Entre os dias 1º e 12 de setembro, a Sala Redenção (Eng. Luiz Englert, 333), em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre, apresenta a mostra “Do outro lado do muro”, que reúne dez longas metragens do DEFA (Deutsche Film-Aktiengesellschaft), antigo estúdio cinematográfico estatal da Alemanha Oriental, Estado vinculado ao bloco soviético durante a chamada Guerra Fria.
A mostra “Do outro lado do muro” — cujo título referencia o Muro de Berlim, símbolo máximo da divisão territorial alemã — relembra parte da memória cinematográfica da extinta Alemanha Oriental em três diferentes blocos de programação: o primeiro deles reúne filmes produzidos durante o regime; o segundo, obras banidas e censuradas; e o terceiro, títulos de ativismo e protesto produzidos durante os últimos anos do país.
O primeiro bloco inicia com “Lissy” (1957), de Konrad Wolf, diretor homenageado, por conta do centenário de seu nascimento, com mais dois títulos na mostra: “Estrelas” (1959) e “Solo Sunny” (1978). O segundo bloco é composto por “Karla” (1965), de Hermann Zschoche, “Berlim na esquina” (1966), de Gerhard Klein, e “Rastro de pedras” (1966), de Frank Beye. Por fim, o terceiro bloco traz sucessos de público como “A lenda de Paulo e Paula” (1972), de Egon Gunther; e “Coming out” (1989), de Heiner Carow, primeiro longa-metragem LGBTQIAPN+ da Alemanha Oriental, estreado no dia da queda do muro de Berlim.
“Do outro lado do muro” tem entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus centro da UFRGS, com entrada mais próxima pela Rua Engenheiro Luiz Englert, 333.
Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário