Fui conhecer a obra de Makoto Shinkai a partir do longa "Suzume" (2023) e sendo o suficiente para me encantar pela forma dele contar as suas histórias e alinhá-las com um visual fantástico. Curiosamente, o realizador consegue fazer um curioso cruzamento entre a fantasia e realidade, já que boa parte de suas tramas se passam no mundo real. "Your Name" (2016) talvez seja o ápice de sua carreira, onde o cineasta nos brinda com uma trama cheia de fantasia, mas que fala sobre o que nos une através da vida.
Na trama, conhecemos Mitsuha Miyamizu (Mone Kamishiraishi), uma jovem que mora no interior do Japão e que deseja deixar sua pequena cidade para trás para tentar a sorte em Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana (Ryûnosuke Kamiki), um jovem que trabalha em um restaurante italiano em Tóquio, deseja largar o seu emprego para tentar se tornar um arquiteto. Os dois não se conhecem, mas estão direta e misteriosamente conectados a partir dos seus sonhos.
Ir assistir ao filme sem ter muita informação torna a sessão ainda mais significativa, já que nos colocamos no lugar dos dois protagonistas diante de uma situação inexplicável. A partir do momento em que ambos trocam de corpos a partir das noites de sono é então que eles vão se conhecendo aos poucos e descobrindo que possuem até mesmo uma certa interligação. Neste meio tempo Makoto Shinkai capricha ao explorar o verdadeiro Japão dos tempos modernos, mas ao mesmo tempo desvendando um pouco mais de sua cultura cheia de significado.
Além disso, o ponto alto do filme se encontra em seu visual, cujo traço tradicional feito pelo realizador nos transmite que o lugar onde ocorrem os principais eventos da trama é realmente real. Curiosamente, Mitsuha Miyamizu deseja sair do lugar onde vive, já que ela acredita que lá não há nada de atrativo para se manter vivendo por lá. O visual, por sua vez, contesta esse pensamento da personagem, já que o local onde ela vive é tão cheio de detalhes que desejamos até mesmo dar um pause para apreciarmos estes momentos.
A meu ver Makoto Shinkai nos passa a ideia de que vivemos em uma geração que está cada vez mais distraída, conectada por demais nas redes sociais e esquecendo de apreciar o mundo real em nossa volta que ainda se encontra fresco para ser aproveitado ao máximo no dia a dia. Ao mesmo tempo, a ligação a distância entre os dois protagonistas é uma espécie de síntese sobre os tempos atuais, onde as pessoas cada vez mais se encontram distantes uma das outras e fazendo com que acabem perdendo a chance de se conhecerem da melhor forma. É através da fantasia que os dois protagonistas obtêm a chance de, não somente conhecerem a vida um do outro, como também conhecerem a real essência do que nos faz humanos.
Em termos de enredo, é curioso observar que o filme me lembrou o filme americano "A Casa do Lago" (2006), onde os protagonistas vivem na mesma casa, mas se conhecendo somente através de correspondências, já que eles se encontram separados em dois anos de diferença. Na trama criada por Makoto Shinkai algo de similar acontece, já que os protagonistas trocam de corpos para conhecerem a vida um do outro, mas mal sabendo que as suas vidas se encontram separadas em uma diferença de três anos. A premissa é similar, mas logo o filme de Makoto Shinkai ganha outros desdobramentos que culminam nas mais diversas teorias sobre o espaço tempo.
Contudo, o filme jamais se envereda para o lado complexo deste quesito, mas sempre se preocupando em explorar questões que vão desde a escolha e a possibilidade de controlarmos ou não o nosso próprio destino. Tudo alinhado através de personagens cativantes e dos quais nos identificamos pela sua simplicidade em meio a situações que beiram ao absurdo, mas faz com que sigam em frente para obter os seus objetivos. O ato final é cheio de simbolismos e faz com que as nossas expectativas se elevarem a cada minuto de projeção.
"Your Name" se tornou um dos maiores sucessos do Japão da história, adquirindo diversos prêmios e sendo descoberto até mesmo pelo ocidente. Fora do oriente, Makoto Shinkai foi apelidado de o novo Hayao Miyazaki, realizador de obras primas como "A Viagem de Chihiro" (2001), cuja comparação não me soa tão forçada, já que ambos construíram longas metragens com visuais deslumbrantes e que encantaram o mundo. A diferença é que Makoto Shinkai procura ao máximo idealizar uma história fantástica dentro do nosso mundo real, pois o próprio ainda tem muito a ser explorado e basta os seres humanos pararem por um momento para se darem conta disso.
Lançado recentemente em uma edição em DVD pelo selo Obras Primas do Cinema, “Your Name" é uma viagem sensorial de tamanha magnitude que faz com que a gente deseje que ela não acabe tão facilmente.
Faça parte:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
Nenhum comentário:
Postar um comentário