Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Cine Dica: Home Theater: transformando sua casa em cinema



Assistir a um filme em casa não depende apenas da qualidade da imagem da televisão. Um bom sistema de som faz toda a diferença para a experiência do filme como um todo, e a aquisição de um Home Theaterpode ser uma ótima opção para aprimorar as sessões de cinema em casa. 
  
Fonte: zoom.com

Antes de adquirir o Home Theater é preciso verificar se o ambiente escolhido tem tamanho suficiente para suportar todas as caixas da maneira correta. Quanto maior o cômodo, mais caixas o conjunto escolhido deve ter.
Existem diversas opções desse aparelho quando se trata do número de peças, mas as mais famosas são as 5.1 e 7.1. O número da esquerda traduz aquantidade de caixas sonoras, enquanto o número da direita representa o Subwoofer, que reproduz os sons graves.
Atualmente o áudio dos filmes é gravado em vários canais e isso só pode ser aproveitado em casa com um Home Theater. Por exemplo: em um filme de guerra, se um tiro é disparado da frente, o som da bala sairá da caixa frontal. Se uma bomba estourar ao fundo, o som sairá da caixa de trás. 
 Fonte: fluance

A imagem acima representa um sistema 7.1 (7 caixas + Subwoofer). O sistema possui uma caixa central (C), duas caixas frontais (FR e FL), duas laterais (SR e SL) e duas posteriores (SBR e SBL). A diferença para o sistema 5.1 é que este não possui a SBR e a SBL. Elas devem ser posicionadas da maneira correta no ambiente,de maneira que formem um polígono reto, para que os sons emitidos se completem e não causem ruídos.Para que o som saia na altura do ouvido de quem está assistindo, é indicado que se utilize pedestais.
É possível escolher entre modelos com ou sem fio, além das conexões Wi-fi, Bluetooth, entradas HDMI e USB. Tendo essas dicas em mente, já é possível sentir toda a emoção da sétima arte no seu cinema particular.

Esse post foi uma contribuição do Bondfaro para o blog Cinema Cem Anos de Luz.

Nenhum comentário: