Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cine Curiosidade: Indicados ao Oscar 2011

Estou meio atrasado para falar sobre isso mas vamos lá. Saiu na ultima terça a lista dos indicados ao Oscar 2011 e como sempre aconteceu, o que sempre acontece nestas indicações dessa premiação, aconteceu o previsível, surpresa e injustiça. De previsível fica para os indicados a melhor filme, todos que achavam que seriam indicados estão lá, a surpresa talvez seja o fato de Bravura Indômita com dez indicações, um filme que começou de mansinho, mas foi conquistando o publico e critica. A decepção mesmo foi ver exclusão de Christopher Nolan entre os cinco indicados a melhor diretor, uma injustiça. O diretor já havia sido esnobado no ótimo Cavaleiro Das Trevas e depois dessa fico me perguntando o que os membros da academia têm contra ele? Vai saber.


Confiram os indicados e leiam o que eu acho e quem deveria ganhar nas categorias principais.

Melhor filme:
A rede social
O discurso do rei
Cisne negro
O vencedor
A origem
Toy Story 3
Bravura indômita
Minhas mães e meu pai
127 horas
Inverno da alma

Quem ganha? Já se passou o tempo de que filme com o maior numero de indicações venceria. Portanto, apesar do Discurso do Rei ser um ótimo filme não levem em consideração esse numero de indicações (doze no total). A meu ver A Rede Social ainda é o franco favorito, contudo, Bravura Indômita possa a vir a surpreender e sonho mesmo seria ver A Origem ou Toy Story 3 ganhar nessa categoria.

Melhor diretor:
David Fincher – “A rede social”
Tom Hooper – “O discurso do rei”
Darren Aronofsky – “Cisne negro”
Joel e Ethan Coen – “Bravura indômita”
David O. Russell – “O vencedor”

Quem ganha? Com certeza foi injusto Christopher Nolan ter sido excluído nesta categoria, foi até uma judiação, pois ele merece mais atenção pela sua direção ágil e eficaz que ele faz em seus filmes, principalmente agora com A Origem.Tirando esse deslise, a academia pode muito bem finalmente dar o Oscar de melhor diretor a David Fincher, pois desde o tempo de Sevem ele merecia está estatueta, contudo, Darren Sronofsky, outro esnobado talentoso diretor, pode também ser reconhecido pelo seu desempenho na direção de Cisne Negro.

Melhor ator:
Jesse Eisenberg – “A rede social”
Colin Firth – “O discurso do rei”
James Franco – “127 horas”
Jeff Bridges – “Bravura indômita”
Javier Bardem – “Biutiful”

Quem ganha? Colin Firth é disparado o favorito. Esnobado pelo seu excelente desempenho em “O Direito de Amar” no ano passado, sua vitoria no próximo Oscar seria uma espécie de erro corrigido. Contudo, novamente Jeff Bridges esta de volta entre os indicados para melhor ator, interpretando um personagem que já deu um Oscar de melhor ator (o único alias) para John Wayne em 1970.
Bridges ganhou no ano passado em Coração Louco uma espécie de premio de consolação, já que ele deveria ter ganho a muito tempo. Portanto acho meio improvável que os membros da academia dêem duas vezes seguidas ao ator, mas tudo é possível. Em meio a isso tudo, Jesse Eisenberg  pode surpreender, pois seu desempenho em A Rede Social não é algo para ser ignorado e seria justo também se caso ganhasse.

Melhor atriz:
Annette Bening – “Minhas mães e meu pai”
Natalie Portman – “Cisne negro”
Nicole Kidman - “Rabbit hole”
Michelle Williams - “Blue valentine”
Jennifer Lawrence - “Inverno da alma”

Quem ganha? Seria previsível, mas justo se Natalie Portman ganhasse pelo seu assombroso desempenho em Cisne Negro. Contudo, Annette Bening, caso ganhasse, seria justo também e uma espécie de erro corrigido, já que é outra que já deveria ter ganho a muito tempo, mas nas duas ocasiões que foi indicada, perdeu para a mesma atriz Hillary Swank

Melhor ator coadjuvante:
Mark Ruffalo – “Minhas mães e meu pai”
Geoffrey Rush – “O discurso do rei”
Christian Bale – “O vencedor”
Jeremy Renner – “Atração perigosa”
John Hawkes – "Inverno da alma"

Quem ganha? Após a vitoria no Globo de Ouro, Christian Bale é disparado o favorito, contudo, os votantes se lembram do passado meio nebuloso que o ator teve profissionalmente e pessoalmente entre 2008 e 2009, mas acho que uma coisa ou outra, pois não pode tachar a pessoa pelo seu passado que já se foi e sim analisar seu desempenho nesse momento e atuação de Bale em O Vencedor não é algo para ser dispensável devido aos seus erros. Contudo, se caso os membros da academia torcer o nariz para Bale, ficaria satisfeito se dessem o premio a Jeremy Renner pela sua atuação em Atração Perigosa. Sempre relegado o segundo plano em muitas produções (como Terra Fria) o ator se consagrou ano passado em Guerra ao Terror. Com um olhar que mostra pouco mas diz tudo, sua vitoria seria muito bem vinda.

