Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Cine Especial: 'Revisitando Ulysses'

A superprodução "Ulysses" (1954) é dirigida por Mario Camerini com o nome de Mario Bava na co-direção do longa no momento em que Ulysses, interpretado pelo maravilhoso e saudoso Kirk Douglas, enfrenta o gigantesco ciclope Polifemo, filho de Netuno. O melhor momento do filme para mim. Com produção do grande e respeitado Dino de Laurentiis, é uma obra-prima atemporal envolvendo a saga de Odisséia, da mitologia grega de Homero. Longa que deu origem ao subgênero peplum  ( sandália e espada), no final dos anos 50, na Itália.

Na trama, muitos na cidade antiga da Grécia de Ítaca aguardam o retorno de Ulysses e seus soldados da guerra de Tróia. Entre eles, a sua amada Penelope ( Silvana Mangano ), que depois de um tempo, passa a acreditar que seu par romântico está morto. E muitos caras anseiam tomar o lugar de Ulysses como esposo de Penelope como Antinoos, vivido pelo também lendário Anthony Quinn. Seu filho Telêmaco ( Franco Interlenghi )  acredita que seu pai pode retornar e aguarda um milagre. Ulysses não volta para seu doce lar e é encontrado sem memória em um reino paradisíaco, perto de Itaca. Ele se apaixona por Nausicaa ( Rossana Podestà ) e está disposto a ficar com a amada por lá pelo resto de sua vida. Antes de seu casamento com esta donzela, aos poucos as suas lembranças vão voltando à tona. Em suas aventuras de herói enfrenta de tudo: bruxas, cantos de sereias, seres de um mundo mitológico, se relaciona com mortos. 

Com esse filme destaco o subgênero “espada e sandálias”, ou peplum, existem desde que o Cinema é Cinema, mas sem ganhar esses nomes coloridos. Talvez os primeiros tenham sido ainda na era do Cinema Mudo, na inesgotável série de obras tendo Maciste, personagem que aparece no clássico "Cabíria" (1914), como protagonista. Mas a consolidação e batismo mesmo do “espada e sandálias” só viria mesmo com "Spartaco", de Riccardo Freda (1953) e, logo no ano seguinte, com "A Invasão dos Bárbaros", de Pietro Francisci, e com Ulisses, de Mario Camerini (co-dirigido por Mario Bava, que não levou crédito), ambos curiosamente com o mexicano Anthony Quinn no elenco – como protagonista no primeiro e principal antagonista no segundo – então fazendo carreira na Itália e que atuou no belíssimo "A Estrada da Vida", de Federico Fellini, entre um e outro.

O referido subgênero cinematográfico nada mais é do que a resposta italiana aos grandes épicos – normalmente bíblicos – que Hollywood se esmerava em lançar na época, muitos dos quais filmados na própria Itália querendo reergue-se do pós-guerra e tendo o restabelecendo da Cinecittà como parte do plano. Em simples palavras, o peplum está para os filmes épicos assim como o Western Spaghetti está para os faroestes, com um subgênero quase que literalmente “substituindo” o outro com o avanço dos anos, já que a febre de “espada e sandália” teve seu auge apenas entre 1954 e 1965. Como características mais marcantes, o subgênero tinha o orçamento marcadamente mais baixo que o de Hollywood, mas o mesmo tipo de ambição grandiosa, com resultado estético, portanto, bastante discutível, além de roteiros simplistas algo parecidos com os blockbusters mais rasteiros que vemos a indústria americana lançar a cada ano.


  Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Nenhum comentário: