Nosso próximo encontro será neste sábado, dia 12, às 10h15 da manhã, na Cinemateca Capitólio, com a exibição de As Mil e Uma Noites (1974), a terceira e última parte da celebrada "trilogia da vida" do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini.
Inspirado livremente nos contos orientais de As Mil e Uma Noites, o filme apresenta um mosaico de histórias entrelaçadas por erotismo, fantasia, humor e fatalidade, ambientadas em cenários exóticos e deslumbrantes. Pasolini mergulha no imaginário árabe com liberdade poética, numa celebração sensorial da sexualidade e da liberdade. É um encerramento belíssimo e inquietante para a trilogia que também inclui Decameron e Os Contos de Canterbury, ambos já exibidos recentemente no Clube. Imperdível!
Confira os detalhes:
SESSÃO DE SÁBADO NO CLUBE DE CINEMA
📅 Data: Sábado, 12/07/2025, às 10h15 da manhã
📍 Local: Cinemateca Capitólio
Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre
As Mil e Uma Noites
(A Flor das Mil e Uma Noites, Itália, 1974, 130 min, 18 anos)
Direção: Pier Paolo Pasolini
Lista: Ninetto Davoli, Franco Citti, Ines Pellegrini, Tessa Bouché, Margaret Clementi, Franco Merli
Sinopse: Um jovem é escolhido por uma bela escrava para ser seu novo mestre; quando ela é sequestrada, ele parte em sua busca. Ao longo do caminho, histórias se entrelaçam com outras histórias, formando um retrato caleidoscópico sobre o amor, o destino e os desejos humanos.
Sobre o Filme: Pier Paolo Pasolini completa a sua “Trilogia da Vida” com as tradições do Médio Oriente a servirem de inspiração no filme “As Mil e Uma Noites”, continuando a usar textos antigos como ponto de partida, como nos filmes citados, onde bebera em Boccaccio e Chaucer, respectivamente. Como nos dois tomos anteriores, Pasolini partiu de um argumento escrito por si, para uma representação livre dos universos coloridos narrados nos textos originais. Desta vez, a grande diferença era de orçamento, a permitir exteriores filmados no Irão, Yemen, Etiópia, Índia e Nepal, em busca de locais que melhor trouxessem imagens imaculadas de aldeias e construções antigas plenas da aridez e exotismo que associamos ao Médio Oriente. Com uma teia de histórias complexamente entrelaçada, Pasolini dá-nos, neste terceiro tomo da sua trilogia, o mais doce e inocente destes três filmes, não fosse ele baseado em histórias de encantar e não tivesse ele o amor como principal tema.
Faça parte:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
Nenhum comentário:
Postar um comentário