Melhor atriz coadjuvante:
Helena Bonham Carter – “O discurso do rei”
Melissa Leo – “O vencedor”
Amy Adams – “O vencedor”
Hailee Steinfeld – “Bravura indômita”
Jacki Weaver - “Reino animal”

Quem ganha? Aqui a coisa é acirrada e tudo pode acontecer, já que todas as atrizes estão ótimas em seus desempenhos, então qualquer uma pode ganhar. Entretanto se a uma disputa realmente é entre duas atrizes isso acontece justamente em um único filme que é O Vencedor. Amy Adans já é figura conhecida nas ultimas cerimônias, sempre lembrada pelos seus bons desempenhos como Duvida. Já Melissa Leo, mesmo sendo veterana só teve reconhecimento mundialmente pelo seu desempenho em Rio Congelado, portanto sua vitoria seria antes tarde do que nunca.

Melhor roteiro original:
Cisne negro”
Minhas mães e meu pai”
O vencedor”
A origem”
O discurso do rei”

Quem ganha? Essa categoria é estranha, pois a vezes premia um filme cujo o roteiro não e tão original assim. Se fosse realmente justo, premiaria Christopher Nolan pelas suas incríveis idéias que criou para o filme A Origem. Mas não me surpreenderia se a academia fosse para o caminho de previsível e desse para o filme O Discurso do Rei;

Melhor roteiro adaptado:
A rede social”
127 horas”
Bravura indômita”
Toy Story 3”
Inverno da alma"

Quem ganha? Disparado A Rede Social, entretanto, a academia adora filmes baseados em fatos reais e não me surpreenderia se dessem a 127horas, contudo, seria justo.

Melhor longa-metragem de animação:
Como treinar o seu dragão
O mágico
Toy Story 3

Quem ganha? Preciso dizer? Toy Story 3 foi o maior sucesso de critica e publico do ano passado. Com sua historia fascinante e com um final de encher os olhos, o filme não só merece essa estatueta como também a da principal da noite mas duvido que isso aconteça. Justo seria então O Mágico ganhar nesta categoria e o filme da Pixar ganhar a estatueta principal . É difícil mas não impossível, seria só questão dos membros da academia deixarem de lado o preconceito bobo com relação a filmes de animação.

Melhor Documentário
Saia Pela Loja de Souvenirs
Gasland
Inside Job
Restrepo
Lixo Extraordinário

Quem ganha? O Brasil esta muito bem representado no Oscar com esse belo documentário, pois a mensagem que passa de fazer arte através do lixo, é algo que a academia presta muito atenção.


Melhor Documentário em Curta-metragem
Killing the Name
Poster Girl
Strangers No More
Sun Come Up
The Warriors os Qiugang

Melhor Edição
Cisne Negro
O Vencedor
O Discurso do Rei
127 Horas
A Rede Social

Melhor Filme Estrangeiro
Biutiful
Caninos
Em Um Mundo Melhor
Incendies

Melhor Maquiagem
Barney's Version
The Way Back
O Lobisomem

Melhor Trilha Sonora
Como Treinar seu Dragão
A Origem
O Discurso do Rei
127 Horas
A Rede Social

Melhor Canção Original
Coming Home, de Country Strong
I See the Light, de Enrolados
If I Rise, de 127 Horas
We Belong Together, de Toy Story 3

Melhor Som
A Origem
O Discurso do Rei
Salt
A Rede Social
Bravura Indômita

Melhor Edição de Som
A Origem
Toy Story 3
Tron: O Legado
Bravura Indômita
Incontrolável

Melhores Efeitos Visuais
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e Relíquias da Morte Parte 1
Além da Vida
A Origem
Homem de Ferro 2

Melhor Curta-Metragem de Animação
Day & Night
The Gruffalo
Let's Pollute
The Lost Thing
Madagascar, carnet de voyage

Melhor Curta-Metragem
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

Melhor Figurino
Alice no País das Maravilhas
I Am Love
O Discurso do Rei
The Tempest
Bravura Indômita

Melhor Direção de Arte
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e Relíquias da Morte Parte 1
A Origem
O Discurso do Rei
Bravura Indômita


Melhor Fotografia
Cisne Negro
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Bravura Indômita

A entrega do Oscar será em 27 de fevereiro no Teatro Kodak, em Los Angeles, com apresentação dos atores James Franco e Anne Hathaway. Já estão confiramos na cerimônia nomes como o de Halle Berry, Jeff Bridges, Sandra Bullock, Marisa Tomei e Oprah Winfrey.







Um comentário:

CH4ROLITA disse...

Confesso que fiquei surpresa com a indicação de Toy Story concorrendo pau a pau com filmes de gente de carne e osso,isso que é competência técnica!


Marcelo,aceitarias participar da brincadeira do Tagged? Postei lá no meu blog e passo a vez para você,topa?

Beijocas!