Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 3 de agosto de 2025

Cine Dica: Mostra exibe adaptações cinematográficas de clássicos da literatura

Aproximar, comparar e estudar as linguagens do cinema e da literatura é a proposta do ciclo “Filmes e Livros”, que estreia na Sala Redenção no dia 4 de agosto, segunda-feira, e segue em setembro e outubro. As sessões são conduzidas por Fatimarlei Lunardelli – jornalista, escritora, professora e crítica de cinema brasileira – e acontecem sempre na primeira segunda-feira de cada mês, com palestra às 15h, seguida da exibição de filme e bate-papo com o público.

Já em sua origem, quando o cinema passou do registro documental dos acontecimentos para a fabulação, a tradição literária forneceu as bases para seu desenvolvimento. Por meio de estratégias de posicionamento de câmera e montagem das imagens, correlatas aos ganchos literários do folhetim, os primeiros cineastas aprenderam a envolver e manter a atenção dos espectadores. No ciclo “Filmes e Livros”, o público é convidado a ler as obras e a participar das conversas que irão relacionar a literatura e o cinema, discutindo suas diversas aproximações.

A programação tem início em 4 de agosto com “As Horas”, de Michael Cunningham, vencedor do Prêmio Pulitzer em 1999. A narrativa acompanha três mulheres de distintas gerações cujas vidas são entrelaçadas pelo romance “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, que celebra seu centenário de publicação este ano. O segundo encontro, em 1º de setembro, debate a obra “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, livro escrito pela pernambucana Martha Batalha, e sua adaptação para o cinema. O ciclo encerra em 6 de outubro com a discussão sobre “Anna Karenina”, clássica obra de Liev Tolstói, e sua adaptação cinematográfica de 2013.

A entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus centro da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui. 

Nenhum comentário: