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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 26 de abril de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'O Chamado 4: Samara Ressurge'

Sinopse:  Ayaka Ichijo, uma estudante de ensino médio que, após assistir a uma fita de vídeo amaldiçoada, tem só 24 horas para quebrar a maldição e salvar a irmã. 

O cinema de horror se encontra atualmente em seu melhor momento, principalmente quando é comandado por cineastas autorais como Jordan Peele  e Ari Aster. Porém, infelizmente, vivemos também em tempos que o cinemão norte americano se sustenta através de franquias e basta um filme fazer um grande sucesso para gerar continuações desnecessárias. Basta lembrarmos, por exemplo, do ótimo e humilde filme independente "Atividade Paranormal" (2007) que foi gerando continuações que foram cada vez piorando ao longo dos anos.

Hollywood, por sua vez, vive em um estado de falta de ideias novas para se criar bons filmes e, portanto, se rende em até mesmo fazer refilmagens de sucesso do mundo a fora. Belo exemplo disso foi o filme "O Chamado" (2004), apontado por alguns como um dos grandes filmes de horror do início do século vinte um, mas que era uma refilmagem de um filme japonês lançado em 1998 e que era baseado em um livro de Kôji Suzuki de 1991. Pois bem, depois de duas continuações norte americanas chega agora "O Chamado 4:  Samara Ressurge" (2022), mas cujo título é o maior fake news do cinema recente.

Dirigido por  Hisashi Kimura, o filme conta a história de Ayaka Ichijo (Fuka Koshiba), uma estudante que é cética em relação ao vídeo e à lenda que o cerca, que se tornou uma sensação viral. Ela logo descobre que sua irmã Futaba (Yuki Yagi) viu uma cópia da fita e descobre que a morte dela não ocorrerá em sete dias, mas em 24 horas, levando-a a desvendar a maldição de Sadako para salvá-la, ela está acompanhada de seu namorado Oji Maeda (Kazuma Kawamura), bem como o talentoso médium e cartomante Mestre Kenshin (Hiroyuki Ikeuchi).

Para aqueles que não sabem esse na verdade é o nono filme da franquia japonesa lançado por lá e dando continuidade aos eventos que já foram vistos nos filmes anteriores. Portanto, para aqueles que achavam que era uma continuação do terceiro filme da versão americana é bom se sentir lesado, pois realmente foi um jogo de marketing escancarado para dizer o mínimo. Uma vez embarcando na brincadeira de mal gosto acabamos nos defrontando com diversos clichês que acabam se tornando difíceis de ver.

Para começar o filme não mete medo, sendo que a trama transita até mesmo por momentos de humor e sendo representados pelas atuações canastronas de seus intérpretes principais. O filme mais parece um cruzamento com a franquia já estabelecida com outra conhecida que é "Sobrenatural" (2010), sendo que o médium e cartomante que surge na trama nos passa uma sensação de Déjà vu principalmente em sua primeira cena. Se o elenco não ajuda, tão pouco a figura da menina com os seus clássicos cabelos pretos molhados, sendo que a fórmula do seu sucesso já se desgastou há muito tempo.

O filme só serve para aqueles que respiram terror e não se preocupando com a qualidade do roteiro, mas sim de todas as vezes que a menina fantasmagórica surge em cena. A meu ver, ela anda precisando tirar umas férias e voltar para o seu poço infinito, pois aqui em cima não há nada a oferecer, a não ser se contentar com o obvio. "O Chamado 4: Samara Ressurge" é a maior pegadinha recente do cinema, dispensável e não provocadora de nenhum susto válido. 


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segunda-feira, 24 de abril de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Para’í'

Sinopse: Pará, uma menina guarani, encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto. Ela se encanta com a beleza das sementes coloridas do milho e busca cultivá-lo.  

Durante a Quarta Série a nossa professora não ensinava que o Brasil foi descoberto por Pedro Alvares Cabral, mas sim que foi invadido. Desta invasão quem saiu perdendo foram os verdadeiros donos, ou seja, os indígenas e que desde então vivem pela luta em busca do direito pelas suas terras e manterem as suas tradições intactas. Embora inocente em alguns momentos, "Para’í" (2023) é uma forma singela em retratar a juventude desse povo que ainda mal sabe o quanto sofreram para se manterem vivos.

Dirigido por Vinicius Toro, o filme conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca ela começa a questionar seu lugar no mundo, quem ela é, por que fala português e não guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã, por que moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra.

O filme apresenta a pequena jovem protagonista de forma natural, desde ao fato de sair de casa para estudar com a sua amiga, como também colocar em prática os seus deveres de casa. Aos poucos percebemos que ela pertence ao povo indígena, mas do qual não se encontram em suas típicas tendas, mas sim em uma vila qualquer e tendo que conviver com o que tem. Tudo é visto pela perspectiva da jovem, da qual em um primeiro momento busca compreender a real situação em que eles vivem, mas ao mesmo tempo mantendo os seus desejos como toda criança qualquer. Porém, o milho especial que ela encontra é uma espécie de estopim para que certas verdades venham à tona e cabe ela compreendê-las, seja através dos seus pais ou de seu sábio avô que é uma espécie de líder da comunidade.

Com um elenco todo indígena, o diretor Vinicius Toro soube muito bem transitar elementos de ficção com a pura realidade em que esse povo está vivendo, mas tudo através da perspectiva da inocência de uma menina e da qual busca compreender o seu lugar na vida. Curiosamente, existem vários planos que nos passam a sensação de que tudo está sendo documentado, assim como as atuações de alguns do elenco, como se estivessem agindo naturalmente e não só atuando. Neste último, o líder do povo indígena age naturalmente porque ele é realmente um sábio no mundo real, do qual vê que a única esperança pela sobrevivência é manter as suas velhas tradições e manter a ligação do seu povo com as raízes frescas desse mundo.

No geral, o filme é um convite para as pessoas de todas as idades em assistirem e refletirem o que o homem branco faz pelo lucro e não se importando sobre o destino dos verdadeiros donos dessa terra. Ao menos a pequena protagonista abraça uma esperança que, embora pequena, simbolize o desejo de um futuro melhor para ela e a sua família, mesmo quando tudo parece perdido. "Para’í" é sobre uma jornada particular de uma menina, que busca sobre suas raízes e o lugar do qual talvez ela ainda desconheça. 


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sexta-feira, 21 de abril de 2023

Cine Especial: 'Os Pássaros - 60 Anos Depois'

"Os Pássaros" é um dos filmes mais surpreendentes do mestre do suspense, Alfred Hitchcock, o mais violento e o que melhor se encaixa na categoria “terror” dentro de sua filmografia. Engraçado que o filme é baseado em um caso real de pássaros que atacaram pessoas em uma pequena cidade, mas que mesmo assim todos riram da ideia. Somente em 1975 um novo ataque havia acontecido e fazendo as pessoas se darem conta que a visão desses eventos elaborados por Hitchcock não era assim tão absurda.

Voltando ao filme. Melanie Daniels, interpretada pela modelo e estreante atriz Tippi Hedren, é uma socialite, filha do dono de um importante jornal de São Francisco, que é abordada em uma loja de aves pelo advogado Mitch Brenner, interpretado pelo ator Rod Taylor do clássico "A Máquina do Tempo" (1960), que resolve fazer uma brincadeira  com ela, já que o mesmo tinha conhecimento sobre ela através do tribunal, confundindo-a com uma atendente da loja, interessado em comprar um casal de periquitos para o aniversário de sua irmã. Entrando no jogo e querendo se passar pela tal atendente, Melanie cai na pegadinha e acaba nascendo um certo desejo entre os dois, quando a personalidade forte da garota e o jeito politicamente correto ao extremo de Mitch se encontram.

Todos esses eventos são para mostrar Melanie atraída por Mitch, e resolve comprar o tal casal de periquitos e levar até sua casa, quando descobre por meio de um vizinho, que ele passa os finais de semana na cidade costeira de Bodega Bay. É então que percebemos o quanto ela se torna persistente com relação a esse assunto, já que ela coloca o pé na estrada até Bodega Bay, depois aluga um barco que ela mesmo pilota só para conseguir chegar de surpresa na casa do advogado e deixar os periquitos lá. Durante a travessia de barco, uma gaivota a ataca do nada, o que já começa a nos mostrar o horror que está por vir. Após inúmeros incidentes isolados e comportamentos estranhos dos animais alados, Bodega Bay é violentamente atacada por uma revoada de pássaros, culminando em um ataque devastador à cidade e a escola local, investindo impiedosamente nas crianças indefesas e deixando um rastro de morte.

"Os Pássaros" é uma obra prima do mestre Hitchcock em seu estado mais explicito, criando momentos de suspense extensos para chegar em um clímax surpreendente como só ele era capaz de orquestrar. O maior exemplo disso é a fantástica cena em que Melaine vai até a escola pegar a irmã de Mitch, e é obrigada a aguardar e turma terminar uma canção. Ela sai do prédio e se senta em um banco para fumar, com a cantiga infantil ao fundo, enquanto silenciosamente, um bando de corvos começa a se empoleirar nos brinquedos do playground, até Melaine percebê-los e completamente apavorada e sem muitos alardes, tentar (em vão) tirar as crianças da escola.

Outra cena inesquecível é quando a família Brenner e Melanie estão presos dentro da casa, já no terceiro ato, enquanto os pássaros mais uma vez persistem em seu ataque. Antes da explosão de bicadas, só ouvimos o revoar das aves cada vez mais perto e agudo, em uma tensão crescente, onde você só consegue imaginar a centena de animais que estão ali para transformar o cenário em um verdadeiro inferno. E a sequência final, está entre uma das mais assustadoras e angustiantes da história do cinema de terror. Isso sem contar a forma pessimista com que Hitchcock acaba o filme, sem música, sem créditos e deixando os cinéfilos da época totalmente perplexos.

Os efeitos especiais, indicados ao Oscar na época, podem até parecer ultrapassados hoje em dia, mas nos anos sessenta foram revolucionários, com sua mistura de sobreposição de imagens, pintura, aves mecânicas e filmagens reais. Aqui a trilha sonora não existe, o que torna outro grande trunfo do filme, já que as músicas incidentais que nós ouvimos, são apenas barulhos eletrônicos que se confundem com o grasnar dos pássaros e bater de asas.

Hitchcock nunca deixou claro quais foram suas intenções com esse filme e não nos dá nenhuma resposta, fazendo com o que o cinéfilo tire suas próprias conclusões. Claramente fica uma mensagem da natureza se voltando contra os homens, com resultados catastróficos e nunca esse tema esteve tão atual hoje em dia  Há, porém, uma forte corrente sexista no filme, quase misógina, colocando uma culpa velada na figura de Melaine, como uma ameaça da cidade grande à tranquilidade da pequena cidade litorânea e principalmente por ser a pretendente de Mitch, único homem da história e o bom partido da cidade, que é disputado por sua mãe e pela ex namorada e professora da escola, interpretada pela bela atriz Suzanne Pleshette.

Curiosamente, alguns consideram esse filme como a segunda parte de uma trilogia realizada pelo diretor, iniciada por "Psicose" (1960) e encerrada em "Marnie, Confissões de uma Ladra" (1964). Isso se deve ao fato do papel determinante da mãe em ambas as obras, sendo que, se por um lado elas são controladoras, do outro, elas são mães ausentes e das quais os protagonistas buscam uma forma de reconciliação. Ao menos aqui, a solução acontece de uma maneira singela, mesmo em meio ao maior caos que se encontra em cena.

"Os Pássaros" é uma das grandes obras primas de Alfred Hitchcock, enigmático e com um dos finais mais polêmicos da história do cinema. 

Onde Assistir: Apple TV, Youtube, Google Play Filmes

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Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (21/04/2023)

 A MORTE DO DEMÔNIO – A ASCENSÃO

Sinopse: Um conto distorcido de duas irmãs distantes cujo reencontro é interrompido pela ascensão de demônios possuidores de carne, empurrando-as para uma batalha primordial pela sobrevivência enquanto enfrentam a versão mais aterrorizante da família imaginável.


BEAU TEM MEDO

Sinopse: Em BEAU IS AFRAID, Beau (Joaquin Phoenix) é um homem paranoico que embarca em uma odisseia épica para visitar a casa de sua mãe controladora. Inteligente e ousado, o filme foi escrito, produzido e dirigido por Ari Aster (“Hereditário” e “Midsommar - O Mal Não Espera a Noite”).



A TERRA NEGRA DOS KAWA

Sinopse: Um grupo de cientistas faz escavações em terrenos no interior do Amazonas em busca de uma terra preta fértil, usada para fins agrícolas. Conforme se aproximam do sítio dos indígenas Kawa, notam que a terra adquire poderes energéticos e sensoriais. Obs: Dia 22/04 às 15:30 - Sessão para professores cadastrados e aberto ao público.



OS TRÊS MOSQUETEIROS: D’ARTAGNAN

Sinopse: D‘Artagnan é um jovem que sonha em fazer parte da guarda real e se juntará aos famosos soldados do Rei, os Três Mosqueteiros. As coisas ficam mais emocionantes quando, em um período de guerra, o jovem mosqueteiro começa a viver uma paixão que o coloca no rastro da verdadeira vilã: Milady de Winter.


RIO DOCE

Sinopse: Tiago é um jovem trabalhador que descobre a identidade do pai ausente, quando conhece as suas meias irmãs, fato que o leva a questionar a sua própria identidade às vésperas de completar 28 anos. Morando em Rio Doce, na periferia de Olinda, região metropolitana do Recife, ele luta para encontrar seu lugar no mundo. Nesse processo, ele fortalece laços afetivos, transformando assim sua forma de ser e de ver o mundo.


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quinta-feira, 20 de abril de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Super Mario Bros: O Filme'

Sinopse: Mario é um encanador junto com seu irmão Luigi. Um dia, eles vão parar no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach, mas ameaçado pelo rei dos Koopas, que faz de tudo para conseguir reinar em todos os lugares. 

Muitas pessoas se perguntam por que as adaptações de video game para o cinema falham quando são lançadas. Se já houve um tempo que adaptar HQ já era complicado, por outro lado, levar um jogo para as telas e que desse certo era quase impossível, mas isso se deve ao fato que esse entretenimento somente funcionava em sua fonte original, já que a sua trama era simples e direta e sendo praticamente complicado adaptar história como essa sem que faça alguns ajustes para que se torne um grande filme. E se no passado já era complicado a missão de hoje é ainda mais complexa, já que os jogos de hoje já são praticamente um filme então para que adaptar para o cinema?

Talvez o segredo para que uma adaptação não falhe é saber ser sincero com a sua fonte original e ao mesmo tempo poder casar-se com a linguagem cinematográfica. "Mortal Combate - O Filme" (1995), foi por muito tempo uma das melhores adaptações, ao ser fiel, simples, mas possuindo uma linguagem que o cinéfilo entenderia do começo ao fim dela. Pois bem, chega então aos cinemas "Super Mario Bros: O Filme" (2023), que não tem vergonha de ser fiel a sua fonte original e o que faz dele ser tão bom.

Dirigido por Aaron Horvath e Michael Jelenic, o filme conta a história de Mario (Chris Pratt), um encanador qualquer no bairro de Brooklyn junto com seu irmão Luigi (Charlie Day). Um dia, Mario e Luigi vão para no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach (Anya Taylor-Joy), mas ameaçado pelo rei dos Koopas, Bowser (Jack Black), que vai fazer de tudo para conseguir reinar todos os lugares. É então quando Luigi é raptado por Bowser e o usa para procurar Mario, o único capaz de deter o Koopa e restabelecer a paz.

Basicamente é somente isso a trama, onde os dois protagonistas principais se envolvem em uma situação surreal, mas que era funcional no jogo. Falando nele, é surpreendente que todos os desafios, artifícios e prêmios são adaptados fielmente para o filme, desde o fato de Mario bater em caixas especiais para se tornar forte, como também as flores e cogumelos que lhe dão, tanto a força para vencer, como também enfraquecer. Aliás, o cenário do reino dos cogumelos é desde já um dos mais fantásticos do ano, onde cada detalhe de luz e cores formam um belo mosaico surreal e cuja profundidade é ainda mais sentida principalmente se você for em um cinema de qualidade e que respeite a obra.

Rápido no gatilho, o roteiro não dá espaço para dramas ou apresentação muito longa sobre os personagens principais, sendo que tudo é feito de uma forma básica, ligeira, mas ao mesmo tempo compreendida por todas as idades. Acho que o segredo do sucesso está neste ponto, ao saber vender a obra para essa nova geração, mas não se esquecendo daqueles que ficavam jogando o jogo pela Nintendo até tarde da noite. Portanto, não se surpreenda, por exemplo, se você começar a sentir certa vertigem em alguns momentos, pois os personagens nunca param, correm e pulam a todo momento e tudo embalado com uma trilha sonora familiar e que remete aos bons e velhos tempos dos anos oitenta.

É claro que algumas readaptações precisavam serem feitas, como no caso da Princesa Peach, que aqui não é uma mera princesa indefesa que espera ser salva, mas sim uma grande guerreira e que protege o seu povo não importa o que aconteça. Os demais seguem a cartilha de fidelidade pura, como no caso do vilão Koopas, cuja suas ambições podem até ser unidimensionais, mas que ao menos ganha uma veia cómica graças a voz de Jack Black. Já Mario e Luigi são 100% corretos na prática do bem, sendo personificações sobre a típica jornada do herói e que aqui funciona de acordo com a proposta principal da obra.

"Super Mario Bros: O Filme" é bom ao não ter vergonha alguma de ser o que é de acordo com a sua fonte original e os fãs de ontem e hoje só tem que agradecer. 


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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 20 A 26 DE ABRIL DE 2023

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

3ª Terceira Guerra Mundial 


SALA PAULO AMORIM


FANTASPOA – FESTIVAL DE CINEMA FANTÁSTICO DE PORTO ALEGRE

Programação de filmes dedicados ao gênero fantástico, incluindo terror, fantasia e ficção científica.

SESSÕES ÀS 14h, 15h30, 17h30 E 19h30.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY Assista o trailer aqui.

(Zhena Chaikovskogo – Rússia/ França/ Suíça, 2022, 143min). Direção de Kirill Serebrennikov, com Alyona Mikhailova, Odin Lund Biron e Miron Fedorov. Imovision, 16 anos. Drama.

Sinopse: Antonina Miliukova é uma jovem bonita e inteligente que pertence a uma família da aristocracia russa. Apesar de ter o mundo a seus pés, seu maior sonho é se casar com o compositor Pyotr Tchaikovsky (1840 – 1893). O músico aceita o casamento para acabar com os rumores sobre sua sexualidade, mas, à medida em que o tempo passa, a relação fica insustentável. O filme é baseado no livro “Antonina Tchaikovsky: História de uma Vida Esquecida”, de Valeri Sokolov, e destaca o trabalho de Serebrennikov - que também é diretor de ópera e teatro – à frente de um filme de época.


17h15 – BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Documentário de Natália Dias e Camilo Cavalcanti. Clariô Filmes. 14 anos.

Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946 – 2017), mais conhecido como Belchior, ganha um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense. Com suas canções geniais e suas ideias cortantes, ele marcou e ainda marca a vida de muita gente.


19h – O PASTOR E O GUERRILHEIRO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 110min). Direção de José Eduardo Belmonte, com Johnny Massaro, Cesar Mello, Julia Dalavia. A2 Filmes. 14 anos. Drama.

Sinopse: Em 1968, o jovem comunista João deixa a universidade e vai para uma guerrilha na Amazônia. É preso, torturado e enviado para a prisão em Brasília, onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças ideológicas, se ajudam e marcam um encontro para 27 anos depois, à meia-noite, na virada do milênio, em cima da Torre de TV de Brasília. O filme foi selecionado para a competição nacional do 50° Festival de Cinema de Gramado.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h - NOITES ALIENÍGENAS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 91min). Direção de Sérgio de Carvalho, com Gabriel Knoxx, Joana Gattis, Chico Diaz. Vitrine Filmes,16 anos. Drama.

Sinopse: Em Rio Branco, capital do Acre, a cultura do povo da floresta se mistura com as questões urbanas. É neste ambiente que três amigos de infância tentam viver suas vidas de adulto, trocando os sonhos da adolescência por uma realidade que insiste em ser dura e injusta - principalmente para quem vive em regiões periféricas. Primeiro longa feito no Acre, o filme foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado em 2022, levando os Kikitos de melhor filme, ator, atriz e ator coadjuvante e o prêmio do júri da crítica.


16h45 – O COLIBRI Assista o trailer aqui.

(Il Colibri - Itália, 2023, 125min). Direção de Francesca Archibugi, com Pierfrancesco Favino, Kasia Smutniak, Bérénice Bejo. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Adaptação do romance homônimo de Sandro Veronesi, o filme segue a jornada de Marco Carrera, mais conhecido como Colibri. Sua vida, como a de muitas pessoas, é marcada por grandes desafios e adversidades, conquistas e paixões. A história é contada por meio de memórias que conduzem o espectador de um período para outro, num tempo que vai do início dos anos 1970 ao futuro próximo.


19h15 – CLOSE (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 26) Assista o trailer aqui.

(Bélgica/França/Holanda, 2022, 105min). Direção de Lukas Dhont, com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne. O2 Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Léo e Rémi, de 13 anos, são inseparáveis - melhores amigos e próximos como irmãos. Mas, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência desafiam este vínculo tão fraterno, gerando consequências inesperadas e de longo alcance. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor longa internacional.


MOSTRA DE CINEMA INDÍGENA ENTRE RIOS

Programação integrada à exposição ENTRE RIOS: SUL TERRA INDÍGENA, promovida pelo Instituto Estadual de Arte Visuais.


19h15 – TAVA, A CASA DE PEDRA (SOMENTE NA QUARTA, DIA 26) – ENTRADA FRANCA

(Brasil, 2015, 77min). Documentário de Ariel Duarte Ortega, Patricia Ferreira, Ernesto de Carvalho e Vincent Carelli.

Sinopse: O filme mostra a interpretação mítico religiosa dos Mbya-Guarani sobre as reduções jesuíticas do século XVII no Brasil, Paraguai e Argentina. Acompanha o curta “No caminho com Mário” (20min), dos mesmos diretores.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 20 A 26 DE ABRIL

 ESTREIAS:

PARAÍBrasil/Drama/2018/81 min.

Direção: Vinicius Toro

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Para’í conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca ela começa a questionar seu lugar no mundo, quem ela é, por que fala português e não guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã, por que moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra.


RIO DOCE

Brasil-França/Drama/ 2021/90min

Direção: FELLIPE FERNANDES

Classificação indicativa:

Sinopse: Tiago é um jovem trabalhador que descobre a identidade do pai ausente, quando conhece as suas meias irmãs, fato que o leva a questionar a sua própria identidade às vésperas de completar 28 anos. Morando em Rio Doce, na periferia de Olinda, região metropolitana do Recife, ele luta para encontrar seu lugar no mundo. Nesse processo, ele fortalece laços afetivos, transformando assim sua forma de ser e de ver o mundo.

Elenco: Okado do Canal, Cíntia Lima,Carlos Francisco


EM CARTAZ:


O PASTOR E O GUERRILHEIRO

Brasil/Drama/2022/115min.

Direção: José Eduardo Belmonte

Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse: Em 1968, o jovem comunista João deixa a universidade e vai para uma guerrilha na Amazônia. É preso, torturado e enviado para a prisão em Brasília, onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças ideológicas, se ajudam e marcam um encontro para 27 anos depois, à meia-noite, na virada do milênio, em cima da Torre de TV de Brasília - mas João morre em um acidente de carro, em 1990. Em 1999, um velho coronel do exército suicida-se e deixa parte de sua herança para Juliana, filha bastarda fruto de seu relacionamento com a antiga empregada da casa. Através de um livro encontrado na casa, ela descobrirá que seu falecido pai foi o torturador dos dois jovens no passado e que o encontro marcado entre os rapazes não ocorrerá. O destino colocou Juliana na história e o encontro marcado terá um desfecho diferente do que foi combinado.

Elenco: Johnny Massaro,Cesar Mello,Julia Dalavia


HORÁRIOS DE 20 A 26 de abril (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: PARAÍ

17h: O PASTOR E O GUERRILHEIRO

19h: RIO DOCE


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br