Nos dias 03 e 04 de
Maio (no Santander Cultural de Porto Alegre) eu estarei participando do curso
LUMIÉRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS, criado pelo Cena Um e ministrado pelo
critico de cinema Leonardo Bomfim. O curso será uma forma de apresentar como
foi os primeiros anos de vida dessa arte que é o cinema, através dos primeiros
filmes realizados por pioneiros como os irmãos Lumiére e Georges Méliès.
Enquanto os dois dias da atividade não chegam, por aqui eu irei postar os
primeiros passos do cinema, que na época se chamava Cinematógrafo.
Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Pesquisar este blog
terça-feira, 29 de abril de 2014
Cine Especial: LUMIÉRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS: Parte 4
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Dia do Trabalho com entrada franca no CineBancários
Dia do Trabalho com entrada franca no CineBancários
O CineBancários homenageia o trabalhador no dia 1º de maio através da exibição gratuita do filme Doméstica, do pernambucano Gabriel Mascaro.
Sucesso no Festival de Brasilia de 2012 e único representante
latino-americano no Festival de Documentários de Amsterdan o filme foi
um sucesso de crítica. Considerado um potente ensaio sobre afeto e
trabalho, Doméstica traz um novo olhar sobre o trabalho doméstico nas
famílias. O documentário vai além de questões pontuais e proporciona uma
reflexão sobre a maneira como a sociedade brasileira encara com
naturalidade a lamentável situação trabalhista de cozinheiras,
faxineiras, copeiras e lavadeiras (a maioria exerce todas essas funções
ao mesmo tempo em troca de baixos salários). Sete adolescentes assumem a
missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar
o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens.
Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do
cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho
doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre
afeto e trabalho.
Dia 1º de maio (quinta-feira)
ENTRADA FRANCA
15h – Doméstica
17h – Doméstica
19h – Doméstica
Ficha técnica
Direção: Gabriel Mascaro
Documentário, 2012, Brasil, 75 min.
Concepção: Gabriel Mascaro
Produção: Rachel Ellis
Montagem: Eduardo Serrano
Com: Dilma
dos Santos Souza, Flávia Santos Silva, Helena Araújo, Lucimar Roza,
Maria das Graças Almeida, Sérgio de Jesus & Vanuza de Oliveira
Festivais & Prêmios INTERNACIONAIS
- 25
International Documentary Film Festival Amsterdam, Competição principal
para documentário longa-metragem,Holanda- Premiere Internacional
- 53 FICCI – Festival Internacional de Cine de Cartagena, Competição de documentários, Colômbia
- Tempo Documentary Festival, Suécia
- 15 BAFICI, Festival de Filme de Buenos Aires, Mostra Panorama, Argentina
- 10 IndieLisboa - Mostra Pulsar do Mundo, Portugal
- 12 EDOC - Festival Internacional de Cine Documental - Distrital México- Mostra Meridianos 2013
- 17 FIDOCS - Festival Internacional de Documentales, Santiago del Chile
- I Transcinema, Festival Internacional de Non-Ficción, Peru
- Brazilian Film Festival in China - Shangai, China
- UNASUR Cine Festival - San Juan, Argentina – Menção Especial do Júri
- 8º BrasilCine – The Brazilian Film Festival - Estocolmo e Gothenburg, Scandinavia
- 9º Festival Brésil en Mouvements – Paris, França
- 42º Festival du Nouveau Cinéma de Montréal – Montreal, Canadá
- DOK Leipzig 2013 – Country Focus Brazil – Leipzig, Alemanha
- Festi-Freak: 9º Festival Internacional de Cine Independente de La Plata – Buenos Aires, Argentina
- Zurich Film Festival – New Wordl View: Brazil – Zurich, Suíça
Festivais & Prêmios NACIONAIS
- 45 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Competição de documentários Prêmio Saruê
- 08 Panorama Internacional Coisa de Cinema – Competição nacional, Prêmio Especial do Juri
- V Janela Internacional de Cinema do Recife, Mostra não-competitiva Nacional
- IV Semana dos Realizadores, Rio de Janeiro, Competição Nacional, Menção Honrosa
- 16 Fórum Doc BH, Competição Nacional
- I Retrospectiva da Semana dos Realizadores São Paulo, Mostra não-competitiva Nacional
- III Cachoeira Doc Juri oficial, Melhor Filme
- 16 Mostra de Cinema de Tiradentes - Mostra Autorias (não-competitiva), Minas Gerais
- 5 Festival do Juri Popular, Mostra Competitiva, Rio de Janeiro - 12 Mostra do Filme Livre, Mostra Competitiva
- III
Festival Nacional de Cinema de Petrópolis, Rio de Janeiro - Festival
Internacional de Cinema Feminino, Rio de Janeiro - Colóquio "Cinema,
Estética e Política", Belo Horizonte - Mostra "O Amor, A Morte e As
Paixões", Goiânia
- Mostra É
Massa! de cinema pernambucano, Mostra não-competitiva, São Paulo -
FECIM: Festival de TV e Cinema Independente de Muqui, Mostra
não-competitiva, Muqui
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Cine Especial: LUMIÉRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS: Parte 3
Nos dias 03 e 04 de Maio (no Santander Cultural de Porto Alegre) eu estarei participando do curso LUMIÉRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS, criado pelo Cena Um e ministrado pelo critico de cinema Leonardo Bomfim. O curso será uma forma de apresentar como foi os primeiros anos de vida dessa arte que é o cinema, através dos primeiros filmes realizados por pioneiros como os irmãos Lumiére e Georges Méliès. Enquanto os dois dias da atividade não chegam, por aqui eu irei postar os primeiros passos do cinema, que na época se chamava Cinematógrafo.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Dica: Nouvelle Vague Tcheca em cartaz na Sala P. F. Gastal
SALA P. F. GASTAL APRESENTA MOSTRA COM CLÁSSICOS DA NOUVELLE VAGUE TCHECA
Entre os dias 29 de abril e 4 de maio, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta,
em parceria com a Vai e Vem Produções, o Consulado Geral da República Tcheca e o
Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra Nouvelle Vague Tcheca - O Outro Lado da Europa, com doze filmes em 35mm da inventiva produção tcheca dos anos 1960. A entrada é franca.
NOUVELLE VAGUE TCHECA
A
mostra reúne filmes raros, alguns que nunca vieram ao Brasil ou não
circulam por aqui há muito tempo. A nouvelle
vague tcheca (ou Nová Vlna) é um dos movimentos cinematográficos mais
inventivos, transgressores e pouco conhecidos dentre as chamadas “novas
ondas” dos anos 1960.
Essas películas permaneceram na obscuridade muito tempo devido a proibições do governo tchecoslovaco e, apesar do
reconhecimento internacional recebido na época, até hoje a aproximação a elas segue bastante tímida, com exceção da obra de Věra
Chytilová e Miloš Forman, e de obras premiadas internacionalmente como
Trens Estreitamente Vigiados, de Jiri Menzel, vencedor do Oscar de
Melhor Filme Estrangeiro.
Os
filmes exibidos na mostra são muito diferentes entre si, mas pode-se
dizer que é o olhar crítico e estilizado lançado
à sociedade que dá a tônica a este cinema de contracultura, em geral
marcado por narrativas descontínuas e uma mistura de documentário e
ficção, que denota influências da nouvelle vague francesa, do
surrealismo, de Kafka e da literatura existencialista. É
um cinema que nasceu sobretudo da cruza entre as cores explosivas de
Vojtěch Jasný com os lobos negros
e a neve branca de František Vláčil. São filmes que podem acabar em música, ou podem acabar como
O Cremador de Juraj Herz: numa insanidade sem limites, ainda que agradável em seu sarcasmo zombeteiro e quase infantil.
Gabriela Wondracek Linck (curadora)
FILMES
PEDRO, O NEGRO (Černý
Petr) 1963, Tchecoslováquia, 86’, p&b Direção: Miloš Forman
Pedro tem 17 anos e começa a trabalhar como segurança de uma loja, onde atura pacientemente as insossas instruções
de seu chefe. Os dilemas de Pedro na loja são intercalados com outros do jovem em casa, onde escuta as duras críticas do pai.
CORAGEM DE TODO DIA (Kazdy den odvahu) 1964, Tchecoslováquia,
87’, p&b Direção: Evald Schorm
Atormentado pela sociedade que o cerca e por sua tendência ao alcoolismo, o exemplar funcionário Lukas entra em um
labirinto de decadência espiritual e de sanidade psíquica.
DIAMANTES DA NOITE (Démanty noci) 1964, Tchecoslováquia,
64’, p&b Direção: Jan Němec
Dois jovens judeus fogem de um trem que os levaria para um campo de concentração. O filme acompanha a devastação emocional
e física de ambos durante a luta por comida e abrigo.
ILUMINAÇÃO ÍNTIMA (Intimní osvětleni)
1965, Tchecoslováquia, 71’, p&b Direção: Ivan Passer
Petr, músico de sucesso, volta à sua cidade natal acompanhado de sua namorada Stepa, para tocar com grupo de músicos
liderado por seu velho amigo Bambas, membro da orquestra local e professor.
AS PEQUENAS MARGARIDAS (Sedmikrásky) 1966, Tchecoslováquia,
74’, cor Direção: Věra Chytilová
Marie I e Marie II partem do seguinte princípio: já que o mundo está estragado mesmo, elas também vão se estragar.
As adolescentes vivem de excessos, consumindo e destruindo tudo que podem, à custa de homens mais velhos e bobos.
A FESTA E OS CONVIDADOS (O slavnosti a hostech) 1966, Tchecoslováquia,
68’, p&b Direção: Jan Němec
Grupo
de convidados indo para um piquenique se depara com homem estranho no
meio do caminho, que fala de coisas que
ninguém entende, porém acaba envolvendo todos em seu discurso. O filme
foi "banido para sempre" pelo presidente da Tchecoslováquia, que cogitou
também a prisão do cineasta.
TRENS ESTREITAMENTE VIGIADOS (Ostre sledované vlaky) 1966,
Tchecoslováquia, 92’, p&b Direção: Jiří Menzel
Numa estação de trem da Tchecoslováquia ocupada pela Alemanha se passam os dilemas e as aventuras dos funcionários
Hubicka e Milos. Hubicka é obcecado por seduzir mulheres, e MIlos está preocupado em agradar a namorada.
MARKETA LAZAROVÁ (Marketa Lazarová) 1967, Tchecoslováquia,
165’, p&b Direção: František Vláčil
Baseado no romance homônimo de Vladislav Vancura, o filme se passa na Idade Média e retrata de forma poética a transição
do mundo pagão para o mundo cristão, por meio da história de duas famílias rivais.
A PIADA (Žert)
1968, Tchecoslováquia, 77’, p&b Direção: Jaromil Jireš
Baseado
no livro homônimo de Milan Kundera, conta uma história verídica do
próprio escritor, expulso do Partido Comunista
ao ter uma carta interceptada pelo Governo. No filme, o Governo
intercepta um cartão postal que o protagonista Ludvik envia para a sua
namorada Markéta, com uma piada a respeito dos estudos dela.
O CREMADOR (Spalovač
mrtvol) 1968, Tchecoslováquia, 96’, p&b Direção: Juraj Herz
Para
o cremador Kopfrkingl, transformar o corpo em cinzas significa
purificar a alma. Kopfrkingl gosta de seu trabalho
e trata bem os filhos e a mulher. Até o dia em que encontra um
ex-companheiro de Guerra, que tenta o convencer de seu sangue alemão.
FRUTO DO PARAÍSO (Ovoce stromů
rajských jíme) 1969, Tchecoslováquia / Bélgica, 95’, cor Direção: Věra Chytilová
Eva é uma jovem obcecada por um homem de vermelho, que não sabemos quem é. O filme também recria de forma alegórica
e psicodélica a história de Adão e Eva. Espécie de celebração visual da tentação.
VALERIE E SUA SEMANA DE DESLUMBRAMENTOS (Valerie a týden
divů) 1970, Tchecoslováquia, 73’, cor Direção: Jaromil Jireš
Valerie mora com sua avó em uma cidadezinha medieval. Durante uma festa de carnaval, a menina percebe o despertar
de sua sexualidade e se imagina rica e poderosa, ao mesmo tempo em que sua avó se transforma numa vampira.
GRADE DE HORÁRIOS
29 DE ABRIL (TERÇA)
19:00 – Coquetel de abertura
20:30 – As Pequenas Margaridas
30 DE ABRIL (QUARTA)
18:00 – Trens Estreitamente Vigiados
20:00 – Fruto do Paraíso (Sessão Cinedrome, debate com Rochele Zandavalli e Leonardo Bomfim)
01 DE MAIO (QUINTA)
15:00 – Iluminação Íntima
17:00 – Coragem de Todo Dia
19:00 – A Festa e os Convidados
02 DE MAIO (SEXTA)
16:00 – Pedro, o Negro
18:30 – As Pequenas Margaridas
20:00 – O Cremador
03 DE MAIO (SÁBADO)
15:00 – A Piada
17:00 – Diamantes da Noite
19:00 – Marketa Lazarova
04 DE MAIO (DOMINGO)
15:00 – Pedro, o Negro
17:00 – Trens Estreitamente Vigiados
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
sexta-feira, 25 de abril de 2014
Cine Especial: LUMIÉRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS: Parte 2
Nos dias 03 e 04 de Maio (no Santander Cultural de Porto Alegre) eu estarei participando do curso LUMIÉRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS, criado pelo Cena Um e ministrado pelo critico de cinema Leonardo Bomfim. O curso será uma forma de apresentar como foi os primeiros anos de vida dessa arte que é o cinema, através dos primeiros filmes realizados por pioneiros como os irmãos Lumiére e Georges Méliès. Enquanto os dois dias da atividade não chegam, por aqui eu irei postar os primeiros passos do cinema, que na época se chamava Cinematógrafo.
A saída dos operários da fabrica
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)