Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Cine Dica: Durante a Quarentena Assista: 'A Despedida'

Sinopse: A família de uma senhora descobre que ela possui apenas mais algumas semanas de vida e decide não a informar a respeito do diagnóstico. Em vez disso, seus filhos e netos tentam arranjar um casamento surpresa para unir a todos. 

Diz o ditado que a mentira tem perna curta e cabe dizermos sempre a verdade haja o que houver. Porém, a mentira também serve para afastar a dor, pois a verdade pode ser muito dolorosa em determinada situação, mas cabe a pessoa refletir até onde quer chegar para ocultar essa real situação. "A Despedida" mostra uma situação incomum, porém, humana e do qual muitos irão se identificar com ela.
Dirigido por Lulu Wang, conhecida mais pelo seu trabalho no filme "Póstumo" (2014), o filme se concentra quando uma família de uma doce senhora descobre que ela possui apenas mais algumas semanas de vida. Eles decidem não revelar a respeito do diagnóstico. Em vez disso, seus filhos e netos tentam arranjar um casamento de última hora para que todos os parentes mais distantes possam vê-la por uma última vez sem que ninguém saiba o que está acontecendo de verdade.
Embora seja moldado com um assunto muito delicado, Lulu Wang surpreende ao alinhar momentos dramáticos com um humor refinado e fazendo do filme uma genuína comédia dramática que nos faz rir e se emocionar a cada instante da projeção. Ao mesmo tempo, em termos visuais, o filme é gostoso de ser assistido, cuja a fotografia iluminada possui cores cheias de vida e reconfortantes para a realidade daquela família que se encontra em uma difícil tarefa. Vale ressaltar a edição, em que alguns momentos ela se torna dinâmica e que dá um bom ritmo para a trama.
Em termos de história, ela pode ser interpretada sobre o real quadro de uma família tradicionalista, não somente chinesa, como também de diversos povos dessa terra. Em tempos de correria em que somos presos ao relógio, vemos alguns familiares ali presos a questão econômica, sobre qual países, seja China ou EUA, que dá mais recursos para a pessoa, mas fazendo com que a própria se esqueça do que é mais precioso para a vida dela. Curiosamente, é um assunto que rende alguns momentos de humor ácido e a cena em que a família discute sobre esse assunto durante o jantar é disparado um dos melhores momentos da trama como um todo.
Curiosamente, é um filme que trata sobre os valores familiares, mas que são, por vezes, esquecidos devido ao dia a dia em que as pessoas sempre se encontram em constante movimento. Por conta disso, fala sobre como as pessoas de hoje cada vez mais optam em serem frias, ao não querer se expressar com relação aos seus reais sentimentos, quando na realidade se esquecem de revelar para si a sua real pessoa como um todo. Dito isso, é preciso ressaltar como os realizadores foram engenhosos em falar até mesmo sobre os lares de um passado distante, em que hoje se encontram extintos, mas que relembrados se encontram cada vez mais dourados.
Delicado, porém, gostoso de ser assistido, "A Despedida" transita entre humor e a emoção ao valorizar as raízes da família e sobre o que nos faz realmente humanos no dia a dia. 

Onde Assistir: Exibido gratuitamente do dia 04 a 09 de Agosto Cine Farol Santander Online. Mais informações cliquem aqui.  


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: