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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 16 de abril de 2025

Cine Dica: Cinema de Fluxo

Em 2002 um crítico da Cahiers du Cinéma, Stephane Bouquet, escreve um texto de título “Plano contra fluxo”. Sua tentativa era a de diferenciar cineastas que se guiam por uma composição pré-concebida do plano e outros, que deixavam-se guiar pelos acontecimentos do real em frente à câmera. Pouco tempo depois, outro Cahiers, Jean-Marc Lallanne, corroborava com a discussão, anunciando que o “horizonte estético do cinema contemporâneo tomaria a forma de um fluxo, um fluxo esticado, contínuo, um escorrer de imagens”. Novamente, a noção de “fluxo” é posta como uma contraposição do cinema contemporâneo aos instrumentos narrativos clássicos e a uma noção de encenação baseada na razão e no discurso.

Os anos passam e a ideia de Cinema de Fluxo ganha corpo na crítica cinematográfica e nos estudos acadêmicos de cinema. Contudo, a própria noção de Fluxo é sempre muito ambígua e varia conforme quem escreve e quais aspectos são levantados dos filmes. E o que há de comum em todos esses textos são justamente eles, os filmes e os cineastas. Então, o que é esse fluxo que percorre obras de países tão distintos e cineastas de origens tão diferentes como Abbas Kiarostami, Apichatpong Weerasethakul, Claire Denis, Lucrécia Martel e Wong Kar-Wai?

A hipótese do curso é a de que essa estética privilegia a passagem do tempo à sequência do relato, de modo que a narrativa é interrompida por intervalos de contemplação, seja a vista de uma montanha (Gerry, de Gus Van Sant), a chegada de um trem (Café Lumière, de Hou Hsiao-Hsien) ou um corpo que dança (Shara, de Naomi Kawase). São filmes que tendem à desdramatização da atuação e ao retrato de acontecimentos banais e cotidianos. Assim, estudar o Fluxo é percorrer as imagens e sons do cinema, e não as histórias que estão sendo contadas.

Saiba mais sobre o curso na página oficial do Cine Um clicando aqui e participe. 

terça-feira, 15 de abril de 2025

Cine Especial: Clube de Cinema - ‘As Pontes de Madison’

#clubedecinema #cinema

Nota: Filme exibido para os associados no dia 13/04/25 em comemoração aos 77 anos do Clube. 

“As Pontes de Madison”, é um dos filmes mais doces de Eastwood. Baseado no romance homônimo de Robert James Waller e roteirizado por Richard Lagravanese, conta a história de Francesca, uma dona de casa dedicada e esforçada que vive para satisfazer e organizar a vida dos dois filhos e do marido. Enquanto faz tudo por aquelas pessoas, como aprendeu que deveria, não recebe nada em troca, além da indiferença dos três.

Em uma das viagens do marido para exposições de animais, ela conhece Robert, um fotógrafo aventureiro, que já conhece quase todos os lugares do mundo e nunca se prendeu a mulher nenhuma. Os dois acabam se apaixonando e vivendo uma das histórias mais românticas do cinema. O amor proibido é, ao mesmo tempo, um amor maduro que supre carências e encanta.

Toda a informação que nos chega é em forma de flashback, através de cadernos anotados que foram encontrados pelos filhos de Francesca após sua morte. Enquanto eles vão lendo, os filhos vão se dando conta que a história de sua mãe pode dar novos rumos as suas vidas. Para viver o casal central da trama, Eastwood escolheu ele próprio e a ótima Meryl Streep, que soube nos passar o lado carente e frustrante de uma mulher de uma época, principalmente da região onde ela vivia, em que as mudanças de costumes não eram bem-vindos.

O papel de Francesca foi tão bem interpretado que Streep novamente foi indicada merecidamente a inúmeros prêmios, desde o Oscar de melhor atriz como também o Globo de Ouro de Atriz Drama. Junto com uma ótima trama, uma direção perfeccionista, o longa que se passa em 1965, conta com impressionante fotografia de Jack N Green, que consegue captar como um todo as singelas paisagens do Condado de Madison, em Iowa, e das pontes a que a trama explora. Destacando cores serenas e que se casam com perfeição com a decoração da casa, a fotografia sintetiza com relação ao que Richard e Francesca se envolvem. A casa é humilde, típica daquele interior como também as vestimentas dos protagonistas e fazendo com que embarquemos de um modo mais fácil com relação até mesmo com os costumes da época.

A bela trilha sonora de Lennie Niehaus, especialmente em sua música tema composta em parceria com Clint Eastwood, se alinha com os momentos especiais do casal. Niehaus evita tornar a trilha cansativa ao utilizar canções de época (Jazz) que tocam no rádio como as interpretadas por Johnny Hartman com sua voz grave e sempre lembrada. Um fato que se diferencia dos outros filmes românticos é com relação a idade do casal central.

Eastwood estava com seus 65 anos e Streep passava dos 40, ou seja, um amor maduro para uma audiência igualmente mais experiente. Porém, isso não fez com que espantasse o público mais jovem na época de sua estreia, mas é certo que o andamento mais gradual e a própria trama tendem trair um cinéfilo mais experiente. Algo digno de nota, já que esse público merece sim um lugar ao sol e merece apreciar uma obra como essa.

“As Pontes de Madison” é sem dúvida uma obra primorosa, linda, dolorida, bela e extremamente romântica.

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS/ FANTASPOA/ DE 17 A 20 DE ABRIL

Dead Mail

 Quinta, 17 de abril


15h00 – Rita

Direção: Jayro Bustamente/ Guatemala/ 107,im/ Sinopse:Rita, uma garota de 13 anos, foge de seu pai abusivo para a cidade grande. Ela encontra refúgio até ser colocada em uma casa pública de acolhimento. Rita e suas colegas planejam uma fuga que termina em um ato chocante de violência.


17h00 – Ela Amava mais as Flores

Direção: Yannis Veslemes/Grecia-França/86min/Sinopse:Três irmãos constroem uma inusitada máquina do tempo para trazer sua mãe, morta há muito tempo, de volta à vida.


19h00 – A Redação

Direção: Roman Bondarchuk /Ucrânia, Alemanha, Eslováquia, Rep. Checa/ 126min/ Sinopse:Nas estepes selvagens do sul da Ucrânia, o jovem biólogo Yura testemunha um crime enquanto procura por uma espécie de marmota ameaçada de extinção. Ansioso por expor a verdade, ele leva as provas fotográficas do crime até a redação do jornal local. No entanto, o rapaz logo percebe que ninguém ali se preocupa em buscar qualquer tipo de justiça. Ao mesmo tempo em que uma grande guerra se aproxima, a ingenuidade de Yura e sua visão de mundo são atropeladas por uma tempestade de notícias falsas, fraudes eleitorais e misteriosos rituais de um culto secreto.


Sexta, 18 de abril


15h00 – Suçuarana

Direção:Clarissa Campolina, Sérgio Borges/ Brasil/ 85min/ Sinopse: Dora passou os últimos anos de sua vida na estrada, em busca de uma terra perdida que ela e sua mãe tanto sonharam, um lugar mítico onde imagina que possa encontrar pertencimento. Em meio a encontros com outros viajantes e guiada por um misterioso cachorro, Dora atravessa um território em ruínas, devastado pela mineração, onde seu destino parece sempre um pouco mais distante.


17h00 – Queimando

Direção: Radik Eshimov/Quirguistão/ 101min/ Sinopse:Em um vilarejo suburbano, uma casa de uma jovem família que perdeu o primogênito pega fogo. Vizinhos dizem que a casa tem uma maldição, já que ninguém entende como o incêndio começou, e as testemunhas têm versões completamente diferentes do ocorrido. No entanto, todas compartilham algo em comum: o mistério que envolve a casa e seus habitantes.


19h00 – Quadrilátero – Sessão Comentada

Direção: Daniel Rodríguez Risco/Perú/ 85min/ Sinopse:A rotina de Adriana, seu marido e dois filhos segue com precisão militar, mas o delicado equilíbrio familiar é abalado por sua gravidez. Na mente de Adriana, só há espaço para quatro. Os cinco membros da família oscilam entre violência e humilhação para garantir um dos quatro lugares.


Sábado, 19 de abril


15h00 – Um Conto de Pescadores

Direção: Edgar Nito Arreche/102 min/2024/México/ Sinopse:A lenda diz que, há muito tempo, a natureza vivia em harmonia ao redor do lago, até que o mal chegou. Homens, cegos por desejos sombrios, trouxeram medo, ódio e morte. Os pescadores a chamam de La Miringua, aquela que te arrasta para o lago por seus pecados.


17h00 – Dead Mail

Direção: Joe Deboer e Kyle McConaghy / 102 min/ EUA/ Sinopse: Uma nota de socorro sinistra chega a um correio dos anos 1980, conectando uma investigadora de cartas perdidas a um sequestrado técnico de teclados.


19h00 – Other, The

Direção: Paul Etheredge/ EUA/ 100min/Sinopse: Desejando construir


Domingo, 20 de abril


15h00 – Os Hiperbóreos

Direção: Cristóbal León e Joaquin Cocina/ Chile/71 min/Sinopse:A atriz e psicóloga Antonia Giesen decide filmar um roteiro revelado por uma voz da mente de um dos seus pacientes. Em colaboração com a dupla de cineastas León & Cociña, ela cria um cruzamento entre teatro, ficção científica, animação e biografia inventada. Um filme povoado por mundos paralelos e assombrado pelo fantasma demoníaco de um escritor chileno nazista.


17h00 – Rita

Direção: Jayro Bustamente/ Guatemala/ 107min/ Sinopse: Rita, uma garota de 13 anos, foge de seu pai abusivo para a cidade grande. Ela encontra refúgio até ser colocada em uma casa pública de acolhimento. Rita e suas colegas planejam uma fuga que termina em um ato chocante de violência.


19h00 – Dentes Velhos – Sessão Comentada

Direção:Armando Fonseca? Brasil/Sinopse: Joana, uma cuidadora, mergulha em um mundo desconhecido ao trabalhar para uma família rica e tradicional do Rio. Enquanto tenta se adaptar, guiada pela governanta Solange, ela aos poucos percebe que aquele não é apenas um trabalho comum, e que os cuidados especiais que Ernesto requer guardam um segredo obscuro. A pandemia a obriga a morar com a família, e o convívio próximo revela uma camada oculta da sociedade, demonstrando que aquela família não é exatamente o que diz ser.


Terça, 22 de abril


15h00 – Other, The

Direção: Paul Etheredge/ EUA/ 102min/Sinopse:Vinte e três anos após o desaparecimento misterioso de seu irmão, uma documentarista decide investigar o caso. Mas, quando uma evidência perturbadora surge, ela começa a acreditar que ele ainda pode estar vivo. Junte-se à busca por respostas em www.huntingmatthewnichols.com.


17h00 – Quadrilátero

Direção: Daniel Rodríguez Risco/Perú/ 85min/ Sinopse:A rotina de Adriana, seu marido e dois filhos segue com precisão militar, mas o delicado equilíbrio familiar é abalado por sua gravidez. Na mente de Adriana, só há espaço para quatro. Os cinco membros da família oscilam entre violência e humilhação para garantir um dos quatro lugares.


19h00 – Um Samurai Através do Tempo

Direção: Junichi Yasuda / Japão/ 131min/ Sinopse: Um samurai do período Edo é atingido por um raio e, ao acordar, se vê em um set de filmagem nos dias de hoje. Lá, ele começa a trabalhar como figurante em produções de filmes de samurai.


Quarta, 23 de abril


15h00 – Queimando

Direção: Radik Eshimov/Quirguistão/ 101min/ Sinopse:Em um vilarejo suburbano, uma casa de uma jovem família que perdeu o primogênito pega fogo. Vizinhos dizem que a casa tem uma maldição, já que ninguém entende como o incêndio começou, e as testemunhas têm versões completamente diferentes do ocorrido. No entanto, todas compartilham algo em comum: o mistério que envolve a casa e seus habitantes.


17h00 – Suçuarana

Direção:Clarissa Campolina, Sérgio Borges/ Brasil/ 85min/ Sinopse: Dora passou os últimos anos de sua vida na estrada, em busca de uma terra perdida que ela e sua mãe tanto sonharam, um lugar mítico onde imagina que possa encontrar pertencimento. Em meio a encontros com outros viajantes e guiada por um misterioso cachorro, Dora atravessa um território em ruínas, devastado pela mineração, onde seu destino parece sempre um pouco mais distante.


19h00 – Xamã – Sessão Comentada

Direção: Antonio Negret/Equador, Estados Unidos/ 93min/ Sinopse:Uma missionária alocada em uma remota comunidade indígena no Equador precisa confrontar sua própria fé quando seu filho é possuído por forças sombrias mais antigas que sua religião. Para salvá-lo, ela deve recorrer ao xamã que expulsou.


Terça, 22 de abril


15h00 – Other, The

Direção: Paul Etheredge/ EUA/ 102min/Sinopse:Vinte e três anos após o desaparecimento misterioso de seu irmão, uma documentarista decide investigar o caso. Mas, quando uma evidência perturbadora surge, ela começa a acreditar que ele ainda pode estar vivo. Junte-se à busca por respostas em www.huntingmatthewnichols.com.


17h00 – Quadrilátero

Direção: Daniel Rodríguez Risco/Perú/ 85min/ Sinopse:A rotina de Adriana, seu marido e dois filhos segue com precisão militar, mas o delicado equilíbrio familiar é abalado por sua gravidez. Na mente de Adriana, só há espaço para quatro. Os cinco membros da família oscilam entre violência e humilhação para garantir um dos quatro lugares.


19h00 – Um Samurai Através do Tempo

Direção: Junichi Yasuda / Japão/ 131min/ Sinopse: Um samurai do período Edo é atingido por um raio e, ao acordar, se vê em um set de filmagem nos dias de hoje. Lá, ele começa a trabalhar como figurante em produções de filmes de samurai.


Quarta, 23 de abril


15h00 – Queimando

Direção: Radik Eshimov/Quirguistão/ 101min/ Sinopse:Em um vilarejo suburbano, uma casa de uma jovem família que perdeu o primogênito pega fogo. Vizinhos dizem que a casa tem uma maldição, já que ninguém entende como o incêndio começou, e as testemunhas têm versões completamente diferentes do ocorrido. No entanto, todas compartilham algo em comum: o mistério que envolve a casa e seus habitantes.


17h00 – Suçuarana

Direção:Clarissa Campolina, Sérgio Borges/ Brasil/ 85min/ Sinopse: Dora passou os últimos anos de sua vida na estrada, em busca de uma terra perdida que ela e sua mãe tanto sonharam, um lugar mítico onde imagina que possa encontrar pertencimento. Em meio a encontros com outros viajantes e guiada por um misterioso cachorro, Dora atravessa um território em ruínas, devastado pela mineração, onde seu destino parece sempre um pouco mais distante.


19h00 – Xamã – Sessão Comentada

Direção: Antonio Negret/Equador, Estados Unidos/ 93min/ Sinopse:Uma missionária alocada em uma remota comunidade indígena no Equador precisa confrontar sua própria fé quando seu filho é possuído por forças sombrias mais antigas que sua religião. Para salvá-lo, ela deve recorrer ao xamã que expulsou.


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Em Pedaços'

 #cinema #clubedecinema

Nota: Filme exibido para os associados no dia 12/04/25.

Sinopse: Após cumprir pena por tráfico de drogas, o turco Nuri Sekerci leva uma vida amorosa e tranquila com a esposa Katja Sekerci e o filho Rocco na Alemanha. Certo dia, ele e o menino estão no escritório e morrem vítimas de uma explosão criminosa, tragédia que deixa Katja arrasada.  

Adolf Hitler está morto, mas a sua ideia, infelizmente, está viva e ainda ganhando seguidores no mundo afora. Basta vermos a explosão que foi o surgimento de nazistas dentro do governo Trump, ou de pessoas que aprovam discursos conservadores e retrógrados de tal político chamado Jair Bolsonaro aqui no Brasil. "Em Pedaços" é a síntese de uma realidade global, onde discursos politicamente incorretos vão ganhando, não somente as redes sociais, como também as ruas e assim colecionando suas vítimas.

Dirigido por Faith Akin (Do Outro Lado), acompanhamos na trama os primeiros anos de casamento do turco Nuri (Numan Acar) e de sua esposa Katja (Diane Kruger, de Bastardos Inglórios). Certo dia, Katja deixa o seu filho no trabalho do seu marido, para ele assim cuidá-lo, mas quando ela retorna ao local sofreu um grave atentado e provocou a morte de seu marido e filho. Na busca pela Justiça legal, Katja descobre que o atentado foi provocado por um casal nazista, mas para a sua surpresa, descobrirá que a justiça terá que ser feita de outra maneira.

Com o desejo de querer embarcar numa trama, cuja ficção e realidade se separam somente numa linha bem fina, o cineasta Faith Akin já nos apresenta o início do filme de uma forma convidativa. Os primeiros minutos são inundados por imagens de um filme caseiro, onde assistimos o casal central se casando e desejando um para o outro um belo futuro. Uma forma criativa para já nos familiarizarmos com os personagens e para, logo em seguida, sentirmos a dor e a realidade crua que virá.

