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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Cine Especial: D. W. Griffith: A criação do cinema narrativo: Parte 4


Nos dias 03 e 04 de setembro na Cinemateca Capitólio, eu estarei participando do curso D. W. Griffith: A criação do cinema narrativo, criado pelo Cine Um e ministrado pelo crítico de cinema  Pedro Henrique Gomes. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu irei postar as minhas analises pessoais de cada obra que eu vi desse cineasta, sendo ele responsável pelas primeiras grandes produções da história do cinema.

Abraham Lincoln (1930)



Sinopse: E a primeira na tentativa de narrar a vida do Presidente Lincoln desde sua infância até a sua morte, incluindo o martírio na Guerra Civil. Walter Huston em sua incomparável performance no papel título, domina do início ao fim. O diretor se libera da suntuosidade de muitos filmes que precedeam este, para relatar de uma maneira sóbria, a história do mais famoso presidente dos EEUU (depois de George Washington), começando desde seu nascimento, incluindo a Guerra da Secessão, que o faria entrar para os anais da história, e acabando com seu assassinato no teatro.
Essa é a segunda vez que o cineasta revisita esse histórico personagem da história norte americana, pois a primeira vez havia sido em O Nascimento de uma Nação. Porém, diferente daquele filme do qual somente o personagem aparecia em sua derradeira morte, aqui conhecemos a juventude dele, os motivos que o levaram a entrar na política, até então chegar ao poder e na sua luta pela libertação dos escravos. Vale lembrar que Abraham Lincoln foi um dos primeiros longas metragens falados do cinema, sendo que aqui sentimos, tantos os atores como as atrizes, se acostumando a terem que falar na frente da câmera ao invés de usarem somente gestos que tanto foi usado no cinema silencioso.
Infelizmente o filme envelheceu um pouco mal, principalmente quando pegamos a cena da morte do protagonista e comparamos com a mesma que foi vista em O Nascimento de uma Nação, Se percebe que na primeira superprodução americana, a morte de Abraham Lincoln é muito mais realista e crua. Contudo, essa versão de 1930 merece sim uma conferida, assim como todas as obras do cineasta. 



Guerra dos Sexos (1914)



SINOPSE: Jane (Lillian Gish) é uma jovem que está chocada com as infidelidades de seu pai. Indo para o apartamento da outra mulher para um confronto, Jane é confrontada pelo companheiro da amante de seu pai. O pai percebe o problema que ele causou por seus casos extraconjugais quando Jane se apaixona pelo companheiro dela (Owen Moore).



Um filme mais leve do cineasta, mas não menos crítico e corajoso, pois ele desmantela a imagem da família perfeita norte americano. O filme também pode ser visto hoje como uma espécie de acusação contra o machismo daquele tempo, coisa que ainda hoje ainda persiste. Vale lembrar que na década seguinte o cineasta o cineasta voltaria ao mesmo tema, mas de uma forma mais leve ainda.   


Informações e inscrições para o curso cliquem aqui.


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Cine Dica: Sala P. F. Gastal exibe três filmes de Whit Stillman



 A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta o ciclo 3x Whit Stillman, com três filmes de um dos principais diretores do cinema independente americano. A mostra tem projeção digital, apoio da distribuidora MPLC e da locadora E o Vídeo Levou. O valor do ingresso é R$ 4,00.

O Futebol, documentário de Sergio Oksman, segue em exibição até 31 de agosto. O valor do ingresso é R$ 8,00.
WHIT STILLMAN

Argumentista e realizador americano, Whit Stillman formou-se na Universidade de Harvard em 1973, trabalhou como jornalista em Nova Iorque e em 1980 mudou-se para a Barcelona, onde conheceu alguns produtores espanhóis. Financiou o seu primeiro filme Metropolitan (1990) com a venda do próprio apartamento. Seguiram-se Barcelona (1994) inspirado nas suas experiências na Espanha durante o início dos anos 1980 e Os Últimos Embalos da Disco (1998), também baseado nas suas viagens e experiências nas várias casas noturnas de Manhattan e, possivelmente, no Studio 54. Profundamente calcados na palavra, os três filmes formam, em definição do próprio diretor, uma trilogia sobre “as línguas ácidas e os corações partidos” da juventude nova-iorquina dos anos 1980. Depois de treze anos sem filmar, Stillman lançou Descobrindo o Amor (2011), um musical de humor inusitado, inspirado no cinema americano realizado durante o Código Hays. Em 2016, retomando a dupla protagonista de Os Últimos Embalos da Disco, Kate Beckinsale e Chloë Sevigny, lançou Amor & Amizade, adaptação extremamente pessoal do romance epistolar de Jane Austen, Lady Susan. 

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

Barcelona

(Barcelona, 1994, 100 minutos)

Dois primos americanos - um executivo, o outro oficial da Marinha - mostram grandes divergências quanto às suas opiniões e estilos de vida, especialmente nas relações com as mulheres. Mesmo assim, passam temporada juntos em Barcelona, aprendendo a conviver e somando aventuras amorosas. Exibição em DVD.

 Os Últimos Embalos da Disco

(The Last Days of Disco, 1998, 113 minutos)

 Nova York, início dos anos 80. A era disco está chegando ao fim. Em uma das mais badaladas discotecas da cidade, um grupo de jovens se encontra, dança e se diverte. Charlotte Pingress (Kate Beckinsale) e Alice Kinnon (Chloë Sevigny) são recém-formadas e trabalham em uma editora. À noite, procuram novos amores nas pistas de dança. Exibição digital.

Descobrindo o Amor

(Damsels in Distress, 2011, 99 minutos)

Uma comédia sobre um trio de belas garotas – a dinâmica líder, Violet Wister (Greta Gerwig); a de bons princípios, Rose (Megalyn Echikunwoke) e a sexy Heather (Carrie MacLemore) - e como elas revolucionaram a vida em uma Universidade “grungy” americana. Elas dão as boas vindas à estudante Lily (Analeigh Tipton) em seu grupo, que procura ajudar alunos deprimidos com um programa de boa higiene e números musicais de dança. As garotas se envolvem romanticamente com uma série de homens – incluindo o tranquilo Charlie (Adam Brody); o atraente Xavier (Hugo Becker); e com os “machões” Frank (Ryan Metcalf) e Thor (Billy Magnussen) - que ameaçam a amizade e a sanidade delas. Exibição em DVD.
 
GRADE DE HORÁRIOS
PRIMEIRA SEMANA

25 a 31 de agosto de 2016

25 de agosto (quinta)
17h – Barcelona
19h – O Futebol

26 de agosto (sexta)
17h – Os Últimos Embalos da Disco
19h – O Futebol

27 de agosto (sábado)
17h – Sessão Plataforma (Nos últimos dias da cidade, de Tamer El Said)
19h – O Futebol

28 de agosto (domingo)
17h – Descobrindo o Amor
19h – O Futebol

30 de agosto (terça)
17h – Os Últimos Embalos da Disco
19h – O Futebol

31 de agosto (quarta)
17h – Barcelona
19h – O Futebol

Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Cine Especial: D. W. Griffith: A criação do cinema narrativo: Parte 3

Nos dias 03 e 04 de setembro na Cinemateca Capitólio, eu estarei participando do curso D. W. Griffith: A criação do cinema narrativo, criado pelo Cine Um e ministrado pelo crítico de cinema  Pedro Henrique Gomes. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu irei postar as minhas analises pessoais de cada obra que eu vi desse cineasta, sendo ele responsável pelas primeiras grandes produções da história do cinema.
 

Órfãs da Tempestade (1921)



Sinopse: Com a Revolução Francesa de pano de fundo, conhecemos a história das irmãs de criação Louise e Henriette, que crescem juntas e acabam criando um laço afetivo forte. Henriette promete cuidar para sempre da irmã, que é cega, mas quando um aristocrata decide separar as duas, elas sofrerão até se encontrarem novamente.


Órfãs da Tempestade é um melodrama ao melhor estilo Griffith, onde a interpretação nos toca e faz a gente torcer sempre pelas irmãs separadas durante a trama. Embora o drama seja o carro chefe do longa, não há como negar que é, assim como Nascimento de uma Nação e Intolerância, é também uma super produção caprichada e que impressiona até hoje. A sequência final onde ocorre a revolução Francesa, e ao mesmo tempo o destino final das duas irmãs, são de uma magnitude espantosa.
Curiosamente, há na realidade até mesmo situações subliminares no decorrer do roteiro e que, a meu ver, não passaria despercebido em tempos mais conservadores como da década seguinte do qual o cinema americano passaria. Isso faz do filme uma obra corajosa para a época e porque não dizer um pouco a frente do seu tempo.   
 

Inocente Pecadora (1920) 


Sinopse: Uma inocente garota do interior é enganada por um falso casamento e abandonada pelo suposto marido quando engravida. Tendo que se virar sozinha, acaba trabalhando para uma família. Novas paixões e o encontro com o antigo marido trazem mais revelações.

 Embora este tenha sido o filme mais caro de Griffith até aquele momento (custou $175,000 a mais que O Nascimento de Uma Nação), o retorno compensou o esforço: Way Down East arrecadou, somente em 1920, mais de $5,000,000, sendo então considerado o quarto filme da época do cinema mudo com maior rendimento.
O filme possui inúmeras passagens que impressionam até hoje: a sequência da tempestade de neve e do rio em degelo ainda hoje permanece como uma das mais impressionantes do cinema antigo. O realismo com que a mesma foi feita foi tal, que consta que a própria Lillian Gish e parte da equipe técnica esteve sob perigo de vida, tendo inclusive a atriz principal ficado doente como consequência destas cenas.


Informações e inscrições para o curso cliquem aqui.


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