Sinopse: Gatto Larsen
e Rubens Bardot, são responsáveis por um grupo de dança alternativa, inspirada
na arte de rua, do cotidiano, muda-se para um pequeno prédio no meio do Centro
da cidade do Rio de Janeiro, Rua do Riachuelo. O prédio não é deles. Eles
invadiram na boa vontade de quem quer que seja o dono não consiga vende-lo. Durante
dias, o humilde grupo de dança treina lá para espetáculos reais e coberto pelo
patrocínio do governo. Eles crêem nos orixás e que estes inspiram suas obras e
os protegerão.
Numa mistura de
ficção e documentário, o filme é mais um belo exemplo do nosso cinema
brasileiro que foge do convencional e apresenta uma trama com pessoas que são
gente como à gente e com suas paixões no meio da dança e da arte. Há 3 focos na
trama, que se entrecruzam e faz com que se cria um mosaico de imagens de
pensamentos que vêem através dos protagonistas ou de pessoas comuns que se
cruzam com elas. Claro que a dança é o foco principal da trama, começando com
uma inesquecível cena de abertura, que mostra o aquecimento de um dançarino,
embalado com a clássica musica Lscia Ch'io Pianga, interpretada por Tuva Semmingsen.
As cenas seguintes
mostram o ensaio do grupo de capoeira durante os dias que se passam, que do
lado de cá da câmera foram surpreendentemente dez dias de filmagens apenas. O
filme não esconde o que são esses personagens, que vão desde pessoas humildes,
enraizados no povo trabalhador e que não temem em invadir uma casa para viver e
trabalhar. Mas embora com toda a força de vontade, também há os momentos em que
é mostrado o drama de alguns dançarinos, que por um motivo ou outro, acabam
tendo que abandonar ou pelo menos adiar o que estava fazendo com os seus
companheiros.
Cinematograficamente,
a câmera foca ao máximo, passos, gestos e o suor deles, que mesmo com poucos
recursos, se mantenham graças à paixão pela arte que eles praticam e na
realização da determinada peça (no caso, a adaptação da obra que dá título ao
filme: "Esse Amor que nos Consome"). O filme acerta em inúmeros sentidos,
principalmente quando a dupla principal sai do seu cenário e vai pelas ruas da
cidade carioca e conversar com pessoas comuns, mas que tem muito para contar.
Uma pena, portanto que alguns desses personagens que surgem do nada, der
repente desaparecem e não retornam durante a projeção.
Algumas coisas ficam
no ar, na realidade com mais perguntas do que respostas e quando você deseja
mais ficar naquele universo particular daquele grupo, o filme se encerra e
deixando com que a trama continue em nossas mentes. Uma pequena perola cinematográfica
brasileira, que oferece muito, mesmo em pouco tempo de projeção.
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