Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Cine Dica: Em Cartaz: 'First Cow - A Primeira Vaca da América'

Sinopse: Em 1820, nos Estados Unidos, os territórios pouco explorados do país oferecem muitas oportunidades e perigos aos viajantes. Quando os caminhos de um cozinheiro e de um chinês em fuga se cruzam, uma grande ideia nasce dessa amizade improvável. 

A sociedade vive de várias fases no seu desenvolvimento, sendo que atualmente muitos se sustentam através da comunicação, informação e até mesmo exibicionismo pelas redes sociais. Já em tempos anteriores, a sociedade sobreviveu através da agricultura e posteriormente indústria, sendo que a primeira há indícios históricos de lutas incessantes pela busca de terras que dariam diversas riquezas. "First Cow - A Primeira Vaca da América" (2021) fala sobre tempos em busca de riquezas, mas também de uma amizade improvável e que pela união se forma um possível sonho.

Dirigido por Kelly Reichardt, o filme conta a história do cozinheiro Cookie Figowitz (John Magaro), que é contratado por um grupo de homens para fornecer seus serviços gastronômicos em uma expedição de caça de peles nos territórios do estado do Oregon. Durante a longa viagem, ele conhece King-Lu (Orion Lee), um chinês misterioso que está fugindo de um grupo de russos que deseja se vingar.

Abertura do filme começa estranhamente simples, onde vemos um grande navio cruzando um rio para logo em seguida focar em um jovem com o seu cachorro. Esse, por sua vez, acha algo inusitado embaixo da terra e fazendo com que a trama retorne ao passado, mais precisamente em tempos em que o norte americano estava explorando cada vez mais a sua vastidão de terras um dia conquistadas. Curiosamente, os primeiros minutos me lembraram o clássico "Veludo Azul"(1986) de David Lynch e se forem assistir a ambos os filmes sabem do que eu estou falando.

Porém, "First Cow" é um filme sobre amizade de duas pessoas completamente diferentes uma da outra, mas que ambas possuem sonhos similares e formando assim uma curiosa amizade. Para os fãs de gastronomia o filme é verdadeiro prato a ser degustado, já que Cookie é um expert na culinária e colhendo tudo que vem da natureza para obter o melhor alimento a ser degustado. Nas mãos de outros realizadores o filme poderia virar até mesmo uma comédia, mas Kelly Reichardt opta em realizar uma obra que se envereda em questões que vai desde a busca pela felicidade, amizades e a ambição do homem na busca pela riqueza e controle.

É sempre interessante, por exemplo, quando a dupla central tira o leite da vaca e fazendo com que isso se crie um cenário de suspense, pois sempre tememos que eles sejam pegos durante o ato. Tecnicamente, o filme é verossímil ao fazer um interessante retrato na construção daquele mundo, onde os homens se sustentam através da caça, colheita e até mesmo em formas peculiares para se manter em vida. No caso da dupla central, ambos se sustentam através dos seus desejos quase inalcançáveis, mas que não se enveredam em meio as adversidades que surgem.

O filme dá espaço também ao fazer uma crítica acida ao capitalismo daqueles tempos que, mesmo engatinhando, já existiam homens que não hesitavam em praticar métodos desumanos para obter determinado lucro. Neste caso, por exemplo, é muito bem representado pelo personagem Chief Factor, interpretado pelo sempre competente Toby Jones e cuja a sua cena principal causa repulsa, mas se casando com a proposta principal da obra. Em sua reta final, tememos pelo destino dos dois protagonistas, pois desejamos que eles fiquem juntos independente do que aconteça.

"First Cow - A Primeira Vaca da América" fala sobre amizades que se sobressaem até mesmo perante os sonhos inalcançáveis.

Nota: O filme também está a venda para ser assistido pelo Youtube.  

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: