai influenciar a construção da gramática cinematográfica.











Objetivos
Ministrado pelo crítico e jornalista Leonardo Bomfim, o curso LUMIÈRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS, tem o objetivo de, num sentido geral, identificar as ideias sobre o Cinema que os primeiros filmes apresentam e encontrar seus principais seguidores ao longo das décadas, do período clássico ao contemporâneo.
Não é necessário nenhum pré-requisito para frequentar esta atividade.

Conteúdo programático
  • Situar historicamente as obras de Lúmière, Méliès e de outros pioneiros da virada do século XX e identificar de que forma elas foram revisitadas posteriormente.
  • O que é o real na obra de Lumière e a ficção na obra de Méliès. É possível ver Lumière como ficção e Méliès como realista?
  • A rápida separação de Lumière e Méliès em dois territórios distintos e as tentativas de aproximação ao longo dos anos.
  • A influência do teatro que Méliès trouxe conscientemente ao Cinema.
  • A referência da pintura do final do século XIX no cinema de Lumière.
  • Entender como o Cinema desenvolve suas ferramentas de linguagem na primeira década de vida até os voos maiores de cineastas como D. W. Griffith, Cecil B. DeMille e Louis Feuillade.


Ministrante: Leonardo Bomfim

Jornalista e Mestre em Comunicação Social (PUCRS). Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Curador das mostras "Cinema Marginal" e "Cinema Black", realizadas na sala de cinema P. F. Gastal. Diretor do documentário em longa-metragem Nas paredes da Pedra Encantada (2011). Diretor do videoclipe A Marchinha Psicótica de Dr. Soup, do Júpter Maçã. Publicou artigos em revistas como Teorema; Norte; Noize e em sites como Senhor F; Fronteiras do Pensamento e Rock Press. Editou o site Freakium, sobre cultura pop, música e cinema, de 2005 a 2007. Já ministrou os cursos "Novos Cinemas dos Anos 60" e "Brian De Palma: O Poder da Imagem", pela Cena UM.


Curso
"LUMIÈRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS" - de Leonardo Bomfim

Datas: 03 e 04 / Maio / 2014 (sábado e domingo)
Horário: 13h30 às 16h
Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Porto Alegre / RS)
Investimento: R$ 80,00 (valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições - * Válido apenas para pagamentos por depósito bancário)
Formas de pagamento: Depósito bancário ou Cartão de crédito (PagSeguro)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações:

Inscrições:


* Realização: Cena UM Produtora Cultural
* Patrocínio: Back in Black  /  Sapere Aude Livros
* Apoio: Santander Cultural  /  Facool
* Parceria: Espaço Vídeo

domingo, 13 de abril de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: CAPITÃO AMÉRICA 2: O SOLDADO INVERNAL

MARVEL SE ARRISCA E LANÇA UM FILME BEM MAIS CORAJOSO E IMPREVISÍVEL 


Sinopse: Após os cataclísmicos eventos em Nova York com Os Vingadores - The Avengers Capitão América 2: O Soldado Invernal encontra Steve Rogers também conhecido como Capitão América vivendo tranquilamente em Washington DC e tentando se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado Steve se vê preso em uma rede de intrigas que ameaça colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra o Capitão América luta para expor a grande conspiração enquanto enfrenta assassinos profissionais enviados para silenciá-lo a todo momento. Quando a dimensão da trama maligna é revelada o Capitão América e a Viúva Negra pedem ajuda a um novo aliado o Falcão. Contudo eles logo se veem enfrentando um inimigo formidável e inesperado o Soldado Invernal.

Embora tenha se tornado recentemente  uma das marcas mais bem sucedidas do cinema atual, muitos ainda criticam com o fato do estúdio Marvel não querer se arriscar com os seus filmes, ao apresentar sempre uma produção redondinha, com começo meio e fim, mas que por vezes soa previsível demais. Por talvez ouvir essas criticas, o estúdio finalmente decidiu se arriscar e ir além da sua formula de sucesso, que embora o termo "arriscar" seja um tiro no pé  hoje em dia no cinema americano atual, não custa também pelo menos tentar somente uma vez. Capitão América 2 - O Soldado Invernal é o primeiro filme que o estúdio se arrisca e pelo visto, de uma maneira muito bem sucedida.
Embora seja sequencia da aventura anterior do Capitão (e dos eventos vistos em outros filmes como Vingadores) o clima por aqui não está pra brincadeira e o protagonista já parte para uma missão comandada pela S.H.I.E.L.D, mas mal sabendo das verdades que descobriria a seguir. Com um clima de filme de espionagem, que por vezes lembra muito o própio gênero que fazia sucesso na década 70, o filme entra num território ainda inédito, que é de não se confiar em ninguém, tão pouco em seus próprios aliados. No final das contas, o filme é uma metáfora sobre os nossos lideres do mundo atual, que por vezes, não são exatamente eles que puxam as cordinhas na hora de dar as ordens.  
Com isso, não somente o protagonista, como também os seus poucos aliados que lhe resta, se vêem envolvidos numa verdadeira caçada, onde ninguém está a salvo: a sequencia em que o líder da S.H.I.E.L.D,  Nik Fury (Samuel L. Jackson) é perseguido por pessoas que se dizem da policia, já dá uma bela dica do que virá a seguir. Essa sequencia de ação aliás é espetacular e não deve nada aos outros filmes de perseguição como a genial trilogia do Bourne.
Ainda nesta bela e bem dirigida sequencia de cenas, nos é apresentado, o que talvez seja o mais trágico vilão (ou anti-herói) do estúdio Marvel até aqui, o Soldado Invernal: interpretado pelo ator Sebastian Stan, o personagem na verdade é ninguém menos que Bucky Barnes. Colega de Steve Rogers no primeiro filme, o rapaz cai do alto de uma montanha rumo à morte aparente. No entanto, assim como nos quadrinhos, seu corpo congelado acaba resgatado pelos inimigos do Capitão, ainda com vida, mas sem um braço e sem memória. Visualmente, o personagem tem o mesmo porte ameaçador e solitário visto nos quadrinhos, mas que não esconde um conflito interno de não saber exatamente quem ou o que é. 

Dramas a parte, o herói precisa se aliar com aqueles que ele realmente confia. Ai então surge velhos conhecidos e novos aliados: Scarlett Johansson novamente se sai muito bem como a heroína Viúva Negra, mas que aqui, cada vez mais é revelado o seu passado nebuloso, assim como o lado podre escondido da S.H.I.E.L.D. Anthony Mackie se torna uma grata surpresa, ao interpretar o herói Falcão e braço direito do Capitão. Da ala dos que pode ou não confiar, Robert Redford surge como um dos chefões da S.H.I.E.L.D de uma forma ambígua, mas que não demora muito para revelar suas reais intenções. 
Em meio a revelações e traições, o clima de imprevisibilidade toma conta do filme do começo ao fim, onde mortes acontecem de uma forma desenfreada e que acabamos até mesmo temendo pelo destinos de nossos heróis. Os diretores Anthony Russo e Joe Russo, que antes somente cineastas de filmes de comédias, mostram o que sabem fazer de melhor, criando belas cenas de ação e luta, que não devem nada ao que Paul Greengrass fez, na já citada aqui, trilogia de Bourne como exemplo. Se acham que eu estou exagerando nas comparações, esperem para ver a sequencia em que o Soldado Invernal caça sem dó o Capitão em companhia, onde a montagem e efeitos visuais se cria um verdadeiro balé visual de tirar o folego de qualquer um. 
Com as habituais cenas finais que revelam que o melhor estar por vir (Vingadores 2 ?) Capitão América 2 - O Soldado Invernal é uma prova que o estúdio Marvel não pretende tão cedo largar o osso, pois ao dar um passo a frente nesta nova aventura do herói bandeiroso, ficamos nos perguntando o que de melhor virá a seguir na casa das idéias.  Vai ficar sempre chupando o dedo DC/Warner


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sexta-feira, 11 de abril de 2014

NOTA: EM BREVE NO MEU BLOG....

ALGUÉM A FIM DE CURTIR OS PRIMEIROS FILMES DA HISTORIA DO CINEMA? 

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Cine Dicas: Estreias do final de semana (11/04/14)

Capitão América 2 - O Soldado Invernal

Sinopse: Após os cataclísmicos eventos em Nova York com Os Vingadores - The Avengers Capitão América 2: O Soldado Invernal encontra Steve Rogers também conhecido como Capitão América vivendo tranquilamente em Washington DC e tentando se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado Steve se vê preso em uma rede de intrigas que ameaça colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra o Capitão América luta para expor a grande conspiração enquanto enfrenta assassinos profissionais enviados para silenciá-lo a todo momento. Quando a dimensão da trama maligna é revelada o Capitão América e a Viúva Negra pedem ajuda a um novo aliado o Falcão. Contudo eles logo se veem enfrentando um inimigo formidável e inesperado o Soldado Invernal.


Hoje eu quero voltar sozinho

Sinopse: Leonardo é um adolescente com deficiência visual que busca sua independência. Melhor amigo de Giovana ele descobre novos contornos para sua vida quando conhece Gabriel.


Confia Em Mim

Sinopse: No drama do diretor Michel Tikhomiroff Fernanda Machado é Mari uma chef de cozinha respeitada e bem-sucedida. Ela se envolve com Caio mas não desconfia que ele é mau caráter e começa a cair em ciladas armadas por seu amado.


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quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cine Dica: Em Blu-Ray e DVD: O HOBBIT: O HOBBIT A DESOLAÇÃO DE SMAUG

EMBORA COM UM DOS FINAIS MAIS POLÊMICOS DO CINEMA RECENTE, SEGUNDA PARTE DA MAIS NOVA SAGA DA TERRA MÉDIA CHEGA A VENDA PARA A ALEGRIA DOS FÃS. 
Leia a minha critica já publicada clicando aqui. 

Leia também: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. 

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Cine Dica: CineBancários lança elogiado drama colombiano Crônica do Fim do Mundo


O CineBancários exibe, de 10 a 23 de abril, o inédito drama colombiano "Crônica do Fim do Mundo", de Maurício Cuervo. Primeiro longa-metragem do diretor, o filme representa uma cinematografia que não chega com frequência ás nossas telas, mas que tem se destacado em sua produção recente. As sessões são de terça a domingo, com ingressos a R$ 6,00 para o público geral e R$ 3,00 para idosos, estudantes, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados.
Sinopse:
Pablo, 70 anos, catedrático aposentado, vive trancado em seu apartamento. Seu mundo acabou há duas décadas, quando a esposa morreu na explosão de uma bomba, em Bogotá. Felipe, seu filho, é pai pela primeira vez e a sua única conexão com o mundo externo. Enquanto aguarda o anunciado fim do mundo, Pablo decide telefonar para os seus desafetos e despejar recordações.
"Em “Crônica Del Fin Del mundo” (no original), o diretor colombiano Mauricio Cuervo acerta a mão em vários aspectos, a começar pelo roteiro enxuto, seguindo a linha argentina de narrar uma história de pessoas comuns, sem firulas, o que não significa falta de talento ou rigor. É do cotidiano de uma cidade latino-americana que o diretor extrai mazelas que infernizam a vida dos cidadãos e episódios traumáticos, sem esquecer o humor, neste sensível e reversível apocalipse particular entre pai e filho.(Susana Schild/O Globo)".
"Apresenta mais surpresas do que muito filme badalado que anda por aí. Sem contar que é rara a oportunidade de ver alguma coisa do cinema colombiano no nosso circuito. É bom aproveitar.(Luiz Zanin Oricchio/O Estado São Paulo)".
"Hilário, o ator Victor Hugo Morant dá vida ao lado B, quando empunha um telefone, em sucessivas e descabidas ameaças a desafetos do passado. Divertido, Cuervo marca gol logo na estreia(Ricardo Daehn/Correio Brasiliense)".
Prêmios e seleções em festivais :
- 29º Festival Internacional de Cinema de Bogotá: Melhor Filme Colombiano
- Festival do Rio 2013: Seleção Oficial da Première Latina
- BIFF - Festival Internacional de Cinema de Brasília: Seleção Oficial da Mostra América do Sul
- Festival de Cinema de Medellín: Filme de abertura
- Festival de Cinema de Hermosillo: Seleção Oficial
Elenco
Pablo Bernal - VÍCTOR HUGO MORANT
Felipe Bernal - JIMMY VÁSQUEZ
Claudia - CLAUDIA AGUIRRE
Ángel - ÁNGEL VÁSQUEZ AGUIRRE
Ramiro - JUAN CARLOS ORTEGA
Ficha Técnica
Direção: MAURICIO CUERVO
Montagem: MAURICIO CUERVO, MARÍA CRISTINA PÉREZ
Produção Executiva: SANDRA BUSTOS GUZMÁN, MAURICIO CUERVO
Produção: SANDRA BUSTOS GUZMÁN
Produção Geral: CAROLINA APONTE RODRÍGUEZ
Roteiro: CLAUDIA VÁSQUEZ RAMÍREZ
Assistente de direção: SANDRA BUSTOS GUZMÁN
Som: CABEZAEMEDIA
Música: ORLANDO BETANCOURT ESCOBAR
Iluminação: JUAN CARLOS BUSTOS GUZMAN
Figurino: LAURA RODRÍGUEZ LEIVA
Maquiagem: CLAUDIA VÁSQUEZ RAMÍREZ
Som direto: ANDRÉS MONTAÑA DURET
Edição de som: NICOLÁS SIACHOQUE, CARLOS ANDRÉS CABAS VANEGAS, ANDRÉS MONTAÑA DURET
Duração: 85 min
Classificação: Não recomendado para menores de 12
GRADE DE HORÁRIOS:
10 de abril (quinta-feira)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
11 de abril (sexta-feira)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
12 de abril (sábado)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
13 de abril (domingo)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
15 de abril (terça-feira)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
16 de abril (quarta-feira)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
17 de abril (quinta-feira)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
18 de abril (sexta-feira)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
19 de abril (sábado)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
20 de abril (domingo)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
22 de abril (terça-feira)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
23 de abril (quarta-feira)
15h - Crônica do Fim do Mundo
17h - Crônica do Fim do Mundo
19h - Crônica do Fim do Mundo
CineBancários
(51) 34331204 / 34331205
Rua General Câmara, 424, Centro - POA
Twitter: @cine_bancarios

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Cine Dica: EM BLU-RAY E DVD: FROZEN: UMA AVENTURA CONGELANTE



Aproveitando a chegada de uma das melhores animações Disney dos últimos anos em Blu-Ray, solto abaixo a minha critica que eu escrevi na época e o vídeo da principal musica do filme (em 25 idiomas), que foi vencedora do Oscar de melhor musica nesse ano.   

Leia a minha critica já publicada clicando aqui. 


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