Após o atentado, testemunhamos um Faith em frangalhos e com todo o peso do mundo por ter perdido os seus entes queridos num ato cruel tão sem sentido. Embora seja conhecida por ter atuado em superproduções americanas como Tróia e A Lenda do Tesouro Perdido, é somente aqui que Diane Kruger nos brinda com o melhor desempenho de sua carreira e que, talvez, tenha sido o melhor desempenho feminino do ano de 2017. Sua Faith é uma personagem cheia de vida nos primeiros minutos da obra, mas que sua energia vai desaparecendo e dando lugar a um ser humano à beira do precipício.

Dividido em três atos, o início da trama é sobre a queda e a procura por uma força interna da qual a protagonista busca para não desistir. Já no segundo ato, testemunhamos o cenário do julgamento, onde se desencadearam eventos irreversíveis para todos. Diferente do filme recente, o libanês O Insulto, aqui a justiça é falha, não somente por sua parcialidade nítida, mas porque, talvez, represente uma parcela de Alemanha atual, que vê a questão do nazismo com desdém e não leve o caso a sério como deveria ser.

Devido essa falha da justiça, é assim que, lamentavelmente, surja cada vez mais seguidores de ideias que não deveriam mais existir, mas que existem graças à falha do homem em não querer combater de frente os horrores de um passado distante que insiste em voltar. O terceiro ato é o resultado de uma justiça falha, mas não espere pelo típico filme de ação de “olho por olho”, mas sim de uma realidade crua, em que a vingança com as próprias mãos pode até ser mais rápida, mas que não aliviará a dor que jamais termina.

"Em Pedaços" é uma trama que se passa na Alemanha, mas retratando um problema global e do qual, infelizmente, é vinda de um passado errôneo e que nunca se apaga. 

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domingo, 13 de abril de 2025

Cine Dica: FANTASPOA na Sala Redenção

Já ouviram falar que abril é o novo outubro? Nós também não, mas sabemos que abril será o mês mais fantasmagórico na Sala Redenção!

Na vigésima edição do festival, serão exibidos 236 filmes, entre curtas e longas-metragens, a grande maioria inédita no Brasil. O evento contará com a presença de mais de 80 convidados brasileiros e estrangeiros, que participarão de sessões comentadas com o público. Além das exibições, o festival oferecerá uma programação paralela com palestras, sessões musicadas, festas, o tradicional Madrugadão Fantaspoa, entre outras atividades especiais.

Do dia 10 ao dia 25 de abril nosso cinema exibe os curtas do Fantaspoa 2025, com sessões às 14h, 16h30 e às 19h. Entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção – Cinema Universitário está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui. 

Cine Dica: "Dias Perfeitos" de Wim Wenders é o filme da próxima segunda-feira.

 O filme, uma coprodução entre Alemanha e Japão, será exibido na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo.

A mais recente obra do diretor Wim Wenders, um dos mestres do Novo Cinema Alemão, foi rodada em Tokyo partindo de um roteiro escrito a 4 mãos com Takuma Takasaki. O protagonista, Hirayama, interpretado por um magnífico Koji Yakushi, leva uma vida feliz e despojada, conciliando seu trabalho como zelador dos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão por música, literatura e fotografia.

O filme assinala a volta do diretor alemão ao Japão e à sua cultura, após o "Tokyo-Ga" (1985), documentário dedicado ao celebre diretor Yasujiro Ozu, cujo espírito permeia esta recente realização. "A rotina de Hirayama – entrecortada por frações em sua relação com a natureza, a música e a literatura – é a expressão de um contentamento que é subestimado em nossos tempos, uma certa alegria da suficiência (ou a difícil arte de nos contentarmos com aquilo que temos)" (Cauana Mestre, blog da editora Boitempo).

A sessão, com entrada franca, integra o ciclo de abril "Distopias/Utopias do Antropoceno", realizado na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.


Serviço:

O que: Exibição do filme  "Dias Perfeitos", de Wim Wenders (Alemanha) - 2h05m

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, 14/4, às 20:00

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).

Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística - Cadastur


CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

sexta-feira, 11 de abril de 2025

NOTA:

#cinema #quarentena pois é gente estou doente e portanto vou ser obrigado ficar em repouso. Assim quando der retorno com as minhas análises, críticas e a programação das cinematecas da capital gaúcha.

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