Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 5 de outubro de 2025

Cine Dica: Ciclo discute perda do sentido e limite da ficção no Cinema da UFRGS

Debater a censura às artes, os limites e a atual perda do sentido da ficção é a proposta do ciclo “Ficções Libertas”, que estreia na Sala Redenção no dia 8 de outubro, quarta-feira, e segue até o dia 29 de outubro. As três primeiras sessões contam com bate-papo com Paula Luersen, pesquisadora e proponente do ciclo.

O ciclo integra o projeto “Interdições do sensível, ficções libertas” do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS (PPGAV), desenvolvido por Paula e orientado pela artista e pesquisadora Mônica Zielinsky. Os encontros acontecem nas quartas-feiras de outubro, com exibições às 13h30. Haverá certificado de extensão de 9h para quem participar de pelo menos 75% das atividades.

Inscreva-se entre 22 de setembro e 7 de outubro através do formulário.

“Close Up” (1990) de Abbas Kiarostami, é o filme que dá início à programação no próximo dia 8 de setembro. A obra debate a responsabilização das imagens e da ficção por ações criminosas e violentas.

Na quarta-feira seguinte, dia 15, é a vez de “Estás vendo coisas” (2017), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, e “Fotograma” (2016), de Luís Henrique Leal e Caio Zatti. As produções refletem sobre como as linguagens da arte podem propor formas de reconfigurar a nossa experiência de mundo.

Já no dia 22, a Sala Redenção exibe “A liberdade é azul” (1993) de Krzysztof Kieślowski, obra que pensa a atuação da ficção no tratamento simbólico de questões traumáticas.

O ciclo encerra com “Warhol – Vijande: Mais que pistolas, facas e cruzes” (2025), de Sebastián Galán. A produção narra a história da lendária visita do artista Andy Warhol a Madri, em 1983, a convite do galerista espanhol Fernando Vijande.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui. 

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Cine Especial: Revistando 'Paris Texas'

Apontado por muitos como um dos melhores filmes da década de oitenta, o longa já começa dando um show mostrando o contraste do céu azul com a paisagem sílica dos desertos texanos e o boné vermelho do personagem principal que está a vagar por ele. E em consonância com a fotografia, a trilha sonora é marcada por solos bem arranhados de guitarra que nos inebria e cativa nossa concentração durante todo o longa.

Esse personagem que vagava pelo deserto é Travis (Harry Dean Stanton). Vagou durante quatro anos sem dá notícias a ninguém por onde andava, depois de acontecimentos no seu casamento que só são revelados no fim do filme. Quando resolveu sumir, fora de si, deixou esposa e filho para trás. Daí ele encontra um posto em meio ao deserto e passa mal. É atendido por um médico que encontra um número de telefone em seu bolso. A ligação cai em Walt (Dean Stockwell, que está ótimo no filme), seu irmão. Fazendo o papel de família – e esse é um tema bem abordado no longa –, Walt vai buscar seu irmão. Ele encontra Travis em maltrapilhos e “mudo”. Após um bom tempo de viagem é que ele consegue arrancar algumas palavras do irmão, e elas foram: Paris… Paris, Texas.

Travis tinha em mãos a foto de um lote que diz ele ter comprado na cidade de Paris, Texas. Ele lembra ao irmão que foi lá onde o pai dele dizia tê-lo concebido com sua mãe e que ele tinha orgulho de dizer que sua esposa havia nascido na capital francesa para todos. Mentia tanto a respeito, que até ele acreditava (uma breve crítica feita à sociedade e seus padrões de aceitação). Já vencido o silêncio, conversa vai e vem e Walt resolveu perguntar a Travis que motivos o levaram a abandonar sua família. Mas, dizendo ele, não lembrava. O que havia restado em Travis era apenas um imenso vazio alimentado e metaforizado pelos desertos por onde vagou (parabéns à direção de arte).

Chegando a Los Angeles, onde Walt e sua esposa Anne moravam e criavam Hunter, o filho de Travis, começa a tentativa de reaproximação entre pai e filho, e surge a esperança de unir a família novamente. Travis então resolve ir atrás de Jane (Nastassja Kinski), sua esposa e mãe de seu filho e, este último, por vontade própria, também decide juntar-se ao pai na busca. Aqui fica clara a luta pela família. Depois de idas e vindas, encontram-na. Nastassja está maravilhosa no papel de Jane, no que talvez seja uma das melhores atuações femininas da história do cinema.O que me resta dizer agora é que Wenders faz jus a sua aclamação como cineasta e termina o filme da melhor maneira possível.

Esse longa é belíssimo. Cheio de belas metáforas e ricas falas, o filme encanta como a cidade de Paris (França) e comove como os desertos do Texas (lembrando que Paris no Texas existe mesmo! Mas, no filme, ela é mais metafórica). Possui um final que deixa alguns porquês tirando, dessa forma, a obviedade do filme (que nem precisava), mas, mesmo assim, não causa curiosidade no espectador. A obra por si só convence. Enfim, sentar em frente de uma tela de cinema e assistir a essa obra de Wim Wenders é mais do que um programa, é uma viagem até Paris. E não me refiro à cidade das luzes. Refiro-me à cidade obscura e deserta que está no interior do ser humano sem amor e sem família.

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (02/10/25)

 Coração de Lutador - The Smashing Machine

Sinopse: Com direção de Benny Safdie e produção da A24, o filme traz a poderosa e real história de uma lenda do UFC que, no auge da fama, precisa enfrentar seus maiores combates fora do octógono: o vício, a pressão pela vitória, o amor e a lealdade.


Os Estranhos: Capítulo 2

Sinopse: Após descobrirem que sua vítima, Maya, ainda está viva, três maníacos mascarados retornam para terminar o serviço. Sem ter para onde correr e sem ninguém em quem confiar, Maya se vê em uma luta pela sobrevivência contra psicopatas.


Dora e o Mundo Mágico Das Sereias

Sinopse: Em DORA E O MUNDO MÁGICO DAS SEREIAS, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a Enseada das Sereias. Acompanha um episódio especial de aniversário da Dora.


Goa

Sinopse: Tyriq Withers interpreta Cameron Cade, um promissor quarterback universitário que dedicou sua vida - e sua identidade - ao futebol americano.


     Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: Sessão dupla CCPA: Circuito Metropolitano Audiovisual RS (Cine Bancários + Cinemateca Paulo Amorim).

Cida Tem Duas Sílabas (Giovanna Castellari)

Neste final de semana teremos uma sessão dupla especial do Clube de Cinema, com exibições no Cine Bancários e na Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ) de curtas-metragens que integram o Circuito Metropolitano Audiovisual RS.

A mostra reúne uma diversidade de olhares e linguagens, com filmes que transitam entre o documentário, a ficção, a animação e o experimental. As obras abordam temas sociais relevantes, como violência contra a mulher, memória cultural, ditadura, diversidade de gênero e crise ambiental. Há espaço também para o fantástico, o terror e a comédia, em curtas-metragens que exploram desde tradições culturais até reflexões filosóficas e existenciais.

Além disso, a sessão contará com a presença de diversos realizadores, que irão compartilhar com o público os bastidores e os processos de criação de suas obras, enriquecendo ainda mais a experiência.


Confira os detalhes das sessões:


🎬 PROGRAMAÇÃO

📅 Sábado – 04/10/2025

🕙 10h

📍 Cine Bancários – Rua Gen. Câmara, 424, Centro Histórico, Porto Alegre

Filmes em exibição:

A Borda da Vida (Fabiane Severo)

Cida Tem Duas Sílabas (Giovanna Castellari)

Dias de Camus (Cecília Schroeder Catarino)

O Espelho (Fernanda de Menezes Nunes)

Outro Lado (Jackson Reis)


📅 Domingo – 05/10/2025

🕙 10h

📍 Cinemateca Paulo Amorim – Sala Eduardo Hirtz, Casa de Cultura Mario Quintana

Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre


Filmes em exibição:

A Pior Dor que Há (Ana Clara Miranda Lucena)

Memórias Enferrujadas – Ressonâncias (Tayhú Durigon Wieser)

O Terceiro Híbrido (Eric Pedott)

Porto a Drag (Mel Eichler)

Reset (Gabriela Nataly)


Esperamos por você!


CONFRATERNIZAÇÃO DO CCPA

A Diretoria do Clube de Cinema tem a alegria de convidar você para um momento especial de confraternização, pensado para aproximar ainda mais nossos associados.


📅 Data: 29 de novembro, sábado

⏰ Horário: a partir das 10h30

📍 Local: Associação do Pessoal da Caixa Econômica – Av. Cel. Marcos, 627 – Pedra Redonda

Começaremos a manhã com um café preparado pela organização, em clima de partilha. Quem quiser, pode levar seu chimarrão para irmos mateando juntos. Ao meio-dia, será servido um almoço – o cardápio será confirmado em breve. Importante: O encontro será por adesão, e o valor será informado mais próximo da data. No momento, precisamos apenas da sua confirmação de interesse para calcularmos o número de participantes. Será uma ótima oportunidade para nos encontrarmos fora das sessões, em um ambiente acolhedor e descontraído. Contamos com sua presença!


Atenciosamente,

Equipe diretiva do Clube de Cinema de Porto Alegre

     Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Cine Dica: Streaming - 'Alien: Earth'

Sinopse: Uma misteriosa nave espacial cai na Terra e uma jovem e um grupo desorganizado de soldados táticos fazem uma descoberta fatídica que os coloca cara a cara com a maior ameaça ao planeta.  

"Alien - 8º Passageiro" (1979) ainda é apontado para muitos como o melhor filme da franquia e podendo ser facilmente considerado como uma obra prima do gênero e a frente do seu próprio tempo. Depois de sete filmes no decorrer das décadas parecia uma missão impossível extrair algo de novo deste universo iniciado pelo realizador Ridley Scott. Porém, a série "Alien: Earth" (2025) provou que ainda havia algo a ser explorado e provando que o verdadeiro monstro é na realidade o próprio ser humano.

Criado por Noah Hawley, a trama se passa exatamente dois anos antes dos eventos vistos do primeiro filme, onde uma misteriosa nave espacial cai na Terra, dando início a uma descoberta fatídica que colocará um grupo de soldados táticos e a jovem Wendy (Sydney Chandler) frente a frente com uma ameaça alienígena devastadora. Enquanto buscam por sobreviventes entre os destroços, a equipe encontra formas de vida predatórias e assustadoras, mais perigosas do que poderiam imaginar. Ao mesmo tempo Wendy vai questionando a sua própria existência e tomando decisões surpreendentes quando começa ter contato com os aliens.

A série explora algo que não havia sido muito explorado nos filmes anteriores, mas que era sem sombra de dúvida o grande vilão das tramas que era a Companhia, uma corporação que tinha o único objetivo de controlar os aliens para fazerem deles suas máquinas assassinas. Aqui constatamos que o mundo está sendo controlado por grandes corporações, com o intuito de somente entreter os seres humanos e fazerem deles seres controlados por um sistema gigantesco. Qualquer semelhança com o nosso mundo real não é mera coincidência e se tornando um ponto alto da trama.

Além disso, a série explora a fundo a questão dos androides, figuras sintéticas que tinham presença constante nos filmes, mas obtendo aqui maior profundidade e revelando as suas verdadeiras origens. Neste caso isso é sintetizado pela figura da Wendy, interpretada pela ótima atriz Sydney Chandler, onde ela possui um passado trágico, uma vez que ela foi um dia ser humano e obteve uma nova vida a partir do momento que a sua essência foi repassada por um novo corpo. Mas onde começa e onde termina o ser humano nesta questão tão complexa?

Os roteiristas capricharam nesta questão, ao ponto que até esquecemos que estamos diante de uma série sobre o Xenomorfo, sendo que o próprio acaba se tornando uma figura secundária, principalmente perante outras criaturas até mesmo mais assustadoras que irão surgindo em cada episódio. Porém, o principal monstro acaba sendo representado pela figura do jovem magnata Boy, interpretado com intensidade Samuel Blenkin, e sendo que através da criação dos seus androides há uma forte referência com relação ao clássico Peter Pan e cujo paralelo faz todo o sentido. Atenção para as referências constantes sobre o conto de o pôr J. M. Barrie e que fará com que muitos enxerguem esse clássico com novos olhos.

É claro que a série irá dividir a opinião de muitos fãs, sendo que ela procura andar com as próprias pernas e procurando explorar ainda mais esse universo iniciado no clássico de 1979. Em contrapartida é sempre bom rever cenários que remetem ao filme de Ridley Scott, sendo que o episódio 05 é puramente cinema e disparado o melhor de toda a temporada. Resta saber se haverá futuramente uma segunda temporada, principalmente por haver pontas soltas que são apresentadas na reta final da história.

"Alien: Earth" é um exemplo de como uma franquia sendo bem conduzida pode sim ainda nos brindar com boas tramas.   


Onde Assistir: Disney+ 

     Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: Cinesemana de 2 a 8 de outubro de 2025

A primeira cinemasemana de outubro traz um dos principais lançamentos brasileiros do ano: A REVOLTA DOS MALÊS, um projeto de muitos anos do ator e diretor Antonio Pitanga. Outra novidade é TOQUE FAMILIAR, conduzido pela diretora norte-americana Sarah Friedland e que oferece um delicado olhar sobre a velhice e os desafios que vêm com a demência. Também apresentamos o novo documentário de Mara Mourão, MUITO ALÉM DO LUCRO, com opiniões de especialistas para um futuro melhor.

Atendendo a pedidos e devido ao grande sucesso de público, o GHIBLI FESTIVAL ganha mais uma rodada de exibições, reunindo títulos que destacam a qualidade das animações do estúdio japonês. Seguimos em cartaz com o icônico PARIS, TEXAS, filme que ganhou relançamento para comemorar os 80 anos cineasta alemão Wim Wenders e os 40 anos da sua estreia no cinema. Já as crianças são as protagonistas absolutas de dois títulos que continuam na nossa programação: o longa gaúcho BICHO MONSTRO, do diretor Germano de Oliveira, e PARAÍSO EM CHAMAS, da diretora sueca Mika Gustafson.

Esta é a última semana para conferir SONHAR COM LEÕES, coprodução entre Brasil e Portugal com a interpretação elogiada de Denise Fraga; 3 OBÁS DE XANGÔ, que destaca as trajetórias dos baianos Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé; e O ÚLTIMO AZUL, do diretor pernambucano Gabriel Mascaro, que já ultrapassou a marca de 150 mil espectadores.

Confira a programação completa no site oficial da cinemateca clicando aqui.