Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de março de 2014

Cine Dica: Novidades na segunda semana da mostra Respeitável Público!





Entre os dias 18 e 23 de março, acontece a segunda semana da mostra Respeitável Público! na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). Além de clássicos de Charlie Chaplin, Henry Hathaway, Louis Malle e Cecil B. De Mille, entre os destaques da programação estão a pré-estreia de Sempre Partir, de Leonardo Remor, na sexta-feira, 21 de março, às 21h, e o programa especial no sábado, às 20h, com um curta documental de Sluchem Cherem, Itinerante Retorno, e videos da dançarina e acrobata Raquel Karro, artista com participação em espetáculos da Intrépida Trupe e do Cirque du Soleil.

A mostra Respeitável Público! celebra a 1ª edição do Festival de Circo de Porto Alegre, produzida pelo SATED/RS, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do RS, em conjunto com a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e tem o apoio da distribuidora MPLC e da locadora E o Vídeo Levou.


GRADE DE PROGRAMAÇÃO
18 a 23 de março de 2014

O Circo (The Circus), de Charlie Chaplin (Estados Unidos, 1928, 71 minutos)

Carlitos é confundido com um ladrão e vai se refugiar num circo, onde se transforma na atração principal e revolta-se contra o tirânico proprietário do circo. Exibição em DVD.

Zouzou (Zouzou), de Marc Allégret (França, 1934, 90 minutos)
Uma estrela abandona o espetáculo e deixa o produtor desorientado, quando desaparece com o homem que crê ser seu verdadeiro amor. Logo, uma jovem talentosa (Baker) a substitui e salva o show, transformando-se na principal atração, da noite para o dia. Exibição em DVD com legendas em espanhol.

O Maior Espetáculo da Terra (The Greatest Show On Earth), de Cecil B. DeMille (Estados Unidos, 1952, 152 minutos)

O principal mérito de O Maior Espetáculo da Terra é a grandiosidade com que Cecil B. DeMille retrata o empreendimento circense, definido nas palavras do próprio realizador como "um incansável gigante em movimento". Charlton Heston faz Brad Braden, o big boss como serragem nas veias, que mantém a qualquer custo o circo Ringling Brothers and Barnum e Bailey em pé. Cornel Wilde é o grande Sebastian, um lendário trapezista que se rivaliza com Braden pela conquista de Holly (Betty Hutton). Ao lado do trio protagonista contracena uma dupla mais sombria: o palhaço Butons (James Stewart), ex-médico procurado pelo assassinato da mulher, e Klau (Lyle Bettger), um domador de elefantes sádico. Todos vivem momentos de apreensão e euforia, erguendo e reerguendo o espetáculo em cada cidade, porque chova ou faça sol, o show deve continuar. Exibição em DVD.

O Circo do Medo (Ring of Fear), de James Edward Grant (Estados Unidos, 1954, 93 minutos)  

O terror toma o centro do picadeiro neste filme de suspense da Batjac Production Company de John Wayne. Depois de escapar de um hospital psiquiátrico, um maníaco homicida, chamado Dublin O'Malley (Sean McClory) se integra num confortável e familiar ambiente de seu passado - o famoso circo de Clyde Beatty. Exibição em DVD.

O Mundo do Circo (Circus World), de Henry Hathaway (Estados Unidos, 1964, 135 minutos)

Uma grandiosa e emocionante história da vida no circo, com John Wayne no espetacular papel de Matt Masters, um cowboy que agora é o proprietário do circo, e Rita Hayworth e Claudia Cardinale, mãe e filha que conhecem os prazeres e as tragédias do mundo do circo melhor do que ninguém. Este filme é uma fascinante história de tristeza e felicidade, camaradagem e bravura. Nunca o cinema apresentara tamanhas acrobacias numa produção tão completa. Cheia de ação e belos shows circenses, com diligências, cavalos, índios e tiroteios. Bela produção de Samuel Bronston. Exibição em DVD.

7 Faces do Dr. Lao (7 Faces of Dr. Lao), de George Pal (Estados Unidos, 1964, 99 minutos)

Dr. Lao (Tony Randall), chinês gentil e idoso de 7322 anos chega em Abalone, com seu circo. Ele rapidamente nota que a cidade é dominada por um rico rancheiro, Clint Stark (Arthur O'Connell), que alega que em seis meses não haverá mais água, pois o aqueduto está quase inutilizado.Stark quer comprar toda a cidade e só Ed Cunningham (John Ericson), o dono do jornal local, se opõe. Mas em poucos dias o Dr. Lao irá alterar a vida dos moradores de Abalone. Exibição em DVD.

Viva Maria! (Viva Maria!), de Louis Malle (França, 1965, 120 minutos)

O filme conta o encontro de Maria II, a filha de um terrorista irlandês que acabou de perder o pai, com Maria I, uma cantora de circo, no interior de um país imaginário da América Latina, em 1907. Maria II resolve fazer parte do circo com Maria I e quando as duas fazem um número de canto, elas acidentalmente inventam o striptease, o que torna o circo famoso. Durante suas aventuras, elas conhecem um líder revolucionário socialista e se tornam líderes de uma revolução contra o ditador local, a igreja e o capitalismo. Exibição em DVD.

Sempre Partir, de Leonardo Remor (Brasil, 2014, 24 minutos)

Rose vê na vida dos outros a possibilidade de uma nova vida. Exibição em 35mm
 
PROGRAMA ESPECIAL CURTA E VIDEOS (60 minutos)

Bolero, de Raquel Karro
Espera, de Raquel Karro
Beatriz, de Raquel Karro
Juguete para dos nenas, de Raquel Karro
Itinerante Retorno, de Sluchem Cherem



GRADE DE PROGRAMAÇÃO
18 a 23 de março de 2014
18 de março (terça)
15:00 – 7 Faces do Dr. Lao, de George Pal
17:00 – O Mundo do Circo, de Henry Hathaway
20:00 – Lançamento Revelando Sebastião Salgado e debate com a diretora Betse de Paula

19 de março (quarta)
15:00 – Revelando Sebastião Salgado
17:00 – O Circo, de Charlie Chaplin
19:00 – Lançamento de Por Onde Passeiam Tempos Mortos, de Felipe Diniz

20 de março (quinta)
15:00 – O Circo do Medo, de James Edward Grant
17:00 – Revelando Sebastião Salgado
19:00 – O Mundo do Circo, de Henry Hathaway

21 de março (sexta)
15:00 – Zouzou, de Marc Allégret
17:00 – 7 Faces do Dr. Lao, de George Pal
19:00 – Revelando Sebastião Salgado
21:00 – Sessão de pré-lançamento de Sempre Partir, de Leonardo Remor

22 de março (sábado)
15:00 – Revelando Sebastião Salgado
17:00 – O Maior Espetáculo da Terra, de Cecil B. DeMille
20:00 – Itinerante Retorno + videos de Raquel Karro

23 de março (domingo)
15:00 – O Circo do Medo, de James Edward Grant
17:00 – Revelando Sebastião Salgado
19:00 – Viva Maria!, de Louis Malle

Nenhum comentário: