Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Faça ela Voltar'

Sinopse: Um irmão e uma irmã testemunham um ritual aterrorizante na casa isolada de sua nova mãe adotiva. 

Os irmãos Michael Philippou e Danny Philippou vieram dos canais do Youtube para obter o estrelato na direção através do seu ótimo "Fale Comigo" (2023). Esse filme de terror surpreendeu o público e a crítica na época e fez a gente se perguntar qual seria a próxima empreitada da dupla. Eis que a resposta veio com "Faça ela voltar" (2025), um filme de horror psicológico, com pitadas do sobrenatural e que fará qualquer um recuar os olhos da tela.

Na trama, acompanhamos a vida de dois meios-irmãos que, após encontrarem seu pai morto no banheiro, são alocados para um lar adotivo. Andy e Piper acabam na casa de Laura, sua nova guardiã. Com um jeito excêntrico, Laura trabalha como conselheira pedagógica e, além dos irmãos, também adota um jovem mudo chamado Oliver. Afastada da cidade grande, o imóvel no qual a garota e o garoto vivem esconde grandes segredos, e a descoberta de um ritual aterrorizante.

O estúdio A24 tem se especializado em filmes de horror que vão muito além da proposta principal e isso vem desde os tempos da obra prima "Hereditário" (2018) de Ari Aster. Além disso, os engravatados do estúdio são especialistas ao revelar grandes cineastas promissores e os irmãos Philippou são os mais novos candidatos para prestarem maior atenção em cada filme que eles forem lançando. Se "Fale Comigo" surpreendeu, "Faça ela Voltar" nos brinda com um filme cheio de tensão em cada cena em que os irmãos realizam, sendo que a trama principal se passa em uma peculiar casa cheia de histórias sinistras e gerando em nós uma sensação claustrofóbica.

Essa sensação ainda aumenta principalmente pelo fato que já prólogo sabemos de antemão que há algo muito ruim que irá acontecer através de um determinado ritual. Até lá é construído a relação entre os personagens centrais e cujo roteiro colabora para que possamos entender suas motivações e o passado que os assombra. Os meios-irmãos, por exemplo, já sofrem desde o início após uma terrível perda, mas mal sabem o que lhes esperam quando são jogados nos braços de uma estranha tutora e sendo brilhantemente interpretada por Sally Hawkins.

A veterana atriz já havia chamado atenção da parte da crítica através de diversos filmes como no caso de "Blue Jasmine" (2013), mas foi a partir do filme de horror e fantasia "A Forma da Água" (2017) que ganhou atenção do grande público e participando de até mesmo filmes de grande orçamento como no caso de "Godzilla" (2014). Aqui sem sombra de dúvida ela nos brinda com um dos seus melhores e mais perturbadores desempenhos de sua carreira e cuja sua personagem nos causa repulsa, mas ao mesmo tempo uma grande pena. Se o mundo fosse justo, ela merecia até mesmo uma indicação ao Oscar no ano que vem.

Transitando entre o sobrenatural e o horror psicológico, os irmãos cineastas optaram por uma trama mais pé no chão, com direito ao fato que os erros de cada um se tornem lembranças terríveis e que acabem assombrando o dia a dia deles. Quando o lado sobrenatural acontece, porém, a situação beira a quase o gore, com direito a cenas violentas angustiantes e que dificilmente sairá de nossas mentes. Atenção para a cena da beirada de uma mesa que é, desde já, uma das coisas mais perturbadoras que eu vi dentro do gênero recente.

Embora o filme traga um final até mesmo um pouco reconfortante, ele não tira o peso que o longa nos provoca durante a projeção. A meu ver podemos sim esperar algo mais tenebroso e genial vindo dos irmãos Philippou, pois pelo andar da carruagem qualquer roteiro que eles forem tocar valerá ouro. "Faça ela Voltar" é desde já um dos melhores e mais assustadores filmes do ano e isso por si só já é um grande feito.      


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: