Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Cine Dica: CURSO: QUADRINHOS E CINEMA





APRESENTAÇÃO


Cinema e os Quadrinhos surgiram praticamente juntos, no final do século XIX. Naquela época os experimentos cinematográficos buscavam o refinamento tecnológico que proporcionasse a experiência dos filmes em grande escala para audiências cada vez maiores. A própria gramática do Cinema não havia ainda encontrado sua forma definitiva naqueles tempos pioneiros. Simultaneamente, os Quadrinhos se consolidavam como uma forma popular e barata de "narrativa pictórica". Surgiam, portanto, novas formas de contar histórias, além da Literatura e do Teatro.




A ideia de narrativas ilustradas por imagens vem desde o tempo dos homens das cavernas, que rabiscavam suas "histórias" nas rochas. A inevitável aproximação dos Quadrinhos com o Cinema se deu desde os primeiros momentos. Os pioneiros irmãos Lumière (créditos historicamente como criadores do Cinema) buscaram inspiração numa "história em quadrinho" da época para um dos pequenos filmes curtos apresentados na histórica primeira sessão de cinema, em dezembro de 1895, num Café em Paris.

Há, sem dúvida, grandes diferenças entre a tela de cinema e uma página de revista, no entanto, as duas linguagens são em certa medida complementares, pois são fruto da cultura de massa. Por surgirem quase simultaneamente, Cinema e Quadrinhos compartilham características, sem perderem suas particularidades narrativas. Ao longo do tempo, em épocas distintas, se aproxima e se afasta do universo dos Quadrinhos. Atualmente estamos vivendo um dos momentos mais fortes desta relação. O espetacular resultado financeiro das adaptações cinematográficas da última década consolidou um formato hegemônico que conquista cada vez mais e mais público. Mas, fica a pergunta: "Até quando dura esta Era de Ouro?"



OBJETIVOS

O curso QUADRINHOS NO CINEMA: UMA HISTÓRIA QUADRO A QUADRO, ministrado por André Kleinert, vai passar a limpo a história da relação entre Cinema e Quadrinhos, analisando as linguagens; as principais adaptações; a estética dos Quadrinhos que influencia o Cinema e vice-versa; a importância das grandes editoras e a estratégia da indústria cinematográfica.

Não é necessário nenhum pré-requisito para participar desta atividade. O curso é aberto ao público em geral interessado no tema.


TEMAS
  • Como ocorre a aproximação entre os Quadrinhos e Cinema? Os pontos em comum entre as linguagens formais das duas mídias.
  • Universos paralelos / Universo único: os níveis de realidade em que Cinema e Quadrinhos se relacionam.
  • Origens das indústrias cinematográficas e dos quadrinhos: perspectiva e semelhanças históricas.
  • Cineastas quadrinistas ou Quadrinistas cineastas? Artistas que transitam entre as duas mídias;
  • Seriados cinematográficos: os primórdios da transposição cinematográfica dos quadrinhos.
  • Marvel e DC: breve história editorial e a saga de seus principais heróis na tela grande.
  • Alan Moore e Frank Miller: a acidentada trajetória de dois mestres no cinema.
  • As principais escolas e gêneros dos Quadrinhos adaptados para o Cinema. Quadrinhos underground e independentes norte-americanos.
  • Terror: como as editoras EC Comics e Warren Publishing influenciaram o horror cinematográfico moderno.
  • França (Metal Hurlant, Asterix e Lucky Luke); Itália (Tex, Danger Diabolik e o vasto universo dosfumetti) e Japão (mangás - samurais, ficção científica, magia e super-heróis).
  • Brasil: o talento multimídia de José Mojica Marins ("Zé do Caixão"); Ivan Cardoso e Paulo Biscaia Filho.
  • A pós-modernidade na relação Quadrinhos x Cinema.


Ministrante: ANDRÉ KLEINERT

Autor (juntamente com Hiron "Goida" Goidanich) da "Enciclopédia dos Quadrinhos" (Editora L&PM). Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e diretor de programação do Clube de Cinema de Porto Alegre. Escreve regularmente sobre cinema e música. Criador do blog "Anti-Dicas de Cinema".




Curso

QUADRINHOS NO CINEMA: UMA HISTÓRIA QUADRO A QUADRO
de André Kleinert


* Datas: 10 e 11 de Junho de 2014 (terça e quarta-feira)
* Horário: 19h30 às 22h

* Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre / RS)

* Investimento: R$ 80,00
* Material: Apostila e Certificado de participação


Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714






 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: