Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Cine Dica: CineBancários realiza sessão especial de “Placar: A Revista Militante” na próxima terça (19)

 Exibição será seguida de bate-papo com Nando Gross, Carlos Gerbase e Antônio Vicente Martins

Na terça-feira (19), às 19h, o CineBancários realiza sessão especial de “Placar: A Revista Militante”. A exibição do filme será seguida de bate-papo com o jornalista e apresentador Nando Gross, o cineasta Carlos Gerbase e o advogado e ex-dirigente de futebol Antônio Vicente Martins.

Dirigido por Ricardo Correa e Sérgio Xavier Filho, Placar: A Revista Militante resgata a história da icônica revista esportiva que marcou época no jornalismo brasileiro e influenciou gerações. Com depoimentos de craques como Pelé, Zico e Casagrande, além de mestres do jornalismo como Juca Kfouri, Mauro Beting e Paulo Vinicius Coelho (PVC), o filme é um mergulho no papel transformador da imprensa esportiva em momentos cruciais da história do Brasil.

Sob o pretexto de falar de futebol, a revista Placar ousou denunciar a censura, escancarou os bastidores do esporte como palco de lutas políticas e deu voz aos jogadores em tempos de opressão. O documentário costura imagens de arquivo raras e impactantes com entrevistas marcantes, tecendo uma narrativa que revela a coerência, a irreverência e o compromisso da publicação com a verdade — mesmo diante de regimes autoritários e resistências internas.

Ao longo de 1 hora e 40 minutos, o longa percorre desde os tempos de repressão aos quartéis, passando pela campanha do "passe livre" com Afonsinho, até os movimentos da Democracia Corinthiana, liderados por nomes como Sócrates e Casagrande. Este último, aliás, dá ao documentário um ponto de vista inédito: o do jogador que sabia o peso de sua imagem impressa e sua participação em um movimento político-cultural.

O filme também lança luz sobre momentos de mea culpa, como o reconhecimento da postura machista e misógina da revista em décadas anteriores — e a mudança de postura ao longo do tempo. Como sintetiza o próprio documentário, Placar – A Revista Militante é um filme necessário: é história e jornalismo no avesso da velocidade efêmera das redes.


Sessão_Placar_cinebancarios_2025-01.png

C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

Nenhum comentário: