Apresentação
A Nouvelle Vague foi
um movimento artístico do cinema francês que surge dentro de um
contexto histórico específico dos chamados "Novos Cinemas" , que por sua
vez surgiram dentro das revoluções culturais e sociais dos anos 60. A
expressão foi lançada em 1958, por Françoise Giroud, em 1958, na revista
L'Express ao fazer referência a uma nova juventude de artistas e
profissionais franceses que tinha crescido no pós-guerra e modificava a
França com modernidade e contestação.
Os principais representantes do movimento eram jovens críticos da influente revista Cahiers du Cinéma,
criada pelo teórico André Bazin, mas tomada aos poucos pela turma
iconoclasta que veio a ser conhecida como "jovens turcos". Eles eram
jovens, contestavam os valores críticos em voga, se organizavam em
cineclubes, amavam o cinema americano e eram bastante violentos em
algumas de suas posições. Tudo preparou terreno para a entrada deles na
realização, revelando um cinema feito com poucos recursos, com ênfase em
histórias cotidianas e levando a câmera para as ruas. Novos rostos
foram revelados, novas paisagens apareceram nas telas e novos nomes se
confirmaram como autores. A própria noção do diretor como autor,
bastante contestada mas que vigora até hoje, está na base dos filmes
desse movimento.
Mesmo
que alguns autores restrinjam a duração do movimento em alguns poucos
anos (os mais radicais chegam a dizer que ele durou de 1959 a 1962), o
fato é que a influência da Nouvelle Vague pode ser sentida até hoje.
Seja nos filmes que aqueles diretores continuaram a dirigir apontando
para novas direções, seja nas gerações seguintes que beberam na sua
fonte, seja ainda na influência mundial que o movimento exerceu.
A
Nouvelle Vague hoje é quase uma marca, uma nostalgia de uma rebeldia
que existiu. Voltar a ela com atenção é fundamental para entender seu
real significado.
Objetivos e Temas
O curso Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa, ministrado por Milton do Prado, vai analisar e repensar o movimento cinematográfico francês a partir dos seguintes temas:
O contexto francês do final dos anos 1950;
A Cahiers du Cinéma;
Os diretores da "margem esquerda" e os da "margem direita";
Os principais filmes da Nouvelle Vague;
Revolução e conservadorismo dentro do movimento;
O cinema francês pós-Nouvelle Vague
A Cahiers du Cinéma;
Os diretores da "margem esquerda" e os da "margem direita";
Os principais filmes da Nouvelle Vague;
Revolução e conservadorismo dentro do movimento;
O cinema francês pós-Nouvelle Vague
Ministrante: Milton do Prado
Formado
em Jornalismo pela UFRGS. Nasceu em Aracaju (SE) e está radicado em
Porto Alegre há mais de vinte anos. Atua como montador de cinema desde
1998. É sócio da Rainer Cine,
junto com Fabiano de Souza, que lançou o longa "A Última Estrada da
Praia" (2010) e finaliza "Nós Duas Descendo a Escada". Foi programador
da Sala P. F. Gastal (1999) e presidente da Associação dos cineastas do
Rio Grande do Sul (APTC / ABD - RS, 2001 - 2003). É professor e
coordenador do curso de Cinema e Realização Audiovisual da Unisinos.
Possui mestrado em Estudos de Cinema da Concordia (Montreal / Canadá),
com uma dissertação sobre o cineasta Jacques Rivette. É também um dos
editores da revista "Teorema - Crítica de Cinema".
Curso
Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa
de Milton do Prado
Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa
de Milton do Prado
DATAS: Dias 23 e 24 / Janeiro (sábado e domingo)
HORÁRIO: 14h30 às 17h30
LOCAL: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Porto Alegre - RS)
INVESTIMENTO: R$ 60,00
(Valor promocional de R$ 50,00 para as primeiras 10 inscrições.
Válido apenas para pagamentos por depósito bancário /
Válido apenas para pagamentos por depósito bancário /
FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
INFORMAÇÕES: cineum@cineum. com.br / Fone: (51) 9320-2714
INSCRIÇÕES
REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural
PATROCÍNIO
PATROCÍNIO
PARCERIA
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