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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 12 de março de 2012

Cine Especial: O Cinema de Quentin Tarantino: Parte 8

Nos dias 17 e 18 de março, estarei participando do curso “O Cinema de Quentin Tarantino”, realizado no Cinebancários, criado pelo CENA UM e ministrado pelo cineasta e diretor de teatro Mauro Baptista Vedia. E enquanto o evento não acontece, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esse grande diretor criativo, que foi a melhor coisa que surgiu nos anos 90!


COMO ROTEIRISTA!

AMOR A QUEIMA ROUPA
Sinopse: O jovem Clarence Worley (Christian Slater) conhece uma call-girl, Alabama Whitman (Patricia Arquette), por quem acaba se apaixonando e se casando. Quando Clarence vai ao encontro de Drexl Spivey (Gary Oldman), o cafetão de Clarence, para pegar suas roupas e comunicar que agora ela está casada, um tiroteio se inicia. Na confusão ele pega uma mala cheia de cocaína, mas os donos da droga resolvem persegui-lo.
Esse foi o primeiro roteiro de Quentin Tarantino, e por si só, é uma bem humorada e sanguinolenta brincadeira com clichês do cinema. Seu estilo é marcado pelos diálogos afiados, personagens unidimensionais e situações básicas, quase físicas. A chacina do final é antológica, e o elenco é de primeira (onde Christopher Walker e Dennis  Hopper se destacam num dialogo). Curiosamente, Alabama (personagem de Patrícia Arquete), é citada em Cães de Aluguel, dando a entender, que no passado trabalhava como uma ladra, ao lado do personagem de Harvey Keitel!


ASSASSINOS POR NATUREZA
Sinopse: Mickey Knox (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Juliette Lewis) se uniram pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. Mickey e Mallory viram atração através da imprensa sensacionalista e o repórter Wayne Gale (Robert Downey Jr.), o principal responsável, os coloca no programa de televisão American Maniacs. Mesmo a captura deles pela polícia só aumenta a popularidade enorme dos criminosos, o que motiva Gale em transformar tudo num grande circo.
Apesar de a trama ser baseado num dos primeiros roteiros de Tarantino, ao longo do percurso, foi bastante reescrito, porém, a fonte original não foi ignorada. Vertiginoso do inicio ao fim, Oliver Stone cria um verdadeiro clipão, onde fotografia e uma montagem acelerada tornam o filme bem distante do convencional, onde a violência ao extremo jorra na tela. Porém, o filme é uma dura critica contra a imprensa sensacionalista que adora fazer de um caso, um verdadeiro espetáculo, onde o grande destaque fica por conta do repórter ambicioso (Robert Downey Jr, espetacular), que faz de tudo, para cobrir sobre o casal central, os assassinos Mickey Knox (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Juliette Lewis). Na época de lançamento, não faltou pessoas que acusassem o filme de ser ultra violento e que afetasse as pessoas, mas para aqueles que buscam algo incomum (com algum sinal de inteligência no cinema americano), o filme é imperdível!


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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: Paul: Um Alien Fugitivo

DUPLA INGRESA ACERTA DE NOVO!

Sinopse: Graeme Willy (Simon Pegg) e Clive Gollings (Nick Frost) são dois jovens nerds que estão nos EUA a procura de OVNIs. O alienígena Paul (Seth Rogers) está na Terra há 60 anos e, cansado de ficar numa base militar secreta, decide pular fora e embarcar no primeiro carro que encontrar pela frente. Assim esse trio se conhece. Willy e Gollings resolvem ajudar Paul e mandá-lo de volta à nave-mãe. Enquanto eles não alcançam o objetivo, Paul integra o grupo e é o novo companheiro de confusões dos geeks britânicos.
Todo Mundo Quase Morto e Chumbo Grosso (ambos de Edgar Wright) revelaram a mais nova dupla do mundo da comédia Inglesa, Simon Pegg e Nick Frost, ambos com uma sintonia contagiante, principalmente nas piadas que soam bem certeiras. Nesta nova produção, dirigida por Gred Mottola (Superbad: É hoje), a trama explora o mundo dos nerds (com direito a Comic-Com) e suas fantasias sobre o universo extraterrestre, sendo que Simon Pegg e Nick Frost se encaixam muito bem na proposta da trama. Ao se encontrarem com um alien fugitivo, boa pinta e sarcástico (voz de Seth Rogen, de 50%), o filme presta homenagem ao mundo pop da ficção científica, de Contatos Imediatos, Star Wars e assim por diante.
Embora o ritmo não seja o mesmo dos filmes que consagraram à dupla, a trama nos prende com as situações imprevisíveis que o trio se envolve, desde armações governamentais há debates entre a ciência e religião, mas tudo de uma forma muito bem humorada. Atenção para a participação de alguém bastante conhecida no mundo da ficção cientifica, sendo uma espécie de cereja no bolo, para arredondar esse filme e tornar uma tarde qualquer bastante divertida!


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sexta-feira, 9 de março de 2012

Cine Especial: O Cinema de Quentin Tarantino: Parte 7

Nos dias 17 e 18 de março, estarei participando do curso “O Cinema de Quentin Tarantino”, realizado no Cinebancários, criado pelo CENA UM e ministrado pelo cineasta e diretor de teatro Mauro Baptista Vedia. E enquanto o evento não acontece, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esse grande diretor criativo, que foi a melhor coisa que surgiu nos anos 90!

BASTARDOS INGLÓRIOS
Tarantino homenageia o cinema e usa como arma, para eliminar nazistas!

Sinopse: No primeiro ano da ocupação da França pela Alemanha, Shosanna Dreyfus testemunha a execução de sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa (Waltz). Shosanna escapa por pouco e parte para Paris, onde assume uma identidade falsa e se torna proprietária de um cinema. Em outro lugar da Europa, o tenente Aldo Raine (Pitt) organiza um grupo de soldados americanos judeus para praticarem atos violentos de vingança. Posteriormente chamados pelo inimigo de “os Bastardos”, o esquadrão de Raine se une à atriz alemã Bridget von Hammersmark (Kruger) em uma missão para derrubar os líderes do Terceiro Reich. O destino conspira para que os caminhos de todos se cruzem em um cinema, onde Shosanna pretende colocar em prática seu próprio plano de vingança...
O cinema em si, é uma ferramenta de entretenimento, no qual o espectador se senta para assistir todos os tipos de gêneros, desde a comédia como também o mais puro drama, e também serve para nos identificarmos com o protagonista e torcemos por ele. Determinada historia que são apresentadas na tela, geralmente faz com que o espectador pare e se esqueça da dura realidade do que é e do que foi, e pelo menos por duas horas se esquece do mundo real que existe lá fora. Talvez tenha sido esse o pensamento de Quentin Tarantino quando fez esse ótimo filme, sobre um grupo de judeus disposto a qualquer preço em eliminar o máximo possível de nazistas durante a guerra. Os judeus do cinema sempre foram retratados como ás maiores vitimas dos vilões nazistas, sempre retratando o que realmente aconteceu, logicamente, durante a segunda guerra, mas Tarantino deve ter parado e pensado assim... “que se dane o passado e a realidade de como ela foi, que eles vão a forra agora”. Se na realidade não foi bem assim, na ficção esse povo e o publico em geral pode muito bem se sentar e curtir na boa, o que eles mais guardam no fundo do seu peito, porque quem não gostaria de ver numa trama, um bando de nazistas safados se dando mal? Pelo menos Tarantino nos proporciona isso de uma maneira única, divertida e chocante.
Misturando elementos dos seus filmes com outros do gênero como, Rastros do Ódio e Doze Condenados como exemplo, Tarantino cria uma trama de vingança de duas frentes, no qual ambas tem um único objetivo e que ambos os lados se cruzam num único lugar em um clímax de proporções avassaladoras. Claro que antes do ato final, não faltam às características do diretor em fazer um filme e que estão todas lá, desde os diálogos afiados, referencias ao mundo pop, humor negro e etc. E não importa se a trama se passa na Segunda Guerra Mundial, isso para o diretor é um mero detalhe, sendo que  não impede de suas características sejam bem aproveitadas em outra época. O curioso é o tema que o diretor anda fazendo muito nos seus últimos filmes que é a vingança e suas conseqüências, sendo que isso começou em Kill Bill, que se naquela saga isso foi retratado na historia da personagem á noiva, aqui é bem retratado pela personagem Shosanna Dreyfus (Melanie Laurent). E por falar nos personagens como uma boa historia, não poderia faltar também um ótimo elenco. Brad Pitt é o laço que leva o publico em geral a embarcar nesta aventura, mas é o resto do elenco que rouba a atenção do publico.
Chistoph Valtz (Palma de ouro de melhor ator no festival de Cannes) é com certeza o melhor vilão dos ultimos anos.. Carismático, violento e divertido, o ator faz do seu personagem Coronel Hans Landa, o típico personagem que o espectador não sabe se o ama ou odeia. Completamente imprevisível e com palavras afiadas de tal forma, que o espectador se encolhe a toda vez que ele aparece em cena, e com certeza entra para a lista dos melhores personagens tarantinescos.
E como não poderia deixar de ser, Tarantino presta como sempre, uma bela homenagem ao cinema, como por exemplo, o típico “filme dentro do filme” e como eu disse lá em cima, que o cinema nos serve para nos apreciarmos diversos gêneros e situações melhores do que a nossa realidade, aqui o diretor simplesmente usa o próprio cinema da trama como arma, para fazer o que todos no fundo gostariam de ver, mas de tal forma, que as imagens ficaram sendo lembradas por muito tempo de tão corajosas que foram, porque nem sempre realidade e ficção se cruzam bem, mas o diretor soube fazer bem o bolo com a sua receita. É o Tarantino em sua melhor forma e com certeza em sua maior obra prima, que alias são palavras finais saídas da boca do personagem de Brad Pitt, mas que são as palavras do próprio diretor falando com relação ao seu filme. Pretensioso para alguns, mas a mais pura verdade dita para outros. Os fãs não tem o que discordar!


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Cine Dicas: Estréias no final de semana (09/03/12)

Pois é meus amigos, chegamos a mais um final de semana com muitas atrações em nossos cinemas. Para começar, 8ª Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, que começou ontem (infelizmente não pude comparecer), e que vai até dia 15 desse mês. Dentre os destaques do festival, está uma mostra especial dos grandes clássicos François Truffaut, que será exibido na sala P.F Gastal (Usina do Gasômetro), e o tão aguardo filme alemão PINA, que para muitos, foi um dos melhores filmes do ano passado e que finalmente chega as nossas salas. Mais informações sobre a programação vocês confiram abaixo.
Das estréias tradicionais, temos a tentativa da Disney em fazer uma nova franquia com John Carter, à tentativa de Madonna em ser diretora em W.E: O Romance do Século e a tentativa de Nicolas Cage em provar que ainda é um bom ator em O Pacto.
Confiram as estréias:

8º FESTIVAL DE VERÃO DO RS DE CINEMA INTERNACIONAL
Mais informações sobre a programação clicando aqui.

John Carter - Entre Dois Mundos‎
Sinopse: O filme conta a história de John Carter que é inexplicavelmente transportado para Marte onde se vê envolvido em um conflito de proporções épicas entre os habitantes do planeta incluindo Tars Tarkas e a atraente Princesa Dejah Thoris. Em um mundo à beira do colapso Carter descobre que a sobrevivência de Barsoom e de seu povo está em suas mãos.



W.E: O Romance Do Século
Sinopse: W.E. - O Romance do Século apresenta paralelamente o amor em duas épocas diferentes. No passado o Rei da Inglaterra Eduardo VIII se apaixona pela americana Wallis Simpson uma plebéia divorciada. Décadas mais tarde uma mulher casada vive um caso de amor com um agente de segurança russo.


O Pacto
Sinopse: A história se passa em Nova Orleans e acompanha um homem (Nicolas Cage)desesperado por vingança depois que sua esposa (January Jones)foi mortal em um crime brutal. Para isso ele une-se com um grupo de vigilantes undergrounds.




Um Dia
Sinopse: Conta a história de Dexter e Emma, que se conheceram na noite em que eles se formaram na Universidade de Edimburgo em 1988 e concordaram em manter a amizade e visitar um ao outro na mesma data todos os anos para ver como estão suas vidas.
Embora ambos passem por diversos envolvimentos românticos, eles têm uma ligação especial que não conseguem explicar.



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quinta-feira, 8 de março de 2012

Cine Especial: O Cinema de Quentin Tarantino: Parte 6

Nos dias 17 e 18 de março, estarei participando do curso “O Cinema de Quentin Tarantino”, realizado no Cinebancários, criado pelo CENA UM e ministrado pelo cineasta e diretor de teatro Mauro Baptista Vedia. E enquanto o evento não acontece, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esse grande diretor criativo, que foi a melhor coisa que surgiu nos anos 90!

A PROVA DE MORTE
CUIDADO COM AS MENINAS DE TARANTINO!

Sinopse: 'À Prova de Morte' é estrelado por Kurt Russell. Três amigas saem para se divertir e chamam a atenção de todos por onde passam, inclusive a do misterioso Stuntman Mike, um dublê temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.
Nem vou me alongar no fato do filme ter atrasado três longos anos para ser exibido aqui no Brasil na época, e sim falarei nas suas qualidades. O filme é Tarantino puro, para aqueles que esperam todas as suas características dos seus filmes anteriores, sendo que tudo esta lá, desde uma trilha sonora maneira a várias referencias de outros filmes e dos próprios filmes do diretor. A trama em si é simples e funciona em duas partes, ambas tem algo em comum, uns grupos de amigas saem juntas para se divertirem em bares e na estrada, quando derrepente acabam se encontrando com Stuntman Miike (Kurt Russell em seu melhor papel depois de muito tempo) e que acabarão tendo que enfrentar a sua loucura em querer matá-las sem motivos aparente. Ambas as historias tem finais diferentes um do outro, em meio a isso todas as marcas registradas do diretor estão lá, muito diálogos (e bota dialogo nisso) trilha sonora maneira e humor negro na medida certa, aliado a uma montagem que se finge ser tosco, afinal o diretor presta homenagem aos antigos filmes baratos que passava adoidado nos cinemas dos anos 70. Por isso, não estranhe a imagem estar arranhada, falta de cor ou sem nenhuma cor, é tudo proposital. Portanto o marinheiro de primeira viajem pode estranhar a primeira vista ou se divertir perante a brincadeira do diretor. O legal é que o cinéfilo atento irá reparar na interligação desse filme com Planeta Terror (de Robert Rodriguez) numa determinada cena do hospital que separa ambas as partes dentro do filme. O curioso é o fato de Tarantino, que em cada filme que faz, cada vez mais mostra a força feminina perante os homens da trama. Se muito curtiram a noiva de Kill Bill preparasse para esse grupo de garotas, principalmente pelo segundo, que deixara o personagem de Kurt Russell em maus lençóis. Atenção pela magistral perseguição de carro no ato final do filme, incrível de boa e que faz uma referencia aos antigos filmes de ação.


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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: CONTÁGIO

Leia minha critica, já publicada, clicando aqui!


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Cine Dica: Em Cartaz: PODER SEM LIMITES

DEPOIS DESSE FILME, COMO HOLLYWOOD IRÁ FAZER A VERSÃO AMERICANA DE AKIRA??
Sinopse: Três amigos ganham superpoderes de uma substância misteriosa. Quando surgem problemas pessoais eles precisarão muito um do outro.
É fato, que os filmes narrados em primeira pessoa, se tornou a nova forma de sucesso de certos gêneros como os filmes de horror (vide A Bruxa de Blair, Cloverfield e REC), e agora, em filmes de super heróis. Bom, este não é exatamente o filme de super herói tradicional, e sim, a trama mostra o que aconteceria se indivíduos normais começassem a adquirir poderes da noite pro dia e qual seria o lado bom e negativo disso. Dirigido pelo jovem diretor estreante Josh Trank, a trama acompanha (em forma de documentário caseiro) a trajetória de três jovens, Andrew, Matt e Steve (os também estreantes Alex Russel, Michael B, Jordan e Dane DeHaan), jovens comuns que vivem em uma pequena cidade, que da noite pro dia (após o encontro de misteriosas pedras de quartzo), começam adquirir dons sobre humanos.
A graça da trama está no fato de nós acompanharmos gradualmente as mudanças que esses três jovens passam, após os poderes começarem a se manifestarem (desde a voar e a levitar coisas). É impressionante, que embora aja efeitos especiais, o filme passe tamanha realidade. É como se eles realmente adquirisse esses dons, onde nem o céu é o limite, em uma seqüência de vôos espetaculares. Por outro lado, o filme explora aquele velho ditado, que nossas ações é o que representam o que nos somos, então o que aconteceria, se esses poderes caíssem nas mãos de alguém inseguro de si e com vários problemas pessoais? Coisa boa disso não irá sair, e essas características, o personagem Adrew representa. Vitima de bullying na escola, hostilizado pelo pai bêbado e tendo uma mãe à beira da morte, Adrew vive com insegurança interna, e quando surge esses poderes, em vez deles ajudarem, acabam por fazer ele botar para fora todo o ódio que sente contra aqueles que o atormentam. Já Matt, que é primo de Adrew, é o outro lado da moeda, em que vê nestes poderes, um grau enorme de responsabilidade, em com isso, tenta de todos os meios ajudar o seu primo, para que o pior não aconteça.
Devido a tudo isso, é impressionante até que ponto a historia alcança, e quando se acha que a trama tinha tudo que dar, eis que acontece uma reviravolta de 360ª graus, e que acaba selando os destinos dos primos. É neste ponto, que o filme impressiona nos efeitos especiais, fazendo das cenas vôos dignas de nota e que não deve nada a outros filmes onde retrataram os personagens voando, seja em Superman ou na trilogia Matrix, esses alias, atrevo me a dizer, foram superados por esse impactante ato final desse filme. Mas como eu citei no subtítulo dessa matéria, HOLLYWOOD vai ter que pensar duas vezes antes de querer fazer realmente uma versão americana do clássico de animação japonesa AKIRA. Pois quem assistiu aquele clássico de 1988, encontrará semelhanças absurdas neste aqui, principalmente se comparando os atos finais de ambos os filmes. Se Hoollywood já tinha uma batata quente, agora ela esta torrando!
Embora a formula, de filme de primeira pessoa, soe um tanto que forçada, principalmente no já citado ato final, isso acaba se tornando mero detalhe, pois quando se chega a esse determinado ponto da historia, já estamos conquistados, tanto por ela, como pelos personagens, que embora com super poderes, são tão humanos como qualquer um. Com orçamento modesto (apenas R$12 milhões de dólares), Josh Trank pode vir a se tornar o mais novo cineasta com ótimas idéias na cabeça do cinema atual. Desde que faça filmes como esse que impressionam, não somente pelas fantásticas cenas, mas acima de tudo, por uma historia humana e caprichada!


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