Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cine Dica: MALVADOS FAVORITOS


Apresentação

O ser humano sempre teve a necessidade de separar o bem do mal, as trevas da luz. E na ficção não é diferente. Sabendo que o que vemos nos filmes é um reflexo das relações sociais, vividas no dia-a-dia, construímos um imaginário sobre Vilões e Heróis. O Vilão exerce fascínio nos espectadores (do contrário, não existiriam tantos filmes que os retratassem!). Mas quem são, de fato, os Vilões? São “gente como a gente”? Pessoas comuns que, em algum momento, perdem o controle? Ou simplesmente pessoas nascidas sob a marca da maldade? O que leva esses personagens a praticarem seus atos? Quais são seus desejos e motivações?


Ao longo dos 120 anos da história do cinema os Vilões são presença constante nas telas. Heróis só existem quando confrontados com grandes desafios e também quando enfrentam astuciosos gênios do mal. Lados opostos de uma mesma moeda, Vilões e Heróis são, em última análise, dependentes e complementares. Ardilosos do crime, que usam as mais diversas armas, desde uma mente privilegiada e um charme irresistível, passando por armamentos poderosos e um incontrolável desejo de poder (e vingança, também), os Vilões normalmente são os motores que movem as narrativas, seja na literatura ou no cinema.

Geralmente incorporado sob a forma de uma figura sinistra, o Vilão usa suas habilidades para conquistar seus desejos mais profundos, mesmo que para isto prejudique alguém, cometa ilegalidades ou rompa com a ordem natural da sociedade. Mas, ao final de tudo, para o bem geral de todos, acaba sucumbido pela ação heroica dos personagens do bem. Ainda assim, mesmo representando o lado obscuro de todos nós, a vilania dos personagens malignos continuam a seduzir as plateias.



Objetivo

O curso“Vilões do Cinema: Nossos Malvados Favoritos”, ministrado por Janaina Gamba, propõe uma reflexão sobre os Vilões, buscando entender este personagem – muitas vezes incompreendido, e mal interpretado – revelando suas diversas facetas, complexidades, ambiguidades, procurando descobrir porque eles são nossos malvados favoritos.


Conteúdos

Aula 1
O que é personagem? Surgimento do personagem; como se configura um personagem;
diferentes tipos de personagem.
Imaginário sobre o Vilão: Como é o imaginário acerca dos Vilões.
Estereótipo: Como a cultura pop apresenta o Vilão?

Aula 2
Quem é o Vilão? Quem, de verdade, é o personagem.
Vilões X Heróis: A dualidade representada no Cinema.
Nossos Malvados Favoritos: Os vilões mais marcantes, e inusitados,da História do Cinema.



Ministrante: Janaina Gamba

Mestra e Doutoranda em Comunicação Social (PUCRS). Apaixonada por vilões, e pesquisadora do assunto desde 2011, recentemente lançou o livro “Cara de Vilão”, onde analisa diversos aspectos da figura do Vilão em filmes de horror.


Curso
VILÕES DO CINEMA
Nossos Malvados Favoritos
de Janaina Gamba

DATAS
Dias 27 e 28 / Junho (sábado e domingo)

HORÁRIO
14h às 16h30

LOCAL
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)
INVESTIMENTO
R$ 70,00

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural
PATROCÍNIO
PARCERIA

Nenhum comentário: